Noruega – Bergen e os Fiordes

Que lugar é esse? Simplesmente FANTÁSTICO! 

Que a Noruega é considerado o melhor lugar no mundo pra se viver (o IDH mais alto) ano após ano, todo mundo já sabe… Que eles também são mundialmente reconhecidos por sua beleza natural ímpar, algumas pessoas já ouviram falar… Agora, que a união disso tudo com a simpatia e a receptividade do povo norueguês foi uma combinação bombástica: a Noruega se tornou um lugar mais que especial pra gente, com um lugarzinho reservado no nosso coração! O que são aqueles fiordes, se não uma declaração diante dos seus olhos de que é impossível que a mão de Deus não tenha moldado o mundo? Tenho certeza que “alguém” deu uma atenção mais que especial pra esse cantinho aqui…é simplesmente divino!
Convido vcs a embarcarem numa das aventuras mais especiais da minha vida, uma experiência muito gratificante que tenho certeza que vai mudar o planejamento das férias de muito gente daqui pra frente!
Sejam vem vindo às belezas da Noruega!

Ficha Técnica de Bergen:
Quando fomos pra lá: Janeiro
Temperatura média na época: 0-2 graus durante o dia e (-3)-(-1) à noite
Quantos dias passamos lá: 3 noites e 2 dias

O que você vai encontrar nesse post (se preferir, pode clicar nos assuntos pra ir mais rapidinho…rs):
Moeda Norueguesa
Sufoco na conexão em Oslo
Shuttle do aeroporto de Bergen pro centro
Acomodação em Bergen
Transporte público em Bergen
The Bergen Card
Passeio pela noite de Bergen e Jantar Etíope
Mercado de Peixes (Fisktorvet) de Bergen
Bryggen e suas casinhas de “brinquedo”
Museu Hanseático e mais um Mercadão
Monte Floyen e seu Furnicular
As ruas de Bergen e suas estátuas
Lago Lille Lungegardsvann
Almoço no Mercado de Peixes de Bergen
Bairro Nostet e o Aquário de Bergen
Passeio nos Fiordes Noruegueses: Norway in a Nutshell!
Mais uma dica: Monte Ulriken e seu Teleférico
Ida pro aeroporto e o misterioso alerta de incêndio

Moeda Norueguesa
A Noruega não usa o euro como moeda, e sim a Norwegian Krone (NOK). Pra vcs terem uma noção, na época que estivemos lá cada 1 euro valia, aproximadamente, 8 NOK! Isso não significa que é baratinho comprar tudo por lá não…muito pelo contrário! Assim como na Dinamarca, a Noruega é bem cara pra nós, pobres mortais…não se esqueçam que estamos falando do país que é, ano após ano, considerado o melhor lugar do mundo pra se viver…o padrão de vida deles é beeeeem diferente de tudo que conhecemos, inclusive os preços…rs! Mas relaxem…é só planejar direitinho, pegar as dicas da Maguzinha aqui e ir curtir o passeio!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Sufoco na conexão em Oslo
Aqui é mais um ALERTA do que qualquer dica… Nós compramos um voo “Dublin-Bergen” com a empresa SAS e eles nos colocaram num voo com conexão em Oslo. Até aí, nenhum problema…como foi uma escolha feita por ELES, entendemos que 50 minutos de intervalo era suficiente pra descer do primeiro voo e entrar no segundo… O que é MUITO mal feito é o fato de vc ter que sair do aeroporto e entrar de novo, ou seja, passar novamente pela segurança pra acessar seu portão…bizarro! Pra piorar a situação, a fila estava ridiculamente GIGANTE em Oslo, os próprios funcionários estavam assustados com o que estava acontecendo… Nós tivemos que furar fila (sim, pedimos pra um casal dos EUA e eles entenderam nosso pânico) e mesmo assim, mesmo correndo feito maratonistas pra alcançar nosso portão (Lei de Murphy: era o último do saguão), quase perdemos o voo! Todo mundo já estava lá dentro e o portão fechado! Tivemos que sair correndo novamente em plena pista (toda congelada) pra subir no avião…um caos! Enfim…acredito que isso não seja uma regra, e sim, exceção…mas não custa deixar vcs espertos, né?!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Shuttle do aeroporto de Bergen pro centro
Assim que desembarcamos do avião e estávamos no saguão do aeroporto, fomos até o guichê de informações turísticas e perguntamos de onde saía o shuttle que eu tinha pesquisado na internet.
ATENÇÃO: Existem duas empresas que fazem esse trajeto e o nome delas é, inclusive, muito parecido pra quem é de fora. A que nós pegamos é a mais barata, é uma empresa menor que resolveu entrar pra ganhar no transporte de passageiros entre o aeroporto de Bergen e o centro da cidade: Flybussbergen! O ticket de ida e volta (com data aberta) pra adulto custa 140 NOK e pra estudante 100 NOK. Apesar de estarmos com nossas carteirinhas de estudantes em mãos pra apresentar, o motorista acredita na SUA PALAVRA…nem olha pro seu documento. Diferente de onde venho…rs! O ponto deles é na frente do Hotel Clarion, saindo do aeroporto à esquerda (vc vai andar uns 200 metros).
A outra empresa se chama Flybussen e custa um pouco mais (160 NOK pra adultos e 130 NOK pra estudantes).
O trajeto leva cerca de 30 minutos e ambas aceitam dinheiro ou cartão como pagamento (vc compra com o próprio motorista). Se vc clicar aqui vai ver as paradas que o busão faz pelo caminho e poderá escolher a que for melhor pra vc (mais perto do seu hotel). O trajeto é exatamente o mesmo na ida pro aeroporto, só que na ordem invertida…

[Ir para a Lista de Tópicos]

Acomodação em Bergen
Nós encontramos nosso hotel em Bergen através do Hoteis.com e, apesar de ter sido um EXCELENTE negócio, a busca nos assustou um pouco por conta dos preços… Achamos o Bergen Bed & Breakfast (endereço Hennebysmauet 9) por 590 NOK a diária do casal, mais ou menos EUR 73. O lugar era uma casa mesmo, com 3 quartos disponíveis pra alugar (todos de casal), uma cozinha incrível, café da manhã liberado, tudo super limpo, lindo e organizado! Aliás, o café não era liberado só na parte da manhã: eles deixavam a cozinha abastecida de comida que vc podia pegar quando e quanto quisesse! A geladeira era cheia de leite e suco, tinha 3 tipos diferentes de cereais, chá e café de todo jeito, manteiga, geleia, etc! E o tempo todo que ficamos lá só tinha mais um casal super bonzinho e quieto no quarto do andar de baixo….a casa era praticamente nossa! Muito confortável!
DETALHE: Não tem ninguem responsável pelo B&B pra te receber no check-in ou durante os outros dias lá…eles te enviam o código da porta de entrada da casa (um número de 6 dígitos) junto com a reserva e te falam qual é seu quarto (room 1, 2 ou 3)…pronto! Vc entrar com o código e vai pro seu quarto (a chave vai estar na porta): simples assim! Tem um telefone na cozinha que te liga diretamente com os responsáveis em caso de dúvida ou qualquer problema. Ahn….o código pra internet está impresso e colado na TV do seu quarto e o sinal é muito bom! Vc pode deixar eles debitarem o valor total do seu cartão (que vc usou na reserva) ou pode deixar o dinheiro todo no seu quarto quando ficar o check-out (só avise eles pelo telefone).
Tá bom pra vcs?! Adoramos!!!!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Transporte público em Bergen
Eu cheguei até a sondar o site do transporte público de Bergen durante o planejamento, mas as coisas pareciam ser tão pertos que tive certeza que não precisaríamos usar…e estava certa! Tudo é bem pertinho no centro da cidade, pelo menos os lugares mais procurados. Caso vc queira visitar o Monte Ulriken (vamos falar no final do post), que é bem mais afastado, vai precisar pegar uma condução perto do Mercado de Peixe pra chegar até lá.

[Ir para a Lista de Tópicos]

The Bergen Card
O “Bergen Card” é mais um daqueles cartões turísticos que te dá descontos em diversas atrações turísticas e te permite usar o transporte público sem limite. Mais uma vez: pro nosso caso o cartão não compensava, pelo menos pras coisas que quisemos conhecer e explorar em Bergen, mas dê uma conferida pra ver se te interessa!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Passeio pela noite de Bergen e Jantar Etíope
Como já estava bem escuro quando chegamos e à noite as atrações estariam fechadas, resolvemos fazer o que é praxe pra esse casal aqui: dar uma caminhadinha noturna de reconhecimento do local e procurar algum lugar pra comer! O lugar pra comer já era praticamente certo, queríamos MUITO conhecer o restaurante de comida etíope que nossos amigos Dani e Igor falaram tão bem (de novo eles, assim como em Bruxelas….não são muito chiques? rs)! O plano então foi dar uma rodada pelo centrinho de Bergen e depois parar pra comer…e a nossa primeira vista foi o antigo porto de Bergen: Bryggen! Lindo ou muito lindo?

Era hora de encarar o desafio de comer usando apenas a mão direita (sem talher, tá?) no Selam Restaurant… Sim, os etíopes não usam a mão esquerda pra comer (eles inclusivem mantém a pobre atrás das costas ou pelo menos no colo), pq ela é dedicada para higiene pessoal…Isso mesmo, limpar a bunda!!! Hahahaha! Então vcs podem imaginar que pra cortar pão e colocar os diferentes molhos típicos foi de suar…mas foi  muito divertido!
O prato que pedimos se chama Selam Special e é bem típico, é um pão etíope (chamado ingera) que vem com 5 acompanhamentos tradicionais. Tomem cuidado com a intensidade da pimenta no molho, tá? A gente não pediu pra eles abrandarem muito pra poder sentir a emoção…e foi FORTE! rs

E não é que no caminho pro hotel achamos Guaraná Antárctica de novo?!?!? Esse povo da Escandinávia curte nosso Guaraná, hein?! Primeiro Copenhagem, agora aqui….adorei!
DICA: Tem lojas do 7-Eleven em TODOS os cantos de Bergen, uma ótima opção pra comprar comida e comer no hotel também. Em contrapartida, o restaurante Peppes Pizza é um assalto! A pizza de mussarela é 190 NOK (EUR 23 ou R$ 77). Umas garrafas de água com gosto (aromatizadas) são bem gostosas!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Mercado de Peixes (Fisktorvet) de Bergen
Primeira parada do dia seguinte: o famoso Mercado de Peixes de Bergen! Ele era em outro lugar, mas foi transferido pra esse novo prédio bem de frente pro canal, com uma estrutura toda de vidro pra vc ficar admirando a paisagem enquanto está dentro dele. A mocinha que trabalha num dos restaurantes lá nos atendeu extremamente bem, uma fofa mesmo, e ficou dando um milhão de peixes diferentes pra gente provar! Sabe quando vc vai ao Mercadão de São Paulo e os vendedores te enchem de amostras de frutas, queijos, doces, etc? Então…foi bem isso! Bacalhau, salmão cru, salmão defumado de um jeito, de outro, com tempero, carangueijo gigante….e BALEIA! Sim….ela deu um pedaço de uma carne preta feito carvão e pediu pra gente experimentar…sem falar o que era… Eu fiquei hesitante, olhei pra cara dela (o Tiago enfiou na boca sem nem questionar..rs), mas ela só riu e falou que só falaria depois que eu comesse… Fazer o que? E quando eu estava mastigando ela fala em alto e bom som (e em português): BALEIA! O choque de ouvir a palavra em português foi maior que a descoberta….hehehe! Mas depois dela explicar que saber falar algumas palavras na nossa língua (bacalhau, baleia, tubarão, salmão) de tanto cliente brasileiro que aparece por aqui, o choque mesmo foi por pensar que eu tinha comido baleia….e era bom! rs

E nós vimos a cabeça do bacalhau!!!! Não só a cabeça, como o corpo todinho! E vivo! Olha ele aí, a prova viva! heheheh

E o tubarão que estava a disposição para o almoço? Ai…deu até dozinha dele….rs!

Enfim, fora a experiência de ver peixes de todos as espécies, jeitos e tamanhos, vc também encontra caviar de todas as cores e muitos outros produtos do mar. O Mercado tem uns 3 ou 4 restaurantes e estávamos decididos a voltar aqui na hora do almoço…até mais tarde!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Bryggen e suas casinhas de “brinquedo”
Bryggen é o antigo cais de Bergen, local usado no comércio diário da cidade pelos mercadores da Liga Hanseática. Foi declarado patrimônio mundial pela UNESCO em 1979. Ao todo, 62 dessas casinhas são originais do século 14, o que dá um ar ainda mais especial ao lugar! E fala a verdade: não é igualzinho aquele brinquedo chamado “Engenheiro” que as crianças podem ficar criando e montando suas próprias construções? Eu tinhaaaa! 🙂

Nós demos a volta pela parte de trás das casinhas pra passarmos pela Igreja Mariakirken, o prédio mais antigo da cidade que ainda existe (a primeira missa que se tem registro foi realizada no século 12). Teve um papel importantíssimo na história de Bergen. Estava em obras!

Pudemos apreciar as “casinhas de brinquedo” por trás e andar por seus corredores apertados e tortuosos.

Hoje a maioria das casinhas é ocupada por lojas de souvenir, restaurantes e pubs. A propósito, vir à Noruega e não levar um troll pra casa, não é vir à Noruega! hehehehe

[Ir para a Lista de Tópicos]

Museu Hanseático e mais um Mercadão
Ainda em Bryggen, bem na esquina, vc vai encontrar o Museu Hanseático que mostra como os mercadores alemães que formavam a Liga Hanseática viviam e trabalhavam.

Do outro lado da rua tem uma prédio bem bonito que abriga um Mercadão bem legal, que inclusive tem um Starbucks pros viciados como nós! rs

[Ir para a Lista de Tópicos]

Monte Floyen e seu Furnicular
Uma visita obrigatória em Bergen é o Monte Floyen, de onde vc pode não só admirar a vista da cidade encravada no coração de um fiorde, como também fazer amizada com o Troll que guarda a montanha…hehehehe! Vc pode subir a pé até o topo (e descer também, como fizemos), mas o passeio de furnicular (que sai do pé da montanha) é bem legal, eu diria até imperdível! O ticket simples (uma perna só) custa 43 NOK pra adulto e 22 NOK pra criança (pra mais detalhes de preços clique aqui). Quem tiver o Bergen Card pode andar de graça apenas UM TRECHO do passeio (ou subida, ou descida) durante a baixa temporada. Na alta temporada vc terá direito a 50% de desconto na compra.

Pelo jeito a criançada e a cachorrada ama o Monte Floyen!!! O furnicular estava lotado!!!

Lá em cima, além de aproveitar pra relaxar e admirar a vista (se não estiver ventando muito…rs), vc ainda pode ver as trilhas que podem ser feitas no coração da montanha (tem mapas com os trajetos sugeridos) ou levar os pequenos pra brincar no parquinho.

Nós resolvemos descer a pé pra ir explorando um pouquinho da montanha e nos surpreendemos com a quantidade de gente que SOBE e DESCE a montanha CORRENDO!!! O tempo todo! Enfim, nós fomos no passinho da saúde e puder aproveitar cada cantinho, inclusive as “varinhas do Voldemort” criadas pela água congelada nas encostas (juro que não fui eu, foi o Tiago que inventou isso! rs).

[Ir para a Lista de Tópicos]

As ruas de Bergen e suas estátuas
No caminho para o Lago Lille, fomos apreciando as construções e encontrando algumas estátuas um tanto quanto inusitadas pelas ruas de Bergen…

[Ir para a Lista de Tópicos]

Lago Lille Lungegardsvann
Tanto o parque (ou praça) Byparken, quanto o lago Lille Lungegardsvann, são bem populares entre os moradores de Bergen como um lugar de recreação e relaxamento. Claro que, com o frio que estava fazendo, o lago estava congelado e o parque todo seco….o que não atraía as pessoas por muito tempo…rs!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Almoço no Mercado de Peixes de Bergen
A fome já estava mais que apertando quando decidimos que era hora de voltarmos pro Mercado de Peixe pra almoçar. Sentamos no mesmo restaurante da mocinha nos atendeu tão bem pela  manhã e ela mesma veio nos atender quando nos reconheceu! A vontade era de experimentar tudo, mas não caberia no estômago, nem no bolso…rs! Então pedimos duas cervejas bem geladas e duas entradas: salmão defumado e degustação de caviar! Sim, eu sei o que é caviar: já comi, já vi e agora posso falar! rs

Como prato principal escolhemos uma porção (gigante) de mariscos e foi a melhor coisa do mundo! Que delicia, o tempero estava simplesmente perfeito!

Bem satisfeitos com a comida e mais ainda com o atendimento, pagamos a conta com gosto: 465 NOK!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Bairro Nostet e o Aquário de Bergen
Pra ajudar na digestão, antes de irmos pro hotel demos uma esticadinha até a região de Nostet pra conhecer esse bairro pitoresco de Bergen.

De lá, caminhamos até o Aquário de Bergen pra ver se dava coragem de entrar….mas ao chegar lá na frente o sono foi mais forte (depois de tanto andar e de comer tão bem, não era de se assustar) e corremos pro nosso tão amado hotel!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Passeio nos Fiordes Noruegueses: Norway in a Nutshell!
Era chegada a tão esperada hora de conhecer um pouco mais desse país encantador que é a Noruega… Compramos tickets pro passeio Norway in a Nutshell (que eu recomendo MUITO pra todo mundo). Nós recebemos uma confirmação por email e foi com ela em mãos que fomos até a estação de trem de Bergen pra retirar nossos tickets 30 min antes da partida (que estava agendada para 08:44)!
O tour custou 1145 NOK por pessoa, algo em torno de EUR 140, mas posso dizer que compensa cada centavo! Pagaria de novo! Veja o que está incluído no passeio:

Bergen até a cidade de Voss de trem pelo Bergen Railway. Se conseguir, sente-se do lado esquerdo do trem, a paisagem é mais bonita! 🙂

Voss até Gudvangen de ônibus (durante o verão o ônibus vai por uma serra super exótica, com paisagens lindíssimas, mas por ser muito íngreme é perigoso passar por lá no inverno, fica escorregadio). Quando vc desembarcar na estação de Voss, vá pra parte de trás da estação, o busão sai de lá!

Gudvangen até Flam de barco pelos fiordes

Flam até Myrdal pelo famoso Flam Railway (com direito a parada na cachoeira Kjosfossen). Tanto faz o lado que vc sentar, a paisagem vai revezando a beleza nos dois lados…rs!

Isso é uma cachoeira! Juro! Acho que vou até colocar a foto dela no verão aí pra vcs compararem…rs

E essas “ranhuras” tipo um túnel na montanha? É exatamente onde o Flam Railway passa!!! Sensacional!

Myrdal de volta a Bergen pelo Bergen Railway. Aqui vc vai estar tão cansado que nem vai olhar mais pra paisagem…vai cochilar, isso sim! rs

[Ir para a Lista de Tópicos]

Mais uma dica: Monte Ulriken e seu Teleférico
Nosso tempo em Bergen foi excelente pra fazermos tudo que queríamos, porém, caso vcs tenham mais tempo por lá, sugiro que visitem o Monte Ulriken e seu famoso Teleférico! Como ele fica mais afastado, vc terá que pegar um ônibus até lá. Existem ônibus direto pra lá que saem da frente do Mercado de Peixe, vc pode se informar melhor no Centro de Informações Turísticas ali perto. Ou então, seguindo a dica de um dos meus leitores que voltou de lá recentemente (e colocou praticamente todas as minhas dicas daqui do blog em prática), vc tb pode pegar um busão normal da cidade pra lá…segundo ele, as linhas 2 e 3 vão pro Monte, é só descer na estação do hospital, e vc ainda paga mais barato do que os ônibus específicos pra lá (sairia por 31 NOK se vc comprar sua passagem antecipada no mercado RIMI ou 41 NOK direto com o motorista)! Valeu pele retorno, Guilherme! 😉

[Ir para a Lista de Tópicos]

Ida pro aeroporto e o misterioso alerta de incêndio
Bom…mais uma vez era hora de deixar um lugar encantador pra trás em busca de novas aventuras… Bergen vai ficar num cantinho especial do nosso coração, com certeza!
Pegamos o mesmo ônibus da chegada para voltarmos pro aeroporto (só que no ponto no outro sentido, claro) só que, ao invés de 30 minutinhos, o trajeto levou quase 45 min por conta do trânsito numa manhã de segunda-feira (sim, a Noruega também sofre desse mal)! Como eu gosto de sair com bastante antecedência, não tivemos maiores problemas. O fato engraçado ficou por conta de um alarme de incêndio que fez com que, 15 minutos antes de embarcarmos, TODO MUNDO evacuasse o aeroporto…inteirinho!!! Uma sirene tocando, gente te tocando pra pista ao lado dos aviões…..tudo por conta de uma suspeita de incêndio!

Nada aconteceu e 20 minutos depois todo mundo voltou pros portões de embarque e lá fomos nós, sãos e salvos pra Estocolmo!!! rs…espero que tenham curtido! Nos vemos na Suécia!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *