Uma das maiores cidades na Ásia, com certeza uma das capitais mais abarrotadas de gente e recentemente eleita o destino mais procurado por turistas do mundo todo, vc, meu querido e minha querida amantes de viagens não podem deixar de conhecer a exuberante Bangkok, capital da Tailândia! Não tem muitas palavras no nosso vocabulário do dia a dia que sirvam pra descrever toda a experiência de conhecer esse lugar, então prefiro deixar que vcs testemunhem nossas aventuras nesse post….pq algumas imagens valem mais do que mil palavras! kkkkkkk….quem vem?
Ficha Técnica de Bangkok:
Quando fomos pra lá: Dezembro
Temperatura média na época: 29 a 32 graus durante o dia e 24 a 26 graus à noite
Quantos dias passamos lá: 4 noites e 4 dias
O que você vai encontrar nesse post (se preferir, pode clicar nos assuntos pra ir mais rapidinho…rs):
Visto para a Tailândia
Moeda tailandesa
Aeroportos de Bangkok e transportes para o centro
Acomodação em Bangkok
Transporte pra circular em Bangkok, incluindo os tuk-tuks!
Algumas das comidinhas exóticas daqui…hehehe!
Grand Palace e templo Wat Pra Kaeow
Wat Pho
Wat Arun
Mercado de Flores
Rio Chao Phraya e suas embarcações
Khao San Road e seus arredores
Massagem tailandesa: a original!
Chinatown
Estação central de Bangkok e Wat Traimit
Asiatique
Mercados flutuantes
Jim Thompson House
Central World e Erawan Shrine
Rooftops: bares nas alturas de Bangkok
Chatuchak Market: o mercado subterrâneo de Bangkok
Lutas de Muai Thai: tradição e paixão nacional
Ano novo em Bangkok: digamos que foi diferente de tudo que imaginamos…hehehe!
Passeio em Ayuthaya
Visto para a Tailândia
Se vc é um viajante aficcionado como a Maguzinha (e o marido) aqui, vc já deve ter notado que ser brasileiro é uma das melhores coisas que poderia te acontecer (pelo menos nesse ponto)!!! Nós temos muuuuitas regalias no quesito “entrada em países” que outros países considerados “de primeiro mundo” nem sequer sonham… Aqui na Tailândia isso não é diferente: brasileiros NÃO PRECISAM DE VISTO pra ficar até 90 dias no país, com direito a MÚLTIPLAS ENTRADAS! Uhuuuuu! Não é sensacional?! Confira essa informação AQUI!
ATENÇÃO: Isso não quer dizer que não tenha uma outra exigência mínima pra viajar pra cá (pra toda a Ásia, na verdade)… Vc PRECISA levar comprovante internacional de vacina da Febre Amarela, tá?! É obrigatório!!! Pra (quase) todos os países da ásia, mesmo que alguns não exijam a apresentação do comprovante… Pra isso, basta vc se vacinar no posto de saúde mais próximo da sua casa (na sua cidade mesmo, informe-se direitinho) e levar o comprovante da vacinação até algum posto da Anvisa pra tradução pro inglês! Eles vão grampear esse certificado internacional na última página do seu passaporte e pronto! É isso que vc vai usar nas viagens! Veja todos os detalhes AQUI!
ATENÇÃO 2: Não rasure, não plastifique, não mexa nesse comprovante, OK? O que vale a pena fazer é escanear e ter uma cópia com vc (digital mesmo, no seu email, dropbox, pendrive, whatever)!
ATENÇÃO 3: A vacina só é considerada como ATIVA, ou seja, já em funcionamento no seu organismo, depois de 10 dias da vacinação, tá? Então não deixe pra tomar a vacina menos de 10 dias antes de chegar aos países asiáticos que vc terá sua entrada NEGADA solenemente!
Voltando pra Bangkok, assim que desembarcar vc vai seguir PRIMEIRO pro setor de Health Control (veja a fotinho marota que tirei aí embaixo) pra mostrar seu certificado internacional da vacina e o passaporte! Vc vai preencher um formulário que eles te darão lá na hora, ou então basta pegar um nos balcões ali por perto e ir preenchendo enquanto espera na fila (que geralmente é gigante)!
Só depois desse processo é que vc irá pra verdadeira fila da imigração!
DICA: Prepare o espírito, respire fundo, aproveite pra bater bastante papo caso vc esteja com mais pessoas, pq as filas são geralmente ABSURDAMENTE ABSURDAS! Gigantes! Super lotadas! Vc perde pelo menos 1 hr nela (foi nosso recorde….e olha que entramos 5 vezes em Bangkok durante os 2 meses de aventuras pela Ásia)!
Moeda tailandesa
A moeda usada na Tailândia é o BAHT THAI, cuja sigla é THB! Na época que fomos a cotação em relação ao dólar era 1 baht = 0.027925 dólares, ou seja….a grosso modo, com 1 dólar vc comprava mais de 30 bahts! Mais uma “ordem de grandeza” boa pra se ter em mente é que com 1 real vc compra (mais ou menos) 10 bahts! Isso facilita a conversão rápida na hora das compras, é só dividir o valor em THB por 10 pra saber qto é em real! #ficaadica
DICA: No próprio aeroporto tem mtos exchanges (locais que trocam dinheiros de diversos países), como vcs podem ver na foto abaixo! Claro que, com a nossa experiência, sabemos que a cotação do aeroporto nunca é a melhor (na verdade, é quase sempre uma das piores), mas pra não ficar sem nenhum dindin deles até a ida pro hotel, nós sempre trocamos alguns dólares por moedas locais pra sobreviver UM DIA na cidade! #ficaadica
Aeroportos de Bangkok e transportes para o centro
Bangkok tem dois grandes aeroportos que vc provavelmente vai acabar conhecendo, se estiver na vibe de explorar os países vizinhos como nós fizemos… O principal deles, que é de onde partem e chegam quase todos os voos internacionais grandes, é o Suvarnabhumi (BKK)! Ele é enorme, super bem equipado, funcional, uma coisa de encher os olhos! Ele é ligado pelo Airport Rail Link, um trem super prático que te leva até a rede de metrô de Bangkok em 30 min! Uma mão na roda que os viajantes amam de paixão!!! Veja a fotinho abaixo onde os transportes disponíveis estão indicados na placa (símbolos azul e vermelho à direita):
DETALHE: Claro que vc tb tem outras opções de transporte saindo de lá, como ônibus, táxis, e até transfers pro outro aeroporto, vc pode ver mais detalhes AQUI!
O outro aeroporto é o Don Mueang (DMK), que fica bem mais afastado e é de onde partem quase todos os voos de companhias “low cost” (que nós amamos tanto)! Infelizmente não é tãaaao fácil chegar até ele qto no BKK, não tem uma linha dedicada a ele… Existe trem até lá sim, mas é um trem local (nós descobrimos isso qdo pegamos o trem pra Ayuthaya (próximo post do blog) e vimos que uma estação é bem na frente do aeroporto… Acontece que leva quase 1 hora até lá, o trem vai ABARROTADO de gente até o teto, mal dá pra carregar suas malas…enfim, é um inconveniente!
DICA: Eles oferecem busão e táxis pra lá tb, mas, sinceramente, pegue um UBER! Saiu ridiculamente barato pra gente, é super prático, tem mtooo carro por lá e vc não tem dor de cabeça! 😉
ATENÇÃO: Preste atenção do local de partida e chegada dos seus voos, pq nas listagens das companhias esses dois aeroportos vêm misturados, tá? Não marquem bobeira!
Bem, acho que é isso que vcs precisam se ligar pra chegar e sair de Bangkok…e foi assim, vendo um monge na esteira do desembarque na nossa frente, que nos demos conta que tínhamos desembarcado na TAILÂNDIA! hehehehe
Esse é o token que vc vai comprar pra usar o Airport Rail Link!
DETALHE: A tarifa varia de 15 a 45 THB, depende de quantas estações vc vai andar…como todo turista, vc deverá ir até a estação mais próxima ao centro de Bangkok, a Phaya Thai, que inclusive se interliga com a malha de skytrain, um metrô de suprfície (essa estação AQUI, vc faz baldeação de uma pra outra dentro da própria estação)…então vai pagar 45 THB, pq é a última estação! 😉
DICA: Compre num guichê com vendedor mesmo, pq as máquinas automáticas só aceitam notas de dindin menores e, como vc vai estar chegando, provavelmente não terá trocado!
DETALHE: Atenção pra organização e civilidade na espera pra embarcar no trem….respeito é ótimo e todo mundo gosta, né não?! Pra entrar vc deve aguardar nas pontas externas, enquanto deixa o centro livre pra quem está desembarcando!
Espiadinha dentro do Airport Rail Link pra vcs terem uma noção do “subdesenvolvimento” desse país asiático de terceiro mundo…
Aí embaixo coloquei duas fotos mostrando que vc desembarca num lado da estação Phaya Thai (onde o trem do aeroporto chega e parte) e faz baldeação pro skytrain lá por dentro mesmo, tudo indicado por placas! Molezinha (com direito a mais opções de exchange, de alimentação, etc)!
Eles tb disponibilizam esses guichês de informações em todas as estações pra vc se localizar na (excelente e funcional) malha de transporte público da cidade!
Enfim, acho que deu pra entender que é super prático, né? Aí embaixo tá uma visão do lado de fora da estação de BTS (skytrain, metrô de superfície) Phaya Thai! Bem vindos a Bangkok! 😉
Acomodação em Bangkok
Nós entramos e saímos de Bangkok 5 vezes durante os 2 meses que ficamos na Ásia, mas ficar mesmo hospedados na cidade foram apenas 2 vezes: na chegada e antes de partirmos de volta pro Brasil! Ficamos em 2 hotéis diferentes nessas estadias, apesar de ambos serem na mesma região, Phetchaburi Road, nas redondezas da Ratchathewi Junction! Isso foi super providencial (e planejado) pq nos deixava a poucos passos de duas estações de skytrain: a própria Phaya Thai (que nos ligava ao trem pro aeroporto) e a estação Ratchathewi (1 parada antes/depois da Phaya Thai, super prático)!
Bom….teremos duas sugestões: onde ficar e onde NÃO FICAR por lá! hehehehe
O primeiro hotel foi uma benção! Uma dádiva! Uma fofura! Estilo puro! Já deu pra notar que esse é o que a gente TOTAL RECOMENDA, né? É o Cacha Hotel (que fica AQUI)!
Ele é super cool, todo estiloso, um conceito de arte e hospedagem super descolado! Amamos!!! E o staff é uma fofura!
Ja nossa segunda estadia….que decepção!!! E sabe o que é o pior? Selecionamos um hotel pelo hoteis.com MUITO MAIS CARO, com amenidades do tipo piscina, bar ao lado da piscina, quarto com sacada…etc etc etc… Por que? Pq depois de 2 meses ralando pelo Sudeste Asiático todo, nós queríamos 1 dia e meio só relaxando na piscina…. Sabe o que encontramos? Um puleiro (pra não substituir o L por T), um antro velho, cheirando a mofo, todo encarpetado e empoeirado, cheio de gente estranha….e UMA PISCINA NO MEIO DO LOBBY!!! Q ódioooooo!
O quarto não era ruim, apesar de tudo ser MUITO VELHO e ter aquele ar de motel de 2 estrelas transformado em hotel, manja? Mas poxa gente….a gente confiou na piscina! E tinha fotos (photoshop puro) no site MENTINDO que a piscina era enorme, linda, banhada de sol….
FURADA: Não cheguem perto do Diamond City Hotel (que fica AQUI)!
Olha a iluminação “convidativa” da piscina….ao lado dos sofás da entrada….cheios de tiozões russos com suas “companhias de viagens”! hehehehehe
Transporte pra circular em Bangkok, incluindo os tuk-tuks!
Eu já dei super detalhes do transporte dos aeroportos pro centro de Bangkok, então não vou repetir aqui, né? Volta no início do blog que tem uma seção só sobre isso! 😉
Então agora vou dar uma noção das outras opções que vcs verão por lá (veja detalhes AQUI), além dos icônicos tuk-tuks, q vou deixar como a cereja do bolo no final:
1) Ônibus: vários tipos e destinos, vc compra o ticket à bordo mesmo e o preço depende do destino! Pra mostrar que quer descer é só ficar em pé perto da porta” As placas de destino em azul significam q passam nas ruas menores e param em vários pontos, já as placas em amarelo querem dizer que pegam a via expressa e não param em qq lugar!
Pra vcs terem uma noção de preço: linha orange com ar condicionado de 11 a 24 baht, linha yellow com ar condicionado de 10 a 12 baht e sem ar por 8 baht. Já os red buses sem ar custam 7 baht (não entendi o motivo, mas parece que metade desse buses são FREE) e depois das 22 hrs custam 1,5 baht a mais!
2) BRT: são ônibus mais rápidos que circulam em faixas separadas num intervalo de 5 min no horário de pico (06:30-09:30 e 16-20) e de 10 min fora dele! Custam de 12-20 baht, depende do destino, mas não acho que valham tãaaao a pena para turistas (a menos que vc vá passar mais templo por lá ou vá a trabalho, etc)! Vejam o mapa do transporte público abaixo, o BRT é a linha verde e amarela!
3) BTS Sky Trains: o preço varia de 15 a 52 baht, dependendo do destino, ou vc tem a opção de comprar o day pass por 130 baht! Pra comprar tickets é preciso ter o tanto de moedas exatas (isso msm, só moedas), mas eles, geralmente, trocam lá na hora! Essa é a opção que pegamos dps de desembarcar do Airport Rail Link que já comentei, lá em Phaya Thai:
4) Barcos no rio Chao Phraya: tem várias linhas, vou falar do rio e suas embarcações numa seção só disso mais pra frente, mas acho que pra vcs terem ideia:
Orange Line (excelente rota pros turistas mochileiros, pq além de parar nos lugares tops pra gente, é super barata, apesar de ser super lotada….rs): 15 baht (preço único), circula de segunda a sexta das 05:50-19 hrs, e Sab-Dom das 06-19hrs
Green Line: custa de 13-32 baht, só de seg-sex, horários complexos (quebrados)
Yellow Line: varia de 20-29 baht, só de seg-sex, horários tb quebrados/irregulares
5) Khlong Boats: são barcos excelentes pra fugir do transito na hr do rush através dos canais de Bangkok, principalmente pra ir e voltar da Siam Square, por exemplo! O preço varia, geralmente, entre 10-20 baht…depende do destino!
6) MRT (metrô): Claro, a rede de metrô propriamente dita, com preços variando de 15 a 40 baht, conforme o número de estações que vc vai se deslocar!
E, claro, vcs não vieram até Bangkok pra não experimentar uma aventura de tuktuk, né?! Posso garantir pra vcs que a primeira vez é a mais tensa (pra negociar a corrida, pegar o jeito de se sentar pra não voar do carrinho, essas coisas…kkkk), mas mesmo dps de andar trocentas vezes, vc ainda vai sentir a alegria/adrenalina de uma voltinha nesse icônico meio de transporte local!
Obs: nosso PRIMEIRO motorista de tuktuk se chamava Mr. PORN! hahahahaha #semcomentarios
A primeira voltinha de tuktuk a gente nunca esquece, né?!
Não sei se é melhor de dia ou de noite….de dia vc fica mais consciente dos perigos à sua volta…kkkk
Algumas das comidinhas exóticas daqui…hehehe!
Antes de dar umas dicas de comidas pra vcs, bora molhar a guela com uma Singha bem geladinha, né?!
OK, esses dumplings (ou dim sum, ou guiozas, ou bolinhos cozidos) não são tailandeses na origem, são chineses…mas vc vai encontrar por todos os lados aqui! A gente comeu esse aí na Chinatown de Bangkok (que vai ter uma seção só dela mais pra frente):
Se tem uma coisa que vc não pode perder (e se lambuzar todo dia, toda hora) são as maravilhosas frutas frescas e extremamente doces/suculentas que tem em toda esquina de Bangkok (mtas vezes, tem várias barracas em cada esquina…concorrência)! Jesus! Nesse calorão daqui….é o mesmo que uma coca-cola no meio do deserto!
Era toda hora, minha gente!
O Fried Rice, ou arroz frito com vários ingredientes é praticamente nosso arroz com feijão daí….é chamado Khao Pad (mas vc vai encontrar sempre menus em inglês descrevendo como fried rice)! Como disse, há uma variedade de opções, com legumes, com frango e frutas secas, com frutos do mar….hummmmmm! É uma delícia! Na foto abaixo o meu está debaixo do salmão! O Tiago foi de arroz branco mesmo, só que pra acompanhar ele pediu outra coisa tradicional: Kai Med Ma Muang, um frango com amêndoas e castanhas num molho de legumes! Delíciaaaa!
DICA: Vc encontra esse prato EM TODA A ÁSIA! Foi nossa salvação durante 2 meses! 😉
O famoso e delicioso Pad Thai, que nada mais é que uma versão do arroz frito só que com o tradicional macarrão (noodles) tailandês! A variedade de acompanhamentos e de tipos de macarrão tb é grande! Se joga!
Uma Chang deliciosamente gelada (outra experiência que vc vai acabar se rendendo, mesmo que não goste de cerveja) vai mto bem pra acompanhar uma porção de Spring Rolls! Sim, os mesmos rolinhos primaveras que vc come em restaurantes japoneses no Brasil! Aqui tem por todo lado e tb foram nossa salvação!
Claro que, ao andar pelas ruas e mercados, vc vai se deparar com trocentas guloseimas diferentes….é só se jogar se te apetecer!
E a “iguaria” que todos me perguntam desde que falei que iríamos pra lá: grilo, escorpião, aranha, barata, cobra…hehehehe! Olha, ter, tem….mas os locais não comem isso tradicionalmente na Tailândia não…isso é pra pegar turista mesmo! No Camboja sim, eles comem essas coisas no dia a dia (inclusive espetinhos de cobra….coisa que não tem aqui…aguardem os posts do Camboja…hehehe)!
Enfim, é por sua conta! Eu só filmei duas brasileiras encarando o desafio, vcs vão ver na seção da Khao San Road! 😉
Grand Palace e templo Wat Pra Kaeow
Hora de começar a explorar as principais atrações de Bangkok, certo? Primeira parada: Grand Palace!
OBS: Foi nesse ponto (foto abaixo) que o tuktuk nos deixou, é onde tava rolando um checkpoint (revistar bolsas, detector de metais) pra daí sim vc andar pakas numa avenida enorme até a entrada do palácio… Acontece que o fluxo de gente tava enorme, pq o velório do Rei Bhumibol Adulyadej tava rolando (e ainda vai rolar por alguns anos) dentro do palácio, obviamente!
Se liguem já na fila que avistamos do outro lado da avenida: era o povo indo prestar suas homenagens ao amado rei…
OBS: Eu acho que falo que serão 3 anos de luto, pq isso é o que o povo pediu e os noticiários estavam divulgando…mas isso ainda não é certo, tá?! Será no mínimo 1 ano, isso é concreto!
Aí sim, ao final da avenida, qdo vc avistar esse monumento, vc estará prestes a adentrar os terrenos do palácio…
A entrada é aquela ali atrás da gente (foto abaixo), onde vcs veem uma linha de pessoas vestidas de preto (são os súditos indo pro velório)! Os turistas não precisam pegar a fila deles, claro, e a entrada pro palácio é bem tranquila!
Esse é a cabine onde vc vai comprar seu ticket pra visita: 500 THB!
ATENÇÃO: Confirme os horários de funcionamento no seu hotel, por exemplo, pra não ir mto tarde e correr o risco de dar com a cara na porta! Geralmente funciona das 08:30 às 15:30!
DETALHE: Mta atenção ao dress code (vestimentas), tanto homens quanto mulheres! Homens precisam usar calças compridas (nada de bermudão) e mulheres precisam estar cobertas até o joelho! Eu carregava esse meu lenço coringa e sempre confirmava se poderia usá-lo da forma que estou mostrando aí embaixo…me disseram sim lá no palácio! O Tiago teve que emprestar uma calça lá deles!
DICA: Não se preocupe se vc não tiver lenço, nem calça… Assim que vc adentrar os muros do palácio vc vai ver uma placa indicando o local pra emprestar vestimentas caso precise: GRÁTIS! Tem saias pras mulheres e calças pros rapazes! Tem tb outros lenços caso vc esteja com os ombros de fora (outra coisa proibida)! Super prático! Vc vai deixar um dindin como depósito, mas poderá pegar de volta integralmente assim que devolver as roupas!
Foi durante o reinado de Rama I que se iniciou a construção desse conjunto incrível, em 1782, terminando apenas em 1882! Fica às margens do rio Chao Phraya, o que acaba ajudando na sua proteção! A realeza usou esse local como residência por 150 anos, mas, atualmente, não mora mais aqui, só vêm nas ocasiões festivas e oficiais!
DICA: A graça é andar sem pressa admirando a arquitetura insana desse lugar! É muita coisa pra ver, MUITA INFORMAÇÃO, td diferente do que somos acostumados no ocidente….então: aproveite!
Isso é uma PINTURA na PAREDEEEE! Olha o nível dos detalhes!!!
Quem conseguiu enxergar o casal se pegando forte às escondidas? hehehehe
Pra cada lado que vc olha: uma foto!
Um panoramazinho pra vcs se ambientarem:
Qdo vc para pra prestar atenção a UMA COLUNA de UM EDIFÍCIO daqui de dentro….é capaz de ficar horas e horas babando…
Um dos pontos altos da visita aqui é, sem dúvida alguma, o Wat Phra Kaew, o templo mais importante da Tailândia! Aqui vcs poderão ver o Buda Esmeralda!
DICA: O ideal seria vir aqui de manhã, no primeiro horário das visitações! Vc não vai se arrepender…(pq a gente passou sufoco indo por volta das 10 e pouquinho, viu gente!
DETALHE: Olha esse trabalho nas paredes do templo!!! Pqp, gente!!! Incrível! Incrível! Incrível!
ATENÇÃO: Todos precisam deixar os calçados do lado de fora pra entrar descalços, tá? Não tem perigo algum, todo mundo tá fazendo isso aqui… Só não se esqueça onde vc deixou os seus! kkkk
ATENÇÃO 2: Pra tentar organizar a multidão, geralmente nesses templos mais procurados vc tem uma única entrada, enquanto a saída é só por outra porta! Olho nas plaquinhas indicando o sentido!
Dentro desse templo vc não pode tirar fotos, então lá vou eu de tio Google pra vcs verem o Buda Esmeralda! 😉
Hora de partir pra áreas “menos super lotadas” do complexo…
Detalhes…
DICA: Eles têm essa máquina de água potávelgeladinha por lá, inclusive com copinhos de papel em formato de cone! Super legal e mais ecologicamente correto, né?! Vc tb pode reabastecer sua garrafinha!
Vcs se lembram daquela fila enorme de súditos de luto? É pra cá que eles são direcionados, pro Palácio Real propriamente dito! Na verdade, eles vão pra capela que fica ao lado do palácio, lá que o corpo do rei está sendo velado!
Esse é o palácio real MESMO! Sim, aquilo tudo lá no outro pátio era “mera decoração de ambiente”!
Uau!
Aquele edifício ali na ponta é onde o velório está rolando…
E aí?! Não disse que tem coisa pra caramba pra ver aqui dentro? Partiu pra próxima atração!
Wat Pho
Outra atração imperdível de Bangkok, e que fica nas redondezas do Grand Palace, é o Wat Pho: o templo onde se encontra o reclining Buddha (Buda encostado, ou deitado…a tradução varia mto) e o Golden Buddha! Apesar de poder ser considerada uma visita bem mais rápida do que ao Grand Palace, vc pode aproveitar ao máximo sua entrada aqui pra andar pelas vielas dos templos!
A arquitetura por si só já é um atrativo e tanto! Fora os ricos detalhes de TUDO por aqui!
ATENÇÃO: Pra entrar pra ver o Buda Dourado (Golden Buddha) vc precisa se cobrir todo (caso não esteja vestido/a decentemente para o local). Again: eles emprestam isso tudo ali na entrada mesmo, vc pode pegar o saião e o chale pra se cobrir! E, claro, vc vai entrar descalço!
DICA: Ou seja, já deu pra notar que é bom ir com um calçado prático de tirar e por….tirar e por…tirar e por….kkkkk
Na ida para o Reclining Buddha pudemos ver que eles estavam na preparação pesada pra virada do ano (era dia 31 de dezembro)!
Bom….agora quero tentar dar a vcs a noção de como é realmente a experiência de (tentar) ver e fotografar o Reclining Buddha….hehehehe! Fácil, fácil, viu? Tranquilo….transmite uma paz….kkkkk
ATENÇÃO: Sem sapatos de novo! Vc deixa do lado de fora, naquele mesmo esquema…
E a facilidade de achar um espaço vazio pra conseguir um ângulo do Buda?! Essa foi a melhor foto, gente….hahahaha
OK, aqui ficou um pouco melhor né?! kkkk
DETALHE: Lá dentro vc pode pagar 20 baht e pegar um copinho desses cheio de moedas pra ir colocando (uma a uma) nas “panelinhas” de pedidos ao longo do Buda….acreditem: são mtos pedidos que podem ser feitos! Vale a pena vivenciar essa tradição (e são só 2 reais pra gente)! 😉
CURIOSIDADE: Já fora do templo, num dos pátios do complexo, vimos (pela primeira vez na viagem) o ritual onde os homens (apenas homens) colam papéis de ouro (ouro mesmo, gente) nas imagens dos Budas! Já tínhamos visto a história desse ritual num documentário que assistimos há mto tempo, então foi super legal ver ele acontecendo ali….diante dos nossos olhos e de maneira tão corriqueira pra eles!
Eu sei que pode parecer zoeira da nossa parte….mas é que nos sentamos pra descansar pés e costas sem nos darmos conta que a fila enorme que víamos era pra ver e pedir as bençãos dos monges bem atrás da gente!!! 🙂
Depois foi a nossa vez de pegar a fila e fechar o incrível ano de 2016 agradecendo mto e pedindo só alegria e saúde pra 2017! Que jeito incrível de virar o ano….e que ano de 2017 temos tido até aqui!
DETALHE: Eles jogam uma água benta em vc e amarram uma cordinha no seu pulso (é cordinha mesmo, na verdade é um barbante)! Faça um pedido enquanto eles amarram…qdo o barbante arrebentar….aproveite o seu pedido! 😉
Wat Arun
Chamado de Templo do Amanhecer, essa outra atração obrigatória aqui em Bangkok (do outro lado da margem do rio, em relação ao Grand Palace e ao Wat Pho) é toda revestida de porcelana chinesa! Não…não foi nenhum capricho decorativo do rei, não… Ele reaproveitou a porcelana quebrada q chegava dos navios mercantes e construiu um dos templos mais famosos do mundo com o que seria jogado fora!!! Incrível, sim ou com certeza?!
Antes de cruzar o rio (já vou mostrar como), sentamos num restaurante com vista super privilegiada do templo (e do rio)!
Acontece que os minutos foram passando….e passando…e a gente insistia com a garçonete pra vir nos atender….e depois de 40 minutos ninguém tinha vindo perguntar o que queríamos comer ou beber! Levantamos solenemente e fomos procurar outro canto pra almoçar antes de cruzar pro lado de lá!
ATENÇÃO: Não nos arrependemos!
E não é que nos demos conta que tinha esse lindo mercadão ali? Era o Tha Tian Market! Fomos explorar o comércio local, claro!
Quase todos os produtos eram SECOS, desde as conhecidas frutas secas, até todos os tipos de peixes e frutos do mar SECOS! Mto interessante!
E do outro lado do mercadão nos deparamos com vários restaurante e cafés super simpáticos! E abarrotados de gringos famintos como nós! Adivinha? Nos demos mto bem: comida excelente, barata e rápida! Super bem servida!
Aí sim fomos pra fila da balsa de travessia do rio (fica AQUI)!
ATENÇÃO: A fila é bem desorganizada…na verdade, é uma bagunça organizada (na medida do possível)! É só vc confirmar o fim da fila e cuidar do seu lugar….kkkkk! Anda bem rápido, não se assuste se estiver grande! Vc vai passar por dentro de umas “choupanas” cheias de comércio até o “píer”…lá, antes de embarcar, vc vai pagar a taxinha da travessia: na época foi 4 THB (R$ 0,40)!
A travessia em si leva no máximo 2 min!
Aí vc pega a fila pra comprar o ticket pro Wat Arun e pronto: bem vindo a mais um lindo complexo!
OBS: Tem banheiro lá dentro tb, pra quem estiver necessitanto! kkkk
São tantos detalhes….a gente se perde…
Mais um lindo e imponente Buda!
O comércio impera por aqui, o complexo é cheio de barraquinhas com produtos tradicionais do país!
Aí está a cereja do bolo: o templo todo de porcelana reaproveitada! Lindo, mesmo em reforma!
A subida dos seus degraus pode parecer trivial à primeira vista, mas é cada degrau alto, meu amigo….é uma realização qdo vc chega lá em cima! kkkkkk
DETALHE: A vista noturna desse templo é simplesmente fantástica, tá?! Ele fica todo dourado!
ATENÇÃO, POR FAVOR: O que dizer desse casal de gigantes (eles eram super altos) subindo essas mesmas escadas que eu penei do alto dos meus 1,67m…só que com uma mochila de viagem e UM BEBÊ na garupa?!?! #respect #vireifã #umdiasereiassim
Na hora de ir embora, preste atenção pra qual píer vc pretende/quer ir, dependendo do próximo destino que vc tiver em mente! 😉
Mercado de Flores
Nossa próxima parada foi o mercado Pak Khlong, ou Mercado de Flores de Bangkok! O budismo, religião dominante daqui, prexa mto por esses lindos e cheirosos “acessórios”, então o mercado desse produto é pesado aqui na cidade!
Aí embaixo tá uma outra entrada (menos turística) que encontramos pro mercado….hehehehe
Cuidado pra não ser atropelado lá dentro, viu?! As motocas não se fazem de rogadas e vão entrando com tudo mesmo….kkkkkk
Rio Chao Phraya e suas embarcações
Ele pode não ser o mais bonito, nem o mais limpinho (nem de longe), mas nem por isso os tailandeses desperdiçam o maior rio do país que corta sua grande capital! O Chao Phraya é super utilizado no dia a dia da cidade, seja pro transporte público, seja para o turismo pesado! Aqui, além das barcas de linhas fixas e regulares, vc tb encontra passeios turísticos que podem ou não incluir jantares chiquérrimos!
Por que a gente não aprende um pouquinho pelo menos com eles, né?! Alô, Tietê! Alô, rio Pinheiros!
Aí embaixo coloquei uma foto que tirei da malha de barcas regulares do rio….são diversas linhas que param ou não em determinados pontos!
ATENÇÃO: Já dei maiores detalhes dos horários e tarifas na seção de transporte público de Bangkok! Volta lá e leia com calma pra entender direitinho! 😉
Nós adoramos a linha laranja (como a maioria dos turistas), pq ela para na maior quantidade de pontos e passa com a maior frequencia! Tá bom, vai…ela tb é a mais barata! hehehehe
Vc pode não ter o maior conforto e exlusividade, mas estamos do outro lado do mundo pra ter experiências locais, né não?! Quero vivenciar o jeito tailandês de ser!
Isso aí é quando a barca se aproxima de uma parada: gente doida pra sair, gente doida pra entrar!
O sacrifício só é um tiquinho maior de o dia estiver de sol à pino…e vc der a “sorte” de se sentar do lado que ele está batendo…hehehehe! Aí, meu amigo…respira fundo pq chega a doer de tão quente! hehehehehe
Aproveite a vista pra (tentar) se acalmar enquanto isso! Enjoy!
Khao San Road e seus arredores
Se vc me disser que veio até Bangkok e nem pensou em explorar a icônica Khao San Road, eu grito TRUCO na mesma hora! hehehehehe! Essa mistureba de tudo que há de mais bizarro e divertido no mundo já virou ponto principal do turismo em Bangkok! Claro, mto da sua fama se deve a filmes como Hangover (Se beber, não case), mas dps de conhecer esse lugar vc vai ver que foi super merecida toda a atenção que Hollywood deu!
Mas antes de irmos pra selvageria (hihihihihi), a gente preferiu começar aos pouquinhos e fomos passear pelas suas redondezas tb super procuradas, mais especificamente a Soi Rambuttri!
A Soi Rambuttri é beeeeem mais calminha, mais estilosa até, ouso dizer, mas tb é super visitada!
DICA: A oferta de comida aqui é infinitamente melhor, os estabelecimentos são mais “acolhedores”, na falta de outra palavra, eu diria que tem até um clima bucólico nada característico da Khao San!
DICA 2: essa rua fica aberta a noite toda!!!
Tirando a poeira da guela num dos seus diversos bares/restaurantes…
Comércio a perder de vista!
Rola até um atalho pra Khao San daqui (ou vc pode fazer o caminho de volta e ir pelas vias principais….eu recomendo….kkkkk)! No início é bem tranquilo, mas mais pra frente a aventura aumenta a intensidade qdo vc começa a se meter nos fundos de restaurantes, dentro de uns cortiços…hehehehe! Mas é rapidinho, nem dói! kkkkk
DETALHE: À noite a Soi Rambuttri ganhou ainda mais o nosso coração! Fica ainda mais cheia de vida, de charme….linda!
A diversão é garantida!
Agoooooooora, meu amigos: aqui é onde a criança chora e a mãe não vê (aliás, ela nem deve lembrar que tem um filho….)! hahahahaha
Estamos na Khao San Road: a famosa rua dos mochileiros, onde vc encontra de tudo, desde comidas exóticas, até pessoas suuuuper exóticas…rs!
DETALHE: Já disse que aqui não é a melhor solução pra comer, né? Anda alguns metrinhos até a Soi Rambuttri e janta lá antes de vir encher a cara aqui! Faça um favor a vc mesmo….kkkkk
Olha um belo exemplo da gastronomia local: escorpião, barata, grilo, aranha, lesmas….hehehehe!
CURIOSIDADE: Eu já disse isso na seção das comidas típicas daqui, mas não custa relembrar que essas “iguarias” não fazem parte do cardápio tradicional tailandês…funciona mais como “pega-turista” mesmo….aliás, tem mta gente que só sabia me perguntar se eu “ía comer escorpião” qdo eu contava que viajaria pra Tailândia…hehehehe!
DETALHE: Agora, se vc estiver falando da dieta CAMBOJANA, aí sim essas iguarias são super bem vindas e presentes na mesa deles! 😉
Eu me recuso a comer essas coisas….hehehehee…não me agrega nada na vida, gente….hehehehe! Mas filmei duas brasileiras corajosas que só degustando um grilinho!
Como não amar essa diversidade da Khao San, né?!
Mas é qdo a noite cai que o bicho “começa a pegar”….kkkkk! Não, gente…não é nada demais, nada assustador ou selvagem mesmo, é só mto divertido, mto esquisito, mto diferente! Mta gente pra todo lado, de todos os tipos, idades e tribos, em busca de algum tipo de diversão! O lance é se jogar no meio da rua e ir vivenciando essas experiência única!
Sim, as diversas casas de show/balada/festa deixam o som no talo e as pessoas ficam não só lá dentro, mas tb na porta, no meio da rua se divertindo!
DICA: Produto obrigatório pra vc provar aqui é o BUCKET de bebidas diversas, vc pode escolher de caipirinha, até sex on the beach e mtos outros (bem mais exóticos)! Um balde todinho de alegria…hehehehe! Ahn, claro….vem gelo pakas….então tenha isso em mente pq é ilusão achar que o balde vem abarrotado…rs
Depois de alguns baldes….se joga na diversão!
OBS: Nem precisa ser mto tarde não, a diversão rola o dia todo, mas essa badalação no meio da rua começa a “pegar mesmo” ao cair da noite!
Lugar icônico por aqui: Lucky Beer!
É assim que vc começa a enxergar td depois de alguns baldes…..kkkkk
Qdo eu falo que tem de tudo (mesmo pq, nem era tarde…umas 21 hrs): crianças! Td bem que eram locais, mas mesmo assim….vendo as coisas esquisitas rolando à minha volta, a vontade que eu tinha era de gritar pra elas irem pra casa dormir! kkkkkk
E os vendedores de escorpiões e outras guloseimas não param de passar anunciando seu produto….no meio da “pista de dança”….kkkkk
Rolou até uma amizade do Tiago com um grupo sensacional de koreanos….heheheh! Gente…o que a gente riu com esse povo….eles são mto DOIDOS! Mto!
Nem eu escapei dos golinhos no balde….vide vídeo abaixo….kkkkk
É….sem dúvida a Khao San vai ficar por mto tempo (se não pra sempre) no hall dos lugares mais doidos que conhecemos na vida!!! Valeu MUITO!
Massagem tailandesa: a original!
Não, não….não tem nada de obsceno ou pornográfico na tradicional massage tailandesa, qq “versão” que vc tenha visto ou ouvido falar foi invenção de algum espertinho que sabia que ganharia dinheiro mole mole às custas dos homens….kkkkkk! A verdadeira massagem tailandesa é uma arte milenar que eles carregam com orgulho e oferecem literalmente a cada esquina! Por isso mesmo, é MUITO BARATO (demais)!
Claro que, como td que é banalizado, vc vai encontrar mtos lugares xexelentos oferecendo o serviço, ou esteiras no meio da rua (da Khao San Road, como a foto abaixo), etc….mas daí vai da sua vontade de fz a massagem naquela hora e lugar!
Nós não fomos em nenhum lugar chique não, mas tb não escrachamos naquelas caminhas no meio da rua… Fomos num estabelecimento na Soi Rambuttri (veja a seção da Khao San onde falo dela) e fechamos 2 pacotes diferentes: eu escolhi fz membros inferiores (que ía do quadril até os pés), algo que eu desejava dps de 50 dias de mochilão pela Ásia, e o marido escolheu ombros e costas!
Eles nos levam lá pra dentro (hello ar condicionado abençoado!), lavam nossos pés e aí nos levam até um quarto super silencioso, escurinho, geladinho….super no clima! Que benção!
Sério, gente….pode querer não sair daqui pro resto da vida???
A cara de felicidade do marido (bobo) diz tudo, né?
Ela finalizou a minha massagem com uma série maraaaa no meu pescoço e cabeça….só isso já valeria a vinda!
No final, ainda nos dão um chazinho antes de irmos embora! Que sensação de relaxamento….como nunca tivemos nas nossas viagens “sangue no zóio”! hehehehe
DETALHE: O melhor de tudo? Foi super barato….coisa de 150 THB pra cada um (ou seja, 15 reais)! Fala sériooo!
Chinatown
Se no ocidente nós já encontramos bairros chineses nas grandes cidades turísticas, que dirá na Ásia, né meu povo? hehehehe! Uma das nossas primeiras paradas em Bangkok foi a sua enorme (e super procurada) Chinatown!
A avenida principal daqui parece uma Las Vegas mais bagunçada….ou uma Times Square sem tanto glamour!
É gente saindo pelas culatras…..kkkkk
Nas calçadas vcs vão encontrar DE TUDO e de TODOS! hehehehe
Um dos astros da Ásia: durian!
Mta oferta de fruta por toda a Tailândia! Delícia!!!
Já que estávamos numa Chinatown na Ásia, bora comer como um local né? Dumplings (tipo o guioza dos nossos restaurantes japoneses/chineses) de todos os tipos!
Claro, cervejinha pra tirar a poeira da estrada da guela!
Estação central de Bangkok e Wat Traimit
Uma coisa que nos surpreendeu bastante em Bangkok foi a sua estação central de trens: linda e super funcional! Além de ter essa estrutura super bacana de fora, o ar condicionado bombava assim que vc chegava a metros das portas (delícia lá dentro) e ela tinha toda a estrutura básica necessária ao viajante! Mercadinhos, cafés, locker pra bagagens, pessoas dando informações em inglês, etc…excelente!!!
Ahn, claro: orelhões! Pra quem usa essa tecnologia “avançada”….kkkkk
E olha que não é fácil surpreender o casal aqui, hein?! Aprovadíssima!
Alias mesmo nas redondezas da estação central vc pode visitar vários templos, óbvio…mas um dos mais procurados pelos visitantes é, sem dúvida, o Wat Traimit, o templo do Buda de Ouro que fica quase colado à estação (AQUI):
PS: A cara de cansada se deve ao fato de, nessa foto, termos ACABADO de desembarcar na Tailândia dps de 36 horas de voo do Brasil….hehehehe! Tô perdoada, né?!
Asiatique
Outro lugar super bacana pra se conhecer em Bangkok é o Asiatique: um píer super descolado cheio de bares, cafés, restaurantes e lojinhas que atrai gente do mundo todo! Sua roda gigante tb já se tornou marca registrada do turismo na cidade!
Pra chegar até aqui vc pode vir de táxi (ou tuktuk), obviamente, mas vc tb pode vir de BTS (skytrain, o metrô de superfície que já expliquei no início do post) até a estação Saphan Taksim e de lá ir até o terminal de balsas na margem do rio (Sathorn Pier) pra pegar o ferry/shuttle de graça pro Asiatique!
Tem placas indicando certinho o caminho pra lá, basta buscar sempre ASIATIQUE!
Na hora que fomos, por ser dia de semana, a maioria das coisas ainda estava fechada…mas isso aqui bomba de gente e agitação!
DICA: Dizem, inclusive, que o ano novo aqui é uma delícia! Fica a dica pra quem quiser experimentar!
Mercados flutuantes
Os mercados flutuantes são marca registrada da Ásia como um todo, e aqui em Bangkok vc tem a possibilidade de conhecer alguns nas redondezas! Claro que, como td que fica facilmente ao alcance dos turistas, jse transformaram em uma atração e estão perdendo sua cara “local”….mas fazer o que, né? Isso acontece com tudo nas cidades super turísticas… Existem 2 mercados mais famosos aqui nas redondezas:
Khlong Lat Mayom
Caso vc não queira ir de táxi/tuktuk o caminho todo até lá, a dica é pegar um táxi na estação BTS Wongwian Yai que deve custar uns 150 THB (é meio longinho mesmo)! Tuktuk deve dar pra negociar outro preço…
Thaling Chan (o mais turistão deles)
Ele só funciona aos sábados e domingos, então atenção na hora de planejar a vinda pra cá… A melhor alternativa é vir de táxi ou tuktuk mesmo, mas caso vc queira se aventurar de busão, da estação BTS Siam dá pra pegar o bus 79 (de acordo com o que nos falaram, o ponto dele é “debaixo da estação, do outro lado da rua do enorme Shopping Center Siam Paragon”). Parece que basta falar pro condutor “Taling Chan” e pagar uns 17 baht, pq o busão vai até a entrada do mercado! Pra voltar, pode pegar o mesmo bus! Não….nós não pegamos busão! kkkkkk
Jim Thompson House
A casa de Jim Thompson tb tornou-se um dos grandes atrativos de Bangkok, principalmente pra aqueles que se interessam pela história do império da seda… Ele ressucitou o mercado da seda por aqui nos anos 1950 e, à medida que o americano foi construindo seu império da seda aqui, ele foi colecionando peças raríssimas de arte asiática que o museu orgulhosamente expõe (dentre outros vários tesouros)! Fica pertinho da estação BTS National Stadium (AQUI)! Vc pode ver detalhes de horários e preços da entrada AQUI!
Central World e Erawan Shrine
O CentralWorld é um complexo consumista no coração de Bangkok (AQUI), sendo o equivalente tailandês da Times Square, talvez menos famoso e tecnológico, certamente, mas nem por isso menos interessante pra quem estiver de passagem pela cidade!
OBS: Nós passamos o reveillon aqui pq, supostamente, é um dos locais mais animados da cidade, com barraquinhas e mta gente nas ruas, agitação até o sol raiar…. Então, só não contávamos com a morte do amado rei deles 2 meses antes né….babou tudo! Vou falar disso mais pra frente!
Aqui pertinho fica o Erawan Shrine, um altar com a representação tailandesa do deus hindu Brahma!
Rooftops: bares nas alturas de Bangkok
Se tem uma coisa que os filmes mostram bastante sobre Bangkok é sua adoração por um rooftop: terraços nas alturas onde os bares, baladas e restaurantes ficam mto mais descolados! A cada ano mais e mais rooftop bars abrem, o que deixa a concorrência grande….o que é bom pra quem? Pra quem visita esse bares, claro! hehehehe
Ou seja, vc pode sondar com amigos que foram ou no seu próprio hotel (mtos hotéis têm seu próprio rooftop bar) por indicações, ou então pode olhar ESSE LINK com os melhores rooftop bars de Bangkok pra se divertir!
DICA: Eles são super procurados no reveillon, então a boa é reservar lugar numa das celebrações que incluem espumantes, comida e show à vontade!
Chatuchak Market: o mercado subterrâneo de Bangkok
Com mais de 15 mil barraquinhas, o Chatuchak Market é um dos maiores mercados do mundo, constando até no Guinness Book! Fica pertinho da estação metrô Chatuchak Park ou estação de BTS Mo Chit (o mercado fica AQUI)!
Lutas de Muai Thai: tradição e paixão nacional
Tá mais do que óbvio (tá no nome, né gente) que Muai Thai é uma paixão nacional dos tailandeses, equivalendo (e não deixando nada a dever em termos de espetáculo) ao nosso bom e velho futebol! Caso vc esteja doido pra vivenciar um pouco desse tradicional esporte entre os locais, a boa é se dirigir para o Rajadamnern Stadium onde rolam lutas de Muai Thai regularmente (o estádio fica AQUI)!
ATENÇÃO: Aparentemente, só às segundas, quartas, quintas e domingos! Mais detalhes sobre tickets vcs podem ver AQUI!
Ano novo em Bangkok: digamos que foi diferente de tudo que imaginamos…hehehe!
O maior barulho e celebração que rolava era isso:
Era o que tinha….kkkkkk
Com direito a “ceiar” no McDonald’s! Hahahahaha
Mas vou te dizer, o luto pesado era na frente do CentralWorld mesmo, pq nas avenidas principais levando até lá até que tava rolando um agito bem melhor….antes tivéssemos ficado por aqui! hehehe
Passeio em Ayuthaya
Bom, pessoal…isso foi tudo que ficamos em Bangkok, propriamente dita…só me falta dar a dica pra vcs de tirar um dia pra fazer um super passeio em Ayuthaya, o patrimônio da UNESCO, fundada em 1350, que já foi considerada a maior cidade do mundo! É localizada exatamente no coração da Ásia, o que beneficiou o mercado de trocas, tornando-o o maior do mundo! Era pra ter sido a capital da antiga Siam, hj Tailândia, mas em 1767 os Burmeses (povo de Myanmar) queimaram td! O que resta atualmente é patrimônio da humanidade!
Pra ir pra lá vc pode, como sempre, buscar algum day tour partindo de Bangkok (tem mta oferta, qq hotel tem opções pra te dar), pegar busão ou trem até lá!
Nós escolhemos ir de trem pq, além de ser mto mais barato (a ponto de ser ridiculamente barato), tem todo o folclore de andar de trem como um local, né….kkkkk! Fomos bem cedinho até a estação central de Bangkok e nos informamos com umas das várias mocinhas que ficam lá falando em inglês pra orientar turistas, super simpáticas! Ela me direcionou pra um guichê específico que vendia os tickets pra lá…
Vou fazer um post só sobre Ayuthaya que deve saber em breve, daí darei super hiper mega detalhes e dicas de tudo que vcs precisam saber pra curtir mto o passeio!
DICA: Os trens saem com bastante frequência pra lá, mas qto mais cedo vc for, melhor….evita a lotação e o CALOR! Jesus amado!
DETALHE: A viagem leva de 1,5 a 2hrs e custa 245 THB na segunda classe ou 20 THB na terceira classe! Não, não é nada absurdo e é super factível se não estiver lotado! Claro que, se vc não pegar lugar sentado, vc vai ralar um tanto bom, viu….hehehehe! Vcs podem ver pela foto abaixo que pagamos não 20 THB….mas 15 THB!!! Ou seja, R$ 1,50!!! Mto barato!
SUPER DICA DA VIDA: Entre e sente! Pelo amor de Deus! Pq se vc não se sentar (de preferência perto da janela…aberta….) vc vai se ferrar de tanto calor e aperto, principalmente se não for tão cedinho assim (como foi o nosso caso)!
Aguardem o próximo post que será totalmente dedicado às preciosas dicas sobre o passeio em Ayuthaya! Fomos!