Confesso que eu não tinha grandes expectativas com relação à capital da Espanha… Na verdade, não sabia nem o que esperar de lá! Talvez tenha sido justamente por isso que o que encontramos lá nos impressiou tanto: uma cidade ampla, organizada e LINDA, muito linda! Construções clássicas que te fazem checar o calendário o tempo todo pra ter certeza de que não entrou numa máquina do tempo ao invés de num avião… Uma vida cultural ativa, um ambiente ao mesmo tempo nostálgico e cheio de vida! Comida boa pra todo lado e muita coisa pra fazer…se vcs tiverem uma chance de conhecer a capital da Espanha, não hesitem! Sejam bem vindos a Madrid!
Ficha Técnica de Madrid:
Quando fomos pra lá: já estivemos lá em Novembro e em Janeiro
Temperatura média na época: 6-7 graus durante o dia e 0-1 graus à noite
Quantos dias passamos lá: 3 dias e 2 noites
O que você vai encontrar nesse post (se preferir, pode clicar nos assuntos pra ir mais rapidinho…rs):
Metrô do Aeroporto de Madrid até o centro
Acomodação em Madrid
Gran Via e Praça Cibeles: com direito à manifestação!
Porta de Alcalá e Parque do Retiro
Ruas de Madrid e Paseo del Prado (Museu do Prado)
Puerta del Sol
Noite em Madrid: preparações natalinas e sangria
Calle Mayor e Plaza Mayor
Mercado San Miguel: tudo de bom!
Bairro Latino de Madrid
Palácio Real, Catedral de La Almudena e Plaza Oriente
Plaza de España e Museu Cerralbo
Paseo de Recoletos e Plaza Colón
Jardins do Descobrimento e Bairro de Salamanca
Plaza del Toros: as famosas touradas espanholas
Jantar num calabouço
Despedida de Madrid
Metrô do Aeroporto de Madrid até o centro
O aeroporto de Madrid é ligado ao centro da cidade por metrô e trem, bem do jeitinho que deveria ser em todas as cidades grandes desse mundo, sabe?! Enfim…revolta a parte, a estação de metrô do aeroporto é chamada “Aeropuerto” e a linha 8 vai direto até a estação “Nuevos Ministerios” no centro da cidade. Essa viagem leva cerca de 18 minutos. Em “Nuevos Ministerios” vc pode fazer baldeação pra outras linhas de metrô. No nosso caso, pegamos a linha 10 direção Puerta del Sur até a estação “Tribunal”, mais 5 minutinhos e pronto, estávamos do lado do nosso hotel! 😉
Caso prefira ir de trem, vc usará a estação “Aeropuerto T4” sentido P. Pío pra sair do aeroporto e descerá também na estação “Nuevos Ministerios” após cerca de 18 minutos. Daqui em diante vc também terá a possibilidade de fazer baldeações!
Pra usar o metrô compramos o ticket “Tourist Season – Zona A – 3 days” (veja mais detalhes aqui), que custou EUR 18,40 por pessoa e nos dava o direito de andar em qualquer tipo de transporte da cidade dentro da zona A (que inclui o aeroporto)! Assim, já teríamos o ticket da volta pro aeroporto garantido no terceiro dia de manhã!
Acomodação em Madrid
Pra contrabalancear o sufoco que passamos no hotel em Barcelona, aqui em Madrid a escolha não poderia ter sido melhor! Claro que não tivemos a perfeição que um custo mais alto poderia nos trazer, né?! Mas com a verba que reservamos pra acomodação nessas viagens nós tivemos vida de realeza! rs
Nessa viagem começamos a usar o site do Trivago pra pesquisar hoteis e não nos arrependemos…desde então só usamos esse site! Eu não sei aí no Brasil, mas aqui na Irlanda eles fazem propaganda na TV a cada 10 minutos…chega a ser irritante! hehehehe!
Fechamos o Hostal Zamoran por EUR 41 a diária do casal. Além de ser um quarto excelente e super bem equipado, o hostel ficava no meio do “point” de Madrid, perto de tudo que poderíamos desejar! Se não fosse o barulho que duas meninas ficaram fazendo madrugada adentro na primeira noite bem ao lado do nosso quarto, eu não teria motivo algum pra reclamar de lá… Tanto que continuo recomendando o local!
Gran Via e Praça Cibeles: com direito à manifestação!
Depois de acertar tudo no hostel e deixar nossas malas no quartos, não perdemos mais tempo e fomos pras ruas madrilenhas… Nosso hotel ficava numa ruazinha bem de frente pra Gran Via, a principal rua da cidade. Andando por essa “grande via” deu pra já ter uma noção do que Madrid nos reservava: prédios lindos e um ambiente incrível!
Com certeza não é todo dia que se pode andar pelo meio da Gran Via sem ser atropelado, né?! Dia de manifestação!
Chegando à Praça Cibeles (que recebe esse nome em homenagem à deusa romana da fertilidade/natureza) no final da Gran Via, os manifestantes estavam em maior número e mais “agitados”….rs….mas a gente até conseguiu umas plaquinhas pra nos engajarmos no movimento (seja lá qual tenha sido ele…rs)!
A frente da Casa de América também estava agitada, ainda na Praça Cibeles, bem como a continuação da avenida sentido Porta de Alcalá:
Isso sim é imersão cultural, né?! rs
Porta de Alcalá e Parque do Retiro
Chegando à Praça da Independência, onde os ânimos começaram a se acalmar, pudemos apreciar a Porta de Alcalá…
Logo ali ao lado direito está uma das entradas para o lindíssimo Parque do Retiro, que, inclusive, se tornou nosso parque favorito até agora!
Caso esteja no verão, ou pelo menos numa época com o tempo favorável, vc pode alugar um barquinho e se divertir no “Embarcadero”:
Outro ponto obrigatório no Parque é o Palácio de Cristal que foi construído em 1887 para ser uma estufa para cultivo de plantas exóticas.
Não deixe se observar as belezas “sem placas” ao seu redor….lugares não “famosos” e tão ou mais lindos! Dêem uma olhadinha no jeito que essas árvores resolveram crescer…
Visitamos também o jardim de rosas, chamado La Rosaleda,
Bem ali em frente encontra-se a Fonte do Anjo Caído (Fuente del Angel Caido):
A última parte que visitamos no Parque foi o Bosque del Recuerdo, construído como uma homenagem às vítimas do atentado de 2004 em Madrid.
Ruas de Madrid e Paseo del Prado (Museu do Prado)
Ahn….as ruas de Madrid são realmente uma atração a parte! Juro que eu não imaginava que a cidade seria tão “clássica” assim…não deixe de ir observando os detalhes durante suas andanças!
Na região do Paseo del Prado, um dos principais eixos da cidade, vc estará bem próximo ao Jardim Botânico de Madrid. Vc também vai poder visitar o Museu do Prado e conferir diversas das mais requisitadas obras de arte do mundo.
Logo depois do Museu do Prado, seguindo sentido Praça Cibeles, vc verá a Praça Cánovas del Castillo com hotéis chiquérrimos em volta, formando uma das zonas mais nobres da cidade. No centro da praça tem uma estátua de Netuno em sua carruagem.
Puerta del Sol
No caminho de volta pro hotel passamos pela praça Puerta del Sol e pudemos conferir o símbolo de Madrid: o urso e o medronheiro.
A praça é um dos locais mais concorridos da cidade, procurada tanto por madrilenhos quanto por turistas. É nessa praça que se encontra o marco zero de todas as estradas da Espanha, além do relógio que faz a contagem regressiva pra entrada do ano novo!
Noite em Madrid: preparações natalinas e sangria
Como eu disse anteriormente, nosso hotel era super bem localizado, então à noite resolvemos dar uma voltinha pra ver a Praça do Sol na sua versão noturna…e não nos arrependemos! Apesar do frio terrível, a cidade estava todinha iluminada e cheia de enfeites de Natal por todos os lados! Aliás, a tradicional rede espanhola El Corte Inglês estava toda dedicada a artigos natalinos…linda!
Assim como fizemos em Barcelona, tínhamos que provar a Sangria madrilenha pra começar a construir uma base comparativa, né? rs… Ainda nas redondezas da praça e bem próximo ao nosso hotel vimos um bar/restaurante que pareceu uma franquia (já tínhamos visto em outros lugares na cidade) bem frequentada pelo espanhóis: Café & Tapas. Lá fomos nós… A decoração era bem legal…atrás da nossa mesa tinha uma estante com livros um tanto quanto “impregnados” nela…rs! A propósito: desce uma sangria e uma pizza de jamón (presunto)…maravilhoso!!!
Calle Mayor e Plaza Mayor
Mais um dia começava na capital da Espanha e lá fomos nós explorar mais uma parte da cidade. Começamos com uma bela caminhada pela Calle Mayor (com direito a uma babadinha na vitrine do Museo del Jamón no caminho) e acabamos desembocando na Plaza Mayor…linda!
A única parte “esquisita” foi ver um monte de gente vestida de personagens da Disney, Bob Esponja, etc…se oferecendo pra tirar foto com os turistas… Bem estilo as baianas do Pelourinho em Salvador, sabe?! Fotografou, pagou! Mas a fantasia deles era meio bizarrona…sei lá…esquisito mesmo! rs
Mercado San Miguel: tudo de bom!
Saindo da Plaza Mayor avistamos o que se tornaria meu lugar predileto em Madrid: o Mercado San Miguel!
Como qualquer mercadão que se preze, esse aqui tem de tudo um pouco: frutas, pães, peixe, carne…adegas, bares e restaurantes…..e azeitonas!!! Nunca tinha pensado que encontraria azeitonas deste tamanho e que fossem de verdade! E o sabor? Pra “piorar”: eram recheadas só com coisas horríveis, tipo jamón espanhol, salame, queijo, tomate seco… Incrível…imperdível….minha boca se enche de saliva só de pensar no gosto dessas maravilhas…
Dava vontade de passar o dia andando por lá…comendo….comendo e comendo…rs
Bairro Latino de Madrid
Bem atrás do Mercado San Miguel começa a região de ruazinhas estreitas e cheias de bares/restaurantes, incluindo o restaurante mais antigo do mundo (desde 1725): Restaurante Botin. Bem vindos ao Bairro Latino de Madrid! A rua mais conhecida aqui (e mais badalada à noite) é a Calle Cava Baja!
Palácio Real, Catedral de La Almudena e Plaza Oriente
Vindo do Bairro Latino é uma caminhadinha básica até a região do Palácio Real de Madrid, basicamente uma subida…mas nada exagerado se vcs não estiverem cansados! A primeira coisa que vimos foi a Catedral de La Almudena que fica bem ao lado (ou em frente, dependendo da sua perspectiva) do Palácio Real…
O Palácio Real não é mais a sede da realeza em Madrid, ficou como um ponto turístico, mas ainda sedia alguns atos do Estado. É possível fazer visitas livres ou guiadas.
Ainda em torno do Palácio Real, vc vai poder relaxar na Plaza Oriente enquanto admira o Teatro Real e, também, visitar o Jardim de Sabatini (Jardines de Sabatini) ao lado do Palácio.
Plaza de España e Museu Cerralbo
Demos uma passadinha rápida pela Praça Espanha (bem pertinho do Palácio Real) e em frente ao famoso Museu Cerralbo, uma casa construída em 1883 que foi transformada em museu. Lá vc poderá não apenas apreciar o luxo característico das casas espanholas naquela época, como diversas obras de arte. A fila estava grande, viu…dava volta no quarteirão….
Paseo de Recoletos e Plaza Colón
Seguindo nossas andanças, fomos conhecer o Passeio de Recoletos e a Praça Colón (mais uma homenagem a Cristóvão Colombo, assim como em Barcelona). A região é linda, bem ampla, e vc ainda pode visitar o prédio da Biblioteca Nacional da Espanha ali ao lado.
Jardins do Descobrimento e Bairro de Salamanca
Bem em frente à Praça Colón vc vai encontrar os Jardins do Descobrimento, um local dedicado aos desbravadores espanhóis e sua coragem ao enfrentar o desconhecido em busca de novas terras…
Do outro lado da praça vc vai encontrar a Calle de Serrano que marca o início do estiloso bairro de Salamanca, um dos mais chiques de Madrid! No dia que fomos, talvez por ser domingo, as ruas estavam praticamente desertas e os restaurantes fechados…não sei dizer se é normal isso acontecer ou se era alguma ocasião especial…rs! Fato é que tivemos que andar pra caramba pra achar um barzinho super simpático pra almoçarmos… Vantagem é que sentamos numa mesinha na calçada e ficamos de frente pro Parque do Retiro enquanto tomávamos um banho de sol pra espantar o frio!
Plaza del Toros: as famosas touradas espanholas
Juro que a ideia era irmos pro hotel pra relaxarmos (especialmente por conta do meu joelho, pois foi bem aqui que ele começou a dar mostras de que o caso era grave….sniff…sniff…), mas quando vimos que ainda era cedo a curiosidade de conhecer a Plaza del Toros, onde acontecem as populares touradas, foi maior que o cansaço… O nome do lugar que as touradas acontecem é Las Ventas e, caso vc tenha vontade de assistir o evento, pode checar no site deles a programação. Também tem a possibilidade de comprar ticket pra visitar enquanto não está tendo evento!
Jantar num calabouço
Tanto lugar pra comer na capital da Espanha pra gente comer….e fomos nos enfiar num calabouço, numa masmorra!!! Mas olha, se tem uma coisa que eu não me arrependo é de ter ido parar nessa “cadeia”…rs! Recomendo muitooooo! Comida excelente, bebida deliciosa (sangria numa jarra de barro), atendimento perfeito e ambiente incrível!!! Não deixem de conhecer se tiverem uma chance: La Mazmorra…
Olha a jarrinha de sangria! Mega rústica!
Delícia de Tortilla (aperitivo tipicamente espanhol, massa de batata e ovo, fica parecendo um pão) e Champignon marinado no alho…hummmmm!
Agora…..parem tudo!!! Esse bolinho de queijo é demais!!!! O melhor!!! Parece catupiry por dentro…
Despedida de Madrid
Apesar do frio de doer (o termômetro na praça Puerta del Sol marcava -2 graus), queríamos nos despedir da capital espanhola na nossa última noite por aqui. Começamos passando pelo Mercadão novamente (e pegando uma azeitoninha, claro):
Descendo pela Calle Mayor…
Puerta del Sol…
E fechando com a Gran Via, já bem próximo ao nosso hostel… Detalhe do anúncio do meu filme amaaaaado “En Llamas”/”Em Chamas” anunciado ali no cantinho inferior direito…hehehehe…
Dá pra ter noção do friozinho daqui? rs… Adoramos nossa temporada na capital da Espanha, com certeza uma grata surpresa na nossa Eurotrip!
Espero que vcs tenham gostado de Madrid tanto quanto a gente….vejo vocês em Porto-Portugal! Até mais!