Eslováquia – Bratislava

Uma passadinha rápida pela simpática capital da Eslováquia!

Taí um lugar que eu NUNCA (nunca mesmo) pensei que conheceria na vida…a Eslováquia! Primeiro por mal conhecer a história desse país, obviamente, e segundo que….sei lá, não tem nenhum grande atrativo turístico, né?! Durante meu curso de inglês em Galway eu fiquei amiga de uma eslovaca muuuuito gente fina e desconfio que isso tenha influenciado meus pensamentos no momento de planejar nossa viagem de fim de ano…rs! A Bratislava foi uma agradável surpresa pra gente, uma cidadezinha simpática, relativamente grande, só que com a aparência de cidade interiorana, uma história de vida riquíssima e uma culinária sensacional! A comida deles é realmente muito boa, rica e variada como no Brasil! Nos últimos anos os eslovacos têm se esforçado pra incluir seu país na rota turística da Europa, principalmente pelo fato de ser coladinho à Viena e próximo de Budapeste…vamos ver se nos próximos anos ouviremos mais pessoas falarem que visitaram a Eslováquia, né?! Convido vcs a conhecerem aqui no blog um pouquinho mais desse cantinho do mundo que tivemos o prazer de explorar: vamos?

Ficha Técnica da Bratislava:
Quando fomos pra lá: Dezembro
Temperatura média na época: 1-2 graus durante o dia e (-2)-0 graus à noite
Quantos dias passamos lá: 0,5 dia e 1 noite

O que você vai encontrar nesse post (se preferir, pode clicar nos assuntos pra ir mais rapidinho…rs):
Moeda Eslovaca: EURO
Mais dicas sobre o que fazer na Bratislava
Trem da Bratislava pra Viena

Moeda Eslovaca: EURO
Foi uma surpresa pra gente quando descobrimos, durante o planejamento, que a Eslováquia tem o EURO como moeda oficial do país. Desde 2009 o Slovak Crown deixou de ser usado e a vida do turista foi facilitada com a oficialização do euro…então relaxe e use seus euros por lá!

Trem de Budapeste pra Bratislava
Como eu já disse no post de Budapeste, a vinda pra Bratislava de trem foi bem tranquila e confortável. Nesse site vc pode pegar todas as informações que precisar sobre os trens. Nós pagamos EUR 15 na passagem só de ida, por pessoa. Partimos da estação “Budapest Keleti Station” e 2 horas e 40 minutos depois estávamos desembarcando na estação central da Bratislava, “Bratislava Hlavná Stanica“.
Pra comprar suas passagens em Budapeste vc terá que ir até os guichês pra ser atendido por um dos funcionários de lá. Pra isso, vc terá que retirar sua senha numa máquina que fica no cantinho da sala e aguardar pra ser chamado. Como chegamos 30 minutos antes do nosso trem, selecionei uma opção de “Trens que partirão dentro de 1 hora” e notei que minha senha foi chamada rapidinho pelo guichê.

Viajar de trem, como sempre, é uma maravilha…vc pode ir bem relaxado pra chegar com força total ao seu destino…rs! Aproveite!

Ônibus da estação de trem pro centro da Bratislava
Eu já tinha pesquisado sobre o ônibus número 93 que sai da estação central de trem para o centro da cidade, mas ao chegarmos lá fomos até o balcão de informações turísticas e ficamos sabendo que podíamos pegar o busão X13, que ele era até melhor. De cara já deu pra notar que a Bratislava é bem melhor que Budapeste no quesito “pessoas que falam inglês e informações disponibilizadas em inglês”…excelente!

Bom, vc só precisa sair da estação e andar pra um conjunto de pontos de ônibus que ficam à direita…lá terá um painel informando certinho em quanto tempo partirá o próximo ônibus X13. Nós compramos o ticket num quiosque bem em frente à saída da estação e custou EUR 0,70 pra cada um. De qualquer forma, vc não passará o mesmo sufoco que passamos sem saber onde comprar passagem de ônibus em Budapeste…tem máquinas de tickets em TODOS os pontos de ônibus da cidade, é lá que vc compra!
Uma vez dentro do busão, o centro da cidade fica na TERCEIRA parada a partir de lá, menos de 10 minutinhos depois, tá?

Acomodação na Bratislava
Apesar de termos usado o Trivago pra reservar nosso hotel na Bratislava, acabamos nos hospedando num hostel mesmo, mas num quarto privado com banheiro. O hostel, Patio Hostel, era bem bonzinho, bem localizado e custou EUR 36 a diária pro casal. Não fosse uns brasileiros (tinha que ser) que estavam no quarto do lado fazendo um barulho do caramba a noite toda, nós não teríamos nenhuma reclamação de lá… O Tiago teve que ir bater no quarto dos caras (mas eles ficaram quietos na hora e não atenderam…) e os responsáveis pelo hostel também bateram lá de madrugada….daí sim eles ficaram caladinhos! Enfim….acontece!
Ahn…pela primeira vez registrei nosso quarto pra poder mostrar pra vcs aqui no blog…hehehehe! Desconsiderem o susto que o Tiago tomou quando eu bati a foto (hehehe) e nossos casacos e malas já espalhados pelo quarto…A propósito: cada hóspede ganha um “welcome drink” quando faz check-in, vc pode escolher entre água, refri ou cerveja….vcs podem ver a cerveja (quente) que pegamos em cima da mesa…rs!

Igreja Azul e Ópera Nacional
Malas guardadas e mapinha turístico em mãos, era hora de aproveitar o restinho do dia pra conhecer o que desse da capital da Eslováquia (até agora não acredito que fomos parar lá…nunca imaginei…rs)! Nessa época do ano o sol se põe beeeeem mais cedo na Europa, por volta das 16 hrs já está ficando escuro, então era preciso correr… Nossa primeira parada foi a Igreja Azul (Blaue Kirche), mas ela estava fechada, infelizmente…só conseguimos ver por fora mesmo!

De lá fomos caminhando no sentido da praça central e passamos pela frente da Ópera Nacional da Eslováquia.

Bem em frente à Ópera estava rolando um rinque de patinação e, claro, uma feirinha de Natal…certeza que voltaremos aqui à noite! rs

As ruas da Bratislava e suas estátuas
Uma das coisas mais legais por aqui é sair andando por entre as ruazinhas do centro antigo da cidade e descobrir as estátuas divertidíssimas espalhadas em cantos inusitados… Eu li em alguns lugares que o governos eslovaco decidiu colocar essas estátuas como uma forma de alegrar o lugar que já sofreu tantas desgraças e, principalmente, esse povo que já passou por “poucas e boas”… Achei o máximo!

Praça Principal (Hlavné Námestie), Museu da Cidade e Palácio Primaciálny
Quando chegamos à Praça Principal, ou Hlavné Námestie, vimos que ela estava tomada por uma feirinha de Natal enorme, bem movimentada, cheia de gente! Dentro os prédios ao redor está o da Antiga Prefeitura (Old Town Hall) que hoje abriga o Museu da Cidade da Bratislava (Múzeum Mesta Bratislavy).

Lá vc também encontrará o Palácio Primaciálny (Primaciálny Palác) onde Napoleão assinou um tratado para retirar suas tropas dessa região. Nós não entramos no prédio pra fazer o tour (parece que tem uma estátua de São Jorge nos fundos do palácio), só ficamos na entrada mesmo admirando o presépio de Natal…

Rua Biela, Rua Michalska e Portal de Miguel
Não existe regra nenhuma pra vc aproveitar o centro antigo da Bratislava, o lance é se perder mesmo pelas ruazinhas, mas vc não pode deixar de dar uma passadinha na Rua Biela (que está mais pra um bequinho do que uma rua…rs) e ver a lojinha mais antiga da cidade com seu “mini-museu” de artigos antigassos de comércio.

Outra passadinha obrigatória é na Rua Michalska, cheia de comércio, galerias e restaurantes, terminando no Portal de Miguel (Michalská veza) no final da rua, onde vc encontrará o marco zero da cidade embaixo da torre!

Delicioso almoço medieval na Bratislava
Como eu disse, a Rua Michalská é cheia de galerias e restaurantes por todo lado, mesmo nos menores bequinhos que vc mal olha quando passa….pode se enfiar lá que vai ter, pelo menos, um charmoso café lá dentro! E foi desse jeito, “invadindo” todos os bequinhos da rua que acabamos escolhendo o local do nosso almoço….e não nos arrependemos! O “Staroslovenská krcma” é um restaurante no maior clima medieval, nossa mesa ficava numa espécie de calabouço….muito legal!

Nossos pratos estavam simplesmente fantásticos! Eu pedi um Frango recheado com pêssegos e acompanhado de batata frita chamado “Lady of the Castle chicken breast”….só tirei foto quando consegui parar pra raciocinar…hehehehe!

O Tiago comeu o “Old Slovak style Roastbeef”: um rosbife com cebolas acompanhado de arroz, batata frita e salada que estava uma coisa de tão bom!!! Sensacional! Fora a cervejinha que desceu redondo, né?! rs

Mas não foi só a comida que se destacou no restaurante…as indicações pros banheiros eram as mais hilárias que eu já vi! Dá só uma conferida…hehehehe!

Catedral de São Martinho e Ponte Nova
Com as barrigas devidamente “aquecidas”, partimos pro próximo destino das nossas andanças: a Catedral de São Martinho (Dóm Sv. Martina), dedicada ao padroeiro da cidade e onde os reis eram coroados. Estávamos acostumados com os prédios relativamente baixos/medianos do centro antigo da Bratislava, que quando viramos uma esquina e nos deparamos com a Catedral foi de prender a respiração! É bem bonita!!!

Bem em frente a porta de entrada da Catedral passa uma avenida enorme que leva justamente ao nosso próximo destino: a Ponte Nova da Bratislava, ou Nový Most! Construída com o intuito de inserir o novo e moderno no contexto medieval da Eslováquia, ela representa muito bem a modernidade chegando com tudo nesse lugar! A névoa (sempre ela…rs) atrapalhou um pouquinho enxergarmos o topo do “mastro” principal da ponte: um restaurante em formato de nave espacial chamado UFO (dá um certo nervoso…parece que estamos sendo invadidos por extra-terrestres….rs)! Caso vc queira, vc poderá almoçar e/ou jantar lá no alto pra aproveitar uma vista única do Danúbio em terras eslovacas!

Castelo da Bratislava
Infelizmente, pelo horário que chegamos à cidade e, principalmente, pelo horário que chegamos aos pés do Castelo da Bratislava (Bratislavský hrad) não conseguiríamos visita-lo. Na verdade, a gente acabou optando por passear pelo centro da cidade com calma durante a luz do dia ao invés de correr pra visitar o Castelo (poderíamos ter ido lá primeiro)… Nós temos visitado taaaaantos castelos pela Europa inteira que nos demos ao luxo de abrir mão desse…nós preferimos explorar mais a cidade e nos contentamos com uma foto na cabeceira da Ponte Nova do Castelo láaaaa no alto…rs! Ele foi construído APENAS no ano de 907 e, como se isso já não bastasse, foi destruído e reconstruído muitas vezes ao longo dos anos…

Christmas Market e Rinque de Patinação na Bratislava
Se tem uma coisa que não deixamos passar NENHUM DIA durante essa viagem de final de ano na Europa foram os Christmas Markets, as feirinhas de Natal europeias… Elas são tuuudo de bom, sem contar que é uma forma de vc ter um contato mais direto com o povo e as tradições deles, né?! Sem falar da culinária… Na Bratislava não foi diferente, e nossa “janta” foi em ritmo de feirinha de Natal admirando o rinque de patinação…

Era bem baratinho pra arriscar patinar no rinque, tirei até uma foto dos preços de lá:

Nós experimentamos uma espécie de panqueca doce deles aqui, que tem diferentes recheios e coberturas….não foi nada demais, não! Achamos a massa com gosto de amanhecida, sabe? Sei lá…e claro que comemos o “bolo da chaminé” que tanto amamos….hehehehe!

Eles também tinham um tipo de queijo frito embebido em óleo que parecia bem popular, todo mundo estava comendo! Mas o Tiago praticamente me proibiu de experimentar o negócio….hehehehehe….pensando bem, graças a Deus…olha a quantidade de óleo na “piscina-frigideira”? Affff….

Assim terminou nossa rápida, porém gratificante aventura na capital da Eslováquia! Poderíamos ter feito mais coisas por aqui (vou colocar no tópico abaixo), mas aproveitamos muito bem o tempo que tivemos na cidade!

Mais dicas sobre o que fazer na Bratislava
Eu tinha levantado algumas coisas a mais que poderíamos fazer na Bratislava caso tivéssemos tempo de sobra, então vou colocar aqui pra vcs caso alguém se interesse…rs! Além de visitar o Castelo de Bratislava, como já disse anteriormente, poderíamos ter conhecido também:
Palácio Mirbach: uma galeria de arte
Memorial Militar Slavín: homenagem aos soldados do Exército Vermelho, onde estão enterrados 6845 soldados que morreram nas batalhas!
Palácio Grassalkovich: atual residência do presidente da Eslováquia, tem troca de guarda!
Além disso, caso vc tenha a oportunidade de fazer mais refeições na cidade, poderá experimentar um prato que tem em todos os restaurantes daqui: “Bryndzové Halusky”, um nhoque de batata com queijo de cabra e linguiça (que pode ser trocada por bacon). Obviamente, caso vc ainda não tenha provado o tradicional Goulash (parecido com nosso ensopado, só que mais encorpado e melhor temperado) não poderá deixar a chance passar!
DICA: caso vc não tenha tempo ou interesse em vir pra Bratislava pra ficar (dormir aqui), existem váaaarios passeios de 1 dia que saem de Viena pra cá, tá? Os famosos “day tours” são bem comuns e, pela programação deles, cobrem praticamente tudo que vc poderia querer ver na cidade. Como exemplo, seguem dois passeios que encontrei quando estávamos planejando nossa viagem: “Viator” e “Get your Guide“.

Trem da Bratislava pra Viena
Os trens de Bratislava pra Viena custam EUR 13 por pessoa e saem toda “x” hora e 42 min, basicamente. Variações podem acontecer, claro, então assim que desembarcamos na estação (na chegada) pegamos a programação dos trens pra Viena pra sabermos os horários exatos. A viagem dura apenas 1 horinha, bem pertinho, e você desembarca na estação central de Viena (Wien Hauptbahnhof).
Uma alternativa interessante seria ir de barco pra lá, navegando pelo Danúbio. A viagem custa EUR 18 por pessoa e leva cerca de 1 hora e 40 minutos, mas por conta do frio que estava na época que fomos essa alternativa foi alegremente descartada! rs