Falar em cerveja sem mencionar a Alemanha (pelo menos algumas vezes) é bem difícil…mas gostar de cerveja e nunca ter sonhado em ir à Oktoberfest (a original) de Munique é certamente impossível, né?! rs
Sempre falaram muito bem da filial brasileira da festa da cerveja, que acontece em Blumenau, e eu imagino que deva ser mesmo uma festa animal… Acontece que, assim como eu quis experimentar acarajé pela primeira vez direto na fonte (em Salvador) ao invés de provar em “qualquer” lugar só por provar, a vontade de conhecer a festa da cerveja original em Munique era enorme!!! Pra ajudar, o Tiago já tinha ido à Oktoberfest quando morou na Alemanha e tudo que ele me contava, ou as fotos e videos que ele me mostrava, só faziam aumentar essa vontade… Tendo a oportunidade de morar na Europa por um tempo, eu não deixaria escapar essa chance POR NADA NESSE MUNDO! hehehehe!
Ahn claro….e de lambuja vc ainda tem a oportunidade de explorar a cidade que sedia o mencionado evento e suas redondezas… Munique, a capital da Bavária, é uma cidadezinha encantadora, como tudo na Alemanha, né?!
Todos prontos? Vamor lá!
Ficha Técnica de Munique:
Quando fomos pra lá: Setembro
Temperatura média na época: 6-7 graus durante o dia e 0-1 graus à noite
Quantos dias passamos lá: 3,5 dias e 3 noites
O que você vai encontrar nesse post (se preferir, pode clicar nos assuntos pra ir mais rapidinho…rs):
Passagens aéreas pra Munique na Oktoberfest
Aeroporto de Munique
Transporte público de Munique
Acomodação em Munique
Palácio das Ninfas (Schloss Nymphemburg)
Marienplatz e Alte Rathaus (Praça principal e Prefeitura de Munique)
Residenz, English Garden e Teatro Cuvilliés
Cervejaria HB (Hofbräuhaus)
Marienplatz e Maximilianstrasse à noite
Oktoberfest…ou o que lembramos dela!
Parque Olímpico de Munique
Tour no Estádio Olímpico de Munique
Visita à BMW
Tour na Allianz Arena
Ida para Füssen (Castelo da Cinderela)
Mais um dia de Oktoberfest: despedida de Munique
Passagens aéreas pra Munique na Oktoberfest
Já era mais do que esperado encontrarmos os preços das passagens de Dublin pra Munique bem mais altos nessa época do ano, né?! Estávamos falando da época que o mundo todo quer vir beber uma cervejinha em Munique, então não foi nada fácil encontrar os precinhos amigáveis de passagens aéreas que estamos acostumados aqui na Europa. Eu cheguei a pesquisar váaaaaarios roteiros mirabolantes pra chegar ao meu destino final, variando aeroportos na Alemanha, até em outros países, cotando passagens de trem pra Munique….etc etc etc! Tava bem salgadinho….mas eis que um belo dia, de uma hora pra outra, resolvo sondar o preço no site da skyscanner (meu parceiro fiel nos planejamentos) e acho um negócio da China (comparado ao que estávamos encontrando): ida e volta de Dublin-Munique por 181 euros!!! Milagres acontecem, estão vendo?! Eu sempre disse que Deus protege os bêbados e as crianças….hehehe!
Não esperamos nem meio segundo e compramos nossa ida pra um domingo cedinho (07:20 hrs) e a volta pra quinta-feira às 20:20 hrs. O cruel seria ir de Galway pra Dublin à meia noite e passar a madruga no aeroporto esperando o voo….além de ficar “virado” no primeiro dia em Munique….mas que sacrifício a gente não faz por uma cerveja boa e gelada, né?! rs
Era hora de nos prepararmos… Oktoberfest, aí vamos nós!
Aeroporto de Munique
A Alemanha é uma “piada” em vários quesitos, mas no tópico “meios de transporte” eles chegam a ser mal educados com o resto do mundo….rs! Como se não bastasse TUDO funcionar perfeitamente em QUALQUER lugar que vc vá, eles ainda fazem questão de deixar tudo bem explicadinho pra todo mundo….pra não dificultar nem um pouquinho a sua vida, sabe?!
Claro que, como eles fazem tudo certinho na vida, eles exigem saber se vc também está sendo correto… Ou seja, no guichê da imigração o cidadão que te atender vai querer saber tudo sobre sua estadia no país, portanto tenha tudo a mão (passagem de volta e hotel) pra deixar tudo preto no branco logo de cara. Ahn, desnecessário dizer que eles falam inglês fluente, né?! Aliás, todos na Alemanha…pode ir despreocupado!
O aeroporto é ligado ao centro da cidade (e a qualquer outro lugar na Europa…rs) por trens, então em apenas 40 minutos vc sai dos confins do mundo (o aeroporto é bem afastado) e chega à estação central de Munique. A volta é exatamente a mesma coisa, só no sentido contrário…a vida na Alemanha realmente é muito difícil, viu?! rs
No próximo tópico vou explicar melhor or diferentes tipo de tickets pro transporte em Munique!
Transporte público de Munique
O choque cultural fica maior ainda quando vc embarca em qualquer meio de transporte alemão: as catracas são praticamente inexistentes, ou seja, se vc for um mau caráter golpista vc poderá TENTAR passar a perna neles e não pagar sua passagem. O problema é que fiscais à paisana passam esporadicamente e se vc for pego sem um ticket válido tem que pagar uma multa de 40 euros no ato…sem choro nem vela! Na boa? Tente viver plenamente como eles e não tente dar uma de espertalhão…rs
No site de informações turísticas de Munique vc encontra a explicação de todos os tipos de tickets pra usar o transporte público de lá. Em resumo, existem 3 tipos de tickets a sua disposição: Single Ticket, Stripe Tickets e Day Ticket. Pra turista a melhor opção é, sem dúvida, o day ticket: eles não são nada complicados de usar (mais simples que os outros dois tipo) e te permitem usar qualquer meio de tranporte deles (S-Bahn, U-Bahn, trens, bondes e ônibus) desde o momento que vc validar pela primeira vez até às 06 hrs da matina do dia seguinte. Sim, na primeira vez que vc for usar o seu vc deverá validar na maquininha mais próxima (todos os tipos de transporte tem alguma máquina por perto, ou dentro do transporte mesmo, como dentro dos bondes). O próximo passo é decidir se vc vai comprar ticket só pra vc ou se está acompanhado. No nosso caso, compramos o Partner Day Ticket que vale pra duas pessoas (sai mais barato do que comprar um Single Day Ticket pra cada). Depois vc precisa saber a zona, ou a área da cidade que vc vai querer visitar pra decidir se compra “inner zone” (ou Innenraum), “XXL area” (München XXL) ou “entire network” (engloba tudo). Nesse mapa vc pode verificar qual zona te interessa. Por último, vc pode optar por comprar esse ticket que vc selecionou pra 1 ou 3 dias.
Pra ficar mais claro vou falar como compramos os nossos:
1) Partner Day Ticket – entire network (EUR 20,40): compramos esse ticket no domingo, assim que chegamos no aeroporto, pra podermos ir de lá até o centro da cidade (teria que ser “entire network”) e termos direito a ficar rodando pelo resto do dia. Notem que foi Partner pra valer pra nós dois.
2) City Tour Card – Inner Area – 3 days family (EUR 30,90): com esse ticket poderíamos nos deslocar ilimitadamente na segunda, terça e quarta-feira, além de ter 50% de desconto nos museus da cidade.
3) Partner Day Ticket – entire network (EUR 20,40): compramos novamente esse ticket no último dia (quinta-feira) pra podermos ir do centro da cidade até o aeroporto na hora de ir embora.
Acreditem em mim, fizemos todas as combinações possíveis, todas as continhas pra comparar a melhor opção e essa foi a solução pro nosso caso. Lembrando que na quarta-feira pela manhã fomos pra Füssen (cidade do Castelo da Cinderela) e voltamos na quinta-feira. Ou seja, tivemos que comprar uma ida e volta separada de trem pra lá, mas vcs poderão ler mais sobre isso no post de Neuschwanstein-Castelo da Cinderela.
Não tem mistério, é só uma questão de matemática! 😉
Acomodação em Munique
Assim como a alta nos preços das passagens, vcs podem imaginar que o preço da acomodação também não estava nada amigável nessa época, né?! Pois é…na verdade, os preços estavam SURREAIS! E quando eu falo surreais, eu realmente quero dizer impraticáveis…tipo 300 euros por pessoa POR DIA! Pra ficar num hotel afastado do centro dos acontecimentos, tá?! Inimaginável! Bom…nada que a Maguzinha aqui não dê um jeito, né?! Pesquisei, pesquisei e pesquisei até encontrar num blog de uma jornalista do The Guardian (jornal inglês) uma menção a um acampamento em Munique famoso por ter uma estrutura legal a baixo custo. Foi nossa salvação! Foi assim que conhecemos The Tent Munich e nossa Oktoberfest pôde acontecer… Vcs poderão ver no site que os preços durante todo o ano são beeeeeem baratos, coisa pra gente bem quebrada de grana mesmo…hehehehe! O problema é que durante a Oktober os preços mais que dobram, então fiquem de olho…além de se esgotarem rapidamente, porque os mochileiros de plantão tratam de reservar uma vaguinha assim que decidem ir pra festa da cerveja! Nós pagamos EUR 25 por pessoa por dia na “Bed-Tent”, uma cama no dormitório principal deles (um galpão cheio de bicamas)…e pagamos felizes! Vc aluga toalha de banho e ganha cobertor pra se aquecer (quantos vc quiser). Pegue uns 3 ou 4, tá?! Pra cada um! rs
Tem a opção de “Floor-Tent” (estenda seu saco de dormir no chão ou o tapetinho de feltro que eles te dão lá e sinta-se em casa…) ou “Camping” (traga sua barraca e escolha um lugar na área de camping deles).
Vc tem direito a locker pra guardar suas coisas, são armários lá dentro do galpão com as bicamas. Ou vc leva seu cadeado ou pode comprar um lá com eles (tem de 1 e de 2 euros).
DICA: infelizmente, nessa época o acampamento fica muito cheio de gente (brasileiros, principalmente) e muita coisa estava sendo roubada dos turistas mais “inocentes”…eu e o Tiago não demos bobeira e trancamos nossas coisas o tempo todo, então não sofremos nada. Mas estava bem crítico pelas reclamações que ouvíamos dos “vizinhos” de beliche…geralmente, ingleses, alemães, franceses…deixavam as coisas soltas e não as encontravam mais…triste!
PROBLEMA: qualquer opção dessas seria bem legal e oportuna pra quem quer economizar grana e curtir a festa da cerveja, não fosse um vilão terrível nessa época: o FRIO! Gente….se vc é brasileiro (mesmo do sul, tá?! rs) e ACHA que já passou frio na vida….esquece! Não é costume fazer muito frio na época da Oktober (fim de setembro e começo de outubro), só um frio moderado porque já estamos no outono europeu…mas nós demos uma puta sorte (desculpem o palavrão….mas foi azar demais pra moderar as palavras…rs) e pegamos temperaturas por volta de zero graus NUM ACAMPAMENTO! Foi a primeira vez na minha vida que eu dormi com duas calças, meia até a canela (eu NUNCA durmo de meia….nunca!), moleton com o capuz na cabeça e luva….debaixo de 4 cobertores!
Sinceramente? Foi ótima a experiência e pudemos curtir a Oktoberfest que sempre sonhei…mas garanto pra vcs que essa “cabana” não é pra qualquer um não… A galera acostumada com o Interunesp vai resistir bravamente (como eu resisti), mas vão preparados pq aqui a brincadeira é de gente grande…graças ao fator frio!
DETALHE: uma última observação…as luzes do galpão ficavam acesas até umas 2 da madruga (são controladas pelos funcionários)….era gente entrando e saindo a noite toda, bêbados “conversando”, gente acordando de madrugada pra ir embora pro aeroporto…eu quase não dormi nos dias que estivemos lá, então ou vc se sujeita a tudo isso com muito bom humor (como nós dois fizemos) ou junta bastante grana pra ficar num hotel com mais cara de hotel mesmo… Depois não diga que eu não avisei…hehehe!
Palácio das Ninfas (Schloss Nymphemburg)
Nosso primeiro destino em Munique foi o Palácio das Ninfas, casa de verão dos antigos reis da Bavária. O complexo ficava bem próximo ao nosso “hotel” (ou nossa cabana, se preferirem), no caminho pro centro da cidade. Nós usamos o mapa da rede de transporte público o tempo todo, é extremamente útil nessas cidades desenvolvidas, sabe?! rs
O Palácio é muito famoso por seus jardins, além dos diversos setores que podem ser visitados ao se comprar um ticket combinado. Para maiores informações vcs podem checar esse site aqui. Nós pagamos EUR 20,50 nos ingressos, um normal (Tiago estava sem carteirinha) e um de estudante. Opinião da Maguzinha: nós não achamos que compensou muito não, viu?! Claro que o Palácio é bonito, mas a parte que pudemos visitar é bem pequena, pelo menos quando comparada a outros palácios que já visitamos. Além disso, os lugares (os outros prédios do pacote) são beeeeeeeeeeeeeeem afastados uns dos outros e acho que nosso cansaço acabou influenciando na nossa percepção do passeio…
O negócio é caminhar pelos jardins (a propósito: a entrada nos jardins é de graça) e ir descobrindo os demais prédios do complexo (o frio tb fez as coisas um pouco mais difíceis…).
Também tem uma parte que mostra como eram os estábulos do palácio e tudo relacionado aos cavalos.
Bom…então já sabem, né?! Se vcs não estiverem virados da noite de viagem sem dormir, vcs vão curtir esse lugar…rs
Marienplatz e Alte Rathaus (Praça principal e Prefeitura de Munique)
Próxima parada foi conhecer a praça principal da cidade, Marienplatz, e admirar todo o esplendor da Alte Rathaus, a prefeitura de Munique.
A Frauenkirche logo ali no fundo, Catedral de Munique, com seus peculiares domos em formato de cebola.
Residenz, English Garden e Teatro Cuvilliés
A apenas 450 metros da Marienplatz você vai encontrar o Residenz, antigo castelo dos reis da Bavária. O complexo é enorme, você poder visitar os cômodos do palácio, o Teatro Cuvilliés, as coleções do Tesouro, as capelas Catedral e muito mais.
Nós chegamos muito em cima da hora do encerramento das atividades, então a tiazinha do ingresso não deixou a gente comprar ticket pra visitar o Residenz….ela disse que no máximo conseguiríamos ver o Teatro Cuvilliés (justamente, o que mais queríamos), então compramos só esse ticket e lá fomos nós em busca do teatro. Eu realmente acho que a noite sem dormir estava afetando nós dois…seriamente…nós andamos pakas pra encontrar a entrada do Teatro, até passamos por um pedaço do English Garden (que é enoooorme, sorte que percebemos e demos meia volta…rs)… O importante é que chegamos! E o Teatro é lindoooo! By the way, pagamos EUR 5 cada um.
Cervejaria HB (Hofbräuhaus)
Estamos em Munique, certo? Estamos com fome, né?! E sede sempre temos…então nada melhor do que irmos conhecer um ponto turístico largamente requisitado na cidade: a Cervejaria HB (Hofbräuhaus). Uma das melhores (se não a melhor) cerveja do mundo ao nosso alcance…e o melhor: direto da fonte! Imperdível!
O lugar é incrível, a cerveja é perfeita e vc não pode deixar de experimentar algum prato típico deles com salsicha… Eu sugiro o “Original HB sausage platter” (EUR 10,50), vem uma de cada tipo e o famoso chucrute, claro!
Nós sentamos primeiro no salão “normal” deles, mas antes de ir embora fomos explorar o prédio (enorme) e encontramos um salão muuuuuuito mais legal, bem estilo “galpão da Oktoberfest”! No segundo dia que fomos a HB (sim…fomos mais vezes…rs) nós sentamos lá em cima! Bem mais animado! 😉
Marienplatz e Maximilianstrasse à noite
Antes de rumarmos pro hotel/cabana dos nossos corações, demos aquela passadinha na Marienplatz pra conferir como aqueles prédios incríveis ficam iluminados à noite.
Dali, esticamos a caminhada e passeamos pela Maximilianstrasse pra conferir a principal rua de comércio da cidade.
A maioria das lojas já estava fechada, mas o espetáculo que tivemos foi diferente de tudo que já tínhamos experimentado na vida…no meio da rua… Veja o video!
Ainda demos sorte de pegar uma missa acontecendo na Catedral de Munique (Frauenkirche)…tudo bem que não entendemos bolhufas…mas o que vale é a intenção, né?! rs
Oktoberfest…ou o que lembramos dela!
Chegou a hora de descobrir o que é que a Oktoberfest tem! A maior festa da cerveja do mundo dura apenas 2 semanas por ano, geralmente na última semana de Setembro e primeira semana de Outubro. Vc pode ver a programação completa prevista pra Oktoberfest no site oficial deles pra cada ano (nós vimos tudo nesse site aqui). Eu também li bastante a respeito nesse blog aqui, tem algumas curiosidades pra aqueles ávidos por mais informações sobre a Oktober.
A festa acontece num local chamado Theresienwiese. A estação mais próxima é a própria Theresienwiese, mas vc também pode chegar até lá depois de 20 min de caminhadinha a partir da estação central de Munique (Hauptbahnhof). O lugar nada mais é que um parque estilo Ibirapuera durante o ano todo, mas uma parte dele se transforma quando chega a hora de celebrar o líquido sagrado dos alemães! rs
Aproveite pra chegar cedo (nós chegamos às 10 hrs) e andar calmamente pelo parque todo, ver com calma as barraquinhas de guloseimas e os brinquedos pra todas as idades… Segundo o Tiago, esse é o lugar mais feliz do mundo: onde as crianças podem escolher o brinquedo que querem ir, enquanto os pais brincam de beber cerveja! rs
Em um dos cantos do parque vc vai ver um prédio enoooooorme, com uma escadaria enooooorme e uma estátua maior ainda na frente: essa mulher aí é justamente o símbolo da Bavária (segundo uma menina local que sentou na nossa mesa no barracão…rs)… Vc pode, inclusive, subir na cabeça da estátua (tipo o Cristo Redentor, sabe?) pra ter uma vista legal da Oktoberfest! Nós não subimos não, mas já do alto da escadaria já tivemos uma vista bem maneira da festa!
DICA: leituras a parte, a boa é reservar um dia inteiro pra curtir a festa tranquilamente, chegar assim que as barraquinhas estiverem abrindo (geralmente às 10 hrs da manhã, mas é bom checar na programação pro dia que vc quer ir) e decidir em qual barracão vc quer sentar por volta do meio dia….13 hrs… Depois disso as filas já começam a se formar e vc vai ficar a ver navios! Os barracões ficam tão cheios que eles chegam a barrar as pessoas de entrarem (acreditem em mim: a princípio isso parece impossível tamanha estrutura que vc vai ver lá…mas é certo que vai lotar!), ou então vc não vai encontrar lugar pra sentar e vai curtir em pé!
Eu achei ótimo que sentamos por algum tempo no barracão da Paulaner e ficamos lá de bobeira… observando as pessoas, os costumes, os atendentes trabalhando ao meu redor…enquanto bebíamos tranquilamente nossos LITROS de cerveja, claro!
Sim…na foto acima eu estou segurando a caneca como qualquer turista inexperiente…mas na foto abaixo o Tiago já está mostrando o jeito alemão de segurar esse troféu! O video na sequencia dá uma ideia de como aprendemos essa importante lição…rs
Como estávamos só nós dois, nossa mesa acabou se transformando num rodízio de pessoas de todos os cantos do mundo….cada hora era uma história diferente! Muito legal! Podemos dizer que fizemos bons amigos que nunca mais vamos ver! hehehe!
Essa velhinha aí foi a pessoa mais fofa que já conhecemos!!! Ela não falava uma palavra em inglês, e nós só sabíamos pedir cerveja em alemão, mas ela ficou o tempo todo pajeando a gente, pagou pretzel e tudo mais! Ela e a “gangue” dela, claro…quero ver QUALQUER amigo meu sentar pra beber com essas senhoras…vão tomar um chacoalho! heheheh
Por volta das 16 horas os atendentes pedem pras pessoas que não fizeram reserva de mesa saírem, os “donos da mesa” estão chegando a partir dessa hora. Esse é mais um motivo pra vc sentar em algum barracão nessa parte do dia, porque a partir das 16 hrs as reservas começam a valer! Vc pode procurar alguma mesa mais afastada pra sentar desde cedo (nós ficamos bem na cara da bandinha, bem no centro do salão), acredito que ninguém vai te tirar de lá às 16 hrs! rs
Nós continuamos no galpão da Paulaner por um bom tempo dps de levantarmos…ficamos curtindo a música e nossos novos MELHORES AMIGOS POR 30 MINUTOS da Itália! hahahahahahah! Acredite: vc tb vai fazer bons amigos por lá!
Bom….aí termina a parte que lembramos de alguma coisa….hehehehehe! Calma….não foi tãaaao desatroso assim, o Tiago estava mais “centrado” do que a Maguzinha aqui, então ele cuidou direitinho da mulher dele! Afinal, ele já era veterano na Oktober, né gente?! Era minha primeira vez! rs
Posso afirmar que tem muita coisa pra curtir dentro e fora dos galpões, muitos brinquedos (pra aqueles que estarão com seus pimpolhos) dignos dos melhores parques de diversão do mundo, muitas barraquinhas com guloseimas, muitas lojinhas de lembrancinhas!
No caminho pra nossa cabana vimos gente em todos os estágios da bebedeira: alemães claramente bêbados dando show de “como-se-comportar-mesmo-bebendo-mais-que-todo-mundo”, turistas dando vexame vomitando dentro do bonde, velhinhos indo embora se escorando uns nos outros, gente eufórica querendo mais cerveja (a festa acaba por volta das 22 hrs), enfim…prepare-se! Mas uma coisa posso te garantir: não tem bagunça alguma, não tem stress nenhum, confusão não acontece, briga nem pensar…é só mesmo um grande carnaval num lugar de gente civilizada! 😉
Parque Olímpico de Munique
Ainda sob “os efeitos” da festa da cerveja (hihihihi), mais um dia amanheceu na simpática Munique e hoje iríamos explorar outros pontos turísticos bem conhecidos. Nosso primeiro destino foi o Parque Olímpico de Munique, projetado para atender os Jogos Olímpicos de 1972. O complexo é enorme e muitos eventos acontecem por lá o ano todo. A estação mais próxima é a Olympiazentrum.
Nessa “calçada da fama” você vai encontrar as assinaturas e “pegadas” das personalidades que já passaram pelo Parque Olímpico de Munique, seja fazendo shows, dando palestras ou colaborando com a cidade.
Você pode visitar a Olimpic Tower e ter uma vista bem legal do parque todo (desconsiderem o fato de que o dia que subimos estava cinza, chovendo e muito frio…rs). Pagamos EUR 5,50 por pessoa.
Existe um trenzinho (park railroad) que te leva pelo parque todo, passando pelos principais pontos do complexo. Ele custa EUR 3 por pessoa, o passeio dura 20 minutos e o ponto de partida é em frente a Olympic Tower. Além do trenzinho, existem vários outros “passeios” que podem ser feitos lá, como andar pela cobertura do Estádio Olímpico (durante o verão) ou fazer uma espécia de rapel de lá de cima do telhado…vejam mais detalhes aqui.
Tour no Estádio Olímpico de Munique
Como eu disse, existem diferentes passeios que podem ser feitos no Parque Olímpico de Munique e um deles é o tour guiado no Estádio Olímpico (Olympiastadion). Pagamos EUR 5 cada um e uma guia nos levou por um passeio de 1 hora pelo estádio inteiro, incluindo vestiários, sala de imprensa e até o salão de jogos dos jogadores. Achamos super legal, vale muito a pena! Ela não só mostra os bastidores do antigo estádio do Bayern (sim, era aqui antes do Allianz Arena existir), como também te conta váaaaaaarias curiosidades sobre a construção do complexo todo. Uma delas é que tudo aqui foi projetado e construído, inclusive as montanhas, os lagos, as árvores… Outro fato curioso é que debaixo da maior montanha aqui no parque estão todos os destroços encontrados nessa área depois da Segunda Guerra Mundial…como seria impossível tranporta-los daqui (por serem toneladas e mais toneladas de detroços), eles foram marotamente escondidos debaixo de um monte de terra… Show ou muito show?!
Visita à BMW
Depois do tour no Estádio Olímpico, fomos visitar outro ponto beeeeeem famoso que fica ali ao lado: o Grupo BMW.
Você pode simplesmente entrar no prédio e visitar os carros e curiosidades que estão lá à disposição (de graça), como pode agendar COM BASTANTE ANTECEDÊNCIA sua visita à planta da BMW… Sim, nós tentamos agendar nossa visita à fábrica deles, mas por conta da alta demanda pra Oktoberfest as vagas já estavam esgotadas….fiquei bem chateada quando recebi a resposta deles por email, o Tiago queria muito conhecer a fábrica, mas teríamos que ter reservado com uns 3 meses de antecedência! Só nos demos conta disso uns 40 dias antes…. Bom, vai ter que ficar pra uma próxima!
A visita à parte FREE foi bem legal, total recomendo pros fãs de carros de verdade! rs
Tour na Allianz Arena
Já que estávamos atrás de pontos turísticos icônicos de Munique, não poderíamos deixar passar a oportunidade de conhecer aquele estádio fantáaaaastico em forma de um pneu gigante (é um pneu, não é não? rs) que foi construído na cidade pra Copa do Mundo na Alemanha em 2006. O Allianz Arena passou a ser a casa do Bayern de Munique, substituindo o Olympiastadion (que tínhamos acabado de conhecer).
Infelizmente, chegamos quase no final do dia lá e só tinha horário pro tour em alemão (o tour em inglês já tinha partido…5 minutos antes…), então vcs podem imaginar o quanto pudemos absorver durante o passeio, né?! Não entendemos BOLHUFAS!
Valeu só por poder andar por todos os cantos do estádio e ver a estrutura INCRÍVEL que eles construíram aqui…na boa….nunca seremos! rs
Ida para Füssen (Castelo da Cinderela)
Na quarta-feira acordamos bem cedinho e fomos pra estação central de Munique pra pegar o próximo trem pra cidadezinha de Füssen, de onde poderíamos visitar o famoso Castelo de Neuschwanstein ou, caso prefiram, o verdadeiro Castelo da Cinderela! Sim…foi nesse castelo que Walt Disney se inspirou pra construir o castelo que existe hoje no Magic Kingdom em Orlando…tá bom pra vc?
Vocês podem ler mais sobre esse passeio e todos os detalhes clicando aqui, tá?!
Mais um dia de Oktoberfest: despedida de Munique
Voltamos de Füssen na quinta-feira bem cedinho, já que no final do dia teríamos que pegar o voo de volta pra casa. Só que como chegamos na estação central de Munique antes do meio dia, nos demos conta de que teríamos tempo de sobra pra curtir mais um pouco da maior festa da cerveja do mundo! Guardamos nossas malas no locker da Hauptbahnhof (pagamos EUR 4 pelo locker grande) e partimos felizes e contentes pra Theresienwiese, 20 minutinhos de caminhada dali da estação!
E sabem a melhor parte? O dia estava simplesmente LINDOOOO! Um céu azul…um sol…uma energia incrível!!!! Aaaaaaaaaaaaaaaaaa….não quero ir embora daqui!
Pra fechar com chave de ouro, conhecemos mais um barracão, dessa vez da LöwenBräu! E, claro, fizemos mais amigos, bebemos mais cerveja e tivemos mais demontrações do amor desse povo pela sua cerveja….e da tradição familiar que vem com esse amor!
Deu pra entender porque TODO MUNDO deve ir pelo menos uma vez na vida nesse lugar? É mágico…sem palavras…só de ver as fotos já fico emocionada e quero planejar a próxima ida! rs
Bom, é isso pessoal…infelizmente era hora de ir pro aeroporto e voltar pra casa!
Ein prosit!