Mal tínhamos acomodado nossas malas no hotel em Berlim e já partimos pra explorar a cidade nos arredores da capital da Alemanha que serviu de morada para os reis da Prússia: Potsdam! Já vou avisando pra ninguém se enganar quando ouvirem mencionar que Potsdam é uma “cidadezinha”, um “lugarzinho” lindo, etc etc etc, sempre usando o diminutivo pra falar desse lugar… Isso só acontece pelo encanto que essa cidade exerce em seus visitantes, por tantas belezas clássicas pra onde quer que vc olhe! Potsdam é tão moderna e organizada quanto qualquer outra cidade alemã, independentemente do seu tamanho. Numa rua cheia de construções remetendo ao período medieval vc vai dar de topo com um tram (bonde) pegando passageiros exatamente no horário descrito no placar eletrônico ao lado. O Parque Sansoucci, por sua vez, permite que vc se isole por algum tempo do típico desenvolvimento alemão e experimente o contato com a natureza tão prezado pelos antigos reis da Prússia! Não deixe de conhecer Alexandrowka e o bairro holandês também, claro, paradas obrigatórias pra quem quer conhecer a história de Potsdam!
Bem…melhor do que ficar falando sobre a viagem é levar vcs junto comigo…preparados?
Ficha Técnica de Potsdam:
Quando fomos pra lá: Dezembro
Temperatura média na época: 1-2 graus durante o dia
Quantos dias passamos lá: 1 dia
O que você vai encontrar nesse post (se preferir, pode clicar nos assuntos pra ir mais rapidinho…rs):
Trem pra Potsdam
Parque Sansoucci
Palácio Cecilienhof
Alexandrowka: o bairro russo em Potsdam
As ruazinhas de Potsdam
O bairro holandês em Potsdam
Almoço em Potsdam
Catedral da Cidade, Christmas market e Portão de Brandemburgo
Trem pra Potsdam
As linhas S1 e S7 fazem o trajeto ligando Berlim a Potsdam e vc pode pegar o trem em várias estações, dentre elas a Alexander Platz, na região mais central da cidade. Na foto abaixo tentei mostrar pra vcs a malha de trens de Berlim e apontei (olha meu dedinho no canto inferior esquerdo ali…rs) onde fica a estação de Potsdam. Confesso que fiquei um pouquinho confusa com as linhas S1 e S7, pq no mapa mostra que só a S1 chega até Potsdam, certo? Mas nas estações de Berlim vc segue placas pra Potsdam e elas te levam até o trem S7 (mesmo que no mapa mostre que a linha S7 não vai até lá…para antes…)! O importante é que com qualquer uma delas vc chega! rs
A viagem dura uns 45-50 minutos se vc sair da Alexander Platz. Nós compramos o Berlin City Tour Card para 5 dias pra rede completa (ABC) por EUR 34,90 (preço na época), então já tínhamos o trecho até Potsdam garantido no pacote (por isso compramos a rede completa). Eu vou colocar mais detalhes sobre esse cartão no post de Berlim, que sairá na sequência, mas já posso adiantar que compensa MUITO!
Parque Sansoucci
Ao desembarcar do trem na estação central de Potsdam (Hauptbahnhof) vc vai procurar p balcão de informações turísticas pra poder pegar um mapinha da cidade, bem como um da malha de transporte daqui (o Berlin City Tour Card também é válido pra rodar aqui, tá?). Eu tentei tirar fotos dos dois mapinhas pra vcs já terem uma ideia do que precisam procurar!
Escolhemos pegar o ônibus número 605 pra descer no Neues Palais (Novo Palácio), que fica do oooooutro lado do Parque Sansoucci, ou seja, o lugar mais afastado que iríamos pra aquelas bandas! De lá só precisaríamos voltar caminhando em direção ao centro da cidade. Detalhe: o ônibus dessa “cidadezinha” vai te falando e mostrando na TV as próximas paradas, tá? Não tem como se perder com o mapinha em mãos e um busão desses, né?
A gente desceu no ponto que veríamos o Palácio Charlottenhof antes de chegar ao Neues Palais, mas a decepção foi grande ao ver o tal palácio…que isso…menor que minha casa! rs
Mais uns 5 minutinhos de caminhada depois e já avistamos o Neues Palais! E na parte de trás dele ainda vimos um prédio suuuper antigo que é campus de uma universidade!
De lá partimos pro Orangerie, prédio que abrigava as estufas reais. Estava fechado pra visitação, mas através dos vidros pudemos ver que ainda é usado como estufa até hoje.
Dali estávamos pertinho do moinho que o Tiago tanto me falou que visitou em 2007, além de já estarmos prestes a sair na parte de trás do principal palácio do complexo: Palácio Sansoucci!
É uma pena que visitamos essa lugar extraordinário no inverno, porque ele costuma ser beeeem mais verde, mais vivo, mais lindo…vejam as fotos que peguei na internet pra vcs entenderem o que estou falando!
Uma esticadinha a mais e 15 minutos de caminhada nos levaram à Torre de Norman pra ver o lindo espelho d’água que se formava no “dique” em frente à torre! ATENÇÃO: depois de sairmos da Torre a gente foi se embrenhando num bosque sem nenhuma sinalização de onde deveríamos sair…até que achamos um conjunto de casas e pudemos pegar um ônibus até nosso próximo destino.
Palácio Cecilienhof
Cansados pra mais de metro, lá fomos nós de ônibus até o Palácio Cecilienhof, local que sediou a conferência dos “Três Grandes” em 1945: Stalin, Churchill e Truman decidiram aqui o destino da Alemanha no pós guerra. Hoje está em funcionamenteo um hotel chiquérrimo no local…mas algumas partes ainda são exclusivamente dedicadas à visitação.
Com certeza tinha muito mais a ser visto dentro do Parque Sansoucci, mas tentasse falar isso pros nossos pezinhos massacrados? hahahaha! Agora eu dou risada, mas lá no dia estávamos a ponto de chorar de dor, então o lance foi partir devagar e sempre em direção ao centro de Potsdam pra visitar mais coisas por lá. Caso vc esteja menos cansado que a gente (esse era nosso 12º dia de viagem), ainda poderá visitar esse lugares:
– Römische Bäder: termas romanas
– Lustgarten: jardim dos prazeres
– Chinese Teehaus: exposição de porcelana oriental
– Marmorpalais: palácio de mármore
– Pfingstberg: outro palácio
Alexandrowka: o bairro russo em Potsdam
Mais um trajeto rápido de busão depois e estávamos na entrada do bairro Alexandrowka, conhecido como o bairro russo de Potsdam. Lá vc vai encontrar 13 casas construídas originalmente no estilo russo para abrigar imigrantes recém chegados das terras geladas da Sibéria por aqui.
As ruazinhas de Potsdam
Mais um pouquinho nas ruazinhas de Potsdam pra vcs, incluindo a prefeitura da cidade com obras bem a sua porta!
O bairro holandês em Potsdam
E se não bastasse eles terem um bairro russo pra chamar de seu, eles também tem um lindíssimo bairro holandês no coração da cidade. Pra quem se interessar, nós não chegamos a provar, mas já li muitas recomendações de uma especialidade holandesa que vc pode encontrar lá: pofferties, umas panquequinhas cobertas com açucar e manteiga que parecem deliciosas!
Almoço em Potsdam
Estávamos desde o café da manhã sem comer nada e acho que deu pra notar que andamos “bem pouco” até agora, né? Pois bem…eu já não tinha forças nem pra falar o meu apelido (o nome seria praticamente cometer suicídio…rs), então escolhemos um restaurante simpático na avenida principal de Potsdam e não nos arrependemos: Klosterkeller!
O frio pedia uma sopa daquelas bem encorpadas, sabe? Obviamente, acompanhada de uma cerveja nada mais, nada menos que alemã, fabricada no local! E foi isso que tivemos lá!
E a sobremesa foi uma das melhores apfestrudel que provamos até então….ai que saudade já…rs
Catedral da Cidade, Christmas market e Portão de Brandemburgo
Quentinhos e com a barriga satisfeita, partimos pra última caminhada do dia com o intuito de conferir a Catedral da cidade (Catedral de Pedro e Paulo), passar pela feirinha de Natal deles e chegar até o Portão de Brandemburgo do Estado Alemão de Brandemburgo! rs
Hora de voltar pra Berlim, descansar um pouquinho, porque a partir de amanhã o bicho pega na capital da Alemanha! Espero vcs no próximo post… Até lá!