Bósnia – Pocitelj e Blagaj

Já posso comprar a passagem pras próximas férias aqui?!

E quando vc acha que a Bósnia já tinha te surpreendido de jeitos que vc nunca imaginou, vc dirige mais alguns poucos quilômetros e descobre uma cidade medieval chamada Pocitelj, totalmente preservada, encravada numa montanha….e descobre um paredão rochoso que, sem noção do seu próprio tamanho, permite que de suas entranhas um rio de águas verdes cristalinas surja e banhe as margens de um lindo monastério! Isso é Blagaj, isso é a minha amada Bósnia! Quem vem junto?

Ficha Técnica de Pocitelj e Blagaj:
Quando fomos pra lá: Janeiro
Temperatura média na época: 2 a 5 graus durante o dia e -5 a 0 graus durante a noite
Quantos dias passamos lá: 1 dia

O que você vai encontrar nesse post (se preferir, pode clicar nos assuntos pra ir mais rapidinho…rs):
Moeda bósnia
Aluguel de carro na Bósnia
Pocitelj e sua herança medieval-otomana
Blagaj e seu indescritível monastério Blagaj Tekke

Moeda bósnia
É bom ter em mente que, apesar de estar na Europa, a Bósnia não tem o EURO como sua moeda oficial! Claro que, em determinadas situações, vc poderá até encontrar quem aceite e até mesmo troque seu dinheirinho em EURO pela moeda local, mas não pode contar com isso… A nomenclatura da moeda oficial é BAM (Marco Conversível Bósnia ou Convertible Marka), mas o seu símbolo (o que vc vai ver direto por lá) é KM!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Aluguel de carro na Bósnia
Nós chegamos a sondar alguns day-tours pra fazer durante nossa passagem pela Bósnia, mas todos que avaliávamos tinham alguma coisinha que não nos agradava totalmente…então resolvi procurar por aluguel de carro em Sarajevo e tive a grata surpresa de encontrar tarifas suuuuuper em conta, valendo muuuuuuuito a pena pro nosso caso!
Pra gente, a melhor opção foi a empresa City Car Rental, que ficava a uns 15 minutinhos de caminhada de onde estávamos hospedados em Sarajevo….mas leia com atenção tudo que falei sobre isso AQUI!
As estradas estavam com uma paisagem típica de inverno, com neve para todos os lados, principalmente no entorno da cidade de Sarajevo, onde as montanhas que a envolvem mantém o clima sempre mais frio e com mais neblinas do que o normal no restante do país! No entanto, não precisa se preocupar com a sinalização nas estradas, é tudo mto bem sinalizado e as condições das estradas é excelente!

O que dizer desses ares de contos de fadas nesse início de dia frio de inverno nas estradas bósnias?

[Ir para a Lista de Tópicos]

Pocitelj e sua herança medieval-otomana
No caminho de Mostar para Pocitelj (se lê “Potiteli”), um trajeto de cerca de 30 km (veja AQUI), vc vai encontrar vinícolas a perder de vista!!!

E não é que ficamos tão boquiabertos com a cidade encravada na montanha à nossa esquerda, que passamos batido e tivemos que fazer um retorno pra voltar e estacionar o carro?

A cidade de Pocitelj tem uma mistura ÚNICA de arquitetura medieval e otomana, sendo uma das poucas cidades bósnias preservada dps de tanta destruição nas guerras! É simplesmente lindíssima!!!
DICA: Não se preocupe em se fixar no que é cada construção, o lance é sair explorando cada cantinho sem medo de ser feliz! Que lugar!!!

Claro que um mapinha nunca faz mal a ninguém, né gente? hehehehe

A cada lance de escadas, a cada curva, uma vista mais linda que a anterior…

A Mesquita Šišman Ibrahim-pašina passa a funcionar como referência pra sua exploração da cidade medieval…

Aprecie sem nenhuma moderação! Que visual!!!

Tá bem caidinha essa nossa viagem pelas estradas da Bósnia, né? Depois de Konjic e o Lago Jablanicka, e de Mostar… veio Pocitelj e levantou ainda mais o nosso parâmetro de “maravilhosidade”… Bora ver o que Blagaj vai trazer de surpresas (dica: pqp!!!!!!!!!!)?!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Blagaj e seu indescritível monastério Blagaj Tekke
E quando achávamos que não teria como a Bósnia nos surpreender mais do que já tinha acontecido até aqui….eis que surge em nosso roteiro uma famoso monastério construído às margens do Vrelo Bune, cercado de mini quedas d’água… Pela descrição, não dá pra se impressionar tanto assim, certo? Então lá fomos nós, descobrir o que é que Blagaj tem (leia “Blagai”)!
Já no sentido de volta a Sarajevo, depois de rodar menos de 30 km (veja trajeto AQUI), ou seja, bem próximo de Mostar, vc já vai encontrar o centrinho de Blagaj…mas ele não vai te atrair tanto assim…
Siga rumo ao monastério de Blagaj Tekke, e é aí que a surpresa começa…

Ao seguir dirigindo acompanhando o Rio Buna (um afluente do rio Neretva), fomos ficando cada vez mais embasbacados com o que víamos…uma inundação de águas verdes cristalinas que pareciam vir das entranhas de um paredão rochoso de uma altura sem noção!!!

Na foto fica tão tosco…esse paredão era ASSUSTADOR!

E não é que o tal monastério Blagaj Tekke estava literalmente encravado nesse paredão? Gente do céu…que lugar é esse???

Quando que a gente pode comprar as passagens de volta pra cá??? hehehehe

Que visão…que visão….que visão…

E esses restaurantes que ficam literalmente inundados pelo Rio Brune??? Genteeeeeee!!! Pense nisso aqui num dia quente de verão!!! Pense nisso aqui com um sol de rachar cano e umas cervejas geladas à mão! Deus é mais!!!

Sorte que tava frio (nem tão frio assim, bem melhor que no resto da Bósnia), pq senão eu tinha perdido o marido pro rio!!! Hahahahaha

Só na contemplação e na imaginação desse lugar no calor…

O ponto alto é o mirante do restaurante Vrelo, de onde vc pode constatar que SIM, AS ÁGUAS SAEM DAS ENTRANHAS DESSE PAREDÃO ROCHOSO!!!

Era um filmando de um lado…o outro filmando do outro lado…estávamos estarrecidos, gente!

É…eu podia tá matando, roubando ou fazendo coisa pior….mas eu só tô viajando! Mal aê!

Sem fazer força alguma, esse lugar já subiu pro top 10 das nossas vidas! Obrigada, papai do céu! Obrigada por proporcionar momentos como esses em nossas vidas! E vcs, curtiram? Prontos pra dar “até logo” pra Bósnia e viajar comigo pra Sérvia, o vizinho polêmico? Partiu!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *