Nem nos meus mais loucos sonhos eu imaginei que um dia visitaria a cidade onde nasceu o vampiro mais famoso do mundo…afinal, quem, em sã consciência, acorda um belo dia e diz: Meu sonho é conhecer a linda Sighisoara?! Brincadeiras a parte, não poderia ter ficado mais satisfeita e realizada com a nossa escolha, essa cidade entrou para sempre em nossos corações, e eu mal posso esperar pra voltar um dia aqui! Vem comigo?
Ficha Técnica de Sighisoara:
Quando fomos pra lá: Dezembro
Temperatura média na época: -8 a -3 graus durante o dia e -15 a -12 graus à noite
Quantos dias passamos lá: 0,5 dia
O que você vai encontrar nesse post (se preferir, pode clicar nos assuntos pra ir mais rapidinho…rs):
Dirigindo nas estradas da Transilvânia
Moeda romena
Trens na Romênia
Estacionamento em Sighisoara
Cidade Medieval de Sighisoara
A casa onde o Conde Drácula nasceu!
Scara Şcolarilor: a incrível escadaria de 1642
Ruazinhas, túneis e muralhas de Sighisoara
Dirigindo nas estradas da Transilvânia
Mal tínhamos chegado em Brasov, nossa primeira parada na Romênia, e já metemos o pé na estrada pra explorar o que desse da região da Transilvânia! Alívio quando soubemos que não seria preciso alugarmos correntes para os pneus (algo comum e obrigatório durante o inverno em estradas cobertas de neve), o que significava que as estradas estariam em excelentes condições para o brasileiros inexperientes no quesito nevascas….hehehehe! O que posso dizer das estradas da Transilvânia? São ótimas, em bom estado, bem sinalizadas e super recomendo o passeio!
A gente tinha acabado de sair de Sibiu, e agora estávamos rumando pra cidade onde o Conde mais famoso do mundo nasceu: sim, Drácula nasceu em Sighisoara (pronúncia é Siguichóra)!
Mais uma vez, as cidadezinhas pelo nosso caminho eram tudo de mais lindo e encantador…
Olha a roupa tradicional dessa linda romena!!! Coisa mais de conto de fadas, genteeee!
A cada curva na estrada, avistávamos uma cidadezinha ainda mais linda…
Eu parei o vídeo pra tirar foto dessas construções….demais!
Sighisoara, aí vamos nós!
Moeda romena
Caso vcs não saibam, na Romênia eles não usam o EURO, e sim o “leu” (ou “lei”, no plural), mas o código oficial da moeda (e a abreviatura mais comum que vc vai encontrar) é RON! A cotação gira em torno de 1 pra 4,50, ou seja, com 1 euro vc compra 4,50 RON, geralmente (claro que isso pode mudar, então cheque durante o planejamento da sua viagem)!
ATENÇÃO: Não se esqueçam de liberar o uso do seu cartão no exterior ANTES de viajar, tá?! Claro, se seu cartão for de uma conta européia, vc não precisa se preocupar (como era qdo morávamos na Irlanda e tínhamos nossas contas em bancos irlandeses), mas se for cartão brazuca, preste atenção nisso!
Trens na Romênia
A Romênia é um país muito bem servido por ferrovias, então fique tranquilo que vc vai encontrar várias opções pra se deslocar de trem por aqui, não só vindo de outros países (leia mais detalhes AQUI), mas tb entre cidades romenas (detalhes AQUI)! A CFR Calatori é a principal empresa de transportes ferroviários aqui, pelo menos no âmbito local!
Claro que é preciso ter em mente que não estamos num país super desenvolvido (como é costume se esperar de um país europeu), a frequência dos trens não é tão grande, mas há 3 tipos diferentes (níveis) de serviço:
1- Regional (R): os mais baratos e mais lentos, geralmente locais
2- InterRegional (IR): um pouco mais caros e rápidos, estes exigem reserva de assento com antecedência
3- Inter-City (IC): muito mais rápidos e muito mais caros
OBS: Os tipos 2 e 3 tem vagões restaurante/bar e cabines com camas pras viagens de longa distância ou acima de 10 hrs.
É possível pular a parte do aluguel de carro e andar só de trem pra conhecer a Transilvânia, nós chegamos a considerar fortemente essa opção… O único porém foi que, dado o tempo que queríamos deixar pra Romênia, ficaríamos bem prejudicados e teríamos que abrir mão de alguns lugares…só por isso que optamos por alugar um carro! Os preços dos trens eram excelentes, os horários que são um pouquinho engessados mesmo, prejudicando quem esteja numa programação justa, como nós! 😉
Estacionamento em Sighisoara
A liiiiinda cidadezinha de Sighisoara fica a cerca de 117 km de Brasov, não tem nem 30 mil habitantes e é mudialmente conhecido como a terra de Vlad Țepeș, vulgo Conde Drácula, não pq ele tem algum castelo aqui, mas sim pq NASCEU numa casa nessa cidade! Assim que adentramos a cidadezinha, já notamos que tinha bastante vaga pra estacionar na que parecia ser a principal avenida da cidade, a Strada 1 Decembrie 1918…dito e feito! Paramos aqui, fomos até a máquininha de parquímetro e garantimos nossa vaga! Super fácil!
Cidade Medieval de Sighisoara
A simpática e encantadora Sighisoara é considerada uma das cidades medievais habitadas mais bem preservadas do mundooooo! E não é à toa, viu gente?! Foi paixão à primeira vista, garanto a vcs! Qdo a gente desceu do carro e começou a se embrenhar pelas ruelas, um olhou pra cara do outro e disse: era isso que a gente queria deixar com “viajar pela Europa”!
A gente começou a subir pelas escadarias que a gente ía achando mais bonita….sem nenhum outro critério particular….rs
Que tal a vista da cidade daqui do alto da Piața Muzeului???
Primăria Sighișoara, a prefeitura de Sighisoara fica bem aqui nessa praça, de frente pra essa vista da cidade!
Uma das atrações da praça: a Biserica Mănăstirii!
Detalhe da Barbacana Turnului cu Ceas, o Barbacã da Torre do Relógio….lindo!
A casa onde o Conde Drácula nasceu!
Quem disse que uma igreja e uma torre eram as únicas grandes atrações da Piața Muzeului, hein??? Longe disso….aqui, meus queridos e minhas queridas, exatamente nessa casa amarela da foto abaixo, é onde nasceu ninguém menos, ninguém mais que Vlad Țepeș, vulgo Conde Drácula!
O antigo local de nascimento do Conde Drácula é, atualmente, um restaurante com um pequeno museu mostrando o interior da antiga residência do vampirão mais famoso do universo: a Casa Vald Dracul!
Marido se empolgou com as histórias do vampirão e saiu dançando…hehehehe…bom pra espantar o frio (absurdo) que fazia!
Gente…mas o que acontece com a pessoa????
Lembra que eu disse que o lance é sair explorando as ruazinhas e praças de Sisghisoara? Pois bem, vai sem medo, pq pelo caminho vc vai encontrando essas plaquinhas aí marcando os monumentos históricos e uma breve explicação embaixo! Foco total no turismo…os viajantes agradecem! 😉
Scara Şcolarilor: a incrível escadaria de 1642
Dentre os pontos que vc PRECISA conhecer por aqui, está, coooom certeza, a intrigante Scara Şcolarilor, uma escada coberta com 300 graus que foi construída em 1642 pra facilitar o acesso dos alunos à escola Liceul Teoretic Joseph Haltrich, a mais antiga da Transilvânia!
DETALHE: A gente subiu ela todinha….e posso afirmar que aqueles alunos que íam à aula todos os dias mereciam um ponto extra na nota…sempre! rs
E o que tinha do ladinho da escola? Mais uma igreja, claro: Biserica din Deal!
Sabe o que essa foto significa? Que vc está com luva toda preparada pra frio extremo e isso não ajuda em nada por aqui…meus dedos todos queimados (vermelhos como se eu tivesse pegado sol do meio dia) de FRIO!
De lá do alto, a sugestão é pegar um caminho alternativo à escada e descer pelo caminho entre o bosque…que vista da cidade!!!
Ainda deu pra babar mais um pouco nas antigas muralhas protetoras da cidade…
Ruazinhas, túneis e muralhas de Sighisoara
Gente….é um festival de passagens secretas, de cantinhos cheio de mistérios aqui nessa cidade…na boa, divirtam-se! Eu me diverti MUITO! Se liga nesse mini-cemitério ao lado do portão de passagem…sinistro sim ou com certeza?!
As ruelas da cidade são indescritivelmente charmosas…
…e as casinhas? O que dizer desse charme?
Propriedade fechada, mas só esse vislumbre da antiga muralha protetora já basta…
Quem disse que não encontramos outra brechinha no muro pra poder espiar? Que visão, meu Deus…que visão…
Hehehehehe…mais uma muralha pra nossa conta! rs
Sem palavras…
Um lugar pra nunca mais esquecer…
Guia rápido e útil de romeno para os viajantes….rs!
Escolhemos bem nossos destinos na Transilvânia, né?!
A noite já tinha caído quando saímos do restaurante para voltarmos para Brasov, mas isso não deixou a linda Sighisoara menos bela, muito pelo contrário…pela que nossas câmeras não fariam jus à essa beleza…taí a única imagem decente que captamos: a pracinha toda iluminada em temas natalinos e algumas das torres iluminadas lá no alto… Até a próxima, Sisghisoara! Valeu MUITO!!!