Suiça – Chur e Bernina Express pra Itália

Explorando a cidade mais antiga da Suíça e nossa experiência no incrível Bernina Express

Que a nossa Eurotrip tinha sido mais que maravilhosa até aqui, ninguém pode negar. Mas que foi providencial termos alterado um pouquinho o último roteiro pra incluir a Suíça….ahn, isso foi! Quem nunca ouviu toda a fama da terra do fondue e do chocolate, não é mesmo? Mas aposto que vc também conhece várias estórias sobre a segurança, educação, desenvolvimento, dentre outros pontos de destaque no país. O que eu posso garantir é que a Suíça não se resume nem de longe “só” por esses assuntos batidos, é o conjunto da obra que deixa qualquer um de queixo caído! Um povo bonito, extremamente (no tópico de Transporte público vou explicar melhor esse “extremamente”) educado e solícito, uma organização, limpeza e segurança como vi em pouquíssimos lugares na Europa… Não ficaríamos em Zurique, nossa escolhida foi Chur (indicação da minha miguxa Nath que é fã de carteirinha da Switzerland!!!), uma cidadezinha bucólica de 5000 anos, a mais antiga da Suíça, cercada pelos alpes e exalando a atmosfera suíça pra onde quer que vc olhe… Ahn…e de lá ainda parte o trem Bernina Express que cruza os alpes numa viagem incrível até a Itália (mais detalhes no tópico em questão…rs).
Enfim, depois de falar tudo isso, só me resta convidar vcs a conhecer um pouco do início da nossa última viagem antes de voltar pra casa… Preparados pra Suíça?

Ficha Técnica de Chur:
Quando fomos pra lá: Março
Temperatura média na época: 16-17 graus durante o dia e 9-10 graus durante a noite
Quantos dias passamos lá: 2 noites e 1 dia

O que você vai encontrar nesse post (se preferir, pode clicar nos assuntos pra ir mais rapidinho…rs):
Moeda Suíça
Do aeroporto de Zurique até Chur de trem
Transporte público em Chur
Hotel em Chur
Alimentação na Suíça: queijos e chocolate!
Chur Audio Guide: super dica!
Bondinho de Chur: alpes suíços
Kornplatz, Fontanaplatz, Correios e Prefeitura
St Martinplatz, Catedral St Martin e Praça Arcas
Rätisches Museum e Catedral de Chur
Parque Quaderwiese
Almoço na Suíça: fondue, claro!
Arosa Railway, Haldenstein Castle e o bar do criados de Alien!
Bernina Express: viagem de trem da Suíça pra Itália pelos Alpes!
Chegando em Tirano: bem vindos à Itália!

Moeda Suíça
Pra quem não sabe (eu não sabia antes de morar na Europa), a Suíça não adota o euro como sua moeda e sim o franco suíço (CHF). Na época que fomos a cotação estava em torno de 1 euro valendo 1,24 francos suíços. Claro que muitos lugares turísticos acabam aceitando euro se vc não tiver franco, mas a coisa complica quando vc está no ônibus, no metrô/trem, etc, onde vc precisa colocar moedas pra comprar tickets, entende? Então é sempre bom comprar alguns francos sim, recomendo!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Do aeroporto de Zurique até Chur de trem
Nosso voo pousaria no Aeroporto de Zurique por volta das 20:30 e teríamos que pegar um trem pra chegar a cidadezinha de Chur. No próprio site do aeroporto encontrei a parte de acesso e estacionamento (Access & Parking), onde pude conferir todos os horários de trens pra Chur no site oficial da ZVV. É….e foi suuuuuper difícil, viu?! Hehehehehe….esses países de primeiro mundo deixam a gente sem saber o que fazer da vida…affff! O trem pra Chur que fazia o trajeto em menor tempo (em torno de 2 horas) saía da estação central de Zurique (Haptbahnhof), então tínhamos que pegar um trem na estação do aeroporto até lá primeiro. De 10 em 10 min sai trem do aeroporto pra Hauptbahnhof (custava CHF 6,60 na época, cerca de EUR 5,30) e o trajeto levava uns 10 minutinhos. Uma vez na estação central, foi só procurar os horários dos próximos trens pra Chur e pronto: compramos nossos tickets por CHF 45 cada, fomos pra plataforma indicada no painel da estação e 2 horinhas depois estávamos desembarcando felizes e contentes em Chur!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Transporte público em Chur
Olha só, eu procurei me informar bastante sobre transporte em Chur e até encontrei uma coisinha aqui, outra acolá, mas quando chegamos lá percebemos que a cidade é tão pequenininha que vc vai se deslocar a pé facilmente (mais um motivo pra vc se hospedar próximo do centro histórico)! O único “probleminha” foi quando desembarcamos por lá (Bahnhofplatz) por volta da meia noite e descobrimos que o ônibus que ía pras bandas do nosso hotel (que ficava a 1,8 km dali) só passava de 45 em 45 min…e adivinhem? Assim que uma gentil senhora no mercadinho da estação de trem nos explicou qual ônibus deveríamos pegar, seguimos pra área dos ônibus e vimos nosso bonde partir bem diante dos nossos olhos….ai que tristeza! E estávamos cheios de malas pra conseguir dar um pique e alcança-lo… Resultado: teríamos que esperar 45 min cansados e com fome pra conseguir pegar o próximo busão.
Vcs acham que foi assim que tudo aconteceu? Nem perto disso…
ACREDITEM SE QUISER: a mesma senhorinha simpática que nos ajudou lá dentro da estação estava passando por nós e se ofereceu pra ajudar a negociar com um taxista pra nos levar até lá (detalhe: ela não falava uma palavra em inglês…tudo rolou na mímica e no alemão básico-básico que o Tiago tem)… Ele queria cobrar 35 CHF, o que daria quase 30 euros, absurdo!!! A própria senhorinha se chocou e dispensou o taxista…nós agradecemos muito a gentileza e antes de nos viramos pra procurar um banco pra sentar e esperar…ela tinha nos dado as costas e continuava gesticulando pra nos chamar… Como assim? Onde ela estava indo? Sim, se fosse no Brasil suspeitaríamos que ela queria nos sequestrar e roubar tudo que tínhamos…mas (acreditem se quiser) ela só queria pegar o ÔNIBUS que ela dirige e nos levar até A PORTA DO HOTEL! Isso mesmoooooooo! Ela era uma funcionária da companhia de transportes e estava no horário de folgaaaaa! Ela ligou o busão, manteve todas as luzes apagadas e saiu dirigindo pelas ruas de Chur até a porta do nosso hotel…. E não aceitou pagamento por isso! O que posso dizer dos suíços depois dessa primeira impressão! Fucking awesome!!! 🙂

[Ir para a Lista de Tópicos]

Hotel em Chur
Como sempre fazemos, espiamos no Trivago pra buscar nosso hotel em Chur e acabamos escolhendo o Ibis não só por seu preço, como por sua excelente localização. Pagamos 93,50 CHF cada diária do casal e 7,20 CHF nas taxas de turismo que se aplicam por lá. Como já era de se esperar, o padrão Ibis nunca decepciona (na Europa), o quarto era muito bom!

E pela manhã ainda tivemos uma vista privilegiada dos famosos Alpes Suíços….ai que tristeza!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Alimentação na Suíça: queijos e chocolate!
Ok, como eu disse no início do post, a Suíça dispensa apresentações no quesito queijos e chocolates, né?! Então esse tópico é só pra reforçar a necessidade de vcs experimentarem a maior quantidade de queijos (da forma que for, fondue ou frio mesmo) que vcs encontrarem pelo caminho!

Pra quem paga pau pros chocolatinhos Lindt da vida, lá é um prato cheio: eu comprei váaaaarias barras no posto de gasolina ao lado do hotel por 2 CHF cada uma! Ai que saudade!

Nós também provamos algumas especialidades bem tradicionais por lá, como esse pão-bolo com um recheio de frutas secas (na maioria pêras, mas também maçãs, nozes, figos, castanhas, etc) chamado Birnbrot, que significa literalmente “pão de pêras”. A tortinha do lado engana quem pensa que era um salgado…era uma torta de nozes chamada Nusstorten Stück! Não gostei muito dessa não (o Tiago tb não), mas vai que vcs curtem, né?! #ficaadica

[Ir para a Lista de Tópicos]

Chur Audio Guide: super dica!
Enquanto eu pesquisava tudo sobre Chur na internet, me deparei com um guia de áudio (audio guide) suuuuuper bacana, disponibilizado gratuitamente pela prefeitura da cidade! Vc simplesmente baixa o guia no seu celular e pode usar lá na cidade! Não é bacana? Claro que vc pode alugar um daquelas guias lá no centro turístico deles (acho que custava 9 CHF na época), mas quem não anda com o celular na bolsa hoje em dia? É só levar um fone de ouvido e boa! Vc baixa no idioma que quiser e só escolhe o arquivo de acordo com o ponto da cidade que vc estiver! Clique aqui pra baixar o audio guide pra vc. Nesse arquivo pdf aqui vc encontra tudo explicadinho e até o mapinha da cidade com os pontos turísticos!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Bondinho de Chur: alpes suíços
Hora de contar pra vcs o que aprontamos por Chur! Mesmo sendo domingo e tudo estando praticamente fechado (cidadezinha pequena já é calma durante a semana, imaginem no domingo!), pudemos passear por todo o centro histórico da cidade. Mas nosso primeiro pit-stop estava beeeeem ao lado do nosso hotel: o bondinho de Chur! É um bondinho que leva os aventureiros pro topo da montanha Brambrüesch pra esquiar, mas obviamente também carrega turistas e interessados num lindo passeio pra admirar Chur lá do alto… A propósito, compramos 2 tickets “round trip” (que nos permitiam subir e descer de bondinho) por CHF 25,32 (total). Esse ticket normalmente daria direito a subir até a última estação (vc troca de bondinho pra seguir na segunda parte), mas na época que fomos ele estava fechado para manutenção. Na alta temporada (verão e inverno) ele funciona o tempo todo! 😉

Lá em cima vc pode escolher trilhas pra caminhadas ou pedaladas (subimos o bondinho com uma galera com bicicletas!), ou até mesmo sentar em um café/restaurante pra comer.

Como disse, tudo estava fechado quando fomos, mas isso aqui parece ser bastaaaante procurado na alta! Agito da cidade! De qualquer forma, só a vista já compensa qualquer coisas….bem vindos aos Alpes Suíços!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Kornplatz, Fontanaplatz, Correios e Prefeitura
De volta à base da montanha, era hora de começar a explorar propriamente a cidadezinha linda que vimos lá do alto! Pra ajudar (muito), o dia estava ficando lindooooo: azul, ensolarado, sem vento (more na Irlanda quase 1 ano pra ver se vc não vai comemorar a ausência do vento tb…rs)!

Com o mapinha turístico em mãos (não deixe de pedir no seu hotel, tá?), onde todos os pontos importantes da cidade estão destacados, fica fácil explorar as encantadoras ruazinhas de Chur…escolha o trajeto que te agradar, ou que vc achar que aguenta fazer a pé, e manda ver! Nós começamos pelo portão Obertor (que significa portão superior, algo como Upper Gate):

A primeira impressão das ruazinhas de Chur foi a mais agradável possível…tudo praticamente vazio, tudo irritantemente limpo, uma atmosfera quase medieval, não fossem os poucos turistas que encontrávamos numa esquina ou outra.

Um dos locais mais famosos aqui é a Kornplatz, que recebe esse nome por ter abrigado um famoso celeiro de milho (korn em alemão). Antes do celeiro, a praça já teve um monastério, já abrigou grande parte do comércio da cidade e segue importante nos dias de hoje por ser o local que divide a Cidade Velha e a parte Moderna de Chur! No dia que fomos não tinha absolutamente nada na praça…o jeito foi sentar no banco e ficar admirando as construções ao redor!

Logo ali ao lado pudemos conhecer a Fontanaplatz, o que, na tradução livre da Maguzinha aqui, significa praça da fonte…um lindo jardim que foi todo reestruturado e fica sempre cheio de locais e turistas num dia lindo de sol como esse!

Bem do outro lado da rua, na chamada Postplatz, vc poderá admirar o prédio da sede dos correios suíços:

E caminhando pela rua de pedestres bem aí em frente vc chegará até a sede da Prefeitura de Chur (era um prédio muito grande, uma rua muito estreita, tudo dificultando uma foto decente…rs). Por baixo da prefeitura (sim, vc passa por baixo do prédio) tem um pátio cheio de colunas que vc pode transitar de uma rua pra outra…

[Ir para a Lista de Tópicos]

St Martinplatz, Catedral St Martin e Praça Arcas
Com certeza a maior atração da cidade é a praça da Catedral de St Martin, a St Martinplatz, que fica na parte mais antiga da cidade, bem no meio do caminho entre as duas torres Obertor e Untertor.

A Catedral de St Martin (Martinskirche) fica aberta a visitação, não se engane pela porta fechada da igreja, tá?! Sorte que vimos um pessoal puxando a pesada porta pra entrar…hehehehe!

Às sombras da Igreja de St Martin vc poderá admirar a Kirchgasse, uma ruazinha cheia de casinhas preservadas deeeeeesde muito tempo atrás (basicamente desde os séculos XV e XVI). Os destaques ficam com a Haus Reydt, a Haus Menhardt, o Antistitium e a Zunfthaus der Schneider!

Outro lugar imperdível pra quem estiver explorando Chur é a Praça Arcas, que fica bem ali pertinho da St Martinplatz. Se vc se embrenhar pelos jardins/pátios das casas ali por perto da Kirchgasse, vc vai acabar conhecendo o Bärenloch, um dos locais mais preservados da Cidade Velha! A tradução direta é Bear Hole, tipo “buraco do urso”, ou caverna…mas dizem que vem do latim e significa “pequeno jardim” ou “pequeno quintal”… De qualquer forma, é uma ótima forma de ter uma ideia do modo de vida medieval em Chur!

Esse local foi todo reformulado pra tirar os antigos galpões que deixavam o ambiente meio “dark” e hoje é um cantinho deliciosamente pitoresco e medieval! Não deixe de sentar num dos seus cafés pra ficar admirando a atmosfera da cidade suiça mais antiga!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Rätisches Museum e Catedral de Chur
Só o caminho até o museu histórico da cidade (Rätisches Museum) já vale muito, vc nem precisa entrar no museu se não quiser (nós não entramos). Que eu me lembre era cerca de 6 CHF pra adulto (estudante pagava 4 CHF) e crianças até 16 anos era grátis!

Dali vc só precisa seguir pelo lado direito (olhando de frente pra entrada do museu) pra se deparar com uma escadaria e uma passagem que pra serem mais medievais só se tivessem guardas com armaduras dos dois lados…incrível! Essa escadaria vai te levar até a praça da Catedral de Chur (Episcopal Cathedral), de onde vc vai ter uma vista muito legal da cidade e dos Alpes ao redor…não deixem de visitar!!!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Parque Quaderwiese
Pelo mapinha turístico vimos uma área verde em destaque do lado de fora da Cidade Velha e fomos lá conferir o que era: o Parque Quaderwiese! Como eu já disse, o dia estava propício pra ficar lagarteando no sol ao melhor estilo europeu (se vc nunca esteve na Europa, imagine que esse é o costume de TODOS os europeus: saiu um solzinho, bora se esticar em qualquer pedaço de chão pra captar uma Vitamina D…rs)!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Almoço na Suíça: fondue, claro!
Depois de um loooongo dia batendo perna pela cidade, nós merecíamos um almoço a altura, né?! Bom…estamos na Suíça….não vamos almoçar chocolate….então…vamos de fondue!!! Estamos na terra do fondue, minha gente! Aqui fondue é tipo o nosso arroz e feijão…ai que chato! A dica fica por conta do restaurante que fomos, considerado a casa dos fondues em Chur (tem pra todos os gostos…ai que saudade): Zoll Haus! Entrando pelo Obertor, o restaurante fica bem ali perto de uma fonte, embaixo de um letreiro escrito Franziscaner….vcs vão reconhecer pela foto!

Esse preço aí já é pra duas pessoas, viu? Achei muito em conta pelo que estamos comendo…e que fondue….yummy yummy! E o garçom era português, uma simpatia!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Arosa Railway, Haldenstein Castle e o bar do criados de Alien!
Como eu sou uma blogueira muuuuuito legal (e modesta…hehehehe), vou colocar aqui pra vcs algumas coisinhas que não fizemos (por motivos de cansaço ou por estarem fechados na época) que vcs poderiam se interessar! Bem no alto da cidade de Chur, milhares de metros acima do centro velho, está o famoso resort de Arosa e vc pode visita-lo (ou se hospiedar lá, claro) sem se matar de subir ladeiras… Pra isso existe o Arosa Railway, um trem que faz seu caminho pelo centro velho e depois se embrenha pelas montanhas e seus túneis escuros! O trajeto dura 1 hora (mas sai em horários determinados, tá?) e as tarifas giram em torno de 51,20 CHF pra primeira classe e 29,20 CHF pra segunda. Na baixa temporada vc paga meia nessas tarifas!

Outra atração nas cercanias de Chur é o Castelo de Haldenstein, famoso pelo seu festival de jardim durante a primavera e sua ópera durante o verão! O castelo foi construído no século XVI e tem visitas guiadas de 1 hora de duração (de abril a outubro apenas) em alemão, inglês e francês ao preço de 150 CHF…

Agora…um lugar que queríamos muuuuito ter ido mas não rolou porque naqueles dias ele não abriria (é fechado aos domingos) era o bar do criador do Alien: Giger Bar! Ele projetou o bar inteirinho, inclusive os móveis, e a ideia era abri-lo em New York, mas algumas dificuldades burocráticas acabaram levando o local pra cidade natal do seu criador! Acabei de ficar sabendo que o H.R. Giger faleceu recentemente, dia 12 de maio de 2014…uma pena! Enfim, pra quem é fã, dizem que é um must-see!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Bernina Express: viagem de trem da Suíça pra Itália pelos Alpes!
Agora….se tem uma “coisa” que motivou nossa viagem pra Suiça mais do que qualquer coisa foi ver as fotos do mochilão que minha amiga Nath fez com o namorido Marco aqui pela Suíça e me encantar pelo passeio de trem que eles fizeram pelos alpes….cada foto de tirar o fôlego! Claro que não perdi tempo e pedi todas as dicas pra ela…e lá fomos nós! O processo não é tão intuitivo assim, por isso vou tentar explicar pra vc aqui no blog…
ATENÇÃO: Dependendo da época que vc for fazer o passeio é melhor reservar com bastante antecedência suas passagens! Como nós fomos numa época de baixa, compramos com bastante tranquilidade 1 mês antes e no dia os vagões estavam até bem vazios…
ATENÇÃO 2: Os tickets pro Bernina Express podem ser comprados no site da Rhaetian Railway (na época pagamos 60 CHF por pessoa), vc só precisa definir exatamente a data e o trem que vc quer! Sim, isso mesmo, o trem que vc quer…existe mais de um trajeto possível pro Bernina Express, dependendo de onde vc vai embarcar e do destino que vc quiser… As combinações são inúmeras, por isso vou tentar colocar a tabela aí embaixo só pra vcs terem ideia dos preços em CHF (mas é sempre bom olhar aqui no site pra conferir os valores atuais):

2nd cl. 
1st cl. 
2nd cl. return
1st cl. return
Chur-Tirano-Lugano
 84.00
  129.00
  168.00
  258.00
Chur-Tirano
60.00
105.00
120.00
210.00
Chur-Poschiavo
53.00
93.00
106.00
186.00
Tiefencastel-Tirano-Lugano
71.00
125.00
142.00
250.00
Tiefencastel-Tirano
46.00
81.00
92.00
162.00
Tiefencastel-Poschiavo
39.00
69.00
78.00
138.00
Bergün-Tirano
39.00
69.00
78.00
138.00
Bergün-Poschiavo
31.00
55.00
62.00
110.00
St. Moritz-Tirano-Lugano
58.00
81.00
116.00
162.00
St. Moritz-Tirano
30.00
53.00
60.00
106.00
St. Moritz-Poschiavo
22.80
40.00
45.60
80.00
Pontresina-Tirano-Lugano
53.00
74.00
106.00
148.00
Pontresina-Tirano
27.00
48.00
54.00
96.00
Pontresina-Poschiavo
19.20
33.60
38.40
67.20
Davos Platz-Tirano-Lugano
73.00
110.00
146.00
220.00
Davos-Platz-Tirano
49.00
86.00
98.00
172.00
Davos Platz-Poschiavo
41.00
72.00
82.00
144.00
Bus Tirano-Lugano
32.00
64.00

ATENÇÃO 3: Não basta vc comprar seus tickets no site da companhia de trens pra data e pro roteiro que vc quiser…vc tem que comprar/reservar seus lugares também, tá?! E pra isso vc paga 10 CHF pra cada pessoa no inverno e 14 CHF no verão por trecho (se for ida e volta vai ter que reservar duas vezes)! Se vc não tiver reservado seu lugar vc PERDE seus tickets do trem, OK? Atenção! Nem que vc tenha que entrar em contato por email com o pessoal da empresa, não deixem de reservar tudo certinho!

Passados todos esses passos, basta vc chegar com uma meia hora de antecedência na estação pra trocar sua confirmação (que vc recebeu por email) pelos seus tickets. O trem sai na hora viu?!?!?! No nosso caso estava marcado pras 08:58 e saiu exatamente quando o relógio virou de 57 pra 58! Como tudo aqui na Europa, a Suíça não deixaria de ser extremamente pontual…então não durma no ponto! rs

Daí em diante, basta curtir o visual, ficar embasbacado com tanta paisagem de outro mundo e curtir… A viagem leva cerca de 4 horas, pois a previsão (e que eles sempre cumprem) é de chegar a Tirano às 13:12…em ponto!

É janela por todos os lados….tem como não pirar?

De repente a neva começa a aparecer por todos os lados…estão passando pelos alpes!!! Lindo!

Pouca neve, né?! Dá pra vcs verem o povo esquiando nas montanhas? São esses pontinhos pretos na neve…rs

Quem disse que eu conseguia ler meu livro com essa paisagem na janela?

Chegando ao vilarejo de Poschiavo…feio, né?!

Mira Lago…como se precisássemos de mais motivos pra elogiar o passeio no Bernina Express…

E Campocologno foi nossa última passagem antes de avistarmos Tirano…lindo viaduto…linda viagem…valeu muito a pena!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Chegando em Tirano: bem vindos à Itália!
Nossa viagem pela Suíça não poderia ter terminado de um jeito melhor…o Bernina Express é simplesmente imperdível! No horário previsto estávamos desembarcando na cidade italiana de Tirano, de onde continuaríamos nossa viagem por mais quase 2 semanas…muitas emoções ainda por vir!
Bom…então é isso…com essa imagem do nosso primeiro vislumbre de Tirano eu encerro esse post e já convido todo mundo pra ler os próximos sobre as cidades italianas que conhecemos! Espero que tenham curtido…beijokas!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *