Portugal – Lisboa

Conhecendo melhor onde a história do Brasil começou…

Finalmente iríamos conhecer o local onde a história do nosso país se iniciou e poderíamos conhecer um pouco melhor as suas tradições e seu povo. À primeira vista Lisboa nos pareceu como a junção da área do Pelourinho, em Salvador, com uma mistura entre o centro do Rio de Janeiro e de São Paulo…deu pra visualizar? Pra ser bem honesta com vocês, nossa primeira impressão de Lisboa não foi das melhores não… Eu acredito que o “problema” foi termos conhecido várias cidades com estilo “tipicamente europeu”, sabe? Aquelas construções clássicas, ruas amplas e planejadas, limpeza e organização…foi um senhor choque ver “nosso Brasil” novamente na nossa frente! Com o passar do tempo, conforme fomos nos acostumando com o ambiente ao redor, a beleza única de Lisboa finalmente se destacou e pudemos “entender” o que atrai tantos turistas pra essa cidade…. É justamente por ser uma cidade nada convencional para os padrões europeus, nem um pouco certinha, nada perfeita, cheia de curvas e vielas….cheia de morros e de escadas…cheia de lixo nas ruas, sim…mas também cheia de vida! Sim: ficou bem mais claro porque nós, brasileiros, somos como somos… Não sei dizer se isso é um bom ou um mau sinal, mas sei que quem estiver procurando por nossas raízes tem um lugar certo pra começar: bem vindos a Lisboa!

Ficha Técnica de Lisboa:
Quando fomos pra lá:Novembro
Temperatura média na época: 9-10 graus durante o dia e 5-6 graus à noite
Quantos dias passamos lá: 2 noites e 2 dias

O que você vai encontrar nesse post (se preferir, pode clicar nos assuntos pra ir mais rapidinho…rs):
Chegando em Lisboa de ônibus
Transporte público em Lisboa
Acomodação em Lisboa
Marquês de Pombal e Avenida da Liberdade
Praça Martim Moniz e o Tram 28
Praça Luís de Camões e o Café a Brasileira
Baixa-Chiado
Trem pra Belém
Padrão dos Descobrimentos, Torre de Belém, Jardim do Império e Mosteiro dos Jerônimos
Os verdadeiros Pastéis de Belém
Praça do Comércio (Terreiro do Paço)
Rua Augusta, Elevador Santa Justa e Praça do Rossio
Bairro Alto
O melhor almoço do mundo: Bacalhau com natas!
Mirante e uma voltinha pela Rua do Comércio à noite
Oceanário de Lisboa
Metrô pro aeroporto de Lisboa

Chegando em Lisboa de ônibus
Como estávamos vindo de ônibus de Porto, desembarcaríamos numa estação mais central na cidade ao invés de ser no aeroporto. Caso vc não tenha lido no meu post de Porto, viemos com a empresa Rede Expressos pra capital de Portugal, uma viagem que durou 3 horas e meia. Essa empresa desembarca no Terminal Sete Rios, próximo ao Jardim Zoológico.
ATENÇÃO: quando vcs saírem da rodoviária seguindo as placas pra estação de trem, vcs NÃO estarão no lugar certo pra pegar o metrô…. A estação de METRÔ é chamada “Jardim Zoológico” e vc ainda estará na estação de TREM chamada “Sete Rios”. Preste atenção pro fato de trem ser chamado de COMBOIO aqui, tá? Dê uma olhadinha aqui pra ver a diferença entre as duas e como vc vai de uma pra outra. Estou alertando vcs sobre isso pra vcs não perderem preciosos 10 minutos tentando comprar ticket de metrô na máquina da estação de trem….hehehehehe….e pra vcs não ficarem desesperados por não encontrarem a estação de destino no mapa….hehehehe! Sim….nós passamos esse sufoco até percebermos a “trapalhada” que estávamos fazendo…mas vcs já estão avisados! Uma vez no metrô, vcs só precisarão saber qual estação precisam descer pra chegar até seu hotel!

Transporte público em Lisboa
Lisboa tem uma malha de metrô bem boa, sem falar nos bondes, ônibus e trens (comboios) que vão pra todos os lugares, mesmo os mais afastados. Com certeza vc vai precisar comprar algumas passagens pra conhecer tudo por aqui. Cada passagem de metrô pra zona central custa EUR 1,40 e vc tem que pagar mais EUR 0,50 na primeira vez que comprar pra adquirir o cartão pré pago, chamado de “Andante”. Depois é só recarregar esse cartão toda vez que precisar. Caso vc estime que vai utilizar o metrô mais de 4 vezes num dia, compensa comprar o bilhete de metrô diário que custa EUR 6! Nós paramos pra fazer as contas e perdemos um pouquinho de dinheiro por não comprar o ticket diário….pouco, mas perdemos! Então fiquem de olho!

Acomodação em Lisboa
Mais uma vez usamos o site do Trivago pra procurar nosso hotel e não poderíamos ter ficado mais satisfeitos! Fechamos o Hotel Miraparque, que fica bem ao lado do Parque Central de Lisboa, super bem localizado e com uma estrutura excelente! Total recomendo! A diária saiu por EUR 40,70 pro casal, com café da manhã incluído… Diga-se de passagem: um DELICIOSO café da manhã com tudo que todo brasileiro mais ama! Fiquei tão feliz! 🙂

Marquês de Pombal e Avenida da Liberdade
Era hora de começarmos as atividades em Lisboa depois de uma noite de descanso merecido (chegamos tarde e preferimos nem sair do hotel pro meu joelho ter um tempinho pra relaxar…). Bem pertinho do nosso hotel ficava a praça (mais uma rotatória) em homenagem ao Marquês de Pombal: Praça Marquês de Pombal!

Bem em frente ao Marquês de Pombal encontra-se a principal avenida de Lisboa: Avenida da Liberdade! Cheia de lojas de grife e prédios elegantes, é o metro quadrado mais caro de Portugal!

Praça Martim Moniz e o Tram 28
No final da Avenida da Liberdade começamos a procurar pela Praça Martim Moniz de onde parte o tradicional Tram 28, um bonde que atravessa todo o centro histórico de Lisboa, passando por diversos pontos turísticos interessantíssimos. Apesar de parecer bem pertinho de onde estávamos, todos os becos que nos enfiamos nos levaram a lugar nenhum….rs!

Aproveitamos pra conhecer vielas que nunca teríamos conhecido normalmente…mas foi só pedindo algumas informações que chegamos até nosso destino! Detalhe: estávamos num país que fala nossa língua, ou melhor, que nos ensinou a falar nossa língua, e a comunicação era, na maioria das vezes, bem complicadinha….rs!

O primeiro bonde que parou no ponto foi absolutamente tomado pela fila enoooorme que estava já esperando quando chegamos… Nós podíamos ter ido em pé, o motorista permitiu que subíssemos, mas o próximo bonde já estava se preparando pra partir, então resolvemos esperar 10 minutinhos e ir sentadinho!

O bonde passou por várias ruas emblemáticas do centro histórico de Lisboa, pela Catedral da Sé, Miradouro Santa Luzia, etc…o passeio realmente vale a pena! Sem contar nas ladeiras que vc jura que o bonde não vai aguentar encarar…e lá vai ele, firme e forte! A passagem custa EUR 2,85 por pessoa.
Nesse dia estava tendo manutenção na rota do bonde a partir da Praça Luís Camões (o que seria apenas a metade do caminho), então fomos obrigados a descer lá mesmo… por sinal, o motorista não foi nada educado…enfim… A ideia era ter ido até o ponto final e, de lá, ir pra Belém. Uma pequena alteração nos planos, mas nada que a Maguzinha aqui já não estivesse preparada pra contornar! 😉

Praça Luís de Camões e o Café a Brasileira
Já que tivemos que descer do Tram 28 mais cedo que o programado, aproveitamos pra conhecer a Praça Luís de Camões (onde fica o Consulado Geral do Brasil em Portugal) no Bairro Alto e dar uma passadinha no Café a Brasileira que fica bem ali ao lado. O café sempre foi frequentados por artistas e pensadores da sociedade portuguesa, dentre eles Fernando Pessoa, que foi homenageado com uma estátua na frente do estabelecimento. Apesar de ser um lugar bem requisitado, na MINHA opinião, deixou bem a desejar….experimentei uma queijadinha de lá que parecia bem famosa e não achei nada demais…mas é questão de gosto e depende da sua experiência total no lugar, claro!

Baixa-Chiado
Aproveitamos que já estávamos no bairro do Chiado (inclusive, uma saída da estação Chiado é bem em frente ao Café a Brasileira) e saímos explorando as ruazinhas e vielas no caminho até a parte baixa da cidade.

No caminho não deixe de experimentar as deliciosas castanhas portuguesas diretamente da fonte! Custa EUR 1 por meia dúzia…elas são assadas! Sou suspeita pra falar….é uma das coisas que mais AMO comer….rs

Já na parte baixa de Lisboa, fomos até o Cais do Sodré pra nos informarmos sobre o trem pra Belém!

Trem pra Belém
No Cais do Sodré, uma estação de trem bem às margens do Rio Tejo, pudemos pegar o trem que vai pra Belém por EUR 1,25 cada. O trajeto leva uns 10 minutinhos, é bem rápido e, caso vc se sente do lado esquerdo do trem (esquerdo na ida pra Belém….direito na volta pro centro de Lisboa), vc poderá aproveitar a linda vista e admirar a Ponte 25 de Abril!

Vc descerá na estação Belém (veja trajeto aqui) e vai ver que precisará passar por uma passarela pra sair da estação. Vá para o lado DIREITO da passarela, tá? Apesar de todo mundo virar pra direita na passarela, nós somos teimosos e fomos pra esquerda porque era o lado do Rio Tejo…nós achávamos que conseguiríamos chegar até o monumento dos descobrimentos andando por esse lado….só que não dá! Tivemos que voltar e ir pro lado que todos tinham ido…hehehe! O meu joelho adorou!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Assim que vc atravessar a passarela que cruza a rodovia, vai ver uma área verde bem ampla, o Jardim de Belém. Vc verá o Mosteiro dos Jerôrimos e o Museu Nacional de Arqueologia lá do outro lado, mas vamos deixar isso pra volta do monumento…rs…

Por agora, vc só precisara atravessar o jardim até o fim (mantendo-se paralelo à rodovia) para avistar o monumento em homenagem aos desbravadores portugueses e a passagem subterrânea que te levará até ele. O Padrão dos Descobrimentos, como é chamado esse monumento, fica bem às margens do Rio Tejo e tem a forma de uma caravela ostentando o escudo de Portugal dos lados e a espada da Casa Real de Avis na entrada. No total, 33 heróis portugueses estão representados na obra, todos ligados aos descobrimentos de alguma forma… O poeta Camões e o pintor Nuno Gonçalves também estão retratados, bem como diversos navegadores, cartógrafos e reis.

Sim….nosso “querido” Pedro Álvares Cabral está representado no monumento, obviamente… Por que, meu Deus? Por que? Hehehehehe! Calma gente…nada pessoal…é só uma questão de fatos e dados… Basta comparar as colônias de Portugal (Brasil, Congo, Angola) com as colônias de outros países ou cidades fundadas/influenciadas por eles, como Inglaterra (Estados Unidos, Canadá, Austrália), França (Bélgica), etc… Claaaaaro que esses outros países também têm várias colônias de exploração por aí, principalmente na África…mas a chance de não termos sido abusivamente explorados já seria maior, né?Enfim…agora já foi….rs….

Vc pode entrar no monumento (pagando EUR 3, veja detalhes dos preços aqui) e subir ao topo pra ter uma vista deslumbrante do Tejo.
Seguindo nossa caminhada pelas margens do Tejo, avistamos outro monumento expressivo de Portugal: a Torre de Belém!

Nesse local, antigamente, existia a praia de Belém e a Torre era totalmente rodeada pelas águas…com o tempo foi sendo envolvida pela praia até ser totalmente incorporada à terra firme. O bilhete individual custa EUR 5, mas para maiores detalhes sobre o preço dos tickets de entrada clique aqui.

Daqui começamos a voltar por onde viemos, atravessando o jardim pra podermmos ver o Mosteiro dos Jerônimos e o Museu Nacional de Arqueologia mais de perto.

O Museu Nacional de Arqueologia (site oficial) situa-se na ala ocidental do Mosteiro dos Jerônimos, na parte que antes era o dormitório dos monges. As exposições permanentes do museu incluem Antiguidades Egípcias, Tesouros da Antiguidade Portuguesa, peças da Idade do Bronze à idade do Ferro, bem como a maior coleção de mosaicos romanos em museus portugueses!
Já o Mosteiro (site oficial) é como um testemunho sobre a riqueza de Portugal na época dos descobrimentos e constitui o ponto alto do estilo de arquitetura manuelina. A decoração é repleta de menções à arte da navegação e a animais e flora exóticos.

Os verdadeiros Pastéis de Belém
Seguindo nessa direção, vc vai entrar na parte central de Belém, mais especificamente na Rua Belém, onde finalmente encontrará no número 84 a 92 o objetivo principal de quem vem até essa parte da cidade… Ok, ok…os monumentos são lindos, a história desse lugar é incrível…mas o que seria vir até aqui e não comer os Pastéis de Belém originais?! Ouso dizer que é um pecado  muito maior do que ir a Roma e não ver o Papa…hehehe!
Em 1837 os clérigos do Mosteiro dos Jerônimos, numa tentativa de subsistência, passaram a vender seus pastéis de nata numa loja ali pertinho… A região era afastada da cidade e acessível somente por barco naquela época, mas o Mosteiro e a Torre de Belém tratavam de atrair bastante turistas… Logo, eles começariam a vir mais frequentemente em busca dos deliciosos “pastéis de Belém”…e assim a fama correu o mundo…

O pastel de nata é tradicional na cozinha portuguesa, vc pode encontra-lo praticamente em qualquer padaria, bar ou restaurante em Portugal… No entanto, a receita original é um segredo EXCLUSIVO das Fábrica dos Pastéis de Belém! Aqui, os pastéis são sempre servidos ainda quentes e polvilhados com açúcar e canela em pó….hummmmmmmm!

A entrada pode parecer bem modesta, pequena até, mas conforme vc vai entrando no estabelecimento se dá conta que é enorme! Vc pode fazer seu pedido no balcão, na fila que se forma na entrada, pra pegar seu pedido e sair comendo, ou vc pode sentar numa mesa e ser atendido por um garçom… Nós pedimos no balcão e depois resolvemos sentar pra saborear….preciso dizer que foi mais que perfeito?

Ahn…e de quebra ainda pudemos sondar a estrutura deles e ver a fábrica funcionando a pleno vapor! E a vontade de roubar uma travessa dessas?!

Pra voltar pro centro da cidade preferimos ir de ônibus pra não ter que voltar até a estação de trem. Tem um ponto de ônibus bem na frente da Fábrica dos Pastéis de Belém e lá vc encontra todos os detalhes dos ônibus que passam ali e suas rotas. Como eu penso nos meus leitores queridos durante as nossas viagens, anotei 2 dos busões que passam naquele ponto sentido Praça do Comércio: o 728 e o 15E (a passagem custa EUR 1,80). Rapidinho já estávamos descendo na Praça do Comércio, nossa próxima visita!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Praça do Comércio (Terreiro do Paço)
A Praça do Comércio, também conhecida como Terreiro do Paço, é a principal praça de Portugal e uma das maiores da Europa. Aqui foi o local do palácio dos reis portugueses durante muuuuito tempo e hoje abriga o Complexo Ministerial.

A estátua de Dom José sobre seu cavalo fica de frente para o Cais das Colunas que, com seus degraus de mármore, serviu como entrada nobre da cidade durante a maior parte de sua história. Não só entrada, obviamente, mas também testemunhou infindáveis partidas importantes para a alta sociedade de Portugal.

Na parte norte da praça fica o Arco Triunfal da Rua Augusta que marca a entrada para a Baixa:

Rua Augusta, Elevador Santa Justa e Praça do Rossio
Ao passar sob o Arco Triunfal da Rua Augusta vc estará, como o próprio nome já diz, na Rua Augusta de Portugal! Não….ela não tem nada a ver com a famosa Rua Augusta de São Paulo….rs

Nas redondezas da Rua Augusta, mais especificamente na Rua do Ouro,  vc encontrará o Elevador Santa Justa que liga as ruas do Ouro e do Carmo ao Largo do Carmo. A bilheteria fica na parte de trás do elevador (EUR 5,00) e o ticket te dá direito a subir ou descer pelo elevador dentro de uma das suas duas elegantes cabines.

Nós acabamos não subindo no elevador não, queríamos aproveitar que estávamos ainda na parte baixa da cidade pra conhecer a Praça do Rossio

Alguém está reparando em alguma semelhança nessa foto? Olha o calçadão de Copacabana aí, gente! rs

Na próxima foto dá pra ver a ponta do Elevador Santa Justa atrás do prédio (atrás da fonte)… Viram?

Bairro Alto
Como não usamos o Elevador pra subir pra parte alta da cidade, lá fomos nós a pé mesmo… Meu joelho nem tá todo ferrado, né?! Imagina…rs! O bom dessa caminhada a pé é que podemos ir aproveitando cada esquina, cada rua pra ir conhecendo mais a fundo a capital de Portugal…

O melhor almoço do mundo: Bacalhau com natas!
Na região mais boêmia do Bairro Alto, basicamente a Rua do Norte, Rua da Atalaia e Rua do Diário de Notícias, resolvemos que já era hora de comermos algo parecido com um almoço hoje e saímos à procura de algum restaurante. Opção aqui é o que não falta, aliás, são tantas opções boas que vc chega a ficar tonto! A região é extremamente simpática, ruazinhas bem estreitas, casa humildes, roupas nos varais, gostamos muito do ambiente aconchegante daqui! Essa parte da cidade é famosa por atrair muitos turistas e locais na noite portuguesa, principalmente durante o verão, quando o fado rola solto em todos os estabelecimentos do Bairro Alto!

Paramos no Restaurante Vá eVolte e com certeza voltaremos muitas vezes se tivermos a oportunidade… Comemos o melhor Bacalhau com Natas das nossas vidas!!! Tô salivando só de lembrar…

Mirante e uma voltinha pela Rua do Comércio à noite
Antes de irmos pro hotel dar uma relaxada (não caminhamos quase nada hoje, né? Vcs viram…rs), estávamos andando ainda pelo Bairro Alto quando acabamos “tropeçando” num mirante e pudemos admirar as luzes de Lisboa se acenderem…

Depois de uma breve descansada no hotel (tempo pra um banho e pro meu joelho xingar até minha quinta geração), voltamos pro Bairro Alto pra tentar assistir algum show de fado, mas, infelizmente, o movimento estava beeeem fraquinho nessa noite fria de novembro… Acabamos desistindo (depois de rodar umas 3 vezes as ruas boêmias do bairro) e fomos dar uma passeada na Rua Comércio pra vê-la à noite…também estava deserta! Acho que os portugueses não curtem frio de jeito nenhum…rs!
Aproveitamos pra comprar várias guloseimas tipicamente portuguesas pra comermos no hotel…o cansaço nos venceu e não tínhamos forças pra mais nada hoje! rs

Uma curiosidade: a estação de metrô Baixa/Chiado tem duas saídas, uma na parte baixa da cidade e outra na alta…O curioso é que tem uma escada rolante sem fim (muuuuuito grande mesmo) por onde vc pode ir da alta pra baixa e vice-versa, antes mesmo de passar na roleta: de graça! Muito legal! rs

Castelo de São Jorge
O segundo e último dia em Lisboa começou com uma subidinha danada de boa, pra gente já esquentar os motores pro resto da viagem…rs! Era a vez de conhecermos o Castelo de São Jorge, que foi residência da realeza por muito tempo e hoje abriga um museu. A vista de lá de cima é incrível!

Não deixem de ir na Torre de Ulisses, o observatório do Castelo que utiliza um periscópio antiguíssimo e simplesmente ANIMAL! O tour dura uns 20 minutinhos e tem horários certos pra acontecer…tem em inglês, espanhol e português!

Miradouro Santa Luzia, Bairro de Alfama e Catedral da Sé de Lisboa
Saindo do Castelo, fomos caminhando até um mirante que tínhamos visto durante o trajeto do Tram 28 e achamos simplesmente incrível…eis o Miradouro Santa Luzia!

Dali, fomos nos embrenhando pelas vielas pra explorar o famoso bairro de Alfama

…até que nos encontramos nos fundos de uma igreja… Quer dizer, não uma igreja: a Catedral da Sé!

Praça da Figueira e Pastelaria Suiça
Antes de irmos buscar nossas malas no hotel (deixamos no locker do hotel antes de sair pra bater perna de manhã), demos uma passadinha na Praça da Figueira, uma pracinha menor ao lado da Praça do Rossio. O ponto alto da pracinha? A Confeiraria Nacional….hummmmmm…..

Decidimos comer antes de partir pro Parque das Nações, então nada melhor do que conferir o que é que a famosa Pastelaria Suiça tem!

Sendo bem sincera com vcs (como sempre sou), tanto o bolinho de bacalhau deles (que estava frio e com gosto de amanhecido), quanto o Bacalhau à Brás (que não tinha bacalhau NENHUM, só ovo…) nos decepcionaram bastante… Ainda mais porque tínhamos comido muita comida boa em Portugal, né?! Mas enfim….vai ver foram as nossas opções que não favoreceram….a cerveja estava ótima! rs

Estação Oriente e o Locker
Como nossa última aventura em Lisboa seria no Parque das Nações, e ele fica a apenas 3 estações de metrô do aeroporto (sim, o aeroporto daqui é quase no meio da cidade), passamos no hotel, pegamos nossas malas e fomos pra Estação Oriente, e mais próxima do Parque. A estação é enorme, tem até um shopping center imenso e um centro empresarial ao lado. Eu já tinha verificado na internet e confirmei que a estação tinha locker pra deixarmos nossas malas e andarmos soltinhos no Parque… O locker custa EUR 1 pra malas pequenas e EUR 1,50 pra malas grandes pro período de 2 horas. Vc coloca sua mala e trava o armário (ele te dá um recibinho com o código). Na hora de pegar a mala vc precisa pagar antes pra liberar a retirada (após digitar o código, claro). Caso tenho estourado suas 2 horas vc pagará EUR 0,50 pra cada hora excedida. ATENÇÃO: vc precisa ter o dinheiro certinho (trocado) pra pagar o locker, tá?

Parque das Nações
Todo esse complexo incrível que conhecemos, chamado Parque das Nações, assim como toda a estrutura ao seu redor (prédios residenciais, centros empresariais, etc) foi planejado e construído por ocasião da Expo 1998. Após o evento, essa parte da cidade se tornou uma área cultural e de lazer…. O lugar tem até um teleférico, além de vários pavilhões culturais e museus!

A que conclusão chegamos? Que eles aproveitaram a ocasião de um evento de grande porte pra remodelar a cidade… E o Brasil com a Copa do Mundo e as Olimpíadas pela frente….é….é isso aí!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Oceanário de Lisboa: nossa despedida!
Se não bastasse a estrutura SEM NOÇÃO que eles construíram no Parque das Nações, o complexo ainda abriga nada menos do que o Oceanário de Lisboa! O ingresso custou EUR 13 por pessoa, só a exibição permanente (tinha uma exibição temporária sobre tartarugas na ocasião).

Mais do que um “simples” aquário aberto ao público, como os que estamos acostumados a visitar por aí, o local é um centro de pesquisa sobre Biologia Marinha e Oceanografia sem igual…

No final da visita assistimos um filme sobre a rotina do oceanário e ficamos boquiabertos ao descobrir que eles alimentam UM POR UM no complexo todo…isso mesmo, peixinho por peixinho!!! Só vendo o documentário pra entender…é muito doido! Ahn….e as fotos estão toscas com relação à realidade do lugar…o aquário central é simplesmente gigante, por todos os andares que vc passa, todas as salas, vc consegue enxerga-lo!

Metrô pro aeroporto de Lisboa
Bom….hora de voltar pra casa, né?! Operação “Península Ibérica” mais do que bem sucedida! Voltamos pra “estação Oriente”, pegamos nossas malas no locker e partimos ferozes pro aeroporto. Como eu disse anteriormente, estávamos a apenas 3 estações de lá pela Linha Vermelha (veja o mapinha da rede de metrô aqui), então rapidinho estávamos desembarcando na “estação Aeroporto”. Como estávamos dentro da zona central, pagamos apenas um ticket normal, EUR 1,40.
Com essa excelente impressão da cidade, nos despedimos certos que a saudade iria bater logo, logo! Vejo vcs na nossa próxima aventura…. Budapeste, na Hungria! Até lá!