Dinamarca – Copenhagem

Uma passadinha pela terra da Carlsberg!

Era hora de pisarmos na Escandinávia pela primeira vez…. Escandinávia! Vcs tem noção do que é isso? Quando que eu pensei que passearia por essas bandas? Nossa viagem de fim de ano foi ligeiramente alterada/esticada pra incluirmos a capital da Dinamarca no roteiro, não podíamos deixar a oportunidade passar, né? A cidade é uma perfeição que chega a dar nos nervos…parece que vc está tendo uma “aula viva” de etiqueta, sabe como é? Bem vindos à terra da Carlsberg, do criador de desenhos como a Pequena Sereia, o Soldadinho de Chumbo, o Patinho Feio, a Rainha do Gelo e muito mais, o ilustre Hans Christian Andersen (aliás, acho que são os 3 nomes mais populares daqui…rs)…a terra do ator Nikolaj Coster-Waldau que dá vida a Jaime Lanister em Game of Thrones…a capital que tem uma cidade independente dentro de si mesma, uma cidade brigando por seus ideais de uma vida mais “liberada”, se é que vcs me entendem…rs! Bem vindos a Copenhagem!

Ficha Técnica de Copenhagem:
Quando fomos pra lá: Janeiro
Temperatura média na época: 3-4 graus durante o dia e (-1)-0 à noite
Quantos dias passamos lá: 2 noites e 1 dia

O que você vai encontrar nesse post (se preferir, pode clicar nos assuntos pra ir mais rapidinho…rs):
Moeda dinamarquesa
Museu Nacional e Praça Nytorv
Parque Tivoli
Rua Stroget: a maior rua de pedestres do mundo
Caminho pra Christiania: os canais de Copenhagem e a antiga sede da Bolsa de Valores
Christiania: uma espiadinha na inusitada cidade independente dentro de Copenhagem
Almoço no Novo Canal: caro…muito caro!
Pizza com Guaraná Antártica no jantar na despedida de Copenhagem

Moeda dinamarquesa
A Dinamarca não adota o euro como moeda no país, você precisará comprar algumas Danish Kroner (DKK) para sua temporada por lá. Na época que fomos 1 euro valia 7,50 DKK aproximadamente (pra vcs terem uma ideia). Claro que vc pode usar cartão na maioria dos lugares, mas se vc não tiver conta em banco europeu (como era o nosso caso), as taxas que vc estará sujeito são um tanto quanto exorbitantes, né?! Então faça bem as contas durante o planejamento!

Metrô do aeroporto de Copenhagem pro centro
Durante o planejamento da viagem eu tinha descoberto que existe trem ligando o aeroporto ao centro de Copenhagem, então meio que tinha decidido que nos locomoveríamos assim… No entanto, ao desembarcar lá, vimos placas de metrô pra todos os lados e fomos seguindo o fluxo.

ATENÇÃO: Só existem máquinas automáticas pra comprar os tickets e as mesmas só aceitam moedas ou cartão! Nada de notas, tá?! Assim, tentei sacar algum dinheiro e troca-lo em alguma birosca antes, caso não queiram/possam usar o cartão! Pra comprar um ticket vc precisa saber quantas ZONAS vc vai andar, precisa contar mesmo por quantas “áreas de cores diferentes” vc vai atravessar, pois o preço é proporcional. Pra saber a quantidade de zonas clique aqui.

A estação de metrô do aeroporto fica no Terminal 3 e se chama Lufthavnen. O metrô passa a cada 4-6 minutos durante o dia e a cada 15-20 minutos durante a noite. A viagem até o centro de Copenhagem (considerando a estação Norreport Station) dura aproximadamente 15 minutos (nós descemos na Kongens Nytorv) e vc precisa comprar o ticket pra 3 zonas que custa 36 DKK cada um! Vc pode ler mais detalhes aqui.
Vc pode ler sobre todos os jeitos de ir e voltar do aeroporto aqui, caso prefira outro meio de transporte!

Tudo muito caro!
Bom…eu vou acabar sendo repetitiva ao longo do post, não tenho dúvida disso, mas já vou deixar um alerta logo de cara pra quem está planejando conhecer a Dinamarca: tudo é absurdamente caro! E quando eu digo isso não estou nem comparando com os preços do Brasil, não…estou comparando com os preços na Irlanda e nos demais países europeus que já conhecemos…e olha que o custo de vida aqui é alto (na Irlanda e no Reino Unido)! Então já é bom fazer uma “bolsa Dinamarca” a parte e reservar mais grana caso queira passar mais tempo por aqui…depois não digam que eu não avisei! rs

Acomodação em Copenhagem
Quando começamos a procurar acomodação em Copenhagem os nossos olhos ficaram constantemente esbugalhados….ô lugarzinho caro, meu Deus! A gente tentou usar o Trivago, mas a melhor oferta era quase mais cara que todos os hotéis que tínhamos ficado hospedados nessa viagem JUNTOS! Rs…exageros a parte, era muito caro mesmo! Então voltamos pro HostelWorld como última esperança…e encontramos o melhor negócio pela bagatela de 490 DKK a diária do casal (algo em torno de 70 euros) num hostel: Generator Hostel Copenhagen. Sei que não é nada de outro mundo, mas o assustador foi não achar nada mais barato que isso…
Enfim, pelo menos o hostel era EXCELENTE, muito bom mesmo! O quarto era enorme, de primeira qualidade, a localização era mais que perfeita, tinha internet liberada (e muito rápida), tinha um ambiente sensacional pra integração lá embaixo e o café da manhã era liberado! Muito bom mesmo! Tanto é que tinha muita família com crianças de todos os tamanhos se hospedando lá…Recomendo (além de ter até um mapa com dica de cervejas no elevador…rs)!

Primeira noite na chuvosa Copenhagem
Assim que saímos da estação Norreport no centro de Copenhagem fomos recepcionados por uma chuva chata de doer….um friozinho daqueles e chuva que São Pedro mandava…isso fez com que nossos planos de sair pra fazer o fatídico “reconhecimento do local” fosse cancelado pela primeira vez na história do casal “sangue no zóio”! Enfim…acontece nas melhores familias!
No entanto, não podíamos ficar sem comer, né?! A gente ainda não aprendeu a viver de luz…então, depois de deixar as malas no quarto e descansar por alguns minutinhos, fomos dar uma vonta nas redondezas pra achar algo pra comer… Acabamos sentando numa pizzaria quase na esquina da rua do hostel que parecia estar fechada, mas, graças a Deus, ainda tinha condições de soltar uma pizza pro pobre casal! rs… A brincadeira saiu por 240 DKK (2 pizzas individuais e duas cervejas) e pudemos, finalmente, degustar uma Carlsberg no seu berço! rs

Parque Kongens e Rosenborg Slot
Já que fomos prejudicados pela chuva de ontem à noite, o jeito foi acordar cedo e preparar o corpo psicologicamente pra caminhada dura que enfrentaríamos… O mapa turístico que pegamos no hostel sugeria uma rota a pé pra passar por todos os pontos “importantes” da cidade, então seria assim que tiraríamos o atraso em Copenhagem… Nosso hotel era melhor localizado do que eu tinha noção durante o planejamento, então com apenas 5 minutinhos de caminhada já alcançamos o primeiro destino do dia: o Parque Kongens, também conhecido como o “Jardim do Rei”. Eu tinha visto fotos desse lugar no verão, mas já tinha consciência que não encontraríamos as plantas verdinhas nessa época….rs!

Aqui fica o castelo Rosenborg Slot, que foi construído como casa de verão dos reis dinamarqueses, mas já serviu de morada oficial em períodos emergenciais (como um incêndio que afetou o palácio real). Ele estava fechado no horário que passamos lá (eu disse que acordamos cedo), mas o ticket pra adulto custa 90 DKK, estudantes pagam 60 DKK e crianças de 0-17 anos não pagam (veja mais detalhes aqui)!

As ruas de Copenhagem e suas bicicletas sem cadeados
De lá, seguimos com a nossa caminhada pelas ruas de Copenhagem (passando pela Igreja de São Paulo) e, se não bastasse o choque de limpeza e organização, ainda constatamos que TODAS as MILHARES de bicicletas que encontrávamos pelo caminho estavam simplesmente encostadas lá….sem tranca, sem nada! Muitas vezes no meio da calçada….sem preocupação alguma com roubo… Aliás, o que é roubo?

Kastellet
Era hora de conhecer o Forte em formato de estrela (pentágono) de Copenhagem, o Kastellet! Atualmente funciona mais como parque de recreação (muita gente correndo e se exercitando por lá) e sítio histórico, mas abriga diversos edifícios em seu interior, bem como uma igreja.

A pequena sereia
Atravessando o Kastellet, nós voltamos a caminhar em direção ao mar para procurarmos pela famosa imagem da Pequena Sereia construída como homenagem ao seu criador, o dinamarquês Hans Christian Andersen.

Amalienborg: o governo dinamarquês
Do ponto onde vimos a Pequena Sereia, a caminhada pra praça Amalienborg, sede do governo dinamarquês não leva mais que 15 minutinhos (veja a rota aqui). Quatro palácios rodeiam a estátua do Rei Frederik V montado em seu cavalo. Os palácios foram originalmente construídos pra abrigar 4 representantes de alta patente do governo da Dinamarca, mas, desde o incêncio do Palácio Christiansborg em 1794, a familia real passou a morar num dos palácios daqui (eles revezam de tempos em tempos)!

E logo ali, na rua em frente à estatua do rei, vc vai ver a Igreja de Mármore (Marmorkirken)!

Nyhavn (Novo Canal), Kongens Nytorv e Charlottenborg
Chegamos a umas das regiões mais visitadas em Copenhagem: Nyhavn, o Novo Canal! O estilo “holandês” é nítido onde quer que vc olhe. O canal foi todo escavado por soldados a mando do rei Christian V para permitir que as embarcações chegassem até a praça Kongens Nytorv, onde funcionava o mercado da cidade. O local era habitado pelas porção abastada da sociedade dinamarquesa até a sua destruição durante as Guerras Napoleônicas…e foi aí que um período de decadência se iniciou… O canal virou um antro de protituição e a maiorias dessas lindas casinhas passaram a abrigar bordéis! Foi justamente nessa época que Nyhavn foi escolhida como morada pelo famoso escritor Hans Christian Andersen (ele vivou aqui mais de 20 anos). No entanto, nos dias de hoje vc só encontrará requintados bares, cafés e restaurantes, já que a área foi toda restaurada….dizem que no verão os dinamarqueses correm pra essa área e ficam tomando cerveja à beira do canal e dando alguns mergulhos! Impossível fazer isso na época que estivemos lá….rs!

Daqui partem passeios pelos canais de Copenhagem (pela plaquinha ali, dura 60 minutos e custa 40 DKK pra adultos e 15 DKK pra crianças):

Essa âncora na ponta do canal é uma homenagem aos marinheiros dinamarqueses mortos durante a Segunda Guerra Mundial…

Do lado esquerdo do canal (se vc estiver andando no sentido da praça principal), vc encontrará o Palácio Charlottenborg, que hoje abriga a Real Academia de Belas Artes!

Finalmente, vc vai encontrar a praça principal da cidade, Kongens Nytorv. Eu não tirei uma foto da rotatória no centro da praça (é uma praça que passa carros…rs) porque estava com um tapume de fora a fora com um banner fazendo propaganda daquele filme Ninfomaníaca, do dinamarquês Lars Von Trier…nada inocente pra um blog de viagens! rs

Estação Kongens Nytorv e Holmens Kirke
Aqui estávamos em frente à estação Kongens Nytorv de Copenhagem, onde descemos na vinda do aeroporto.

Seguindo a caminhada, passamos pela Igreja Holmen no trajeto para o Palácio Christiansborg, lugar onde a atual rainha da Dinamarca (Margrethe II) se casou:

Palácio Christiansborg
O Palácio Christianborg é o único no mundo a abrigar os três poderes simultaneamente: executivo, legislativo e judiciário. O prédio foi destruído duas vezes por incêndios, em 1794 e 1884, e em ambas foi rescontruído…as ruínas do primeiro palácio são abertas à visitação (veja informações de tickets aqui). As três coroas no topo da torre são o símbolo da Dinamarca!

Entrando pela lateral do Palácio, encontramos um pátio que nos levava à biblioteca nacional…

E na parte de trás pudemos ver um funcionário treinando ou se divertindo com um cavalo na pista/arena:

Museu Nacional e Praça Nytorv
Saindo pela parte de trás mesmo do Palácio Christiansborg, passamos por uma ponte e já nos deparamos com a parte de trás do Museu Nacional (Nationalmuseet):

Desse ponto, menos de 500 metros de caminhada te levam até a Praça Nytorv, ou o Novo Mercado, criada em 1610 pelo Rei Christian IV para estimular o comércio. A principal construção da praça é o Tribunal de Copenhagem (Copenhagen Court House):

Parque Tivoli
Vc só vai precisar descer um trecho da rua Stroget (já vamos falar mais dela no próximo tópico) pra chegar até o famoso Parque Tívoli! Aqui está um lugar que ficamos beeeem chateados de não termos conhecido (então não perca a chance se vc tiver…rs)… O parque foi criado em 1843 por Georg Cartensen que usou um argumento um tanto quanto familiar aos brasileiros pra convencer o Rei Christian VIII de que seria um bom negócio… Segundo ele, enquanto as pessoas estão se divertindo em parques e eventos festivos, elas não pensam em assuntos políticos…. É o famoso pão e circo desde que o mundo é mundo…hehehe!

Nós só pudemos ver o parque assim, de longe, pois ele estava completamente fechado por conta do inverno….ele só funciona de meados de abril a meados de setembro (cheque aqui antes de ir)… O lugar é fantástico, pois além da área verde para livre recreação e prática de esportes, ainda é cheio de montanhas russas, brinquedos pra crianças, roda gigante, um aquário, etc, etc, etc… Enfim, é claro que recomendo! Aqui vão umas fotinhos da internet pra vcs terem ideia do que estou falando…

Imperdível, né?! 🙂

Rua Stroget: a maior rua de pedestres do mundo
Não deixe de andar pela rua Stroget, considerada a maior rua de pedestres do mundo! Nessa rua carros são proibidos. Durante o dia a rua fica lotada de nativos e turistas e à noite é um bom lugar pra procurar bares, restaurantes e baladas (não só nela, nas ruas ao redor também)!

Claro que eu não podia deixar de conhecer mais uma Disney Store do mundo, né?! Vai ser outro recorde pessoal: conhecer todas as lojas da Disney do mundo!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Era hora de esticar a caminhada e ir conhecer Christiania, a cidade independente dentro de Copenhagem. Pelo caminho, mais paisagens incríveis, mais construções belíssimas, dentre elas a antiga sede da Bolsa de Valores:

Vc pode ir de metrô pra lá também (estação Christianshavn), mas vcs já sabem né? Lá fomos nós a pé…só tivemos que atravessar a Ponte Knippels (Knippelsbro) e já estávamos na ilha… Aproveitamos pra dar uma passadinha pela Igreja Vor Frelsers (Nosso Salvador em português), bem pertinho da entrada de Christiania!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Há quase 1 ano atrás, durante o Churrascos de Ex-alunos da minha faculdade, meu amigo Guto me disse que Copenhagem era uma cidade incrível, mas que eu não podia deixar de “escapar” da correria do grande centro e conhecer a cidade independente e alternativa chamada Christiania… Aqui estou eu! Nós estramos por uma entrada lateral, não a principal (vou mostrar essa mais pra frente) e logo depois de passar o portal a diferença saltou aos nossos olhos… Parece que vc entrou num vilarejo quase que rural e, apesar do entra e sai de moradores e turistas o tempo todo, um ar mais “pessoal” paira na atmosfera…

Fotos só são permitidas em determinados lugares, o que não se aplica à região após essa placa aí…hehehe! Há um grande impasse ainda sobre a liberação da maconha nesse território, que, apesar do que pode parecer, NÃO É legalizada. O governo de Copenhagem já teve “atritos” sérios com o povo de Christiania, e vira e mexe a polícia acaba intervindo nos “negócios” locais… Os moradores da cidade (eles chamam Christiania exatamente assim: a “cidade”) seguem brigando para terem suas leis aprovadas e totalmente apartadas de qualquer influência do governo dinamarquês. Enquanto isso, ambas as partes tentam conviver da forma mais harmoniosa possível, os cidadãos de Christiania tentam não causar problema fora daqui pra que, por sua vez, a polícia de Copenhagem não tenha motivos pra encher o saco deles. Entenderam agora porque a placa estabelece as leis do locao como:
-Divirta-se
-Não corra: isso gera pânico
-Sem fotos: compra e venda de maconha ainda é ilegal

Depois de alguns metros, onde barraquinhas no estilo das feirinhas de artesanato vendem maconha de todos os tipos e em todas as formas que vc pode sonhar em encontrar na vida (inclusive de todas as cores…nunca pensei que existia maconha rosa, amarela, vermelha…rs), a placa avisa que as fotos são novamente permitidas e a Maguzinha aqui não perdeu tempo! hehehehe! Saí registrando todas as casinhas e vielas que vi pela frente…

E aí encontramos um bar/restaurante/sinuca cheio de gente (tantos turistas, como moradores) e aproveitamos pra descansar as pernas um tiquinho. Detalhe pra placa na entrada do estabelecimento… Tradução livre pela Maguzinha: “Christiania baniu as drogas pesadas em 1979. Cocaína também é considerada uma droga pesada. Todas as drogas pesadas são estritamente proibidas em Christiania e você poderá ser submetido a algum teste anti-doping. Se seu teste der positivo, você será banido de Christiania por 3 meses. Se você for reincindente, você será banido pro resto da vida. Você tem a nossa palavra. Ajude-nos a nos livrarmos das drogas pesadas.”

Como todo mundo estava tomando um copão de chocolate quente com um creme em cima (inclusive as criancinhas pequenas…hehehe) decidimos que seria inofensivo pedir um pra cada um também, né?! Sim, somos caretas…mas somos gente boa! Hehehehe!
Esqueci de bater uma foto do copo, mas recomendo muito! Deu um levante na gente dos bons… Será que não era batizado mesmo? Eu hein…rs! O lugar tinha até wifi liberado, era um bar bem rústico, porém simpático! Uma mesa de sinuca num dos cantos estava bem disputada…na outra mesa um hippie desenhava umas caricaturas despretenciosamente….já em outra, um grupo preparava seu cigarrinho numa boa pra fumar ali mesmo…atrás da gente um tiozão já estava fumando sem nenhuma preocupação….e muitos turistas “caretas” espalhados por todos os cantos, numa boa! E viva a paz!

Na hora de ir embora, pudemos conferir o portal principal de entrada e saída da cidade…de um lado, ele te dá as boas vindas a Christiania…. Do outro, ele te informa que vc está retornando à Europa…rs

[Ir para a Lista de Tópicos]

Almoço no Novo Canal: caro…muito caro!
Tirando o fato que tentamos fazer um caminho diferente pra voltar de Christiania pro centro de Copenhagem e saímos num beco sem saída (tivemos que andar mais que o dobro pra voltar), finalmente iríamos sentar pra ter uma refeição decente depois da longa jornada desde cedo. Como seria a única chance que teríamos pra comer em uma dos estabelecimentos de Nyhavn, saímos em busca de algum cardápio que nos apetecesse e não tivéssemos que vender a alma pra pagar…hehehehe! Missão impossível, então acabamos escolhendo o restaurante que tinha uma “promoção” de prato com diversas especialidades dinamarquesas… Como não sei o nome do lugar, vou colocar a placa aqui pra quem quiser se aventurar…e ainda tem a descrição dos dois pratos da “promoção”, pedimos um de cada… A brincadeira saiu por 403 DKK, mas não podemos negar que estava uma delicia (apesar de ser beeeem pouquinho de cada coisa)!

Pizza com Guaraná Antártica no jantar na despedida de Copenhagem
O cansaço estava surreal quando chegamos ao hotel e pudemos relaxar… Não tínhamos coragem nenhuma de levantar, nos enchermos de casacos e procurar algum lugar pra comer à noite! Nós tentamos jantar no bar/restaurante do hostel, mas, pro nosso azar, eles estavam com a cozinha fechada aquele dia… O jeito foi sondar na mesa dos outros hóspedes o nome da pizzaria que eles estavam buscando suas pizzas e ir pra lá…o cheiro estava bom! Era bem depois da esquina do hostel e, não bastasse a pizza ser boa, bonita e barata, ainda encontramos Guaraná Antárctica na birosca da frente!!!! Não é tudooooo?!

E assim foi nossa despedida de Copenhagem….com sabor de pizza e Guaraná! Tem coisa melhor?!
No dia seguinte pegamos o metrô da mesma forma que na chegada e fomos pro aeroporto…bem cedinho! Sem problema algum!
Espero que vcs tenham curtido as dicas da Dinamarca…nos vemos no próximo post! Agora é hora de voltarmos pra Irlanda!