Alemanha – Dresden

Explorando os encantos de Dresden!

Nosso próximo destino seria a capital da Alemanha, a incírvel Berlim, mas já que estávamos vindo da República Tcheca, por que não dar uma paradinha no meio do caminho e conhecer a encantadora Dresden, né? A capital da Saxônia é um encanto, cidade grande com aparência de vilarejo de conto de fadas e muuuuita história viva pra te mostrar! Se vc tiver a oportunidade de esticar a viagem e conhecer um pouco mais desse cantinho da Alemanha, não perca a chance! Pronto pra conhecer comigo a linda Dresden?

Ficha Técnica de Dresden:
Quando fomos pra lá: Dezembro
Temperatura média na época: 2-3 graus durante o dia e (-2)-0 graus à noite
Quantos dias passamos lá: 1 noite e 1 dia

O que você vai encontrar nesse post (se preferir, pode clicar nos assuntos pra ir mais rapidinho…rs):
Chegando de ônibus em Dresden
Transporte público em Dresden
Acomodação em Dresden
Dresden à noite: de cair o queixo!
Barzinho espanhol em Dresden
Terraço Brühlsche e o Rio Elbe
Hofkirche e Semper Opera
Palácio Zwinger: Salão da Matemática, Galeria de Arte e Museu de Porcelana
Residenzschloss, SchlossStrasse, Sítio Arqueológico e Museu do Transporte
Praça Principal e Frauenkirche (Lutero)
Almoço delicioso em Dresden
Trem de Dresden pra Berlim

Chegando de ônibus em Dresden
Como eu mencionei no post de Praga, aproveitamos que estávamos hospedados ao lado do Terminal Rodoviário de Praga e decidimos ir pra Dresden de ônibus ao invés de trem. Usamos o site “CzechTransport” e compramos as passagens da empresa Student Agency, uma grata surpresa, por sinal! A empresa é enorme, super organizada, os ônibus tem até televisão em cada assento com filmes, seriados (Friends e Big Bang Theory, por exemplo…rs) e joguinhos! Incrível! Recomendo demais!

A viagem de Praga pra Dresden dura pouco mais de 2 horinhas e custa EUR 23. Durante a viagem, quando chegamos à fronteira com a Alemanha, um guarda do controle de imigração sobe no busão pra checar os passaportes da galera…nada demais! Vc só precisa mostrar seu passaporte pra ele e responder qualquer pergunta que ele fizer (no nosso caso, ele nem perguntou nada).
Desembarcamos na estação central de Dresden, a Hauptbahnhof e lá passa muitas linhas de ônibus, bondes e trens pra vc chegar até seu hotel. No nosso caso, era apenas 10 minutinhos de caminhada…então já sabem né?! Fomos a pé!

Transporte público em Dresden
Como eu acabei de mencionar, a cidade de Dresden (como toda cidade alemã) é repleta de bondes, trens, ônibus e qualquer outro tipo de tranporte público que existir… Vc pode se informar melhor sobre os tickets e as tarifas cobradas nesse site oficial do Tranporte Público de Dresden. Tudo é bem pertinho no centro histórico/turístico da cidade, mas vc pode querer visitar atrações mais afastadas (como o Schloss Pillnitz, que não fomos) ou ficar hospedado em algum lugar mais isolado…enfim, o site ta aí pra ajudar!

Acomodação em Dresden
Mais uma vez usamos o Trivago pra procurar acomodação e escolhemos o Ibis Budget pra passar a noite em Dresden: melhor negócio, impossível! Além do hotel ser extremamente bem localizado, ao lado de tuuuudo, as instalações , principalmente o quarto, eram muuuuuito boas! O quarto era bem estilo “budget” mesmo (pra quem conhecia a rede Formule 1 da Ibis, são esses hotéis que se transformaram em “Budget”), bem compacto e otimizado, mas era excelente! Todo hi-tech, moderno de dar orgulho…hehehehe! Não tínhamos chave pro quarto, era um código que vc digitava e destravava a porta…tudo lá dentro era ligado e desligado tocando em telas…até a água! Bem legal, simples e funcional por EUR 42 a diária do casal com internet liberada (e ótima)…recomendo muito!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Dresden à noite: de cair o queixo!
Como estávamos numa das avenidas principais de Dresden, perto de tudo que queríamos visitar, fomos dar aquela andadinha noturna pra admirar as luzes da cidade, né?! Não tem como fugir do ritual…hehehe! A feirinha de Natal principal da cidade, na praça Altmarkt, infelizmente estava sendo desmontada…mas acabamos encontrando uma mini feirinha na rua dos barzinhos atrás da Frauenkirche…

Não! Isso não foi nem de longe o ponto alto da caminhada noturna…a cidade é linda demais, uma construção mais incrível que a outra…vale MUITO a pena andar sem rumo na noite de Dresden…

Barzinho espanhol em Dresden
A fome era imeeeensa quando resolvemos escolher um dos bares/restaurantes da ruazinha agitada que passamos. A gente ficou um tempo olhando os cardápios de todos eles sem muita empolgação, mas daí encontramos um restaurante espanhol que tinha algumas tapas (aperitivos) bem bonitos…e lá fomos nós!

Terraço Brühlsche e o Rio Elbe
O dia amanheceu MUITO FRIO (muito mesmoooo) em Dresden, mas não tínhamos tempo pra reclamar: era hora de sair batendo perna pra conhecer a cidade à luz do dia! Já tínhamos passado por aqui à noite, mas ver o Terraço Brühlsche durante o dia e poder sentar pra admirar o Rio Elbe é outra coisa…

Você pode visitar o antigo Forte de Dresden que fica por baixo do Terraço Brühlsche e conhecer como a cidade se defendia dos inimigos. Custa EUR 4 a inteira e EUR 2 pra estudantes.

Hofkirche e Semper Opera
Se vc seguir caminhando sobre o terraço no sentido da Semper Opera, vc vai acabar se deparando com mais construções de tirar o fôlego, dentre elas a Catedral de Dresden, a igreja católica Hofkirche.

Logo atrás da Catedral vc encontrará a lindíssima Semper Ópera:

Palácio Zwinger: Salão da Matemática, Galeria de Arte e Museu de Porcelana
Logo do ladinho da Sempre Ópera fica o Palácio Zwinger, onde vc poderá visitar não só o jardim (entrada grátis), como diferentes pavilhões com entrada paga.

Entramos na primeira porta que vimos aberta (e pessoas entrando e saindo dela) e nos deparamos com o Salão de Matemática do Palácio. Lá pudemos comprar os tickets que nos davam direito a visitar o combo todo (salão da matemática, galeria de arte e museu da porcelana) por EUR 10 cada um e coletar audio guides de graça.
Nós adoramos conhecer o Salão da Matemática, cada engenhoca criada há séculos atrás que era tão ou mais sofisticada que os aparelhos mais modernos de atualmente…incrível! Isso sim era ser gênio!

Depois, usando o mesmo ticket, visitamos a Galeria de Arte do Palácio…sem fotos lá dentro!

Por fim, mas não menos interessante, conhecemos o impressionante Museu de Porcelana e todas as suas obras extraordinárias (sem fotos também) e, ao final, pudemos acessar o terraço do Palácio.

Residenzschloss, SchlossStrasse, Sítio Arqueológico e Museu do Transporte
Voltando para a praça principal da cidade, caminhando por entre as ruazinhas incríveis de Dresden, acabamos chegando ao Residenzschloss. Eu tinha pesquisado que o local é cheio de galerias, mas como não entramos não posso dar nenhum “parecer” sobre o lugar…quem visitar, por favor, me conte! rs

A ruazinha atrás do Residenzschloss é chamada SchlossStrasse (rua do castelo/palácio) e fica cheia de artistas de ruas e carruagens passando a todo momento carregando turistas mais interessados em reviver o modo que as pessoas de antigamente se locomoviam por aqui…

Numa parte da praça principal vc vai encontrar um Sítio Arqueológico em constante escavação (desde que o Tiago tinha vindo aqui em 2007, pelo menos…rs):

E bem ali por perto encontramos o Museu de Transporte bombando de pais chegando com seus filhos, parecia super divertido! Acho que é uma excelente opção pra quem estiver com (ou sem) seus pimpolhos!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Praça Principal e Frauenkirche (Lutero)
De volta a parte central da praça principal, era hora de conhecermos a principal atração de Dresden: a Igreja de Nossa Senhora (Frauenkirche). Apesar do nome ser largamente usado em igrejas católicas na Europa, essa é uma igreja luterana que foi completamente destruída durante um bombardeio pesado em 13 de fevereiro de 1945 (Segunda Guerra Mundial). Na verdade, 2 dias depois do bombardeio foi quando ela finalmente desmoronou, totalmente queimada…e em 2005 sua restauração foi finalizada e ela voltou a exibir a beleza de antes, como se nada tivesse acontecido por lá! A estátua de Lutero bem na frente da igreja foi uma das pouquíssimas coisas que sobreviveram aos bombardeios…incrível, né?!

A entrada na igreja é grátis, vc só precisa checar os horários que ela estará aberta. Caso vc queira subir no domo aí sim terá que pagar…tem uma entrada diferente lá pra isso!
O interior da igreja é algo incrível, ela tem um formato oval diferente de tudo que já vi…infelizmente eles pedem pra não tirar fotos…eu não me contive e tirei só duas…pelo bem do blog! 🙂

Você pode (e DEVE) visitar o subsolo da igreja, que foi usado como esconderijo durante a Segunda Guerra Mundial…além de poder entrar nos cômodos e ver peças originais da sua construção, vc ainda poderá ver os labirintos que foram construídos aqui pra possibilitar a fuga das pessoas…sinistro! Também tinha uma obra de arte representando “Construção x Destruição”…muito interessante!

Almoço delicioso em Dresden
Antes de partir de Dresden almoçamos ali na praça principal mesmo num restaurante italiano muuuuuito bom chamado “Classico Italiano“, tendo como vista a Frauenkirche! O vinho e a cerveja estavam perfeitos, mas a lasanha do Tiago e o meu nhoque aos quatro queijos estavam DIVINOS! Tudo saiu por 30 euros, recomendo muito!

Trem de Dresden pra Berlim
Voltamos para o hotel para pegar as malas que tínhamos deixado no locker do hotel (fizemos check-out logo cedo) e já partimos pra estação central (Hauptbahnhof) pra decidir se iríamos de ônibus ou de trem pra Berlim. De busão eu sabia que sairía por EUR 9 pra cada um, bem barato, mas não tínhamos certeza se teria vaga no próximo que saísse…de trem não teríamos problema com disponibilidade, mas, com certeza, seria mais caro… Lá na estação fomos até o ponto do ônibus que descemos na vinda de Praga e começamos a perguntar sobre os próximos ônibus que sairíam pra capital da Alemanha…resultado: todos os próximos já estavam lotados, todo mundo lá esperando com suas malas! Teríamos que arriscar esperar quase 2 horas pra saber se conseguiríamos vaga no busão… Enquanto pensávamos, fomos até uma máquina automática da Bahn (companhia que opera os trens na Alemanha) e checamos o horário e preço do próximo trem: sairía em 40 min e custaria EUR 44 o ticket familia para o fim de semana.
DICA: esse ticket familia comporta até 5 pessoas andando um fim de semana inteiro nos trens regionais por esse preço, tá?! Compensa MUITO viajar em grupo na Alemanha!!! É que a gente era só a gente mesmo…hehehehe…mas se tivesse mais um compensaria muito mais!

Mesmo saindo mais que o dobro do preço, optamos por viajar tranquilamente de trem do que ficar esperando no sufoco o próximo busão…afinal: pra viajar de ônibus nós temos o Brasil, né?! Vamos aproveitar esses trens maravilhosos daqui!!! Nos vemos em Berlim, pessoal! Até lá!