Irlanda – Cliffs of Moher e Dunguaire Castle

Cliffs of Moher e Dunguaire Castle:

Nossa primeira aventura na Irlanda foi, quem sabe, pro local mais icônico de toda a ilha dos Leprechauns! Claro que não estamos considerando a aventura que foi chegar até Galway depois de pousar em Dublin, arrastando todas nossas coisas do Brasil nas costas… Também não estou considerando a luta pra achar um apto legal pra alugar por aqui…hehehehe…vamos pular todos esses fatos e vamos ao que interessa: um day tour (viagem de 1 dia, aquelas com guias turísticos, sabe?) para os Cliffs of Moher!
Pra quem não está ligando o nome ao lugar ainda, esse cliffs (que significa penhasco, desfiladeiro) aparecem no filme do Harry Potter e o Príncipe Mestiço (Harry Potter and the Half Blood Prince), quando ele e o Dumbledore estão atrás de uma das horcruxes do Voldemort e precisam ir até uma caverna no meio de um penhasco no oceano…. Tchãraaaaaammmmmm! Aí entra nossa aventura! Simbora?

Ficha Técnica do passeio:
Quando fomos pra lá: Julho (teoricamente, no auge do verão irlandês…rs)
Temperatura média na época: em torno de 15 graus, com muuuuito vento e chuvas esporádicas
Quanto tempo passamos lá: saímos às 10 hrs e retornamos às 18 hrs a Galway

O que você vai encontrar nesse post (se preferir, pode clicar nos assuntos pra ir mais rapidinho…rs):
Day tour para os Cliffs
Castelo Dunguaire
Vila Kinvarra
Caverna Aillwee
Montanhas de pedra (Burren Paradise)
Tumba milenar (Poulnabrone Dolmen)
Cliffs of Moher
Vilarejo de Doolin e Farol Black Head
Volta para Galway

Day tour para os Cliffs:
O dia não acordou muuuuito agradável não, na verdade isso seria pedir um milagre pela amostra que tivemos até aqui do clima na Irlanda….hehehehe…mas quisemos arriscar mesmo assim e dar um pulo na rodoviária de Galway e sondar sobre day tours para os Cliffs. Fomos em torno das 09 horas da matina até lá e ficamos sabendo que o tour só sairía às 10 de lá. De repente, uma chuva do cão começou a cair e quase desistimos de ir, mas resolvi comprar logo o casaco de chuva que eu estava precisando e estrea-lo da melhor forma possível…que bom que fiz isso! rs
A empresa que acertamos o passeio se chama Healy Tours e custou 16 euros por pessoa, preço de estudante (não se esqueçam que nós dois temos carteirinha daqui, estamos estudando horrores, minha gente….rs). Adulto sai por 20 euros e criança por 12 euros. Vocês podem conseguir mais informações sobre os passeios aqui: http://www.healytours.ie/
Não demos nada pra eles quando entramos no busão, parecia que só ía dar nós dois…mas qual foi a nossa surpresa quando não parava de subir gente da rodoviária pra partir? Fora as pessoas que eles pegaram em outros pontos da cidade depois que saímos da rodoviária… Lotou!!!

[Ir para a Lista de Tópicos]

O roteiro do trajeto é esse:
1-Castelo Dunguaire (Dunguaire Castle): um dos famosos castelos da Irlanda, ou pelo menos o que restou de um antigo castelo… Remete ao século 16 e hoje é usado para jantares e eventos de luxo durante o verão… Estava uma chuva de congelar os ossos (e a gente ainda não tinha se adaptado a ela…rs), por isso acabamos ficando só dentro do busão mesmo e tirando fotos do conforto dos nossos assentos….rs

2-Vila Kinvarra (Kinvarra Village): um vilarejinho de pescadores encravado na Baía de Galway

[Ir para a Lista de Tópicos]

3-Caverna Aillwee (Aillwee Cave): uma das cavernas mais antigas da Irlanda, com mais de 3400 pés (aqui eles não usam muito “metro”, eles usam a medida “pés”) de caminhos levando até o coração da montanha…

4-Montanhas de pedra (Burren Paradise): uma área enorme de “campos” abertos de pedra típica da região. Os irlandeses não exageram quando falam que eles são os melhores do mundo em “plantar pedra”…hehehehe

5-Poulnabrone Dolmen – The burren: local onde está um monumento erguido para os mortos que data de 2500 ANTES de Cristo…quase nada antigo, né?! Além disso, escavadores e historiadores descobriram que várias pessoas tinham sido enterradas no mesmo local, provavelmente um tribo inteira…. Siniiiiiiistro…..

[Ir para a Lista de Tópicos]

6-Cliffs of Moher: principal atração do dia e o motivo de termos vindo no passeio, não tenho palavras pra descrever o que são os Cliffs… Únicos, imponentes, assustadores… Muito assustadores! De uma força tremenda… Como bem disse minha amiga Julia, mesmo num dia completamente cinza, a Irlanda tem seu charme, sua beleza… Irlanda e seus tons de cinza ficam mais deslumbrantes nesse cenário.
Os tickets custam 6 euros pra adultos, 4 euros pra estudantes e é de graça pra menores de 12 anos. Como fomos pelo tour, só demos 1 euro pro motorista como era combinado (ou seja, no final das contas nosso passeio saiu por 17 euros…).
Entrando lá, você pode passear pelo Centro de Visitantes do complexo (nós nem perdemos 5 min lá dentro) para ver um pouco da história do local. Eles também tem restaurante e lanchonete pra quem estiver com o estômago roncando, como nós estávamos….rs

A subida na O’Brien’s Tower (Torre do O’Brien) deve ser paga a parte e custa 2 euros adulto e 1 euro crianças. A vista do lado de fora estava tão linda que preferimos só registrar por fora mesmo! rs

Mais de 200 metros de altura e 8 km de comprimento…contemplem os Cliffs oh Moher:

Valeu a viagem, com certeza…lugar impressionante!

[Ir para a Lista de Tópicos]

7-Doolin e Black Head: na volta para Galway o busão vai acompanhando toda a costa do Oceano Atlântico, passando pelo vilarejo de Doolin e, finalmente, pelo Farol Black Head que marca a entrada da Baía de Galway.

Volta para Galway:
Conforme programado, por volta das 18 horas estávamos desembarcando na rodoviária da nossa amada cidadezinha, felizes por termos conhecido um dos lugares mais espetaculares de nossas vidas… Total recomendo!!! See you soon….bye bye, people!