Escócia – Edimburgo, Highlands e Harry Potter

Um mergulho na história, com direito a cenário de batalhas e mundo de Harry Potter!

E aí, galerinha?! Tudo bem? Quem tá curioso pra saber um pouco mais sobre minha aventura pelas terras escocesas? Nesse post vou falar um pouco sobre nossas impressões sobre Edimburgo, capital da Escócia, e nosso day tour pelas Highlands até o famoso Lago Ness! Highlands (que significa terras altas) nada mais é que a região Norte da Escócia, láaaaa pra cima mesmo, cheia de planícies verdinhas toda vida. É lá que as partes mais importantes da história escocesa aconteceram, ou seja, as batalhas mais famosas tiveram seu lugar por lá. Acredito que a maioria de vcs já tenha assistido (pelo menos uma vez) o filme Coração Valente (Braveheart) com o Mel Gibson, né?! Ele faz o papel de William Wallace, importante figura escocesa na luta pela independência contra a Inglaterra.
Mas não para por aí… tem algum fã de Harry Potter aí além de mim? O que vocês acham que vamos ver passeando pela terra natal da autora de todos os livros, J.K. Rowling? Muito cenário do mundo do bruxinho mais amado do mundo!
E aí? Querem conhecer o local onde aquelas batalhas todas aconteceram? Quer se sentir num dos filmes do Harry Potter? Quer conhecer whisky de verdade? Então vem comigo…rs

Ficha Técnica da Escócia:
Quando fomos pra lá: Julho
Temperatura média: por volta de 17 graus de dia e 11 graus à noite
Quantos dias ficamos por lá: 3 noites e 3 dias

O que você vai encontrar neste post (se preferir, pode clicar nos assuntos pra ir mais rapidinho…rs):
Shuttle do aeroporto pro centro de Edimburgo
Acomodação em Edimburgo
Primeira noite em Edimburgo
Day Tour (passeio de 1 dia) para as Highlands
Partida para o Day Tour
Forth Bridge (Ponte do Forth)
Stirling Castle (Castelo de Stirling) e Memorial de William Wallace
Parque dos Três Gigantes
Dunkeld
Batalha de Culloden e Cemitério misterioso (Balnuaram of Clava)
Inverness e Lago Ness (Fort Augustus)
Noite em Fort William – Acomodação nas Highlands
Inverlochy Castle
Expresso de Hogwarts – Cenário de Harry Potter
Glencoe Village – Cenário de Harry Potter e James Bond
Caminhada noturna e Whiskeria em Edimburgo
Parlamento Escocês e Catedral St Gilles
Museu de Nacional da Escócia: A-NI-MAL!
Cemitério Greyfriars: túmulo do cachorrinho Bobby
The elephant house: onde Harry Potter começou
Subida ao Castelo de Edimburgo
Galeria Nacional, Escola de Geoprocessamento e Scott Monument
Calton Hill e Arthur’s Seat
Palace of Hollyrood: a casa da Rainha pra fechar a viagem!
O último whisky

Shuttle do aeroporto pro centro de Edimburgo:
Como eu sempre faço questão de falar pra vcs, planejamento é tudo na vida da modelo! Quando estávamos sondando sobre essa viagem para Edimburgo fuçamos em tudo que foi site pra descobrir formas de ir e voltar do aeroporto pro centro da cidade. Aliás, essa é uma etapa fundamental em todas as nossas aventuras! Isso evita que a gente fique perdido sem saber pra onde ir quando desembarcamos num aeroporto, estação de trem, rodoviária, etc… Sempre faça isso também! #ficaadica
Bom, o que descobrimos foi que poderíamos comprar os tickets de shuttle pro centro de Edimburgo no quiosque de informações turísticas ou na própria parada de ônibus (na máquina ou com o motorista mesmo). Existem 2 ônibus que fazem esses trajeto aeroporto-centro-aeroporto:

Lothian Bus Service 35: sai da baia/parada/ponto número 21 a cada 15 minutos e leva cerca de 1 hora no trajeto (dependendo do tráfego, claro). Custa 1,50 libras cada perna.

Airlink 100: foi o shuttle que usamos e parece ser o mais popular mesmo. Funciona 24 horas por dia, mas das 00:47 às 04:17 da madrugada muda de Airlink 100 para o número N22. Sai da baia/parada/ponto número 19 a cada 10 minutos (a cada 30 min de madrugada) e leva cerca de 30 minutos pra fazer todo o trajeto. Custa 3,50 libras cada perna ou 6 libras ida e volta (a volta é com data aberta de até 1 mês, não se preocupe). E sabe o melhor? Ainda tem wi-fi liberado!

Ahn claro: crianças sempre tem desconto, tá?!
O ponto central de Edimburgo é em Waverly Bridge, bem em frente a estação central de trem e na esquina da principal avenida da cidade, Prince’s Street.

[Ir para a Lista de Tópicos]

Acomodação em Edimburgo:
Antes de falar pra vcs o hostel que escolhemos em Edimburgo, queria relembrá-los (se é que é necessário) que nosso perfil ainda é de um casal jovem (uuuuiiiiiii….me achando a teenager agora…rs) que passa a maior parte batendo perna na rua dia e noite, explorando meeeesmo a cidade. O hotel tem que ser apenas um local de banho e descanso. Claro que é extremamente importante que seja bem localizado, pra agilizar nossos roteiros, né?
Bom, posto isso, o Hostel da vez foi o High Street Hostel, muito bem localizado no coração de Edimburgo. Infelizmente, como planejamos meio “em cima da hora” (cerca de 3 semanas de antecedência) os quartos privados já estavam esgotados, por isso pegamos um com 18 camas. É isso aí, pra galera que não está habituada, esse é o jeito que a maioria dos mochileiros se hospedam pelo mundo afora, em quartos com várias beliches como se fossem dormitórios mesmo. Os banheiros são tipo vestiário nesses casos, feminino e masculino. Em todos os países que passamos e usamos esse tipo de acomodação não tivemos problema algum….mas também….estamos falando de Europa, né?! Aqui é uma mão na roda usar esse tipo de hotel, porque tudo é muuuuuito caro, mas ao mesmo tempo é bem seguro…então, por que não?
Fizemos a reserva pelo site do Hostel World (a maioria dos nossos hotéis são reservados por ele, principalmente hostel), pois além de ser de confiança, vc pode ver os comentários das pessoas que se hospedaram anteriormente e só paga 10% de sinal, o restante paga em DINHEIRO no momento do check-in. A diária saiu 15,95 libras por pessoa, ou seja, 31,90 libras pro casal. não se esqueçam que aqui é LIBRAS, viu? Não EURO….mais caro ainda…
A propósito, pegamos só uma diária pq no dia seguinte dormiríamos nas Highlands, estadia já incluída no pacote do passeio (vou explicar melhor mais pra frente). Pegamos outra diária aqui nesse hostel pra terceira noite, pq estaríamos de volta a Edimburgo. Mais uma vez, só tinha o quarto de 18 camas disponível…
Apesar de ter mais 16 pessoas junto com a gente no quarto, foi super tranquilo passar a noite no hostel. As pessoas eram civilizadas e respeitavam o silêncio necessário. O único ponto negativo é que não tinha tomada nos quartos, pra recarregar celular, Ipads e afins vc tinha que deixar na recepção (na base da confiança) ou ficar de plantão ao lado de qq outra tomada (isso mesmo, plantão…não é só pq vc está na Europa que não tem gente capaz de roubar seus pertences, tá?!). Mesmo assim: recomendo pros aventureiros de plantão!
[Ir para a Lista de Tópicos]

Primeira noite em Edimburgo:
Chegamos bem tarde e cansados em Edimburgo, já era praticamente meia noite quando terminamos o check-in no hostel. Pra não perder a chance de uma primeira reconhecida no local, saímos pra dar uma voltinha no quarteirão e achar algo pra beber e comer. Essa é a vantagem de ter ficado tão bem localizado, toda a badalação era ao lado do hostel. Aliás, e que badalação! Edimburgo pareceu ser um lugar muito bem frequentado, cheio de gente bonita de todas as idades.
Tínhamos lido bastante a respeito de um bar-balada chamado Cabaret Voltaire e como ficava atrás do hotel fomos dar uma conferida. Como já passava da meia noite, a parte do bar já tinha sumido….rs….só tava a parte BALADA mesmo, então os “véios” aqui não aguentaram o tranco e saíram de fininho….rs
Fomos acabar numa whiskeria do outro lado da rua que tinha música ao vivo, excelente! Música típica, gente de todas as idades (mesmoooo, de crianças a velhinhos…rs) e cerveja boa. Infelizmente, só servia salgadinhos a essa hora, então enchi a barriguinha de cerveja pra dormir feito anjo….rs

[Ir para a Lista de Tópicos]

Day Tour (passeio de 1 dia) para as Highlands:
Foi por muita sorte que achamos esse passeio pelas Highlands….na verdade, sorte do Tiago (ou não…rs), porque foi ele que encontrou esse pacote durante nosso planejamento da viagem. Ele encontrou pelo Google mesmo, quando estávamos tentando descobrir se seria muito difícil conhecer por conta própria as famosas Highlands, já que todo lugar que líamos sobre a Escócia recomendava essa região sem exceção!
Pra ajudar, um passarinho tinha me contado que existida um tal passeio pelo Expresso de Hogwarts, o VERDADEIRO trem que foi usado em todos os filmes do Harry Potter pra levar as crianças até o castelo onde passariam o ano estudando. Pra quem viu o filme, o que mais me interessava era o trajeto do trem, pois ele é famoso por passar por todas aquelas paisagens deslumbrantes que mostram nos filmes… Bom, meu maridão não só achou o passeio que incluía o trem, como também várias outras cidades e localidades super interessantes na parte norte da Escócia, incluindo o Lago Ness!!!! Tem coisa melhor?! Várias coelhos num cajadada só!
O nome do passeio era “Passeio 2-Day Jacobite Experience including the Hogwarts Express” e compramos pelo site viator.com. Pra facilitar pra vocês, essa é a página que mostra todos os passeios deles saindo de Edimburgo: http://www.viator.com/Edinburgh-tours/Day-Trips-and-Excursions/d739-g5
Importante ressaltar que esse passeio que compramos só fica disponível DURANTE O VERÃO, tá?! Mais ou menos de maio a setembro. Aqui você pode conferir as datas e horários que ele vai funcionar: http://www.westcoastrailways.co.uk/ (isso mesmo, o nome dele verdadeiro não é Hogwarts Express….hehehehe….é West Coast Railways).
O pacote foi salgadinho, saiu por 207,23 euros pra cada um… caro! E não esqueçam que, como tivemos que usar cartão de crédito, ainda teria a conversão da operadora para Reais e o bendito IOF. Doeu no bolso….mas a viagem compensou MUITO. Só digo isso. 😉
[Ir para a Lista de Tópicos]

Partida para o Day Tour:
O dia amanheceu lindíssimo, um presente do papai do céu pra gente!

O ponto de partida do passeio era na rua do nosso hotel, praticamente, na Royal Mile no escritório da Highland Experience Tours, próximo a praça do Parlamento. Tivemos que apresentar nosso voucher (que eles enviaram pro nosso email logo após a compra) e pronto! Só esperar o horário de partida, agendado pras 09 horas. Então já sabe, ne?! Não esqueça de levar o voucher impresso e (sempre) um documento comprovando que vc é vc! rs
A mocinha que nos atendeu (muitíssimo bem, por sinal) nos apresentou pro Brian, que seria nosso guia, motorista e garantia de boas histórias e risadas durante os próximos 2 dias! Detalhe: como um bom e autêntico escocês, ele usava saias! OK, aqui não é uma mera “saia”…é uma “kilt“! 😉

Quando chegou a hora de partir, o Brian abriu a van e deixou a galera entrar. Malas guardadas no bagageiro, cintos apertados, motor roncando e Dolly posicionada (nossa mascote…rs): lá vamos nós!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Forth Bridge (Ponte do Forth):
Pouco tempo depois de começarmos o passeio fizemos nosso primeiro pit-stop para um pouco de história e algumas fotinhos…rs! A ponte é considerada um marco escocês e começou a ser construída em 1883, levando 7 anos pra ficar pronta. Tem esse nome por estar sobre o Rio Forth e liga as cidade de Edimburgo e Fife. Atualmente passam cerca de 200 trens por dia nessa ponte de mais de 120 anos! É mole ou quer mais?

[Ir para a Lista de Tópicos]

Stirling Castle (Castelo de Stirling) e Memorial de William Wallace:
Continuando nossa viagem, fomos conhecer o Castelo de Stirling, famoso por seu papel em vários momentos da história escocesa e por ter sido o local de coroação de diversos Reis e Rainhas da Escócia. Um dos acontecimentos mais importantes, e talvez mais conhecido, foi a Batalha de Stirling na qual William Wallace massacra o exército inglês às margens do rio Forth, bem aqui em frente. Essa batalha foi mostrada com muito destaque no filme Coração Valente, apesar de os escoceses terem pirado de ódio do diretor ter cometido erros “conceituais”…rs! No filme, William Wallace aguarda os ingleses em campo aberto ao invés de ser em uma ponte. Se tivesse sido assim, eles teriam sido massacrados ao invés de vitoriosos, porque os ingleses tinham PELO MENOS 10 vezes mais soldados que os escoceses… Enfim, erros a parte, foi aqui que tudo aconteceu e, não por menos, é aqui que está o Memorial de William Wallace, protetor da Escócia.

[Ir para a Lista de Tópicos]

Parque dos Três Gigantes:
Pausa rápida para fotos numa reserva imensa famosa por ter árvores gigantes!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Dunkeld
Essa cidadezinha foi umas das mais agradáveis surpresas que tivemos até hoje em nossas aventuras. Uma joia encravada em território escocês. Todo mundo aqui parece que vive um conto de fadas… sabe aquela cidadezinha que todo mundo se conhece, que vc dá uma volta na pracinha e viu quase tudo? Então… junte isso a uma paisagem digna de qualquer filme medieval e o gramado mais verde que vc já viu (ou sonhou que viu)… Vc está em Dunkeld!

O almoço foi por aqui também….deliciosoooooo! Comi uma salada de cuzcuz deliciosaaaaa!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Batalha de Culloden e Cemitério misterioso (Balnuaram of Clava)
Importante lembrar que o nome do passeio que estamos fazendo é Jacobite (a pronúncia é Jacobaite) e não Harry Potter como muitos podem pensar… Não sei porque, mas atrai bastante fãs do Harry….rs! Enfim, os jacobites foram os rebeldes que tentaram, a todo e qualquer custo, reconquistar o trono que era escocês por direito (segundo eles, claro, não me metam nessa discussão…rs) e foi usurpado pela Inglaterra (futuramente, Reino Unido). A última e definitiva batalha foi a Batalha de Culloden, onde os escoceses católicos foram inegavelmente derrotados pelos ingleses e é aqui que estamos no passeio.
Nosso guia, Brian, deu um show de explicação (e até encenação) sobre uma das batalhas mais sangrentas que aconteceram na Escócia…aqui ele mostra que cada “tijolo” desse representa um soldado que morreu nesse campo. Os tijolos que se destacam, por não estarem corretamente encaixados na parede, são dos soldados ingleses mortos… e os tijolos enfiados certinho na parede são os corpos dos derrotados, escoceses….a enorme maioria…

O campo de batalha se mantém o mesmo, onde centenas de corpos foram encontrados. Clãs inteiros (famílias) foram destruídos aqui. A bandeira vermelha mostra onde os ingleses se posicionaram pra começar a batalha, assim como a azul mostra o local dos escoceses.

Go Blues!!!! Sou do time azul!!!! rs

Aqui foi empilhada a maioria dos corpos encontrados no campo de batalha, um túmulo coletivo…

Vc pode ver mais detalhes sobre esse assunto aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Levantes_jacobitas
Voltando pra van, o Brian nos levou a um cemitério pré-histórico (tá bem sombria essa parte do tour, né não?! hehehe) chamado Balnuaran of Clava, que ninguém consegue entender como funcionava…bem sinistro…

[Ir para a Lista de Tópicos]

Inverness e Lago Ness (Fort Augustus)
Passamos rapidamente pela cidade considerada a capital das Highlands, chamada Inverness. Aqui também é onde COMEÇA o Lago Ness (chamado Loch Ness por eles)… Isso mesmo, onde ele começa, porque ele é IMENSO! Eu não tinha noção disso, até demorarmos quase 1 hora pra atravessar apenas um lado dele….

Andamos mais 54 km até a cidade na outra ponta do lago, Fort Augustus, mas, infelizmente, nada de monstro….hehehehe! Apesar de o nosso guia afirmar o contrário… Segundo ele, ele tem a prova “viva” de que o monstro existe…

Noite em Fort William – Acomodação nas Highlands
Quando compramos o passeio pela internet tínhamos que optar pelo tipo de acomodação que queríamos. Podia ser hotel com ou sem quarto compartilhado, ou podia ser B&B, que são os populares Bed & Breakfast (Cama e Café da manhã). Escolhemos essa segunda opção, já que tínhamos ficado num hostel com 18 camas e queríamos descansar bem pra estar bem dispostos pro restante da viagem. Além do mais, a diferença do preço era menor que 10 euros. Nosso guia nos deixou na porta do B&B que iríamos ficar (Berkeley House) e o proprietário veio nos receber. Combinamos a hora que ele nos pegaria no dia seguinte pela manhã (ele nos fez ficar repetindo várias vezes que era às 09:15….09:15….09:15…..rs) e fomos conhecer nossos aposentos…. EX-CE-LEN-TE!!! Até hoje a gente fala desse quarto como um dos melhores que já ficamos?! E a cama então?! Tudo de bom, aqueles colchões de rainha, a suíte toda era sensacional! Bem caseira e aconchegante. Ahn….o café da manhã (a parte do breakfast) está incluso no preço! 😉
Banho tomado, era hora de explorar a noite da cidadezinha que estávamos hospedados: Fort William.

Destaque pro drink “The Brazilian”! 😉

[Ir para a Lista de Tópicos]

Inverlochy Castle
O dia começou bem chuvoso, mas isso não nos impediu de fazer nada. Como o Brian bem nos lembrou: quanto mais água cair do céu, mais whisky bom a Escócia vai produzir! rs
Primeira parada do segundo dia: Inverlochy Castle.

[Ir para a Lista de Tópicos]

Expresso de Hogwarts – Cenário de Harry Potter
Era chegada a hora que eu estava mais ansiosaaaaaa!!! Finalmente, andar no trem que levou meus bruxinhos preferidos pra escola! Como eu não recebi nenhuma carta aos 11 anos, comprei minha passagem pra Hogwarts! rs

A programação do passeio era essa:

No trem eles passam aqueles carrinhos cheios de guloseimas, no estilo do que passava no filme mesmo, mas nada de sapos de chocolates, feijoezinhos de todos os sabores…compramos mesmo foi barra de chocolates Mars! rs
Agora peço a atenção de vocês…. IMAGINEM o grito que a Maguzinha aqui deu quando o Brian nos avisou que estávamos finalmente sobre o viaduto Glenfinnan!!! Pra quem não ligou o nome ao lugar, veja se assim fica mais claro:

Eu tive CERTEZA que estava indo pra Hogwarts!!! Não é tudo de bom?!?!?! rs
E quando eu estava tentando me acalmar, o Brian me falou que a gente ía passar em frente a um lago cheio de ilhas que ele não tinha ideia se aparecia nos filmes do Harry, mas que no último grupo que ele trouxe ali teve uma menininha que começou a bater fotos em sequência desse lago… Ele me pediu pra analisar o local, e olha o que eu achei:

Meu Deus!!! Como assim ele não sabe se aparece ou não no filme? Aparece em TODOS eles, só isso…e no último essa ILHA “só” é onde Dumbledore foi enterrado….tá bom pra vcs?!
O trem chega a cidadezinha de Mallaig às 12:20 e parte de volta pra Fort William às 14:10. Tivemos um tempinho pra dar uma volta na cidade (que não levou 10 minutinhos…rs) e almoçar…com direito a uma cervejinha, claro!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Glencoe Village – Cenário de Harry Potter e James Bond
Se não bastasse tudo que eu já tinha vivido até aqui, o Brian resolveu esticar um pouquinho o passeio e sair do roteiro pra passar no local onde a produção do Harry Potter passou quase 3 meses gravando algumas cenas do terceiro filme: Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban. Era pra gente só passar pelo mirante das montanhas Glencoe, mas ele esticou até esse vilarejo que serviu como cenário pra casa do Hagrid, pro local onde o hipogrifo Bicuço seria executado pelo carrasco….alguém aí se lembra?

Paradinha no mirante das montanhas Glencoe e na estradinha que aparece em Skyfall, filme do James Bond, na hora que ele tá indo se esconder naquele casarão….quem viu vai entender o que eu disse….hehehe!

Realmente valeu a pena cada centavo (e foram muitos…rs) que gastamos nesse passeio. Recomendo muito! Ainda mais se vcs tiverem a sorte de pegar um guia tão legal quanto o Brian. Aliás, vcs podem até falar diretamente com ele e falar que foi uma indicação de um casal do Brasil (imagino que ele não se lembre do nome de todo mundo, ne…rs). Ele tem facebook, é só procurar por “Scottish Highlands Tour Guide“!
[Ir para a Lista de Tópicos]

Caminhada noturna e Whiskeria em Edimburgo
Depois de muito rodar pela Escócia e conhecer lugar impressionantes, estávamos de volta a Edimburgo. Era hora de dar uma rodada maior e ver os (lindíssimos) edifícios e monumentos dessa cidade incrível!

Prince’s Street, ainda bem que essa hora as lojas já estavam fechadas, senão eu teria gastado horrores…uma loja melhor que a outra!

Castelo de Edimburgo láaaaa ao fundo…lindo!

Teatro de Edimburgo:

Uma pracinha qualquer…

De volta a Prince’s Street…

Tentativa de jantar no restaurante Bella Itália… Eu disse “tentativa” porque acabamos ficando só nos petiscos mesmo…e que petiscos hein? Só pra vcs terem uma noção, essa tábua de petiscos (divinos) aí na foto, mais uma taça de vinho e uma long neck de cerveja saiu por 23 libras.

O jeito foi atravessar a rua e ir na barraquinha de pizza que ficava aberta 24 horas (ou pelo menos grande parte da madruga) e era MARAVILHOSA!!! Bem em frente ao Bella Itália, na rua Royal Mile mesmo… tudo de bom! Custa em torno de 3,50 libras por fatia….mas é uma SENHORA fatia! Hummmmm!
Pra fechar, tínhamos que degustar um bom whisky, certo? Provei 2 doses de whiskys diferentes e saiu por 8,50 libras no total. Cada whisky tem um preço, depende da “safra”…

O melhor!!! Sem comparação!!! The Balvenie…doublewood!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Parlamento Escocês e Catedral St Gilles:
O terceiro e último dia na Escócia começou cedo, afinal, iríamos partir no final do dia pro aeroporto. Uma passadinha rápida no Parlamento Escocês e na Catedral St Gilles, que eram bem pertinho do hotel. Não temos fotos de dentro da Catedral, principalmente dentro da lindíssima Capela Thistle, porque tínhamos que ter pago 2 euros na entrada na igreja pra fotografar e entramos “meio que correndo”, já que o tempo estava curto…

[Ir para a Lista de Tópicos]

Museu Nacional da Escócia: A-NI-MAL!
A nossa intenção era passar só 1 hora dentro do museu e correr pra próxima atração…mas foi impossível! O museu é realmente muito legal, vc “perde” fácil uma manhã inteirinha aqui….aliás, eu passaria o dia todo aqui, mas não podemos nos dar esse luxo, né?! Então ficamos cerca de 2 horas e meia e vimos tudo que deu nesse tempo! Não percam! Ahn….acho que esqueci de comentar que a entrada é GRÁTIS, né?!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Cemitério Greyfriars: túmulo do cachorrinho Bobby
Li muito a respeito do cachorrinho Bobby que passou a morar no cemitério depois que seu dono morreu e foi enterrado aqui… Acontece que a cidade toda acabou “adotando” o Bobby e ele virou personalidade escocesa, com direito até a uma estátua! Fofo demais!
Esse cemitério tem muitas outras celebridades da Escócia e fica bem ao lado do Museu Nacional!

[Ir para a Lista de Tópicos]

The Elephant House: onde Harry Potter começou
OK, acho que já deu pra notar que o lugar de fãs de Harry Potter é aqui, na Escócia, né?! rs… Eu não podia deixar de passar no berço dele, onde todo esse mundo de encanto e magia começou… Esse aconchegante estabelecimento, chamado The Elephant House, era o local que Joanne Kathleen costumava vir pra tomar um café enquanto escrevia seu primeiro livro sobre bruxinhos… Desde então, ninguém mais a chamou de Joanne Kathleen e sim J.K. Rowling…e foi aí que tudo começou…

Preciso falar o susto que tomei quando entrei no banheiro??? Centenas e milhares de mensagens de fãs do mundo todo agradecendo J.K. Rowling pela sua criação…mensagens de bruxos e bruxas indo e voltando do Ministério da Magia, lutando pra achar horcruxes, felizes de terem recebido suas cartinhas de Hogwarts….só alegria!

Tive que tomar um cafezinho aqui, né? Vai que me inspira….

[Ir para a Lista de Tópicos]

Subida ao Castelo de Edimburgo
Daqui partimos pro Castelo de Edimburgo, principal atração da cidade. Tudo em Edimburgo é muito perto, então uma caminhadinha rápida boa pra ir conhecendo as ruas da cidade.

Chegando ao Castelo tivemos que enfrentar uma fila beeem chatinha, perdemos uns 40 minutos preciosos do nosso dia (já corrido)… mas isso foi porque nos esquecemos de comprar o ticket com antecedência, no site do castelo, porque daí pularíamos a fila toda! Foi bobeira mesmo, já tínhamos visto tudo pra comprar, acabamos esquecendo de fechar a compra! Mas vcs não vão marcar bobeira agora, né?! rs…o preço é o mesmo (16 libras por pessoa) na internet ou na bilheteria do castelo. Existem aqueles guias de áudio que vc pode alugar bem na entrada no castelo e custam 3,50 libras por áudio. Tinha em português (de Portugal), mas quando chegamos todos estavam alugados, então foi em inglês mesmo.

Olha a vista do alto do castelo:

Começou a chover bastante no meio da visita, daí ficou mais complicado ainda aqui dentro, porque estava lotado! Sorte que eu tinha minha capinha! rs

[Ir para a Lista de Tópicos]

Galeria Nacional, Escola de Geoprocessamento e Scott Monument
Saindo do Castelo, descemos sentido Galeria Nacional e passamos totalmente por acaso em frente a Universidade de Edimburgo, exatamente no prédio onde foi criado o primeiro curso de Geoprocessamento do mundo! Não é o máximo?! Meu professor adorou!!!

Saímos bem em frente a Galeria Nacional (National Gallery of Scotland) em 5 min de caminhada! Tô falando….tudo aqui é muito pertinho!

E o jardim deslumbrante bem em frente à Galeria? Impressionante….de um verde que não tem explicação…

E dentro da Galeria, as melhores impressões possíveis! Isso porque (gosto sempre de reforçar) não entendemos NADA de arte e nem curtimos muito… Imagina quem curte?! A propósito: de novo, era grátis…

Famoso “Uma velha cozinhando ovos”, de Velázquez (como eu sei disso? Li no meu guia pra Europa…rs):

Logo ali em frente, na Prince’s Street mesmo, fica o Scott Monument em homenagem a Walter Scott. Vc pode comprar o ticket e subir no topo pra ter uma vista da cidade…mas já estávamos indo pra um lugar bem mais alto, então poupamos 4 libras cada um. Esse preço é independente de ser adulto ou criança e o pagamento deve ser em dinheiro!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Calton Hill e Arthur’s Seat
Estão achando que era hora de descansar?! Nossa….só de ler (e escrever) tudo isso eu me canso de novo…tem hora que não acredito como conseguimos fazer tantas coisas… Mas vamos lá, ainda temos outra montanha pra subir! Calton Hill é um amplo espaço aberto cheio de monumentos neoclássicos, como por exemplo o “Parthenon” que não chegou a ser concluído. Ele começou a ser construído em 1822 em homenagem aos mortos nas guerras napoleônicas, mas por falta de verba não foi concluído.

Vários outros monumentos espalhados aqui em cima:

Estrutura do terreno aqui em Calton Hill (pra aqueles que se interessarem como meu maridinho…rs):

O Nelson Monument cobrava um valor pra subir no topo, acho que era 2 libras por pessoa, mas a gente já estava traumatizado de subir, subir e subir….rs

Daqui de Calton Hill temos uma visão privilegiada de Arthur’s Seat:

Nossa ideia era subir até o topo dela, mas com o tanto de chuva que estava caindo (não teríamos onde nos abrigarmos caso ficasse mais forte) e o tempo se esgotando, nos contentamos só com uma foto mesmo! rs

[Ir para a Lista de Tópicos]

Palácio de Hollyrood: a casa da Rainha pra fechar a viagem!
E finalmente, mas não menos importante, a casa de férias de Sua Alteza a Rainha do Reino Unido: Palácio de Hollyrood. Chegamos lá debaixo de muito chuva, forte mesmo, e descobrimos que os portões já tinham sido fechados. A última admissão naquele dia tinha sido, excepcionalmente, às 16 horas….e eram 16:05! Pontualidade britânica….fazer o que! Eu bati….chamei…toquei a campanhia….mas ninguém atendeu!

Tem uma lojinha de souvenires em frente ao Palácio, caso vc seja fã da realeza…rs!

[Ir para a Lista de Tópicos]

O último whisky
Bom, é chegada a hora de dar um “até logo” a lindíssima e surpreendente Escócia! Nossas memórias daqui serão as melhores possíveis, de um povo bonito, educadíssimo, lugares encantadores, clássicos e ao mesmo tempo rústicos….um lugar singular!
Mas antes de voltar ao aeroporto, nada como fechar com uma dose do verdadeiro Whisky….o Scott de verdade!

E eis aqui mais uma grata surpresa que preciso dividir com todos vocês: a cerveja Innis & Gun, envelhecida por 3 meses em barris de whisky….ahn, Escócia….

A propósito, o shuttle pro aeroporto (vcs se lembram que compramos tickets de ida e volta, com retorno aberto, né?) sai do mesmo local onde descemos na chegada, em frente a estação central de trem!
Até loguinho, gente….espero que as informações tenham sido úteis!
Beijooooo!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *