EUA – San Diego

A simpática cidade na fronteira da Califórnia com o México

Nossa primeira parada na Califórnia nos deixou com uma excelente impressão dos rumos da nossa viagem. San Diego é uma cidade grande com alma de cidade pequena, no melhor sentido da expressão! Bonitinha, funcional, acolhedora, simpática, e por aí vai! Pode ser que o fato de não estarmos com grandes expectativas pra esse lugar ajudou na percepção, mas dps de concluir a viagem, podemos afirmar com toda certeza que San Diego é nossa cidade favorita na Califórnia!

Ficha Técnica de San Diego:
Quando fomos pra lá: Fevereiro
Temperatura média na época: 17-20 graus durante o dia e 12-14 graus à noite
Quantos dias passamos lá: 3 noites e 2,5 dias

O que você vai encontrar nesse post (se preferir, pode clicar nos assuntos pra ir mais rapidinho…rs):
Ida de Los Angeles pra San Diego
Acomodação em San Diego
Transporte público em San Diego
Como e onde estacionar seu carro em San Diego?
As praias de San Diego
Coronado Island e Coronado Bridge
Gaslamp Quarter: o bairro boêmio de San Diego
Convention Center: palco anual da incrível San Diego Comic Con
Seaport Village
USS Midway
Little Italy
Balboa Park
Old Town: uma cidade de “faroeste”
Por do sol em Sunset Cliffs
La Jolla: o paraíso em San Diego
Sea World San Diego: o mais famoso
Compras em San Diego: outlets
Cervejarias em San Diego
Passeios em Tijuana (México)

Ida de Los Angeles pra San Diego
O pouco tempo que passamos no aeroporto de Los Angeles (tempo de passar pela imigração, pegar as malas e sair pra pegar o shuttle pra empresa de aluguel de carro) foi o suficiente pra termos a noção de que a “cidade do anjos” não deve nada às grandes caóticas cidades brasileiras… Que caos dos infernos!!! Deus do céu!!! É multidão pra todo lado, trânsito inconcebível, buzinasso…affff!
Enfim, abstraindo um pouco dessa confusão toda, saímos pra área onde pegamos os shuttles pra tudo que é empresa de aluguel de carro. Não pensem que é algo ao melhor estilo europeu, organizado, informações claras…não, meu amigo…aqui é correria! rs

Depois de muito esperar, vendo trocentos ônibus de trocentas empresas de aluguel de carro, o nosso busão da Thrifty finalmente chegou…e lá fomos nós pelo trânsito doido de LA até a sede da empresa!

Pegamos nosso carro e partimos pro primeiro destino da viagem: San Diego! São cerca de 200 km (125 milhas), que fizemos em umas 2 horas (já estava bem de noite e estávamos suuuuper cansados da viagem do Brasil pra lá)! Mesmo à noite, no breu total, deu pra notar que essa viagem deve ser incrível durante o dia: passamos por diversas pontes e trechos de estrada beirando o mar!
#ficaadica

ATENÇÃO: Pelo amor de Deus!!! Configurem o GPS de vcs pra pegar somente rotas SEM PEDÁGIO!!! Os trechos com pedágio por aqui NÃO TEM CABINE pra vc pagar na hora….vc vai ter que entrar no site deles, colocar os dados do seu carro e voilá: vai encontrar as tarifas que vc deve pagar pq o radar registrou sua passagem naquele trecho! Não é nem pelo preço (que não é nada barato…mas OK), mas é a dor de cabeça! Vc tem que ter um cadastro nos EUA, endereço…etc etc etc, pra poder efetuar pagamento! Um caos! Evitem!!!!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Acomodação em San Diego
Ao longo dos posts aqui no blog vcs já tiveram a noção de que eu e o Tiago só precisamos de um lugar com uma boa cama e um bom chuveiro, pq, fora isso, a gente acaba não usufruindo o hotel pra pagar caro por ele! Ficamos o tempo todo batendo perna! Enfim…aqui em San Diego não foi diferente….por esse motivo escolhemos um hotel mais afastado (na Imperial Beach) e naquele estilo de hotel/motel americano, sabe?!
Sinceramente, achamos ótimo pelo preço que pagamos (cerca de US$ 30 por dia pro casal), o quarto era bem bom, tinha um café da manhã decente, estacionamento e até piscina (básico desses hotéis)! Se vc está em busca de uma budget trip, dê uma olhadinha no Super 8 San Diego Imperial Beach Hotel!
DICA: Tem um ponto de parada do famoso trolley (bondinho) de San Diego aqui pertinho!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Transporte público em San Diego
A forma mais tradicional (e famosa) de se deslocar pela cidade de San Diego é, sem sombra de dúvidas, através dos trolleys (ou bondinhos)! Na época que fomos, se vc comprasse o “one-way ticket” (ticket simples pra uma perna só) sairia por U$ 2,50, enquanto o ticket pro dia todo saía por U$ 5 (o que vale mto a pena se vc ficará se locomovendo sem carro)!
DICA: Esses tickets valem não só pro trolley, mas pra qualquer ônibus da cidade tb! 😉
DICA 2: Nas estações de trolley é possível comprar seu ticket (veja foto abaixo da máquina e das opções existentes)!

Vc pode conferir o mapa dos locais cobertos pelo trolley AQUI, mas saiba de antemão que ele te possibilita ir pra todos os locais que um turista pode querer ir….até a fronteira com o México pra quem estiver indo dar uma voltinha por Tijuana (nós vamos…e vamos contar tudo pra vcs já já)!

Também existe a oportunidade de alugar bicicleta e sair rodando por San Diego, principalmente se vc estiver hospedado no centro da cidade (onde ficamos hospedados seria impossível, era bem afastado do centro)! Dê uma olhadinha no site da Decobike para maiores detalhes!

E por curiosidade, olha o que víamos bastante por lá….mto legal, né?!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Como e onde estacionar seu carro em San Diego?
Vai mesmo alugar um carro pra rodar por San Diego (como a gente fez)? Então fique atento aos locais onde vc vai estacionar…não é todo lugar que é permitido! Olho na sinalização!
Além disso, praticamente TODAS as ruas onde os turistas tem alguma chance de querer visitar são do tipo “zona azul” (não sei se na sua região do Brasil tb usam esse termo), ou seja, vc precisa pagar pra estacionar na rua! Isso é bem comum nas grandes cidades norte-americanas…então não foi nenhuma novidade qdo constatamos que teríamos que pagar toda vez que quiséssemos estacionar!
ATENÇÃO: Vc precisa procurar essas maquininhas por perto de onde vc estacionou o carro, tá?! Elas aceitam cartão e moedas!

ATENÇÃO 2: Muita atenção pra validade do seu ticket (data e hora)…Existem patrulhas que ficam o dia todinho (o tempo inteiro) rodando essas ruas pra ver se alguém está estacionado ilegalmente!

[Ir para a Lista de Tópicos]

As praias de San Diego
San Diego é uma cidade costeira, então o que mais vc vai encontrar aqui (além de mexicanos…hihihihi) são praias!

Imperial Beach
Como eu já disse, ficamos hospedados na região da Imperial Beach, o que permitiu que a gente desse uma passadinha pra conhecer essa praia e seu píer!

Mesmo estando um pouquinho frio no dia que estávamos lá, o mar estava bem cheio de surfistas (prática mais que comum por aqui…afinal, estamos na Califórnia, baby)!

O “vilarejinho” de casas (quem me dera ter uma dessas) da Imperial Beach era super simpático, no maior clima “tô de férias e tô na praia”, sabe?! Não sei explicar…adoramos o clima daqui!

Caso vc esteja por aqui numa sexta-feira (não importa se é verão ou inverno), acho que compensa dar uma passadinha pela Farmers Market daqui! Que lugar simpático!

Mission Beach
Como fomos durante o inverno deles (apesar da Califórnia ser tipo Rio de Janeiro, não faz frio), nossos planos não incluíam ir à praia, mas isso não quer dizer que não iriámos dar uma passadinha pelas mais famosas pra conferir como elas são, né?! Uma das mais famosas durante o verão é a Mission Beach, fica na mesma enseada da praia mais badalada (Pacific Beach, vms pra lá já já)! Mais uma vez, o clima no entorno da praia é bem gostoso, super aconchegante…e a infraestrutura daqui já dá sinais de como isso aqui bomba na alta temporada!

Uma das maiores diversões por aqui é centro de entretenimento Belmont Park, onde, além de montanha russa, vc podem por exemplo, alugar patins pra dar um rolê por aqui!

Uma fotinho da internet pra animar vcs! rs

Pacific Beach
Agora….com todo mundo que falei que viria pra San Diego, a indicação de praia foi unânime: Pacific Beach! Pena que estávamos no inverno deles aqui, como já disse, mas já deu pra gente sentir que o clima aqui deve ser sensacional numa época mais quentinha (na alta temporada, por outro lado, deve ser um inferno)! Bem vindos à Pacific Beach (continuação da Mission Beach, ficam na mesma enseada)!

Tava super deserta quando fomos (era bem cedinho), mas “emprestando” umas fotos da internet dá pra ter ideia do badalo que é isso aqui! E que por do sol, meu Deus!!!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Coronado Island e Coronado Bridge
Se vc estiver na marina de San Diego, ou qq outro lugar que tenha vista pro mar, é bem possível que vc irá avistar uma ponte enorme ligando San Diego a uma ilha… Trata-se da Coronado Island, uma “cidade resort” bem chique, com uma população relativamente abastada que não abre mão do sossego e de uma boa paisagem…hehehehe! Ahn…a tal ponte ligando o continente à ilha é a Coronado Bridge, tá?! Vale a pena dar uma passadinha por ela, mesmo pq, vc já vai sair no centro de San Diego dps! 😉

Pra vcs terem uma ideia melhor….Google!!!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Gaslamp Quarter: o bairro boêmio de San Diego
Como eu disse anteriormente, ao atravessar a Coronado Bridge vc estará no coração de San Diego, ou melhor dizendo, no coração cultural e boêmio daqui! Sejam bem vindos ao simpático bairro de Gaslamp Quarter!!!
Ahn…tem uma estação de trolley bem aqui na frente desse portal, tá? Ou seja, bem na frente do Convention Center que vou dar mais detalhes mais pra frente…rs!

O charmoso bairro foi projeto em 1867 por Alonzo Horton e passou por um período dark de violência e tudo mais que pode rolar num bairro decadente…mas a partir de 1980 suas ruas, edifícios e estabelecimentos passaram por uma enorme revitalização e desde então o Gaslamp Quarter é um dos locais mais cobiçados por turistas e cidadãos de San Diego! Com uma programação extensa de eventos pra todos os gostos e bolsos, o local borbulha de gente de dia e de noite!
DICA: Imperdível!!!

Seja de dia ou de noite, a diversão é garantida por aqui! O clima desse lugar é incrível, sempre cheio de gente, com vários bares, cafés, restaurantes e baladas interessantes!
DICA: Ouvi falar suuuuper bem da Fluxx, balada no coração do Gaslamp Quarter (né, Yasmin?! hehehe)!!! Até passamos pela porta dela (vejam uma foto com uma fila pra entrar na balada aí embaixo), mas não estávamos no pique depois de ter andado tanto naquele dia…mas #ficaadica

[Ir para a Lista de Tópicos]

Convention Center: palco anual da incrível San Diego Comic Con
Quando eu comecei a falar do Gaslamp Quarter, eu citei que o ponto do trolley fica bem em frente ao Convention Center (Centro de Convenções) de San Diego….se vc não está ligando o nome à pessoa, este local é o palco anual da incrível, única, absolutamente insana San Diego Comic Con!
Ok, ok…nem todos são nerds como eu….Uma Comic Con é uma convenção que rola por alguns dias reunindo tudo sobre a cultura nerd/pop…pra leigos: filmes de super heróis são lançados, painéis de discussão dos filmes e seriados com todo o elenco, gente fantasiada dos seus personagens favoritos, vendas de artefatos para colecionadores…enfim!
E a San Diego Comic Con é, nada mais, nada menos, a MAIOR COMIC CON DO MUNDO! Meu sonhooooooooooo! Quem sabe um dia, né?!
ATENÇÃO: Ela rola sempre em Julho, geralmente no primeiro final de semana….mas pode variar!

Quando estivemos lá, o centro de convenções estava fechado para visitantes pq estava rolando um congresso científico, mas o segurança foi super gentil e atencioso e deu a sugestão da gente subir essas escadarias externas e ir dar uma olhadinha no terraço dele…

Chato, viu?! Vista pra Coronado Bridge e pra Marina de San Diego!!! Uaaaauuuuuu!

Maridão registrando a foto da foto….

Taí a tal foto….
DETALHE: Sim…a gaivota está olhando diretamente pra minha câmera (fique à vontade pra usar o zoom)… Tá bom pra vc?!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Seaport Village
De lá do terraço do Convention Center pudemos avistar grande parte da Marina de San Diego….

E de lá é só seguir caminhando pela beira do mar pra vc chegar até Seaport Village, um complexo de comprinhas e restaurantes com uma vista incrível!!!
As coisas aqui funcionam de dia e de noite, mais detalhes e informações AQUI!

DETALHE: Aqui tem um ponto de embarque de uma das linhas de trolley, tá?! Mais especificamente, a linha verde (green line) 🙂

[Ir para a Lista de Tópicos]

USS Midway
Aqui nas redondezas tb é possível visitar o USS Midway Museum, que nada mais é que um porta-aviões imeeeeeeenso que já foi aposentado pela Marinha Americana e fica ancorado aqui para que o público possa conhecer suas incríveis instalações! Aliás, só a avenida onde fica o USS Midway (Harbor Drive) já é uma atração…cheia de navios e embarcações enoooormes! Vale a pena conhecer!

Mas umas das “maiores” (no duplo sentido) atrações daqui é, sem dúvida, a liiiinda estátua do beijo de despedida….gente…é enormeeeee! Mto linda!

Aqui ao lado tb tem uma praça em homenagem a Bob Hope e os militares, um famoso comediante da TV norte-americana que costumava se apresentar para militares durante os períodos de guerra…na tentativa de aliviar um pouquinho a tensão!

Seja de dia ou de noite, vale muito a pena vir passear aqui no píer…

[Ir para a Lista de Tópicos]

Little Italy
O bairro de Little Italy (Pequena Itália) foi fundado por pescadores italianos que fugiram de San Francisco depois do terremoto de 1906 e é famoso por ser super sossegado, seguro e sempre cheio de eventos de culinárias e outras celebrações importantes (como o carnaval)! A gente se deu super bem e encontrou uma feira bem grande e cheia de coisas interessantíssimas quando estivemos por lá (mais especificamente na Cedar Street)! Dê uma olhadinha no site oficial da Little Italy Association pra ficar por dentro de tudo!

DICA: E aqui nas redondezas mesmo, na esquina da Cedar St com a Columbia St (aqui), vc pode visitar o museu dos bombeiros (The Firehouse Museum)…a criançada se amarra!!!!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Balboa Park
Taí um dos parques mais lindos que já conhecemos NO MUNDO!!! E olha que a gente já rodou, viu meu amigo e minha amiga?! O Balboa Park é incrível não só na parte “verde”, se é que vcs me entendem, mas por todas as outras atrações: museus, exposições, escolas de música e até o zoológico da cidade de San Diego!!!
Chegando de carro no Balboa Park vc já começa a ter uma ideia da imponência desse lugar…fiquei apaixonada!!!
ATENÇÃO: A gte entrou bem pelo MEIO DO PARQUE (pela Cabrillo Bridge), na sua parte central, tá?! Ele é GIGANTE!!!

Ainda na avenida da entrada pro parque que usamos, já pudemos começar a ver os edifícios/museus que podem ser visitados, como o House of Charm na foto abaixo!

DICA: Pessoal, o estacionamento dentro do parque é totalmente GRÁTIS, tá?! Uhuuuuu! A desvantagem é que isso significa que está sempre cheio, bem cheio mesmoooo! Olha a fila aí embaixo pra conseguir se deslocar dentro do parque! Por isso procuramos o estacionamento mais próximo (tem placas indicando) e ficamos lá um tempinho esperando algum carro sair pra pegarmos vaga! Levou uns 15 min (a rotatividade parece ser bem alta)!

DICA 2: Vcs se lembram que eu falei que o parque é enorme?! Pois bem, não se preocupem…tem um trenzinho (esse da foto aí embaixo, que passou na nossa frente enquanto íamos pro estacionamento) rodando o tempo todo pelo parque inteiro…e GRÁTIS!!!!

Pavilhão Spreckels Organ, onde rolam vários concertos a céu aberto! Tão grande que não coube inteiro em nenhuma foto que tiramos! rs

Jardim japonês (Japanese Friendship Garden): precisa comprar ticket pra conhecer!

Plaza de Panama, onde vc poderá escolher se quer conhecer o San Diego Art Institute, o Mingei International Museum, a Research Library, o Sculpture Garden, o San Diego Museum of Art….entre outros!
DICA: Aqui vc também encontra o Visitor Center, onde vc pode pegar todas as informações que precisar do parque (os mapas não são gratuitos…precisa comprar…mas existem mapas enormes espalhados em diversos totens pelo parque)
DETALHE: O parque TODO tem wifi liberado gratuitamente, tá?!

Ahn….o Botanical Building, seus jardins e seu espelho d’água…coisa MAIS LINDAAAA!

Descendo a avenida El Prado sentido fonte Bea Evenson, vc encontrará mais construções lindíssimas, como a Casa de Balboa!

Aqui na frente da fonte vc poderá decidir se quer visitar o Natural History Museum (História Natural) de San Diego (é pago a parte)!

Bom….deu pra ter ideia que o que mais existe aqui no Balboa Park é coisa pra fazer, né?! Pra todos os gostos, idades, preferências….é tudo MUITO LINDO! Não posso esquecer de citar o San Diego Zoo, vcs não podem perder se estiverem acompanhados da criançada!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Old Town: uma cidade de “faroeste”
Estamos praticamente na fronteira dos EUA com o México….o que vem a mente quando vc pensa nesses desertos e paisagens típicas dessa região? Faroeste! É ou não é? Então se prepara para conhecer a parte mais faroeste de todas: a Old Town de San Diego! É tão lindinha, tão preservadinha, um clima super legal!!!

Muitas batalhas entre EUA e México já foram travadas nesta praça aqui….exatamente nela! Muito legal!

Olha aí, Zé Hélio: a origem dos Machado!!! 🙂

Super clima mexicano no ar…e isso se intensifica no centrinho Fiesta de Reyes (Festa de Reis), cheio de eventos tradicionais da região, comidas típicas e artesanato!

Ahn….esqueci de comentar que aqui na Old Town vc encontra o centro de visitantes (Visitor Information) pra poder tirar todas as dúvidas e pegar todas as informações que vc quiser/precisar!

Ideia do marido me colocar num foto de tiroteio! hehehehehe!

Esse simpático restaurante de nome Cafe Coyote fica numa instalação super simpática, cheia de lojinhas em volta! O serviço é bem bom e a comida é ótima (voltaremos aqui à noite)!

Um dos grandes destaques da Old Town, além daquela praça super faroeste que já passamos, é o Mormon Battalion Historic Site, um monumento dedicado aos mórmons, único exército religioso dos EUA, que lutaram com os mexicanos na guerra que os expulsou desse território (de 1846 a 1848)!
DICA: A entrada é GRÁTIS, vc só precisa entrar num dos horários dos tours guiados!

A praça na frente do Museu dos Mórmons é a Heritage Park (Parque da Herança, numa tradução livre)! Bem simpática!

Mesmo que vc já tenha vindo aqui de dia, vale muito a pena dar uma voltinha à noite, o lugar se transforma! Tudo bem que, na época que fomos (por ser mais friozinho), a praça estava vazia, quase deserta…mas achamos super legal dar um rolê no maios climão faroeste!

E olha que charme o Cafe Coyote à noite! Era noite do Oscar, trocentas TVs ligadas cobrindo tudo sobre a noite mais importante de Hollywood!

DICA: Se vc estiver mais na vontade de experimentar várias coisas ao invés de comer uma só, peça o prato se snacks tipicamente mexicanos….vem de tudo um pouco de deixa duas pessoas super satisfeitas!
DICA 2: As cervejas que eles servem na casa são EXCELENTES e os garçons sabem indicar exatamente alguma que agrade mais o seu gosto!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Por do sol em Sunset Cliffs
Se vc estiver em San Diego, não pense nem meia vez pra correr pro Sunset Cliffs pra ver o por do sol numa paisagem deslumbrante! OK, o sol não estava nos seus melhores dias quando fomos, mas isso não diminuiu em nada nossa alegria em conhecer esse lugar!

E pra completar o passeio por esse lado da cidade, dê um pulinho em Point Loma, onde vc poderá ver o monumento ao primeiro europeu que aportou na costa oeste americana e ainda ter uma linda vista da cidade! Vc sobe, sobe, sobe e sobe….

Infelizmente, na hora que fomos à base militar (sim, é uma base militar) estava fechando, não permitindo que mais carros entrassem….então vou roubar uma foto da internet pra vcs terem ideia de como é a vista de lá!

O que pudemos ver (e já achamos bem legal) foram as fileiras atrás de fileiras de túmulos nas encostas de frente pro mar…coisa mais linda! Nada mal morrer e descansar por aqui, né?! rs

[Ir para a Lista de Tópicos]

La Jolla: o paraíso em San Diego
A estância balneária de La Jolla, localizada na parte norte da cidade de San Diego, atrai muitas pessoas em busca de um clima mais cool, mais estiloso pra curtir a Califórnia! Eu sou suspeita pq me APAIXONEI por esse lugar…mto gostoso! Cada casarão de tirar o fôlego, a vila de pousadas e lojinhas tb são uma graça…e a vista….ahn…dispensa comentários!

Bom….daqui partimos pro próximo destino! Nada mal pra uma despedida, né?!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Sea World San Diego: o mais famoso
Nós não fomos visitar o Sea World de San Diego, mas fica a dica pra quem estiver interessado no parque mais famoso de San Diego (é o Sea World original, digo, o primeiro de todos)! Praticamente todas as atrações que têm no Sea World de Orlando estão aqui também, então é só pegar as dicas nesse meu post AQUI e correr pro abraço!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Compras em San Diego: outlets
Fora as lojas espalhadas por toda a cidade (afinal, vc está nos Estados Unidos, terra do consumismo desenfreado), vale muito a pena uma visita ao maior outlet da cidade, bem na fronteira com o México (a metros de lá…juro! Olhem AQUI!): Las Americas Premium Outlets.

Pq será que me sinto tão bem nesse lugar? Hehehehe!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Cervejarias em San Diego
Outra super dica do que fazer em San Diego é, sem sombra de dúvida, provar quantas cervejas locais vc aguentar! Deem uma olhadinha aqui no site do San Diego Brewers Guild pra ter ideia de quantas preciosidades vc encontra por essas bandas dos EUA!

Olha a quantidade de cervejarias na cidade de San Diego no mapinha abaixo! Have fun!
SUPER DICA: Tb rola um festival anual de cervejarias em San Diego, o San Diego Festival of Beer! Pode falar, sou muito gente boa com vcs, né?! rs

[Ir para a Lista de Tópicos]

Passeios em Tijuana (México)
Vou soltar o próximo post só sobre nossas aventuras desbravando solo mexicano, mas já adianto que é super fácil ir pro México estando em San Diego (um pouco menos fácil pra voltar pros EUA….a fila é graaaande…rs)!
DICA: Tem uma estação de trolley bem na fronteira (parada San Ysidro), então vc pode ir de trolley até lá e atravessar a pé pro México!
DICA 2: Existem day tours pra Tijuana também, com guias e tudo mais! Vale a pena se vc estiver em grupos (além de vc se sentir mais seguro tb…)! Geralmente os hotéis e hostels oferecem esses passeios, o preço pode variar, mas é possível encontrar a partir de U$ 17 (com tickets de trolley de ida e volta inclusos)!

Mais detalhes saindo do forno em breve!
Arriba, arriba!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *