Finlândia – Helsinque

Quem diria que eu conheceria a Finlândia!!!

Isso mesmo: chegamos à Finlândia! Meu Deus…e pensar que quando eu estava na escola, no segundo grau, eu tive um colega de classe que era de Helsinque, o Petri! E quando ele disse de onde era a única coisa que veio a minha mente foi que era, com certeza, um lugar que eu NUNCA iria…..eu me enganei!!! Que delicia errar assim, né?! Hehehe!
Pois bem, depois de ficar até tarde da noite curtindo o Baile da Terceira idade no cruzeiro pela rota viking (veja mais detalhes no post de Estocolmo), era hora de desembarcarmos na capital da Finlândia e explorar o que essa terra tem. Li em diversos blogs que no verão a cidade borbulha de tantos turistas por todos os lados, mas vcs vão notar pelas fotos que fomos lá numa época beeeeem diferente….rs! Vem comigo!

Ficha Técnica de Helsinque:
Quando fomos pra lá: Fevereiro
Temperatura média na época: 0-2 graus durante o dia e (-3)-(-1) à noite
Quantos dias passamos lá: 1 dia e 2 noites

O que você vai encontrar nesse post (se preferir, pode clicar nos assuntos pra ir mais rapidinho…rs):
Moeda finlandesa: EURO
Estação Central de Helsinque
Praça do Senado e a Catedral de Helsinque
A Catedral de Uspenski e o mar congelado pelo caminho
A praça onde fiz meu primeiro anjinho na neve!
As igrejas de Helsinque
Mais dicas: passeio nas ilhas Suomenlinna
Day tour em Tallinn, capital da Estônia!
Ida de trem pra Rússia

Moeda finlandesa: EURO
Apesar de todos os outros países da Escandinávia terem moedas próprias, a Finlândia adota o EURO como moeda. Então planejem direitinho o tanto de grana que vão precisar em cada lugar! 🙂

O mar congelado
Acordamos um pouquinho antes do horário de desembarcar (depois de o capitão ter avisado pelos auto-falantes que atrasaríamos 30 minutinhos) pra poder admirar o mar na chegada a Helsinque…que dizer, nós achamos que admiraríamos o MAR, né?! Mas deem uma olhadinha no que encontramos….igualmente incrível!

Caminhada até o hotel
Primeiro de tudo: não esperem serem recebidos de braços abertos pelos finlandeses, tá? Não estou falando que TODOS são rudes ou estúpidos, mas a forma que fomos abordados no desembarque pra apresentarmos nossos passaportes (na verdade só pediram pro Tiago) me chocou! O cara não foi grosso, nem estúpido….ele foi MUITO grosso e MUITO estúpido. Enfim….acontece.
Não tinha nenhum meio de tranporte claramente indicado pros turistas dali do porto até alguma região mais central da cidade….tinha até um ponto de ônibus lá, mas sem nenhum indicação explícita pra facilitar nossas vidas… Já tínhamos decidido que iríamos a pé pro hotel, já que ele ficava só a 1 km de onde estávamos, mas eu queria ter visto algum meio mais tranquilo pra passar pra vcs…infelizmente não rolou!

Acomodação em Helsinque
Depois de andar o que pareceu uma eternidade, tamanha fome e cansaço que estávamos sentindo, finalmente chegamos até nosso hotel: Omena Hotel. Pagamos EUR 80,28 a diária do casal. O quarto era excelente e ele era muito bem localizado, o que fez parecer longe foi termos andado pra caramba por dentro do porto até alcançar a rua…
ATENÇÃO: Como sempre fazemos por aí quando chegamos ao hotel mais cedo que o horário de check-in, estávamos contando com a possibilidade de deixarmos nossas malas no locker do hotel e sair pra bater perna até a hora que poderíamos entrar no quarto…ledo engano! O check-in (e check-out) desse hotel é todo automatizado, vc tem um código pra digitar na porta da frente do edifício que serve também pro seu quarto (que vc recebe o número 24 horas antes por email). Viram o problema? Chegamos lá e não tinha UMA VIVA ALMA pra abrir a porta pra gente….esperamos alguém entrar/sair do prédio pra entrar junto, mas o problema continuou porque cada seção do prédio exigia que digitássemos o código. Tinha um telefone parecido com orelhão no saguão que vc podia usar gratuitamente pra ligar diretamente pra eles…só que não estava funcionando! Sorte que o wi-fi do prédio estava funcionando, porque pudemos ligar pro telefone deles de emergência e avisar o que estava acontecendo. Eles nos encaminharam pra um outro quarto que já estava pronto, nos deram outra senha e pronto: pudemos esticar o esqueleto e guardar a bagagem! Fiquem atentos!

Temppeliaukio kirkko: a igreja encravada na rocha
Forças recuperadas, nosso primeiro destino foi a igreja que foi totalmente construída numa rocha imensa, um dos locais mais visitados da cidade: Temppeliaukio kirkko.

Museu Kiasma e sua torre
A caminhada seguinte foi pra passar num outro símbolo da cidade: o Museu Kiasma. A torre do museu de arte contemporânea acabou se tornando cartão postal da cidade, então não podíamos deixar de passar por lá, né?! Ahn…e claro….era neve pra todo lado! Encontramos até um Olaf pelo caminho….fofoooo!

Cidade da Música e o Fórum Finlandês
Na mesma avenida, um pouquinho mais pra frente, vc poderá visitar a Cidade da Música e o Fórum Finlandês, um de cada lado da rua.

Estação Central de Helsinque
Mais andanças pelas ruas de Helsinque e nos deparamos com a Estação Central e todos os prédios ao redor…

Praça do Senado e a Catedral de Helsinque
A atração principal da cidade fica, sem sombra de dúvidas, na Praça do Senado (Senaatintori) e atende pelo nome de Catedral de Helsinque. Eu já tinha visto diversas fotos desse lugar no verão, afinal, é o cartão postal da Finlândia….mas nenhuma foto se compara a beleza desse lugar totalmente branco, coberto de neve! Parecia a página de um livro de fantasia…

A igreja é toda clean por dentro, bem simples comparada às igrejas que estamos acostumados aqui na Europa, mas não menos bonita por conta disso. As paredes são branquinhas, um clima de bastante tranquilidade a paz…recomendo!

A Catedral de Uspenski e o mar congelado pelo caminho
Outro cartão postal daqui é a linda Catedral de Uspenski e posso garantir que o contraste do marrom no fundo branco de neve deixou tudo ainda mais bonito… No caminho até a catedral fomos admirando a paisagem “marítima” local….as casinhas a beira do porto e esse marzão de meu Deus na nossa frente…hehehehehe! Brancooooo!

A praça onde fiz meu primeiro anjinho na neve!
Sei que tinha neve por todos os lados e eu não precisaria ter esperado até esse momento pra me jogar na neve e fazer meu primeiro anjinho….mas quando vc estiver num lugar coberto de neve vai entender que não é em qualquer canto que te dá vontade de ser “lambuzar”! rs…foi por isso que nessa praça não tive dúvida alguma de que era o lugar ideal: lotaaaado de crianças brincando nos montes, subindo e descendo a colina, escorregando….um parque de diversões a céu aberto! Me joguei! rs

As igrejas de Helsinque
Pelo pouco tempo que passamos lá e pelo muito que batemos perna pelas ruas de Helsinque, deu pra notar que as igrejas são um ponto forte deles…. nesse site aqui vc encontra uma lista completa com as igrejas, catedrais e capelas da capital da Finlândia….divirta-se!

Mais dicas: passeio nas Ilhas Suomenlinna
A ideia era ter desembarcado do cruzeiro, deixar as malas no hotel e partir pro passeio bate e volta nas Ilhas Suomenlinnas, a principal atração do país, mas estávamos passando muito mal do balanço do navio e não conseguíamos pensar em entrar em algo que navegasse novamente….rs. Pra quem estiver por lá no verão esse passeio é simplesmente imperdível, da uma olhadinha nas fotos do local com o soi raiando:

Durante o inverno, porém, eles aconselham MUITO cuidado com o frio e até sugerem algumas rotas pra vc fazer o passeio evitando qualquer dano maior por conta das baixas temperaturas (rota de 1 ou 2 horas, é só olhar aqui).

Os barcos partem a cada 20 minutinhos da Praça do Mercado (Kauppatori) e levam 15 minutos pra fazer a travessia, é bem pertinho. Você encontra detalhes dos tickets aqui, mas pra vcs terem uma noção, eles custavam EUR 5 e davam direito a ir e voltar dentro de 12 horas, ou até o último ferry do dia. Vc não paga nada pra entrar nas ilhas, só o ferry pra ir pra lá. Vc só vai pagar se quiser conhecer o Suomenlinna Experience, uma espécie de experiência 3D que acontece num pavilhão por lá….daí é por sua conta (custa EUR 6,50)!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Day tour em Tallinn, capital da Estônia!
No dia seguinte saímos cedinho de Helsinque para passar um dia na capital da Estônia, Tallinn, que fica a apenas 2 horinhas de navio de lá (lá vamos nós sacolejar mais no mar….ai ai ai). Mas tenho muuuuita coisa bacana pra falar da ENCANTADOR, INCRÍVEL, LINDA Tallinn, então aguardem o próximo post que vai estar com todas as dicas! 😉

Ida de trem pra Rússia
Depois de voltar da Estônia e passar mais uma noite em Helsinque, era chegada a hora de partirmos de vez da Finlândia rumo a nossa última parada nesse mochilão: a Rússia!!! Siiiimmmmmm….se a viagem já não tinha sido suficientemente inusitada até agora, estávamos extrapolando todos os limites indo conhecer a Rússia! Pra fazer essa viagem escolhemos o trem como meio de transporte que, além de ser muuuuito gostoso passear pelas ferrovias da Europa, li muito a respeito das paisagens incríveis nesse trecho até a Rússia…imperdível, né?! Compramos nossas passagens no site da VR, empresa de trem finlandesa, e pagamos EUR 86,10 cada um pela viagem de 3 horas e meia na segunda classe (melhor do que qualquer classe top no Brasil….rs). O trem sai da estação central de Helsinque e nós chegamos uns 40 minutos antes do horário de partida porque achamos que precisaríamos trocar nosso voucher por tickets de verdade…peguei senha pra ser atendida no balcão da VR mas acabou que nosso voucher já valia como ticket! Então #ficaadica! 😉

Bom….então vou me despedindo de vcs por aqui e estarei esperando nos próximos posts imperdíveis das nossas aventuras! Já já Tallinn e São Petersburgo….até lá!