Quem me conhece um pouco, sabe que a criança que existe dentro de mim (ou melhor, que está por toda parte do meu ser…rs) sempre foi completamente louca e apaixonada por tudo relacionado ao mundo Disney… Esqueça aquela pessoa que sempre quis ir a Orlando somente pra dizer que foi pra lá, ou pra fazer compras, ou pra conhecer os Estados Unidos…eu AMO o mundo de fantasia idealizado e criado por Walt Disney com todas as minhas forças e ponto final. Não me importo com aqueles que fazem críticas ferrenhas às mensagens subliminares que podem ou não existir por trás de toda essa “magia” pra incentivar o domínio norte-americano sobre as crianças, o consumismo exacerbado, etc…muito pelo contrário! Acho que, independente de todo império inegável que eles construíram “vendendo” sonhos, sonhos são e sempre serão sonhos, nos afastam de maus pensamentos, da tristeza, da nossa realidade, e nos permitem ser quem quisermos, estar onde desejarmos….mesmo que à sua volta só existam 4 paredes brancas! Infelizmente, minha família nunca conseguiu realizar meu sonho de me mandar ainda criança pra Disney e poder ver tudo isso de perto, a realidade era bem mais difícil que um conto de fadas…mas eles fizeram muuuuito melhor: eles me ensinaram a continuar sonhando e perseguir esses sonhos até conseguir realizá-los com minhas próprias pernas! E é por isso que minha primeira, segunda, terceira, enésima vez na Disney foi, é e sempre será um motivo e tanto pra eu chorar de alegria todas as vezes que vislumbrar o castelo na Main Street, me emocionar o tempo inteiro que ouvir uma cançao, gritar feito criança de 10 anos ao andar num brinquedo, correr pra pegar a fila pra abraçar os personagens que mais amo e agradecer ao papai do céu por essas oportunidades!
Ficha Técnica de Orlando:
Quando fomos pra lá: já fomos algumas vezes pra lá…rs!
Temperatura média na época: 30-35 graus de dia e 23-25 graus à noite (referência: Abril)
Quantos dias passamos lá: váaaarios….rs!
O que você vai encontrar nesse post (se preferir, pode clicar nos assuntos pra ir mais rapidinho…rs):
Aeroporto de Orlando
Assistência médica pra viajar pros EUA
Levando grana pra viagem
Aluguel de Carro em Orlando
Acomodação em Orlando
Alimentação em Orlando
Transporte público em Orlando
Meu Deus, são muitos parques! Quais tickets comprar?
Organizando sua ida aos parques
Estacionamentos nos Parques
Cortando filas em Orlando: Fastpass, Express Pass e afins!
Facilidades dos Parques Disney: cadeiras de roda, carrinhos de bebês, baby care center e mais!
Aeroporto de Orlando
Depois de horas dentro de um avião pensando em todas as emoções ainda por vir durante nossa estadia na terra da alegria, posso garantir que vc sai ávido por qq coisa relacionada ao mundo da magia já no aeroporto…e o Aeroporto de Orlando não te decepciona! Depois de passar pela fila da imigração (que sempre está cheia, independente da época) e responder às perguntas dos oficiais norte-americanos (alguns são até bem humorados, sempre dei sorte), vc já irá começar a seguir placas pra poder retirar sua bagagem….não sem antes pegar o trem pro terminal principal…isso mesmo, trem! Um trem fica indo e vindo de todos os terminais do aeroporto pra facilitar o deslocamento, a diversão já começa aí! Vc vai poder admirar o hall do aeroporto, todo lindinho, com poltronas e sofás por todos os lados, chão encarpetado, o que te faz se sentir em casa! E claro: anúncios de parques e personagens do mundo de fantasia que vc está doidinho pra encontrar o quanto antes! Agora sim…pode ir pegar sua mala e sejam bem vindos à terra da magia!
Vc poderá encontrar informações detalhadas sobre como ir e vir do aeroporto clicando AQUI (já em português, tá?). Já adianto que a gente sempre alugou carro por lá, a maneira mais fácil de se deslocar, com certeza…mas é sempre bom dar várias opções pra vcs, né?!
Aliás, falando em opções….quem ficar em algum dos hotéis da Disney (vou falar disso mais pra frente), vc tem ônibus exclusivo pra ir e vir do aeroporto: Disney’s Magical Express! Sabe o melhor? Vc nem precisa se preocupar em pegar sua mala…eles pegam pra vc e deixam DENTRO DO SEU QUARTO! Padrão Disney começando, se preparem….hehehehe!
Assistência médica pra viajar pros EUA
OK, OK, já comecei falando sobre a nossa chegada em Orlando, mas não se esqueçam que, além de passaporte e visto pros EUA, é preciso (e altamente recomendável) ter uma assistência médica internacional válida em território norte-americano pelo período da sua estadia, tá? Acho que nem preciso falar que, apesar de não ser comum acontecer nada de mais sério por aqui, vc está num local onde vc estará (ou seus filhos, por exemplo) correndo de um brinquedo pro outro, comendo comida diferente da que está acostumado, exposto ao clima local por dias e dias….enfim, a chance de precisar de um remédio e/ou médico existe, então não vale abusar!
Eu e o Tiago sempre tivemos cobertura médica através do nosso cartão de crédito (American Express), então viajámos mais sossegados pq, em qq necessidade, só precisaríamos acessar a central do cartão pra pedir assistência! No entanto, quando levamos meus irmãos pra conhecer Orlando, tive que providenciar que os dois estivessem segurados…pesquisei váaaaaarias empresas, váaaaarios seguros diferentes, tanto com relação aos itens cobertos, quanto com relação aos preços praticados… Na época, acabei fechando com a Mondial Assistance um seguro da Safetravel por ter o pacote mais interessante pro nosso caso, pra nossa “configuração”: saiu por US$ 37 dólares pra cada um dos meus irmãos pelo período de 15 dias!
DICA: Não deixe de levar uma bolsinha com todos os remédios que vc ou seu grupo estejam acostumados a tomar em situações mais comuns, como febre, gripe, dor de cabeça, dor de barriga, dor muscular, dor de dente….essas coisinhas! É sempre bom destacar a importância de se prevenir, né?
Levando grana pra viagem
Eu não sei vcs, mas, durante meus planejamentos pras idas à Disney, a parte mais estressante sempre foi o quesito “levando grana pros EUA”! Não tô me referindo à parte da quantidade, pq acredito que todo mundo já tem mais ou menos um orçamento definido quando decide viajar de férias pro exterior…a tensão toda é por conta da forma que vc vai levar seu dinheiro: cartão, grana viva, travel money, etc, etc, etc!!! Hoje em dia são tantas opções que a cabeça do cidadão fica piradinha…hehehehe!
Dinheiro vivo acaba sendo a primeira opção que pensamos qdo vamos pros Estados Unidos, mas não podemos nos esquecer do risco enorme de ficar carregando uma quantidade muito grande de dólares…se vc perder o dinheiro ou for roubado, vai ficar no zero pro resto da viagem, fora o prejuízo financeiro, claro!!!
Cartão de crédito é uma opção também, mas vc precisa ter em mente que, além da conversão da moeda ser geralmente mais cara nos bancos (e vc só ficar sabendo o valor no fechamento da fatura do cartão), ainda precisa computar o IOF que o governo brasileiro cobra (atualmente, 6,38% sobre todo e qualquer valor)!
Socorro, Magu: o que podemos fazer? Os cartões de débito pré pagos, ou travel money, estão super em alta e são uma mão na roda! Foi o que sempre usei! Existem milhares de empresas hoje em dia que disponibilizam seus próprios cartões pré pagos, inclusive os maiores bancos do país, vc só precisa checar a cotação de cada um, as taxas devidas que eles cobram, as facilidades com relação a recarga e saque e, basicamente, os trâmites pros casos de envio urgente de segunda via!
Existem os travel checks também, mais antigos e que costumavam ser amplamente aceitos nos lugares mais remotos do mundo…só que, além de eles não serem nada práticos comparados ao travel money (que é um cartão e te permite sacar grana em moeda local tb), nos Estados Unidos eles estão cada vez mais se tornando “desconhecidos”…
DICA: De qualquer forma, vc precisa SEMPRE levar uma quantidade de grana viva com vc, pras despesas miúdas, como táxi, ônibus, lanches rápidos e outras coisinhas do dia a dia… Calcule, mais ou menos, algo em torno de 20 a 30% do seu orçamento pra ter em dindin (claro que isso é só uma SUGESTÃO, tá? Depende do seu perfil).
DICA 2: Sugiro que vc use uma doleira, aquelas pochetes que se usam dentro da roupa, colada ao corpo, pra vc carregar seu passaporte e seus dólares, além de cartões e asssistencia médica. Seu passaporte precisa estar com vc O TEMPO TODO, ok? E vc não pode perde-lo…portanto: doleira é o que há!
ATENÇÃO: Dependendo do destino da sua viagem (Estados Unidos, América do Sul, Europa, África, Oriente Médio, etc…), existe uma forma melhor de levar seu dindin…não deixe de checar qual é a melhor pro seu caso! Pra Disney, tema desse post, sem dúvida vc não vai se arrepender de levar cartão de débito pré pago…eles são aceitos até nas barraquinhas de cachorro quente por lá!!!
Aluguel de Carro em Orlando
Como eu já disse na parte da nossa chegada ao aeroporto, a gente sempre aluga carro nas idas a Orlando pq é muito prático e o custo compensa muito! No entanto, o Tiago já esteve em Orlando pra um Congresso e, como eu não fui, acabava não compensando alugar carro pra uma só pessoa…resultado: ele usou e abusou do transporte público de Orlando! Vou falar disso mais pra frente aqui no post!
Quanto ao carro, estamos falando de Estados Unidos, né gente? Empresa de aluguel de automóveis é o que não falta por aqui, pra todos os preços e todos os gostos!
Eu geralmente pesquiso os preços em 5 ou 6 empresas, confiro as taxas, as condições do aluguel, forma de pagamento, possibilidade de cancelamento, retirada e devolução do veículo….e aí decido! Existem muitas, MUITAS empresas MESMO, e a cada dia os preços mudam e novas promoções aparecem, então vc precisa ficar constantemente monitorando os sites!
Pra vcs terem ideia, sempre pagamos em torno de US$ 25 na diária do carro econômico deles, o que já é garantia de carrão, pq nos Estados Unidos não existe carro pequeno…é tudo banheira! Divirta-se!
FURADA: tomem cuidado com a empresa que vcs escolhem pq, na segunda vez que fomos pra lá, testamos uma empresa menor e mais desconhecida e tivemos uma ingrata surpresa no momento da retirada: taxas abusivas que seríamos obrigados a pagar e que não apareciam em nenhum lugar do site deles…nem nas letras miúdas! Por sorte a gente já falava muito bem inglês pra poder desenrolar o problemão…então cuidado!
A gasolina reeeeeeende horrores nesses carros, vc não gasta muito não! E olha que vc roda por lá, viu? Mas é que 1 galão americano representa quase 4 litros daqui da gente, na verdade 3,7854 litros!
Pra abastecer seu carro é sistema self service, ou seja, vc para o carro ao lado de uma bomba e se serve! Vc pode pagar com cartão na própria bomba, como vc pode ver na foto abaixo, ou pode ir lá dentro da loja de conveniência e pagar pro funcionário a quantia que vc quer que ele libere naquela bomba (tem que falar o número certinho da bomba)! Simples, fácil e rápido!
Acomodação em Orlando
Onde ficar em Orlando é outro fator importante pra ser decidido conforme o perfil do viajante…não adianta muito eu falar aqui que a melhor localização é na International Drive pq essa é minha opinião e, além disso, as circunstâncias que eu fui não envolviam crianças pequenas, etc… Há os que preferem alugar uma casa por lá pra poder ficar mais à vontade com toda a família, tem os que preferem hotéis de 4 ou 5 estrelas pra também aproveitar suas facilidades, há quem adoooore se hospedar em Kissimmee por conta dos melhores preços, e tem aqueles que não querem medir esforços e vão se hospedar num dos milhares de hotéis temáticos da Disney ou Universal que agradam gregos e troianos e têm opções pra todos os bolsos! Enfim, deu pra entender que é complicado, né? Depois de algumas idas à Disney, vc fica expert nas localizações e até consegue sugerir algo pro perfil daquele grupo, mas no começo é difícil mesmo!
Uma notícia boa é que os hotéis daqui (dos Estados Unidos, em geral) são muuuuuito baratos quando comparados aos europeus e brasileiros! Então vc pode até se dar ao luxo de fazer uma extravagância nas suas férias…hehehehe!
Caso vc queira uma ajudinha da Maguzinha aqui pra planejar sua viagem (planejamento de cabo a rabo, do jeitinho que vc quiser e puder, e dentro do SEU orçamento), dá uma passadinha no meu site pra gte trocar umas ideias…ou deixe nos comentários aqui do blog: Magu Trip Planner!
Assim como falei no aluguel do carro, eu costumo pesquisar bastantão antes de decidir onde vamos ficar…não que eu não saiba o que eu quero, a gente tem as nossas preferências, mas é que eu analiso muitos preços, condições especiais e, até mesmo, promoções relâmpago! Então, pra vcs terem uma noção, a gente sempre optou por ficar em hotéis que giram em torno de US$ 45 pro casal (na verdade poderíamos enfiar até 4 pessoas no quarto por esse preço), que atendem tuuuuudo que a gente gosta e mais um pouco (os hotéis norte-americanos seguem um padrão conforme seu número de estrelas, não muda nadinha de nada de um pro outro)!
Vc pode dar uma pesquisada no Hotwire e Priceline, por exemplo, pra ter uma noção mais atual dos preços!
Alimentação em Orlando
Seja em Orlando, seja em Nova Iorque, vc tem que ter em mente que vc está nos Estados Unidos, terra de junk food (comidas que não prestam) barata em toda esquina! Não que vc não tenha opções saudáveis pra fugir das guloseimas, mas é difícil resistir à tentação de um restaurante com massas, pizzas e refrigerante liberado por US$ 4,99 por pessoa, certo? Isso mesmo, eu não inventei isso não….esse lugar existe e nós fomos pra experimentar! Hehehehehe! Mas não se acomode, dá pra aproveitar Orlando e não enfiar os dois pés na jaca de uma vez….enfie um só! rs
Caso vc não tenha café da manhã no seu hotel, ou não goste do que tem no seu café da manhã, uma sugestão é ir ao supermercado mais próximo (o Walmart é mais que uma boa opção…é providencial!) e fazer uma comprinha pra ter o que comer no seu quarto nos momentos de descanso e/ou ter o que comer de café da manhã! Lá vc vai encontrar garrafas enormes de leite, sucos, pães, bandejas de frios (queijos de tudo que é tipo e presunto), frutas (apesar de serem bem caras e bombadas demais pro meu gosto….esbanjando agrotóxicos….rs), cereais pra umas 10 encarnações, e tudo mais! Ahn, a gente tb compra pratinhos, talheres e copos de plástico pra ter no quarto…mas isso depende do seu hotel, né? Se vc tiver tudo isso por lá, não vai precisar! Tudo é bem baratinho, vc não vai gastar quase nada pra abastecer o frigobar!
Também tem a opção de tomar café pela rua e poder conhecer algumas casas famosas de café da manhã deles, como a IHOP! Eu, particularmente, adoro ir comer lá, mas mesmo assim não aguento encarar todos os dias não…é demais da conta! Recomendo que vc vá nem que seja uma vez, é praticamente uma atração nos Estados Unidos! Caso queira uma opção com menos “peso na consciência”, eles tem uma “light pancake” que vem com recheio de blueberries, umas bananas em cima e acompanha ovos mexidos que é uma delicinha! Só como essa panqueca acompanhada de uma limonada geladinha… Hehehehehe!
DETALHE: quase todos os lugares aqui nos States (ou pelo menos a grande maioria) funciona no esquema de refil com relação aos refrigerantes, sucos e ice teas, tá? Pergunte antes pra não sair pedindo pra encher seu copo e ficar com cara de trouxa, mas a regra se aplica a 99% dos estabelecimentos…e o IHOP não foge a regra!
A gente tb gosta muito de ir a uma padaria brasileira lá na International Drive (vcs vão ver que TUDO é na International Drive em Orlando), chamada Pão Gostoso! É tudo na vida da modelo se vc está querendo manter sua rotina do jeitinho mais brasileiro possível!
ATENÇÃO: o povo da terra do Tio Sam tem um gosto um tanto quanto peculiar quando se trata de café da manhã, tá? Pelo menos quando comparado aos nossos costumes pra essa refeição…eles curtem frango frito, muuuuuito bacon e até macarrão! Nada do nosso pãozinho francês, manteiga/requeijão, frios e frutas…então já sabem: vcs decidem! Foi por isso que dei essas outras alternativas aqui no blog…rs!
Transporte Público em Orlando
Se vc está indo em 2 ou mais pessoas pra Orlando, eu diria que com certeza compensa alugar um carro pra poder ter mais liberdade de locomoção por lá, principalmente pq os preços de aluguel são ridículos de tão baratos! Na verdade, até se vc estiver sozinho ainda compensa, dependendo do seu orçamento, mas esse tópico aqui é justamente pra falar que não é nem um pouco o fim do mundo se vc quiser usar o transporte público deles, aliás, muito pelo contrário! Eu sempre usei carro por lá, mas teve uma vez que o Tiago foi pra lá sem mim (digno de punição, não acham? Heheheheeh) pra um congresso e acabou não alugando carro, ele usou os ônibus do I-Ride Trolley e adorou! Segundo ele, além de ser super organizado, eles respeitam os horários e passam nas principais atrações da cidade, na porta da maioria dos hotéis e inclusive nos outlets! Incrível, né? Vc pode checar as rotas aqui e os preços aqui!
ATENÇÃO: Essa dica vale pra quem estiver na região da International Drive, que, como eu já citei, é o coração da cidade!
ATENÇÃO 2: Vc precisa ter o valor EXATO da passagem, tá? Os motoristas não carregam dinheiro pra troco e nem param pra discutir com vc se vc precisa de troco…
ATENÇÃO 3: Caso vc vá usar várias vezes o busão, compensa dar uma sondada nos passes ilimitados que eles têm! Eles só são vendidos em locais autorizados, nunca no trolley!
Calma!!! Caso vc não esteja na International Drive, vc não está excluído da rede de transporte de Orlando, não!!! Vc pode olhar no site da LYNX pra checar as rotas existentes pela cidade toda e os preços praticados….tudo explicadinho!
Meu Deus, são muitos parques! Quais tickets comprar?
Seguinte: pra vc que está querendo ir pela primeira vez pra Orlando, ou até mesmo pra vc que já foi, mas acha que não foi em todas as atrações/parques da cidade…esse tema é realmente delicado e complicadinho!!! Hahahahaha! É MUITA COISA pra se fazer por lá, a cidade agrada todos os gostos, então é normal uma confusão na hora de escolher o que fazer por lá e, consequentemente, quais tickets comprar! Vou tentar dar uma resumidinha no que vc pode optar quando estiver planejando sua viagem pra terra da magia, mas existe uma grande possibilidade que eu vá deixar algo de fora….aquele lugar é coisa de doido!
ATENÇÃO: Depois desse post de Informações Básicas, virão posts individuais de cada parque ou atração de Orlando…tudo nos mínimos detalhes pra te ajudar a decidir o que quer fazer! Então fiquem espertos pra ler tudinho! Hehehehehe!
- Parques da Disney
É comum ouvir as pessoas falando “Eu vou pra Disney nessas férias!” quando se referem a Orlando, né? Isso é normal, visto que a origem da terra da magia é diretamente ligada à criação dos parques idealizados por Walt Disney aqui no estado da Flórida…mas vcs já devem ter notado que, atualmente, a cidade possui muito mais coisas do que “só” a Disney, certo? Então que tal entender o que é Disney meeeeeesmo por lá? Bom, tudo que pertencer ao grupo Disney vai estar localizado dentro do resort deles, uma área IMENSAAAAA que vc pode acessar por diferentes entradas, mas que sempre vão te receber com um portão lindoooooo desse jeito aí embaixo:
Sério, o lugar é gigantesco (esqueça a ideia de circular a pé por lá, tá? rs) e está sempre com a aparência IMPECÁVEL, como se tivesse acabado de ser inaugurado! Padrão Disney, minha gente….vai se acostumando! As placas roxas e vermelhas orientando os visitantes (ou CONVIDADOS, como a Disney gosta que sejam chamados) são realmente muito boas, vc NUNCA se perde lá dentro, nem que vc queira!!! Hahahaahah! Tô falando muito sério, elas são sensacionais!
Vamos aos parques que existem por lá, né? Então, são 4 parques principais que vc precisa conhecer:
- Magic Kingdom: onde vc vai encontrar o famoso Castelo da Cinderela e toda a magia Disney na sua forma mais concreta possível!
- Disney’s Hollywood Studios: o antigo MGM, onde vc encontra tudo sobre os filmes e desenhos da Disney!
- Animal Kingdom: um parque todo dedicado ao cuidado com os animais, onde vc poderá fazer safaris e admirar a árvore do Rafiki, do Rei Leão, sabe?
- Epcot: aquele parque futurístico, com aquela bola prateada gigante, onde vc tb pode dar a volta num lago com representações de diversos países!
Fora esses principais, o resort ainda oferece 2 parques aquáticos do grupo Disney:
- Typhoon Lagoon: onde vc poderá admirar um navio pirata que foi parar no alto de uma montanha depois que uma onda gigante passou por lá…além de poder nadar com tubarões…uhuuuu!
- Blizzard Beach: quem disse que neve e praia não combinam? Nesse parque vc vai conhecer a estação de esqui mais divertida do mundo, onde bonecos de neve ficam ao lado de escorregas e piscinas animadíssimas!
Os fanáticos pelo mundo dos esportes também têm seu lugarzinho lá, basta visitar o complexo Wide World of Sports, ou, caso prefira, a ESPN! Sim, ESPN também é Disney, minha gente! rs
Não podemos nos esquecer de um dos lugares mais fantásticos do resort, o centrinho da “cidade Disney”: Downtown Disney!!! Lá vc encontra lojas de tudo relacionado ao mundo Disney e de outras marcas famosas parceiras deles, além de muuuuitos bares e restaurantes pra todos os bolsos e gostos (vai ter um post detalhado mais pra frente)! Ahnnnn, o Cirque du Soleil tem um espetáculo fixo por lá, chamado La Nouba (vou falar mais detalhes no post específico)! Vc também encontra o Disney Quest por lá, um lugar enorme pra levar a criançada pra jogar vários joguinhos!
Mas e os tickets, Magu? Calma….eu precisava explicar as atrações pra vcs entenderem os tickets da Disney (tem muito mais tipos de tickets ainda pra outros parques…rs)!
- Base Ticket: vc pode comprar tickets simples pra entrar em cada um dos 4 principais parques, que dão direito a entrar somente em UM parque por dia. Ou então, pode comprar um combo por DIAS, onde vc escolhe 2, 3, 4 dias…etc….até 10 dias, o que significa que pode ir essa quantidade de dias nos parques da Disney, sendo que somente UM por dia (não pode sair de um e ir pra outro no mesmo dia)
- Park Hopper: vc pode adicionar a opção de Park Hopper aos seus tickets, o que significa que vc vai poder ir de um parque pra outro no MESMO DIA!
- Water Park Fun & More: essa opção, quando adicionada, te dá direito a ir também nos 2 parques aquáticos da Disney, no parque da ESPN, no Oak Trail Golf Course e no DisneyQuest durante a duração dos seus tickets. Exemplo: se vc comprou Base Tickets pra 5 dias e adicionou Water Park Fun & More (vc paga uma taxinha a mais), vc vai ter 5 dias pra visitar os 4 parques da Disney (sendo que somente UM por dia) e também vai poder visitar todos esses parques extras. Detalhe: vc pode ir num parque principal e num parque aquático no mesmo dia, mas não pode ir em 2 parques principais no mesmo dia, ou em 2 parques aquáticos no mesmo dia….entendeu? Tem que sempre combinar 1 principal + 1 extra!
- Parques da Universal
Além do complexo Disney, Orlando também é casa dos incríveis parques da Universal e vc não pode deixar de conhece-los! Aqui o negócio é mais simples, são apenas 2 parques e 1 centrinho de compras e alimentação:
- Universal Studios: muitos cenários famosos de filmes, bastidores de produções, atrações temáticas dos seus personagens favoritos (Shrek, Meu Malvado Favorito, A Múmia, Transformers, etc etc etc) e a parte “trouxa” do mundo do Harry Potter (a parte em Londres)!
- Islands of Adventure: o mundo bruxo de Harry Potter, incluindo o castelo de Hogwarts, todo o universo Marvel e muuuuito mais vc encontra aqui!
- CityWalk: lojas e mais lojas das suas marcas favoritas e os melhores restaurantes, bares e baladas da cidade!
E quais ingressos posso comprar pra visitar esse parques, Magu?
- 2-day-base: esse ingresso te dá direito a 2 dias de visita aos parques, sendo UM por dia. Ele tb permite que vc visite o CityWalk no mesmo dia que tiver ido aos parques e não pague o estacionamento (se vc quiser ir em dia diferente, vc tb pode, obviamente, só que vai pagar mais uma vez o estacionamento). Ele expira após 14 dias do primeiro dia de uso.
- 2 day Park-to-Park: com esse ingresso vc pode ir aos parques durante 2 dias e trocar de parque no mesmo dia! Ele expira após 14 dias do primeiro dia de uso.
- 2 Park Bonus: esse ticket te permite visitar os 2 parques por 14 dias ilimitados, podendo trocar de parque no mesmo dia!
- 3 day Park-to-Park: com esse ingresso vc pode ir aos parques durante 3 dias e trocar de parque no mesmo dia! Ele expira após 14 dias do primeiro dia de uso.
- 3 Park Unlimited: esse ticket te permite visitar os 2 parques principais da Universal e mais o Wet’n’wild (parque aquático) por 14 dias ilimitados, podendo trocar de parque no mesmo dia!
Eles também possuem o espetáculo do Blue Man Group, mas vou falar mais sobre esse show daqui a pouquinho!
- Sea World e Busch Gardens
Estão cansados de tantos parques? Calma…tem mais! Hehehehe! Todo mundo já deve ter ouvido falar da baleia Shamu, né? Ou pelo menos ter visto alguma imagem do show das baleias orcas mais famosas do mundo…certo? Também devem estar se perguntando se Orlando tem aquelas montanhas russas mega radicais que vc já viu em algum video no youtube ou no Fantástico…hehehehe! Tá tudo aqui! O mesmo grupo controla esses 4 parques:
- Sea World: tudo sobre a vida aquática vc encontra aqui, toda sua fauna e flora, somadas a atrações de tirar o fôlego, bem como espetáculos das baleias, golfinhos e afins
- Busch Gardens: no parque situado em Tampa, cidade a cerca de 134 km de Orlando, vc vai encontrar as montanhas russas mais radicais da Flórida, como a Sheikra e a Cheetah (só pra citar duas), mas também vai poder conhecer mais sobre animais selvagens através de safaris e visitas a centros de cuidados veterinários
- Aquatica: parque aquático desse grupo, cheio de atrações pra todas as idades
- Discovery Cove: outro parque aquático do grupo que, além das tradicionais atrações de um parque desse tipo, ainda te permite nadar com golfinhos (mediante pagamento a parte, claro)!
Vc pode comprar tanto tickets individuais pra cada um dos parques, quanto combos diferentes conforme sua preferência, que sairia um pouquinho mais em conta:
- Ticket Sea World: te dá direito a visitar somente o Sea World por 1 dia
- Ticket Busch Gardens: assim como o anterior, só dá direito a 1 dia de visita ao Busch Gardens
- Combo Sea World + Busch Gardens: vc tem direito a visitar esses 2 parques por 14 dias ilimitados
- Combo Sea World + Aquatica: 14 dias ilimitados pra visitar esses 2 parques
- Combo Sea World + Aquatica + Discovery Cove: são 14 dias ilimitados pra ir a esses 3 parques, mas vc precisa selecionar a opção COM ou SEM nadar com os golfinhos (geralmente a opção COM custa em torno de 80 dólares a mais pra adulto)
- Combo Sea World + Busch Gardens + Aquatica: já sabem, né? 14 dias de pura diversão ilimitada pra visitar esses 3 parques!
- Combo Sea World + Busch Gardens + Aquatica + Discovery Cove: são 14 dias ilimitados pra ir a esses 4 parques, mas vc precisa selecionar a opção COM ou SEM nadar com os golfinhos (geralmente a opção COM custa em torno de 80 dólares a mais pra adulto)
- Legoland da Flórida
- Legoland only (1 day ticket): 1 dia pra curtir somente o parque Legoland. Esses tickets possuem a opção de “sem data marcada”, preço completo, e “com data definida”, o que te dá um descontinho
- Legoland only (2 days ticket): 2 dias pra curtir somente o parque Legoland. Esses tickets possuem a opção de “sem data marcada”, preço completo, e “com data definida”, o que te dá um descontinho
- Legoland + Water park (1 day ticket): te dá direito a visitar os 2 parques no mesmo dia, mas vc precisa definir as datas das visitas pra esse combo vir com descontinho
- Legoland + Water park (2 days ticket): te dá direito a visitar os 2 parques durante 2 dias, mas vc precisa definir as datas das visitas pra esse combo vir com descontinho
- Shows: Cirque du Soleil e Blue Man Group
- Jantares temáticos
- Medieval Times: a ambientação já te leva direto pro século XI (uma ajudinha providencial dos efeitos especiais dignos dos estúdios Universal, claro…rs), mas o jantar fica ainda mais especial quando o rei e sua amada presidem uma cerimônia cheia de aventuras (incluindo batalhas de cavaleiros) enquanto uma refeição de 4 pratos é servida aos convidados!
- Pirate’s Dinner Show: sente-se numa réplica de um navio espanhol pirata muito utilizado no século 18 e aproveite seu jantar enquanto assiste a uma disputa entre vários piratas (inclusive o que representa o “seu” navio…pode torcer por ele!). Todas as reservas devem ser feitas pelo menos com 30 min de antecedência!
- The Three Musketeers Show by Pirates Town: aproveite seu jantar francês enquanto assiste o desenrolar da famosa história dos mosqueteiros e suas aventuras!
- Outros eventos: Kennedy Space Center e NBA
Se a sua curtição vai além de parques temáticos e mundos de fantasia, vc pode se interessar por garantir tickets pra uma visita ao Kennedy Space Center, onde vc poderá conhecer um pouco mais o mundo da NASA, ou conhecer a casa do Orlando Magic, time de basquete da cidade que disputa a NBA e até assistir uma partida…tudo na mesma cidade que tem o Castelo da Cinderela! Não é o máximo?! 🙂
Ufa…acho que deu pra ter uma ideia do que vc pode comprar de tickets, né? Hehehehe!
Organizando sua ida aos parques
Tá bom, Magu….já deu pra entender que tem coisa pra dedéu pra fazer em Orlando, mas como eu começo a organizar minha estadia por lá? O que é melhor fazer primeiro? O que eu deixo por último? Bem, isso vai depender única e exclusivamente do perfil das pessoas que estiverem viajando, com certeza….se tiver criança no meio, o buraco com certeza é mais embaixo….se for um grupo “sangue no zóio” como eu e meu marido (e meus irmãos tb provaram ser faca na caveira….rs), a programação pode ficar mais puxada…enfim, odeio dizer isso: mas depende!
O que eu posso sugerir é que vc tente intercalar parques maiores com parques menores, pra cansar menos os pés, e também espaçar o quanto puder os parques que tem shows noturnos, pq nesses vc vai chegar cedo e sair tarde pakas….se for um seguido do outro, meu amigo, só o pó! É legal tentar colocar um parque aquático, por exemplo, depois de um dia punk de parque, isso ajuda a recuperar que é uma beleza….sem falar na necessidade de intercalar os dias de compras, né? Na primeira vez que fomos, a gente nem se preocupou com isso e foi fazer comprinhas simplesmente TODOS OS DIAS, não importa a hora (ficávamos até 1…2 hrs da madruga na pegada e acordávamos 07:30 pra ir pros parques…hehehe), mas isso não é pra qualquer um e mesmo pra quem aguenta o tranco, a parada é difícil!
ATENÇÃO: dependendo da época que vc for, alguns parques podem estar sendo mais procurados que os outros (isso vale pro dia da semana tb) e as filas dos brinquedos podem estar enormes, imensas, impossíveis ou, simplesmente, inexistentes! É aí que vc julga a expertise da pessoa em “Orlando”, meu povo: nós NUNCA pegamos fila de verdade por lá! Hehehehe!
Já falei (mas não custa repetir): se quiser uma ajuda providencial pra planejar sua viagem dos sonhos (sendo Disney ou qq outro lugar no planeta Terra), dá uma passadinha no meu site pra gente trocar umas ideias… Magu Trip Planner!
Estacionamentos nos parques
Seja dentro do resort da Disney, nos pátios sem fim do Busch Gardens e do Sea World, ou no enorme prédio-garagem da Universal, se vc estiver de carro por aqui, vc vai conhecer os estacionamentos dos parques de Orlando. Todos eles são muito bem organizados, têm vagas pra todo mundo, etc etc etc…mas alguns conseguem se destacar…os da Disney, claro!
ATENÇÃO: não importa se é Disney, Universal ou do grupo Sea World, em todos eles vc vai pagar a taxa de estacionamento já na entrada, na hora que estiver num desses guichês das próximas fotos, OK? Da última vez que fomos os preços giravam em torno de 15 dólares por parque! Vc paga direto pro funcionário na cabine. Ahn, tudo aqui nos Estados Unidos vem com um valor a mais (centavos, na maioria das vezes) pq vc já paga o imposto ali na hora, OK? Não é roubalheira não, muito pelo contrário! rs
ATENÇÃO 2: os estacionamentos dos parques aquáticos e de Downtown Disney são GRÁTIS!
ATENÇÃO 3: Se vc for ao CityWalk no mesmo dia que já tiver ido a um dos 2 parques da Universal, basta mostrar o ticket do estacionamento que vc já pagou mais cedo e ele vai valer pra noite tb! Guarde seus comprovantes! rs
Pra ajudar na sua memorização de onde vc deixou o carro, eles têm setores temáticos imeeeensos e, dentro dos mesmos, vc ainda tem os personagens relacionados dando nome às áreas menores….sensacional! Por exemplo, em determinado parque da Disney vc vai ser direcionado pelos funcionários deles pra área dos heróis, e lá vc vai ser orientado pra parar na zona de ninguém menos, ninguém mais, que Aladin!
DETALHE: é um funcionário atrás do outro apontando pra onde vc deve dirigir seu carro, muito organizado. A curiosidade é que geralmente são velhinhos, bem velhinhos mesmo, todos muito fofos, simpáticos e super empolgados! O que vc não sabia (que agora sabe) é que a grande maioria deles é funcionário Disney desde que isso aqui começou, e, ao invés de aposenta-los quando já não têm mais condições de exercer outras funções no parque, a Disney valoriza seu elenco ainda mais dando uma missão considerada uma das mais nobres no dia a dia desse lugar: receber bem os CONVIDADOS de todos os cantos do mundo! 🙂
DICA: eu sempre tiro uma foto da “row” (linha) que eu estacionei pra ajudar minha memória no final do dia….hehehehe! Vcs não imaginam o que um dia de parque faz com seu corpo, vc esquece até seu nome, que dirá o lugar do estacionamento! Então sempre registre onde vc parou pra facilitar a volta pra casa!
O mais legal acontece logo depois de vc descer do seu carro….vc finalmente vai conhecer o trenzinho dos estacionamentos Disney!!! É com ele que vc vai pro parque e vai voltar pro seu carro no final do dia…. Não se preocupe em “perder tempo” esperando o próximo trenzinho se vc perder algum, eles passam UM ATRÁS DO OUTRO, sem parar! Vá até a zona de embarque, espere pacientemente atrás da linha desenhada no chão, e pronto! Sem stress! Já já vc estará desembarcando na porta do parque!
ATENÇÃO: taí o motivo de vc ter que guardar o local que vc estacionou! Na hr de voltar pro carro, vc vai entrar no trenzinho na zona de embarque na porta do parque e vai ter que prestar atenção no que vai ser anunciado no seu trem….eles vão falando o nome das zonas de estacionamento no auto falante! Não só o nome do personagem, mas tb o número das linhas que eles vão parar na frente…pra vc descer quase dentro do seu carro! Então já sabe, né?! Ouviu “Aladin rows 40-43”, por exemplo, pode se preparar pra desembarcar! 🙂
ATENÇÃO 2: vc não seguiu meus conselhos e não tem nem ideia de onde estacionou quando chegou? Calma, vc está na Disney! Vá até algum funcionário, pode ser ali na zona de embarque no trenzinho mesmo, e mostre o ticket que vc pegou quando entrou no estacionamento (lembra que vc passou por aquelas cabines?)….pelo HORÁRIO que vc entrou eles tem o controle exato de onde é provável que seu carro esteja estacionado…simples assim! Mesmo se vc tiver perdido esse ticket tb (tá louco, hein? Sua cabeça ainda tá no seu pescoço? hehehe), se vc falar o horário aproximado que vcs chegaram ao parque já vai ajudar bastante! Eles vão te levar até lá pra vc verificar…e pronto! Disney way of life!
O estacionamento da Universal pode não ter o trenzinho da Disney, mas tb é bem legal! Tem o mesmo esquema de seções com nomes de personagens famosos, agrupados por algum tipo de “fator comum” nos diferentes andares do prédio-garagem que serve tanto pro Universal Studios, quanto pro Islands of Adventure (e pro CityWalk tb, claro)! Não se esqueça de tirar a tal foto do local que vc estacionou, hein? Aqui não tem o padrão Disney pra te pegar pela mão e te levar até o seu carro, não…hehehehe!
Sem trenzinho, mas com um corredor imeeeeenso com essa esteira pra descansar seus pés pro dia de diversão que está a sua frente….ou te dar um descanso na volta pro carro, dps de andar pra cacilda o dia todo! hehehehe! Aproveite a avalanche de informações ao seu redor…essa atmosfera da Universal é demais!
Os outros parques, como Sea World, Busch Gardens e até os parques aquáticos da Disney, têm estacionamentos mais “normais”, geralmente um pátio enorme onde vc também precisa guardar a seção e a fila que vc parou seu veículo…todos muito organizados e com vaga de sobra, não se preocupe!
Cortando filas em Orlando: Fastpass, Express Pass e afins!
Vc está indo pra um lugar onde centenas, milhares de milhões de pessoas estão afoitas pra curtir, e o pior, no mesmo período que vc, então nada mais sensato do que esperar por filas e mais filas nas atrações, né? Acontece que existem meios de otimizar seu tempo por lá e até cortar filas sem estar burlando nenhuma regra…mto pelo contrário! Os parques de Orlando possuem formas de te ajudar a ficar menos tempo em pé nas filas e aproveitar melhor seu dia….vc só precisa saber a forma certa em cada lugar!
- Fastpass: parques da Disney
- Express Pass: parques da Universal
- Quick Queue: grupo Sea World
Facilidades dos Parques Disney: cadeiras de roda, carrinhos de bebês, baby care center e mais!
Pra fechar esse post sobre as informações básicas de Orlando e seus parques, gostaria de elencar aqui as facilidades que os parques Disney oferecem aos seus visitantes…todas são super úteis, mas, enquanto algumas delas vc não vai querer usar nem a pau, outras são uma mão na roda desde que vc chegar por lá!
- Guest Relations
Pra começar, em todos os parques vc encontra um serviço de atendimento ao visitante, chamado Guest Relations! Lá vc poderá tirar todas as dúvidas que vc possa ter e poderá resolver qualquer problema que surgir (espero que não seja o caso)! Veja aqui os locais dos centros de relacionamento nos parques!
- Celebration buttons
Não deixe de ir até um guichê de planejamento das férias (Vacation Planning) e retirar um ou mais (ou um de cada um, como eu faço…hihihi) bottom comemorativo, seja o tema seu aniversário, celebração de anos de namoro/casamento, sua primeira visita, reunião de família, ou só pq vc está feliz…hehehehe! É de graça e é lindinho…eu adooooro! Tenho todos! 😉
- Caixas eletrônicos (ATM)
Vc pode checar aqui os locais exatos de todos os caixas eletrônicos disponíveis em parques e demais instalações Disney! Eles aceitam a maioria das bandeiras de cartões e os limites de saque estão diretamente ligados às características da sua conta.
- Centros de cuidados com bebês (Baby Care Centers)
Muito além das facilidades de um local pra trocar seu bebê e/ou levar seus filhos pequenos ao banheiro (banheiros unissex pra papais e mamães), esses centros de cuidado oferecem cadeiras de balanço pra vc ninar seu filho(a), cadeiras pra dar de comer, cozinhas com microondas, fornos e pias, sala com TV e sofás, mini mercado com leite em pó, fraldas, papinhas e tudo mais que um bebê ou criança precisam, até remédios mais comuns e roupas pra alguma emergência! Ahn…e é pra esses Baby Centers que as crianças perdidas são trazidas pra esperarem por seus pais! Cheque os locais e demais detalhes aqui!
- Disney PhotoPass Service
Esse serviço oferecido pela Disney é bem interessante se vc está atrás de mais comodidade na hr de tirar as fotos da sua viagem… Em váaaarios pontos dos parques Disney, vc vai encontrar fotógrafos profissionais com suas câmeras prontas pra registrar o momento pra vc… basta vc pegar um cartão Photopass com o primeiro fotógrafo que vc encontrar e sempre apresentar esse cartão pros próximos profissionais…eles vão sempre registrar suas fotos naquele código de barra (não perca o cartão)! Depois (ou antes da viagem, se vc preferir), vc só precisa criar uma conta online pra checar todas as fotos em tempo real! Esse serviço é grátis, vc vai pagar somente se decidir que quer as fotos impressas e/ou enviadas digitalmente pra vc (atenção pro tempo que suas fotos ficarão disponíveis antes de expirar, vc pode checar na sua conta online)!
- Fones de ouvido tradutores
Nos parques principais da Disney vc tb pode encontrar fones de ouvido que funcionam como tradutores durante determinadas atrações em certos locais dos parques. Geralmente, o dinheiro que vc dá pra alugar o equipamente é devolvido qdo vc entrega o aparelho… Veja mais detalhes aqui!
- Aluguel de cadeiras elétricas pra locomoção (ECV Rentals) e cadeiras de rodas
A Disney tb oferece essas cadeiras elétricas pra alguel em todos os seus parques, mediante pagamento de uma taxa de aluguel e mais uma taxa que será devolvida ao final do dia, qdo vc retornar o equipamento (veja detalhes aqui). Não é possível fazer reservas com antecedência e eles possuem um número certo de cadeiras…portanto, caso vc precise de uma cadeira, aconselho vc a chegar um pouco mais cedo pra garantir a sua….só por precaução! Ahn….caso vc tenha sua própria cadeira, vc será muito bem vindo aos parques Disney, não se preocupe! 🙂
- Aluguel de carrinhos de bebê (Stroller Rentals)
Caso vc não queira ou não ache conveniente trazer o carrinho do seu filho ou filha (ou vários carrinhos, caso tenha vários filhotinhos) pra Disney, eles tb oferecer o aluguel desses equipamentos em todos os parques e em Downtown Disney! Vc pode alugar só por um dia ou pode fazer um pacote pra todos os dias da sua estadia por lá (o preço por dia fica mais em conta)…veja os detalhes aqui!
- Troca de passageiros numa atração (Rider Switch)
Vc está com seu filho ou seus filhos e eles não têm tamanho suficiente pra andar em determinado brinquedo? Ou vc e seu marido morrem de vontade de ir naquela montanha russa radical, mas não há a menor chance de seus filhos irem ou ficarem sozinhos do lado de fora esperando, certo? É por isso que os parques em Orlando (de uma forma geral, não só os da Disney) oferecem o Rider Switch, ou troca de passageiros em uma tradução livre…vc e seu acompanhante entram na fila normal da atração com seus filhos e, quando chegar sua vez, um poderá ficar numa salinha ao lado com as crianças enquanto o outro aproveita pra se divertir! Assim que o primeiro terminar, ele/ela vem pra salinha e troca com vc….sua vez, sem ter que entrar na fila novamente! Confirme com o funcionário se aquela atração tem essa facilidade e aproveite!
- Achados e Perdidos (Lost and Found)
Os itens encontrados por funcionários ou devolvidos por algum outro visitante do parque serão encaminhados pra um dos vários “Achados e Perdidos” dos parques…basta vc procurar o que perdeu por lá! Mais detalhes aqui!
- Aluguel de armários (Lockers)
Caso vc precise alugar um armário pra deixar suas coisas (e não ficar carregando nas costas o dia inteiro), os parques oferecem a opção de aluguel de armários de vários tamanhos, cheque informações aqui! Vc vai pagar o valor do aluguel (de acordo com o tamanho do armário) e o valor do depósito da chave (que vc recebe de volta qdo devolver a chave no final do dia). Caso vc vá de um parque pro outro, devolva sua chave no primeiro parque e leve seu recibo de pagamento do armário com vc pro outro parque, pra que possa usar um armário lá sem custo adicional (vc só precisará dar o dindin do depósito da nova chave, que será devolvido pra vc normalmente qdo entregar a nova chave)!
- Animais guias e facilidades pra visitantes com deficiência auditiva
Pra aqueles que estiverem com algum animal guia (geralmente cachorros, né?), a Disney está totalmente preparada pra receber vcs super bem e a maioria das suas atrações estão adaptadas pra vcs! No entanto, é possível que em alguns locais vc não possa adentrar devido ao risco pra alguma das partes (vc ou seu bichano), então os funcionários estarão a postos pra te orientar…Existem, inclusive, canis em todos os parques caso seja necessário cuidar do seu companheiro enquanto vc se diverte no parque!
- Pegar todas suas compras na saída (Package Pickup)
Fique a vontade pra comprar bastante coisa nas lojinhas dos parques Disney sem se preocupar em carregar um monte de sacolas pra onde quer que vc vá…o serviço Package Pickup permite que vc retire todos seus produtos no final do dia (ou qdo vc quiser) nos pontos específicos próximos à entrada/saída dos parques! Caso vc esteja hospedado num hotel do resort Disney, vc tb pode pedir que suas compras sejam entregues no seu quarto…chique! Há ainda a possibilidade de solicitar a entrega das compras no seu endereço residencial, mas nesse caso, as taxas aplicáveis serão adicionadas! Informações aqui.
- Primeiros Socorros e Desfibriladores
Deixei por último as coisinhas que ninguém quer pensar em usar enquanto estiver se esbaldando nas férias na Disney, né? Mas não podemos deixar de considerar que imprevistos dessa natureza podem acontecer… Caso vc ou alguém do seu grupo precise de primeiros socorros, seja por ter começado a se sentir mal, por ter se machucado ou qq outro motivo, basta visitar um dos locais designados a isso (veja os locais aqui) que eles terão equipamentos, medicamentos e enfermeiras/médicos capacitados te esperando! Nos hotéis do resort Disney tb há centros de primeiros socorros à disposição dos visitantes. Tanto nos parques, quanto nos hotéis, há a possibilidade de remoção pro hospital da Flórida caso se faça necessário, só não deixe de procurar ajuda caso vc precise!
Bom….acho que as informações básicas pra viajar pra Orlando estão aí…hehehehe…espero que tenha ajudado! Os próximos posts serão sobre cada um dos parques e atrações da cidade, nos mínimos detalhes…e vem coisa por aí, viu gente?! Aguardem e confiem!!! E já sabem…tá querendo viajar do seu jeito, com a grana que vc tem disponível e indo aos locais que vc sempre sonhou, sem essa de pacote genérico? Vem conversar comigo no Planeje sua trip com a Magu pra vc ver que isso é possível! 😉