Passadinha rápida pelo lugar onde dois oceanos se encontram!
Vou começar esse post confessando que nunca tinha pensado em incluir o Panamá nos meus destinos de viagem… Eu sei, eu sei, uma viajante experiente como eu não deveria nunca “cuspir pra cima” dessa forma… Mas a ocasião que nos levou a pousar nesse país foi há muuuuuuuuito tempo, e nossas cabeças eram bem diferentes! Hoje, olhando pra trás, tenho certeza que teríamos não só aproveitado muito mais o tempo que tínhamos em solo panamenho, como teríamos cavado uma chance de esticar a estadia! Então leia esse post com atenção e considere (com carinho) uma esticadinha nessa cantinho tão único no mundo, onde dois oceanos se encontram! Vem comigo!
Ficha Técnica da Cidade do Panamá:
Quando fomos pra lá: Maio
Temperatura média na época: 21-25 graus durante o dia e 19-21 graus à noite
Quantos dias passamos lá: 1 dia
O que você vai encontrar nesse post (se preferir, pode clicar nos assuntos pra ir mais rapidinho…rs):
Visto para o Panamá e moeda
Aeroporto do Panamá
Passeio de Táxi
Canal do Panamá: a eclusa que divide o Atlântico e o Pacífico
Causeway: o charmoso calçadão da Cidade do Panamá
Shopping do Panamá: o paraíso das compras
Praias no Panamá
Como vocês já poderiam imaginar, o Panamá NÃO exige visto de brasileiros para entrar no país por até 90 dias, o que facilita bastante esses esquemas de “escalas” entre voos! Eba!!!
Em relação à moeda, oficialmente eles têm o Balboa Panamenho (símbolo “PAB”), mas eles adotam o dólar americano em praticamente todas as atividades financeiras deles (os dois tem o mesmo valor de mercado)! Então nem se preocupe em trocar seus dólares por moeda local!
A Copa Airlines, companhia que estávamos usando pra ir e voltar de Orlando nessa vez, tem como base o Aeropuerto Internacional de Tocumen, que fica aqui, bem afastado do centro da cidade.
O aeroporto melhorou muito desde que fomos lá a primeira vez, e eles seguem fazendo obras de expansão. Agora eles oferecem um shuttle grátis (informação aqui) até o Centro Comercial Metromall, um enorme shopping center que fica bem no meio do caminho entre o aeroporto e a cidade.
Agora tem até uma linha de “MetroBus” (um ônibus/metrô) que te leva até o centro da cidade (veja aqui as informações):
Inclusive, eles agora deixam bem explícito o valor de uma corrida de táxi (oficial do aeroporto) dependendo do destino, coisa que antes era beeeem nebulosa! Veja aqui as informações deles!
Na época, um casal de grandes amigos nossos (salve, salve, Baiano e Irina, seus lindos!) tinham acabado de voltar de uma viagem onde eles também tiveram uma escala enorme aqui na Cidade do Panamá….e daí aproveitaram pra fazer um tour pela cidade! Eles que nos recomendaram fechar um “passeio” com um táxi no aeroporto, combinando que ele nos levaria em determinados lugares (que a gente definiria) e depois nos traria de volta pra pegar nosso voo… E foi isso que fizemos!
ALERTA: Isso faz muito tempo, nem Uber existia direito (sim, faz tempo)! Dito isso, hoje eu acredito que não teríamos tido o “problema” que tivemos… Tudo estava muito bem, tudo muito bom… Primeiro, o taxista nos levou até as eclusas pra gente ver um navio atravessando o canal do Panamá….depois, ele nos levou até as ilhas Causeway, pra gente ver os dois oceanos pertinho um do outro….daí nos levou até o grande shopping center deles pra gente poder almoçar…e foi aí que deu ruim! Ele nos deixou lá dizendo que voltaria numa determinada hora (que pedimos) e nos pegaria ali naquele mesmo local. Ele não apareceu. Esperamos mais de 1 hora e meia ALÉM do combinado. E nada. O jeito foi pegar outro táxi e ir pro aeroporto….golpe! Então HOJE eu não recomendaria que vc faça o mesmo, vale mais pegar um uber pra cada um desses lugares e ir se virando por conta própria…
A vista de um dos icônicos arranha-céus da Cidade do Panamá da janela do nosso táxi-golpista….kkkk
Canal do Panamá: a eclusa que divide o Atlântico e o Pacífico
Caso vc NUNCA tenha ouvido falar do canal do Panamá (alôooooo, planeta Terra chamando), é um canal artificial de navios com mais de 77 km de extensão localizado aqui no Panamá (daí o nome). Ele liga nada mais, nada menos que o oceano Atlântico e o oceano Pacífico (através do mar do Caribe), atravessando o istmo do Panamá!
É uma travessia MEGA MASTER BLASTER importante pro comércio marítimo internacional! Então não poderíamos perder a oportunidade de dar um bizu nesse lugar tão único no mundo, né?
Nosso taxista (salafrário, mas até então não sabíamos) nos perguntou se queríamos conhecer o “centro de visitantes” de lá….tipo uma exibição do histórico de construção das eclusas e que mostra como elas funcionam….disse que nos esperaria do lado de fora se quiséssemos….maaaaaaaaaas, ele soltou “como quem não quer nada” que ele sabia de um ponto de observação que ficava super vazio ali perto e que, se tivéssemos sorte, veríamos um navio fazendo a travessia ao vivo!
E demos sorte! E vimos! Ali, bem na nossa frente….um “baita” de um navio passando de um oceano para o outro! Uau! Salve a Engenharia!
Uma ajudinha do tio Google pra vcs terem uma visão mais panorâmica de como é o canal:
E de como funciona o “trânsito” de navios entre o Atlântico e o Pacífico:
Eu sei que sou engenheira e, portanto, suspeita pra falar….mas é demais, né? Fico embasbacada! Achei esse vídeo explicativo incrível, por isso vou deixar aqui pra quem quiser dar uma olhadinha:
Causeway: o charmoso calçadão da Cidade do Panamá
Sim, eles mesmos se referem à Calzada de Amador como “causeway”, em inglês mesmo! É um “calçadão”, ou via, ligando a parte continental da Cidade do Panamá a quantro ilhas no Pacífico (as ilhas são: Naos, Perico, Culebra e Flamenco). Esse calçadão começa perto da entrada sul do canal do Panamá, e é formada por umas estrada de quatro pistas (uma pra cada ilha) acompanhadas por uma ciclovia e uma calçada para pedestres (além de servir como quebra-mar). Uma ajudinha do Google pra vcs entenderem:
Pois bem, olha nóis aí, vendo o Pacífico e o Atlântico lado a lado:
Com direito à vista do skyline da Cidade do Panamá:
Shopping do Panamá: o paraíso das compras
OK, sejamos sinceros: se vc estiver indo ou vindo de Orlando, como nós estávamos, não há necessidade alguma de se fazer mais compras, certo? Hehehe….maaaaaas, caso essa não seja a sua situação, caso vc esteja em escala de outro tipo de viagem, vc pode aproveitar esse outro paraíso das compras (e paraíso fiscal caribenho) chamado Panamá!
Como eu disse, muita gente sai do aeroporto única e exclusivamente para dar uma voltinha no shopping center.
Mas também existem outros locais famosos pelo consumismo que vcs podem visitar, como o Centro Comercial El Dorado, Town Center Costa del Este, AltaPlaza Mall, Albrook Mall, entre outros…
Contornando os oceanos do Atlântico e do Pacífico e com milhares de ilhas, o Panamá abriga algumas das praias mais espetaculares do mundo. Como sempre digo nos meus posts, é impossível citar todas, mas vou mencionar algumas aqui só pra vcs terem uma noção (e se planejarem):
Cayos Zapatillas: são duas ilhas de mangue, localizadas no arquipélago de Bocas del Toro.
Arquipélago de San Blas: com águas cristalinas turquesa e areia branca fina, as praias das 378 ilhas do arquipélago estão entre as mais bonitas do mundo. Se você está procurando esse sentimento de deserto na Ilha, San Blas é o destino perfeito.
Isla Coiba: nomeada Patrimônio Mundial da UNESCO, é a maior ilha da América Central e um dos tesouros naturais mais preciosos do Panamá.
Red Frog Beach: seu nome é uma homenagem aos pequenos sapos vermelhos que podem ser vistos ao longo das margens da Isla Bastimentos. Essa é uma das praias mais únicas do Panamá, com uma vegetação selvagem crescendo logo atrás do trecho de areia, sendo um dos melhores locais de surf do Panamá.
Santa Catalina: até recentemente, a pequena vila de pescadores era bastante desconhecida para os visitantes, mas, hoje em dia, já se tornou um destino popular entre os surfistas e também entre viajantes que procuram um destino exclusivo para mergulhar, pescar e relaxar.
Isla Contadora: é uma mistura impressionante de natureza crua e sofisticação, com praias brancas do deserto, pelicanos e belas vilas exclusivas.
Playa Estrella: em forma de baía, a Playa Estrella tem águas calmas com uma constelação de estrelas do mar em bastante evidência no fundo turquesa do mar.
Isla Grande: a um curto passeio de barco da costa de Portobelo, Isla Grande é uma pequena jóia no Caribe e uma ótima escapada de fim de semana da Cidade do Panamá. Com uma vila colorida composta de casas de madeira em palafitas, restaurantes de pequenos pescadores e águas transparentes, também tem uma praia incrível e um lado mais rochoso, perfeito pros surfistas!
Então sim: há muito mais pra se fazer no Panamá do que uma rápida parada para compras! Nós ainda não aproveitamos a parte paradisíaca deles, mas tenho certeza que, em uma próxima oportunidade, vamos incluir uma dessas praias incríveis no nosso roteiro! E vc?