Irlanda do Norte – Belfast, Giant’s Causeway e Titanic

Um fim de semana da terra do Titanic!

E aí, pessoal?! Prontos pra mais algumas aventuras da Magu pelo Mundo? Dessa vez vou compartilhar um pouco das nossas experiências na terra do Titanic. Isso mesmo, pra quem não sabia o Titanic foi construído em Belfast, capital da Irlanda do Norte, e também partiu daqui…
Apesar de ser colada na Irlanda (a nossa Irlanda), a Irlanda do Norte é bem diferente em vários aspectos. Um dos principais motivos é que eles ainda “pertencem” (ou fazem parte, se vcs preferirem…rs) ao Reino Unido, são subordinados a Sua Alteza Rainha da Inglaterra. Durante a luta pela independência da “nossa” Irlanda, eles tocaram todos que não queriam ser católicos pra parte Norte da ilha, todos que queriam continuar sendo protestantes como a Inglaterra formaram a Irlanda do Norte. Então já dá pra imaginar que tudo aqui é igualzinho a terra da rainha, né?!
E foi motivados por essas diferenças (e por uma curiosidade imensa) que partimos pra desbravar a capital Belfast, palco de muitas lutas, e todas suas atrações. Também compramos um passeio para o Norte do Norte da ilha…num lugar chamado Giant’s Causeway (caminho do Gigante) onde, reza a lenda, um gigante toma conta das suas terras para evitar a invasão do gigante das terras Nórdicas….uauuuuu….
Bora?!

Ficha Técnica da Irlanda do Norte:
Quando fomos pra lá: Agosto
Temperatura média na época: em torno de 17 graus de dia e 12 graus à noite
Quanto tempo passamos lá: 2 noites e 2 dias

O que você vai encontrar nesse post (se quiser, pode clicar nos assuntos preferidos pra ir mais rapidinhos…rs):
Indo de Galway pra Belfast
Chegando ao centro de Belfast
Acomodação em Belfast
Primeira noite em Belfast: bares, bares e mais bares!
Day Tour para Giant’s Causeway
Carrickfergus Castle e Carrick-a-rede rope bridge
Almoço na Old Bushmill’s Whiskeys e passadinha no Dunluce Castle
Giant’s Causeway
The Crown Liquor Salon: em busca do elenco de Game of Thrones
As ruas de Belfast: City Hall, Victoria Square e Mercadão St George
Margens do Rio Lagan e Titanic: the experience
A incrível Universidade de Belfast e o Jardim Botânico da cidade
É hora de voltar pra casa

Indo de Galway pra Belfast:
Como estávamos falando da mesma ilha, não fazia sentido algum pesquisarmos passagens de avião pra irmos pra Belfast, né?! Então comecei a sondar os sites das empresas de ônibus de Galway pra ver se tinha alguma forma de ir direto pra Belfast. As opções que eu encontrei sempre incluíam pelo menos uma troca de ônibus, então acabamos optando pela que levaria menos tempo pra atravessar os 369 km que precisaríamos percorrer. O jeito seria ir de  busão até Dublin na linha que faz Galway-Aeroporto de Dublin (como sempre fazemos quando vamos pegar avião pra viajar) e, de lá do aeroporto mesmo, pegar outro ônibus direto pro centro de Belfast. Seriam 3 horas pra chegar até o aeroporto e mais 2 horas até a capital da Irlanda do Norte.
Usamos a empresa Citylink na primeira perna, onde compramos o ticket ida e volta que custa 25 euros (lembrando que a data da volta é permitida até 1 mês depois da data da ida) e a empresa Translink, linha Goldline X1 ou X2 para ir pra Belfast, a um custo de 16 libras ida e volta (mesmo esquema de volta aberta). Notaram a diferença já?! LIBRAS ao invés de EUROS….estamos chegando ao Reino Unido mesmo….rs
O ponto de partida da linha pra Belfast era bem ao lado do ponto final da Citylink no aeroporto de Dublin, então andamos apenas alguns metros pra esperar a próxima viagem. Compramos nosso tickets na máquina automática que existe no próprio ponto, mas, se vc preferir, pode deixar pra comprar direto com o motorista. A boa notícia é que, se vc esqueceu de comprar libras, o motorista ainda aceita pagamento em EURO, mas ele vai converter lá na hora o valor. Nós já tínhamos comprado uma quantidade de libras pra viagem, então não foi preciso converter.

[Ir para a Lista de Tópicos]

Chegando ao centro de Belfast:
A viagem pra Belfast foi muito tranquila, o ônibus é extremamente confortável e, assim como os ônibus ligando Galway a Dublin, tem wifi liberado. Dentro do busão não pudemos evitar uma primeira impressão da capital deles, uma vez que só tinha velhinhos indo pra lá….hehehehehe! Quando eu falo velhinhos não me refiro a meia idade não? Velhinho de cabelo de neve, sabe?! Lindinhos….parecia um grupo indo pro bingo….rs! O bom é que o ônibus estava praticamente vazio, tinha nós dois e o grupo de amiguinhos, umas 12 pessoas no total!
A rota do ônibus passa por dentro de algumas outras cidadezinhas no caminho e ele entra em algumas rodoviárias pra deixar e pegar (???? niinguém subia…rs) gente. Coisa bem rápida. Foi bom pra ir conhecendo outras cidades.

Bom, entrando em Belfast ele também para em alguns pontos estratégicos antes de chegar ao ponto final dentro da rodoviária central, chamada Europa Bus Centre. Aqui vc está na avenida principal da cidade e ao lado da estação de trem central de mesmo nome, Great Victoria Street.

[Ir para a Lista de Tópicos]

Acomodação em Belfast:
Como eu já comentei com vcs em outros posts, pelo nosso perfil de viajante nós sempre procuramos algum hotel bem localizado e de baixo custo. Por isso, nossa primeira fonte de consulta acaba sendo o Hostel World. Dessa vez encontramos disponibilidade num hostel de fama internacional (ele tem franquias nas principais cidades do mundo), o International Youth Hostel. Pelo hostelworld nós só pagamos 10% antecipadamente e todo restante é quitado no momento do check-in, em dinheiro vivo. A filial de Belfast desse hostel ficava muito bem localizada, a 800 metros de onde descemos.
O quarto que pegamos era privado pra 2 pessoas, mas não tinha banheiro. O banheiro era compartilhado, ficava no corredor (por sorte) bem em frente ao nosso quarto. De um lado era o local das necessidades fisiológicas e do outro o das necessidades higiênicas….se é que vcs me entendem! rs
Vou confessar pra vcs que não gostamos muito desse hostel não, apesar da estrutura dele nas partes comuns serem boas (tinha internet, uma cafeteria legal, um hall cheio de sofás). Ele era bem barulhento e as camas bem ruinzinhas. Eu e o Tiago brincávamos que parecia uma cela de presídio de quem tem diploma universitário….heheheheh! Era uma beliche bem meia boca… Ahn, tinha uma pia no quarto! Não duvido nada de que a ideia da pia no quarto é pra economizar o uso do chuveiro… porque o que EU já vi de meninas por aqui tomando banho de gato (só lavando as “partes” e debaixo do braço) na pia…não tá escrito no gibi….affffff, que horror!
Enfim, infelizmente não recomendo esse hostel em Belfast não…se eu voltasse lá eu procuraria outro lugar!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Primeira noite em Belfast: bares, bares e mais bares!
Malas guardadinhas e disposição a mil, lá vamos nós bater perna pela capital da Irlanda do Norte. O Tiago tinha ficado responsável por fazer nosso roteiro pra Belfast, então ele que estava por dentro de onde era a badalação daqui….ai ai ai….hehehehe! Segundo ele, o lance era procurar a Donnegal Street, rua cheia de bares e restaurantes. Com o mapinha turístico na mão (que pegamos no hostel), traçamos uma rota pra chegar até lá. Aqui é tudo perto, a cada 5 min de caminhada vc já está na próxima atração.
Pra aproveitar a caminhada, passamos pelo City Hall (Prefeitura) pra ter uma visão do prédio à noite.

Entramos numa avenida ladeada por uns ornamentos que imitavam os ferros de um navio….aqueles suportes que seguram o casco, sabe?! Na base de cada um deles tinha o nome de um navio famoso produzido aqui…claro que o Titanic tinha o seu lugar garantido!

O estranho era que as ruas estavam desertas….só tinha a gente andando por lá….eu hein….

Igreja de St Anne’s Cathedral (apareceu recencemente na série da Marvel, Agents of SHIELD…ai que tudo…rs)

Até que chegamos a Donnegal Street e nos demos conta de que a rua estava tão deserta quanto todas as outras…com exceção de uns dois pubs que entramos e nos demos conta que a média de idade girava em torno de 70 anos….a média….não exatamente o local que estávamos imaginando passar a noite….rs
Aliás, vcs se lembram da turminha do ônibus que parecia estar indo pro bingo, né?! Vai ver eles estavam vindo pro lugar certo…hehehe!
A grata surpresa veio quando encontramos um beco no meio da Donnegal Street….um beco bem esquisito….mas tinha música e um burburinho vindo láaaa do fundo…

Então aqui estavam TODAS as pessoas dessa cidade….entendi!!! Graças a Deus encontramos o Commercial Court..rs!

Até que sentamos no único pub vazio a essa hora, uma linda whiskeria!

Acho que valeu pra uma primeira noite, né?! Bora dormir (ou pelo menos tentar…nesse hotel tá impossível…) pq amanhã o passeio começa cedinho!!!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Day Tour para Giant’s Causeway:
Já tínhamos comprado nossos passeios com a empresa McComb’s pela internet por 20 libras cada um. Nós sabíamos que o ônibus saía exatamente da frente do nosso hostel, mas pela manhã fomos procurar alguém da McComb’s pra mostrar nossos vouchers (é preciso levar pra apresentar na hora) e descobrimos que o escritório deles é DENTRO do hotel, no hall de entrada…rs!
A saída estava programada pras 09:30 e o retorno previsto para 19 horas. A entrada no ônibus foi permitida a partir das 09:15 e daqui passaríamos pra buscar mais pessoas em outros pontos da cidade.
Ahn…como curiosidade, eles também fazem um tour exclusivamente sobre Game of Thrones, tá?! Nào se esqueçam que a maior parte das gravações são feitas aqui em Belfast….rs

[Ir para a Lista de Tópicos]

Carrickfergus Castle e Carrick-a-rede rope bridge:
Primeira parada do tour foi uma paradinha rápida para fotos no Castelo Carrickfergus. Juro que só entendemos que era esse o lugar que estávamos porque lemos na programação….era IMPOSSÍVEL entender o que o guia falava….que sotaque é esse, meu Deus?!?!!? rs

Se liga na estátua de soldado no topo…muito louco, né?!

Daqui seguimos para umas das atrações que mais estávamos aguardando: a ponte de cordas chamada Carrick-a-rede! Falavam tanto dessa ponte e do pânico que era tentar atravessar de uma ponta a outra que tínhamos que conferir… Aliás, as fotos na internet são aterrorizantes, por isso fiz o Tiago prometer que não atravessaria….rs….tenho medo dessas coisas que ficam à beira precipícios sem um cinto te segurando…hehehehe

A fila estava desesperadoramente grande! Quando cheguei e conferi a ponte disse pro Tiago que eu até atravessaria…mas quando vimos a fila e o tanto que teríamos que esperar….

[Ir para a Lista de Tópicos]

Almoço na Old Bushmill’s Whiskeys e passadinha no Dunluce Castle:
A pausa pro almoço foi na destilaria do famoso whiskey Old Bushmill’s (isso mesmo, notem a letra “e” no whikey irlandês….sendo que aprendemos na Escócia que o verdadeiro whisky se escreve só com “y”).
Só tivemos tempo mesmo pra almoçar, infelizmente não daria tempo pra visitar a destilaria…

Daqui passamos em frente a um castelo que o guia estava falando desde às 09:30 da matina que seria a coisa mais impressionante que veríamos na vida….e descobrimos que era, na verdade, os destroços de um castelo mega antigo, chamado Dunluce

OK, é legal ver um castelo tão antigo assim de perto, mas dizer que seria a coisa mais impressionante do mundo….aí já é um “pouquinho” demais, né não?! rs

[Ir para a Lista de Tópicos]

Giant’s Causeway:
A próxima parada seria a atração principal do dia: Giant’s Causeway! Eles tem um centro de visitantes bem grande aqui e uma estrutura imensa de estacionamentos, suficiente pra atender a quantidade imensa de turistas que chegam ao complexo.
Preparem-se e venham com sapatos confortáveis, porque aqui é um lugar pra ANDAR bastante e só tem PEDRAS! Os geólogos piram…..rs

Eu falei….e a cara do maridinho?! Pirou no lugar!

Tem momentos que dá até pra acreditar que isso aqui é obra de um gigante, viu….não dá pra digerir a ideia da natureza criando pedras tão simetricamente iguais….uma ao lado da outra! E são tantas!

No mapinha do parque você também pode optar por fazer algumas trilhas por cima das montanhas ao redor. Nós fomos primeiro pela parte de baixo e só depois que subimos as trilhas….e que trilhas…e que subidas….estejam bem dispostos e cuidado com o vento! Tinha hora que eu achava que eu iria cair de lá de cima….apavorante!

E lá do alto…a vista da Giant’s Causeway láaaaa embaixo…realmente um lugar único!

[Ir para a Lista de Tópicos]

The Crown Liquor Salon: em busca do elenco de Game of Thrones:
Chegamos de volta ao hotel em torno das 19 horas e foi o tempo de tomar um banho pra já sair de novo. Nossa ideia era jantar no famoso The Crown Liquor Salon e tentar nossa sorte em encontrar alguém do elenco de Game of Thrones….hehehehe!

Infelizmente, tenho que falar pra vcs que toda a fama e boas recomendações que ouvimos/lemos sobre esse lugar foram por água abaixo quando fomos praticamente ignorados pelos garçons de lá. O serviço era realmente muito ruim, tínhamos que ir atrás dos garçons pra pedir o que queríamos, isso sem falar em ter que esperar 1 hora pelo nosso prato de entrada…

Eu suspeito que eles estavam querendo tocar todo mundo de lá e por isso se escondiam dentro da cozinha….hehehehe! Enfim, não sei falar sobre a parte “pub” do local, que ficava no primeiro andar. Nós só tentamos jantar lá e a experiência não foi nada agradável….além de ser cara, bem cara! Não recomendo…

[Ir para a Lista de Tópicos]

As ruas de Belfast: City Hall, Victoria Square e Mercadão St George
No domingo fomos dar uma volta na cidade pra ver um pouquinho da cidade à luz do dia (só tínhamos passeado durante a noite).

Assistindo Usain Bolt ganhar o Mundial de Atletismo ao vivo!!!

Memorial em homenagem às vítimas do naufrágio do Titanic:

Chegando ao principal centro de compras de Belfast, Victoria Square:

Vista panorâmica do alto do domo do shopping Victoria Square:

St George’s Market: o mercadão deles, cheio de comidas de todos os cantos do mundo e muito artesanato também!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Margens do Rio Lagan e Titanic: the experience:
É impossível não sentir vontade de dar uma caminhadinha à beira do Rio Lagan e seus monumentos em homenagem à cidade…sem contar que foi daqui, logo ali na frente, que partiu o famoso Titanic e muitos outros navios de passageiros! Detalhe pro Tiago querendo ser engolido pelo peixe….ai meu pai…..

Esse é o símbolo da cidade de Belfast, foi colocado aqui como um lembrete da união de todos os povos e de paz!

Avistando um navio ao longe… Titanic: the experience!

Esse prédio inteiro (em formato de navio) é uma exposição sobre toda a história não só do Titanic, como da tradição da cidade em construir navios gigantescos…. Simplesmente imperdível, incrível e emocionante! Com direito até a “montanha russa” lá dentro! Só indo pra acreditar!

Engenheiros trabalhando duro no projeto Titanic…alguem vê algum computador pra facilitar as coisas?

Projeto original de uma parte do Titanic:

Simulação do tamanho dos quartos da terceira classe e não é que eram bem bonzinhos?

Local de partida dos navios naquelas época, inclusive do Titanic… Aliás, aqui foi o último ponto próximo à terra firme que o Titanic viu antes de naufragar! Ficamos sabendo que naquela viagem ele tinha ido antes pra algumas outras cidades na região e depois voltou pra buscar os passageiros de Belfast…

Valeu muuuuito a visita! Total recomendo!

[Ir para a Lista de Tópicos]

A incrível Universidade de Belfast e o Jardim Botânico da cidade:
Nossa última visita em Belfast será a região da Queen’s University of Belfast, a Universidade daqui. Além de ter o campus e a moradia de estudantes, esse local abriga o Jardim Botânico da cidade e é lá que começamos o passeio:

Aproveitando a proximidade, você pode visitar DE GRAÇA o Ulster Museum que fica dentro do Jardim Botânico….muito legal e enorme! Tem a seção de antiguidades (Egito e Grécia), a parte de animais, cerâmica, espadas…muito bom!

Logo ao lado está o prédio principal da Universidade….éeee….como vou dizer? Igualzinho a FEG!

Tiago gostou tanto que queria se matricular de todo jeito!!!

Eu avisei ele….cuidado….depois de alguns anos a situação se inverte…aí quero ver vc sair daí! rs

É….dá pra ver que os estudantes daqui devem sofrer muito, né?! A começar pela “moradia” deles no campus! Tô falando: igualzinho a FEG!

[Ir para a Lista de Tópicos]

É hora de voltar pra casa:
Bom gente, acho que deu pra conhecer bastante a capital da Irlanda do Norte, né?! Infelizmente não tínhamos mais forças pra andar até a famosa prisão Crumlin Road Gaol (custa 7,50 libras a visita), mas tenho certeza que valeria muito a pena.
Daqui voltamos pro hotel pra pegar as malas e partimos direto e reto pra rodoviária (mesmo lugar que chegamos). Tinha ônibus de hora em hora pra Dublin, então em menos de 30 min já estávamos dentro do busão de volta pra “nossa” Irlanda!
Espero que vcs tenham curtido passear comigo por Belfast e pelas demais atrações que visitamos! Logo mais iremos juntos pra outros lugares….até lá!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *