EUA – San Francisco

Explorando a terra da neblina…e da Golden Gate Bridge…e de Alcatraz…e dos bondinhos…

A quarta maior cidade da Califórnia, por conta de toda sua fama e destaque internacional, é comumente confundida como capital do estado (não, não é gente…é Sacramento, tá? rs)! A terra da neblina, como é conhecida por conta da constante “nuvem” que paira sobre a cidade, tem como símbolo máximo a sua linda (e bota linda nisso) Golden Gate Bridge….mas já posso adiantar pra vcs que as demais pontes daqui tb são de tirar o fôlego! Também era pra cá que os mais perigosos criminosos eram enviados pra nunca mais escaparem: a ilha-prisão de Alcatraz! Enfim…uma infinidade de coisas pra conhecer e explorar na capital do movimento hippie, uma cidade sempre à frente de seu tempo, …preparados?!

Ficha Técnica de San Francisco:
Quando fomos pra lá: Fevereiro
Temperatura média na época: 17-19 graus durante o dia e 10-13 graus à noite
Quantos dias passamos lá: 2 dias e 2 noites

O que você vai encontrar nesse post (se preferir, pode clicar nos assuntos pra ir mais rapidinho…rs):
Chegando em SF: Muir Wood National Park, o parque do Planeta dos Macacos!
Golden Gate Bridge: sem palavras!
Presidio Park e suas atrações
O trânsito caótico de Frisco!
Acomodação em SF
Transporte público de SF
Como e onde estacionar em SF?
Ferry Building e Píer 39
Fisherman’s Wharf
Ghirardelli Square e Irish Coffee
Passeio de bondinho em Frisco
Golden Gate Park
Chinatown
A região da Union Square e Market Street
Outras dicas de San Francisco

Chegando em SF: Muir Woods National Park, o parque do Planeta dos Macacos!
Depois de uma manhã inspiradora em South Lake Tahoe, pegamos a estrada rumo a San Francisco e, uma vez que o Muir Woods National Park ficava no nosso caminho (pouco antes de realmente adentrarmos SF), planejamos passar por aqui antes! A estradinha pra acessar o parque já valeu a esticadinha…
DETALHE: Olha o “mar de floresta” na nossa frente!!!

ATENÇÃO: Pra quem não ligou o nome à pessoa, esse parque fica do outro lado da Golden Gate Bridge e é o ÚNICO ponto na costa oeste dos EUA onde se pode encontrar as incríveis sequoias gigantes!!!
ATENÇÃO 2: Pra quem ainda não fez a associação….no filme “Planeta dos Macacos; a origem (de 2011)” é pra cá que a macacada foge no final (sorry….spoiler alert…hehehe)!

DICA: O estacionamento é grátis, mas vc precisa pagar pra entrar no parque!
DICA 2: O parque é GIGANTESCOOOOO! Acho que não daria pra explorar tudo nem se vc viesse por 3 dias inteiros!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Golden Gate Bridge: sem palavras!
Saindo de Muir Woods já estávamos a metros dos mirantes que dão uma incrível visão da Golden Gate Bridge (se é que é preciso um ângulo mais favorável pra essa belezura toda!)… Fala sério, nada melhor do que adentrar San Francisco dessa maneira, né?!
DETALHE: E o tanto de vento? Jesus, Ave Maria, José….eu juro que achei que fossemos ser jogamos de lá de cima pelo vento! CUIDADO!

DICA: Vc pode ter uma vista bem legal da ponte a partir de Vista Point (onde vc tem um visual da baía toda), ou Fort Baker, mas eu, sinceramente, não trocaria as duas juntas pela vista de Battery Spencer! Deu pra entender o que eu estou falando pela foto abaixo?

Aqui vc tb vai poder ver o que restou da estrutura de um dos diversos pontos de defesa da baía…

Sem comentários, né?! E a sorte que demos de pegar um dia claro desses? A ponte está quase que sempre coberta de névoa!

Visão de Alcatraz daqui de cima….

Olha….já valeu a vinda pra San Francisco, sem dúvida alguma! AMAMOS! Visão ÚNICA!

Aí vai um video da gente atravessando a Golden Gate Bridge de carro! Que emoção gente! Vc se sente um pingo de gente!
ATENÇÃO: Pra quem está ENTRANDO em San Francisco é cobrado pedágio!

DETALHE: Não é só de Golden Gate que vive SF…a Bay Bridge não deixa nada a desejar, muito pelo contrário!!! Td bem que tínhamos passado já pela maior parte da ponte, mas esse video emergencial que fiz pra vcs mostra um pouco da Bay Bridge iluminada!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Presidio Park e suas atrações
Essa enorme área recreativa situada praticamente debaixo da Golden Gate Bridge é a antiga base militar da cidade, mas hj bomba de eventos culturais, de prédios lindíssimos, de locais pra se exercitar….sem contar a vista que se tem daqui…
Na foto abaixo, o lindo Palace of the Fine Arts, construído em 1915 pra uma exposição de arte, reformado em 1965 e, atualmente, super procurado para casamentos…pq será, né?!

Outro ponto que posso citar daqui das redondezas é o “The Walt Disney Family Museum“, onde vc encontra TUDO sobre a trajetória do meu ídolo maior e várias relíquias que sua família doou pro museu!

A “orla” daqui…

E lá na ponta: Crissy Field! Aqui vc pode visitar um dos diversos galpões com exposições, restaurantes, etc etc etc…e/ou caminhar até o Fort Point pra ter uma visão incrível da ponte!
DICA: Alugar uma bicicleta e pedalar por aqui é  mais do que uma boa ideia! #ficaadica

[Ir para a Lista de Tópicos]

O trânsito caótico de Frisco!
Esse tópico é só pra destacar que se vc, meu amigo e minha amiga, reclama da sua cidade brasileira por conta do trânsito, saiba que o trânsito de SF é algo que eu NUNCA VI IGUAL de tão confuso, caótico e absurdo! Ou seja, antes da gente sair falando mal do que temos pra elogiar a “gringa”, bora viajar um pouquinho pra ver que eles tb não são perfeitos (o que não quer dizer que não devamos reclamar pra MELHORAR, tá?!)!!!!
DETALHE: A foto que tirei (enquanto estava entediada no trânsito pra andar apenas 1 km) mostra bem o que se vê por aqui em algumas ruas: o tradicional se misturando ao moderno…cool!!!!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Acomodação em SF
San Francisco é CARO…MUITO CARO….mas MUITO MESMO! Sim, isso é fato e vc vai ter que se conformar, ou então não venha pra essas bandas! Posto isso, saibam que procuramos, procuramos e procuramos muuuuuito uma hospedagem com preço em conta pra uma boa localização…e nada! A gente acabou achando um daqueles “inn” da vida numa região teoricamente boa (bairro Tenderloin)….TEORICAMENTE pra quem nunca tinha passado por aqui! A região é boa, perto de tudo, mas o negócio é que a quadra (ou bloco/quarteirão) do hotel já fica na parte que não é tão legal dessa região (pra tentar ser delicada na crítica…)!
ATENÇÃO: Gente…lembra do que falei do trânsito daqui? Pois bem, eleve à décima potência e vc vai ter ideia do tanto de mendigos, moradores de ruas e DROGADOS que existe em SF! Pra vc que não é chegado aos números, uma coisa elevada à décima potência é coisa pra cacilda! hehehehe!
ATENÇÃO 2: Qdo eu falo “drogados”, não tô falando de uma maconhazinha leve, básica e trivial na capital do movimento hippie…é CRAQUE, HEROÍNA…ou sei lá o que mais que existe de pesado e dark no mundo das drogas! É horrível, assustador, traumatizante…e está pela cidade toda, não só nas áreas “ruins”, não! Infelizmente, posso dizer que esse aspecto de SF nos decepcionou bastante…

URGENTEEEEEE: Não fiquem no Civic Center Inn (FUJAM), foi o hotel que ficamos….fomos bem DEStratados pelos funcionários, tinha drogados e moradores de rua nas portas dos quartos quando chegávamos e saíamos…trash demais (apesar do quarto em si ser bem bom)!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Transporte público de SF
Nós estávamos de carro por lá, e nossa ideia era usar os famosos bondinhos quanto precisássemos (vou falar deles já já), então não nos atentamos muito para o transporte público de SF….mas claro que existe! Vc vai encontrar ônibus aos montes, trams (aqueles bondes passando em trilhos cortando a cidade toda, sabe?) e até barcos!
DICA: Dê uma olhadinha AQUI pra poder ter uma ideia da excelente abrangência do transporte em SF e pra vc poder planejar/simular suas rotas!
DICA 2: As informações das rotas e até os horários EXATOS que um busão/tram vai passar naquele ponto são IMPECÁVEIS!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Como e onde estacionar em SF?
Gente….me acompanha no raciocínio aqui….se o trânsito é CAÓTICO em SF, o que dizer do ato de estacionar o carro? Hehehehehehe! Só rindo mesmo….
ATENÇÃO: Todo e qualquer lugar que é PERMITIDO estacionar terá essa maquininha da foto abaixo (que aceita cartão e moeda)!
ATENÇÃO 2: Assim que vc seleciona a quantidade de tempo que vc vai querer estacionar ali (sim, vc precisa dizer pra saber qto vai pagar), e efetuar o pagamento (em seguida), uma luz VERDE vai acender significando que vc está liberado pra parar ali!
ATENÇÃO 3: Quando seu tempo acabar/estourar, a luza vai ficar VERMELHA (o que facilita pro guardinha enxergar de longe e vir te multar…sacou?!

Por isso, preste MUITA ATENÇÃO nas plaquinhas próximas de onde vc quer parar, pq elas podem ser bem complicadinhas…tem horários que vc não pode parar ali NEM PAGANDO, por exemplo!

DICA: Pode acontecer (e aconteceu várias vezes com a gente), da pessoa estimar errado e selecionar uma vaga por 2 horas (exemplo), ficar só 1 hora e vazar…acontece que a luz vai continuar VERDE por mais uma hora…e às vezes tudo que vc precisa é isso…hehehehe! Então vale a pena ficar de olho pro caso de encontrar uma vaga livre com a luz ainda verde… Vc só precisa olhar no visor pra ver até que hrs aquele estacionamento já tá pago! Gostaram?! rs

Mas tenham em mente que se trata de uma cidade lotaaaaada de carros, então se vc estiver rodando por aí na hora do rush, ou principalmente se quiser vaga ainda no horário comercial, é bem provável que tudo vai estar lotado…então a solução vai ser se meter num estacionamento privado e se conformar! Eles têm prédios-garagens imensos por todo lado….e vc vai efetuar o pagamento no FINAL DA SUA ESTADIA (validando seu ticket) nessas máquina da foto abaixo!
Pegue seu ticket validado e o recibo no final…só pra garantir, né?!!!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Ferry Building e Píer 39
Um dos pontos que vc não vai se cansar de visitar durante sua estadia em SF é o Píer 39 e seus arredores, com certeza….bom, pelo menos a gente não se cansou e passamos por lá todas as vezes que tivemos oportunidade (começando pela primeira noite que estaríamos na cidade)!

O prédio que mais se destaca aqui, com certeza, é o Ferry Building: o mercadão deles nesse lindo edifício todo retrô! Babe (e beba…e coma…) sem moderação!

Falando agora especificamente sobre o Píer 39, ele é lotado de lojinhas, restaurantes, cafés e até parquinho de diversão! Um clima super alto astral (mesmo no frio que estava fazendo nessa primeira noite)!

A Boudin Bakery é uma das padarias mais tradicionais de SF (se não for A MAIS tradicional), e é aqui que vc pode experimentar o símbolo da cidade no seu local mais icônico: o “sourdough bread”, cultivados a partir de uma “massa-mãe” (matriz) que é mantida até hj!
ATENÇÃO: Eles não são nem um pouco baratos não (vc pode ver os preços AQUI)!

Mas o nosso foco nesse primeiro dia era encher a pança no delicioso Bubba Gump Shrimp Co.! Nada mal pra uma primeira refeição oficial em SF, né?!

OBS: Entramos tão rápido (fome e frio) que não tirei foto da entrada ainda de dia…qdo saímos já tinha escurecido! hehehehe!

Que tal comer com essa vista (sim…é a Bay Bridge lá no fundo)!
DICA: O meu Bubba’s Blue Hawaiian estava uma diliçaaaaaaa, mas confesso que a surpresa ficou por conta da Coronarita do Tiago!!! Recomendo mto (um drink super tropical com uma Corona geladíssima despejando doses de felicidade aos poucos…hehehehe)!

Pra degustar (com os bons drinks), nada melhor do que um prato com pequenas amostras de todos os tipos de camarão que eles servem de aperitivo, né?! Hummmmmmmmm!

Depois da comilança, uma voltinha pelo Píer 39 já iluminado!

Loja de antiguidades com uma antiguidade e tanto na entrada: Zoltar, do filme “Quero ser grande”!

Isso sim é relíquia: poster oficial do primeiro filme dos Vingadores com TODOS OS AUTÓGRAFOS!!! Só não comprei pq já estava SOLD! Hehehehe!

“Em caso de zumbis, quebre o vidro”! Ahn tá…que bom que vc avisou!

E não é que tudo aqui consegue ficar ainda mais encantador num dia lindo de sol?

Eitaaaaaaaa! E esse tanto de leão marinho aqui no Píer 39?! Uaaaaaaauuuuuuuu! #quevidaboa

DICA: Vc encontra bastante opções de aluguel de bike por aqui, como, por exemplo, a empresa Blazing Saddles!

De resto, meu amigo, minha amiga….ande sem rumo por aqui!

E curta os artistas de rua espalhados pelo píer!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Fisherman’s Wharf
Colado ao Píer 39 (e, obviamente, aos demais píeres vizinhos), fica o Fisherman’s Wharf (mais especificamente AQUI), um bairro formado por pescadores italianos que imigraram pra cá por volta de 1800, na época que a corrida pelo ouro na região trouxe promessas de prosperidade pra todos! Foi durante esse período de intensa exploração da pesca na região que descobriram o símbolo daqui: o “giant crab” (ou caranguejo gigante)! A área passou por um revitalização nas décadas de 70 e 80 e também por volta de 2010, e hoje é composta por um conglomerado de atrações para turistas e também para a população local!

Nem preciso ressaltar que, além de uma enorme variedade de comidas de todos os jeitos, vc encontra todos os tipos de comida do mar por aqui, né?! O destaque, claaaaaaro, fica para o GIANT CRAB! Gente…ele é MUITO GRANDE mesmo! A-ni-mal!

Na minha opinião, o mais gostoso é ficar andando sem rumo por aqui…é um clima delicioso!!!

Falando um pouco sobre outros pontos imperdíveis por aqui, tem a “The Cannery“, um prédio de tijolinho à vista que foi o local da antiga fábrica de enlatamento (esse termo existe em português???), a maior de todo EUA naquela época (1907)! Dps do seu fechamento, o local foi usado como galpão pra vários comércios locais e hj funciona como um complexo de alimentação!
Vc tb pode se interessar pelo Ripley’s Believe it or Not Museum, o Musée Mécanique, o Wax Museum at Fisherman’s Wharf e o San Francisco Maritime National Historical Park!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Ghirardelli Square e Irish Coffee
Numa das pontas do bairro de Fisherman’s Wharf está a simpática Ghirardelli Square….não é nada difícil vc encontrar o pessoal aproveitando cada metro quadrado de grama por aqui pra curtir o visual!!! Clima super gostoso!
ATENÇÃO: Daqui da praça parte uma das linhas do tradicional bondinho de SF (vou dar todos os detalhes no próximo tópico)!

Aqui na praça também é onde vc encontra o Buena Vista Café, onde o meu querido Irish Coffee foi apresentado pela primeira vez pros EUA e eles se apaixonaram…
DICA: Pra quem não sabe o que seria um Irish Coffee, dê uma olhadinha no meu post de Galway (AQUI) ou no meu post de Dublin (AQUI)!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Passeio de bondinho em Frisco
Pois bem, agora vou falar um pouquinho sobre os bondinhos de SF, super famosos, tradicionais (pelo menos no passado) e procurados pelos turistas (e somente pelos turistas…)! Existem 3 linhas de bondinho aqui na cidade, duas partindo da esquina da Powell e Market St (pertinho do nosso hotel), sendo uma a linha Powell-Mason e outra a linha Powell-Hyde, e terceira linha sendo a que parte da California Street, que faz um trajeto leste-oeste (vc pode ver detalhes das linhas e mapas AQUI)!
A história dos bondinhos de SF começou com um terrível acidente com uma carruagem puxada por 5 cavalos…era um dia muito chuvoso, os paralelepípedos estavam super escorregadios, e as ladeiras da cidade não poderiam colaborar num cenário desses… O inglês Andrew Smith Hallidie testemunhou o terrível acidente e, mesmo traumatizado, usou esse trauma pra tentar melhorar as coisas pros moradores daqui (ele tinha se mudado há anos pros States)! Aí está: ele criou bondes tracionados por cabos para fazer os trajetos mais “montanhosos” da cidade! 🙂

DICA: Tem até um museu sobre o Cable Car de SF, o Cable Car Barn!

ATENÇÃO: Se vc for embarcar em um dos pontos de partida do bondinho, não marque bobeira e compre seu ticket nas cabines de venda (o motorista não vai te vender no ponto inicial)! Faça isso antes de entrar na fila…senão vc vai se arrepender amargamente (as filas são gigaaaaaaaaantes)!
ATENÇÃO 2: Caso vc embarque no meio do caminho, basta comprar direto com o condutor mesmo (tenha notas pequenas/trocadas pra facilitar)!
DICA: O ticket simples (one-way) custava U$ 5 quando fomos lá, mas já teve reajuste e está U$ 7… Ou seja, se vc estiver planejando usar o bondinho mais de uma vez no mesmo dia, há a opção de comprar um “one-day passport” pra validade de 1 dia (tb tem outras opções para mais dias, veja detalhes AQUI)!

Olha o video que gravamos da manobra dos bondinhos nos pontos finais/iniciais!

Já falei que as filas são IMENSAS e que vc espera MUITO?! Pois bem, cansa, mas cansa demais…na verdade enche o saco! Gente do céu….chega um ponto que vc acha que estão de palhaçada com a sua cara….os bondinhos estão ali, posicionados, o condutor no lugar, tudo certo….e eles não chamam o povo pra embarcar!
DESABAFO: Sinceramente, a gente não achou que compensou mto o passeio não…esperamos quase 2 horas pra embarcar (sendo que a fila nem estava tão grande) e isso nos deixou mais com raiva e impacientes, do que empolgados com o passeio! Conversamos com uma família de americanos que estavam do nosso lado e eles tb estavam putassos com a (falta de) organização dos bondinhos! Se vc tiver sonho em andar neles…vá! Mas tenha em mente que é pra relaxar e esperar…rs!

E os amiguinhos que fizemos na fila e embarcaram num bonde antes do nosso!!! Fofuraaaaaaas!!!! Americanos são tão fofos e simpáticos quando são pequenos, né?! Hehehehe! Os pais deles perguntaram se a gente não queria seguir viagem com eles, pq eles nunca tinham visto os filhos tão concentrados em uma só coisa…hehehe!

Aleluiaaaaaaaaaaa!!!! Chegou a nossa vez! Partiu!!!!

Front seat: as usual! #YesImAfrontSeatRider

[Ir para a Lista de Tópicos]

Golden Gate Park
Como toda cidade grande e desenvolvida, claro que San Francisco tem um parque urbano lindo, amplo e com uma super infraestrutura pra sua população, né?! Bem vindos ao lindo e enooooorme Golden Gate Park (fotinho da internet pra vcs terem noção do tamanho)!
DETALHE: Ele é 20% MAIOR que o Central Park de New York!

Antes de sair caminhando pelo parque, tivemos a maravilhosa oportunidade de encontrar meu querido amigo das memoráveis épocas de faculdade Pamonha (ou Paulo, numa vibe mais séria…rs) e ele nos levou pra conhecer um parte linda do parque, cheia de edifícios incríveis que são sede de vários museus/exibições…além do playground onde ele leva a filhota fofa pra brincar!

Que visual!

Não conseguimos andar pelo parque todo (primeiro pq é gigante, segundo pq já tínhamos andado o dia todo…era final da tarde…já viu, né?), mas com certeza um lugar super top pra conhecer é o Conservatory of Flowers! Liiiiiiindo!

Alguns outros pontos TOP que vcs podem se interessar seriam: Japanese Tea Garden, M.H. de Young Museum, Music Concourse, entre váaaaaarias outras coisas!

Olha o mapinha do parque aqui:

Esse reencontro não podia passar em branco, né?! Com direito a comer (matar a vontade de comer) kebab juntos! Hehehehe! De Guaratinguetá (e Rio de Janeiro….e Piracicaba…) para o mundo!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Chinatown
O bairro de Chinatown aqui em SF é o mais antigo dos EUA e o MAIOR do mundo (fora da China, obviamente…hehehe)! A ordem de comando aqui é sair se embrenhando pelas ruazinhas do bairro e explorar seus prédios, suas lojinhas e restaurantes (tem um até com a foto do dia que o Presidente Obama parou pra fazer um lanchinho por aqui….rs)!
DICA: O Dragon’s Gate fica bem próximo da Union Square (se vc quiser partir de lá pra explorar o bairro chinês)!

Pontos altos daqui: Templo Tin How (templo taoísta mais antigo dos EUA) e a Golden Gate Fortune Cookie Factory, além das ruas Stockton St e Grant Avenue, claro!

É lojinha de tudo que vc imaginar, meu amigo…pra todos os lados! Have fun!

[Ir para a Lista de Tópicos]

A região da Union Square e Market Street
Já mencionei que é fácil chegar a Chinatown saindo da Union Square….mas o que tem pra fazer na Union Square, Magu?! Tudo, minha gente (veja um guia online AQUI)! hehehehe!

Exageros a parte, é uma praça importante na cidade, um centro de compras pra quem estiver cheio de bufunfa, mas também um centro gastronômico e hoteleiro! Ou seja, vale a pena dar uma passadinha por aqui (essas duas próximas fotos eu tirei de dentro do bondinho, quando passamos por aqui)!
DETALHE: A praça leva esse nome pq foi usada durante passeatas de apoio ao exército da União durante a Guerra Civil dos EUA!

A Market Street é a principal artéria da cidade de San Francisco, e aqui vc vai encontrar não só carros e ônibus (muitos carros e muitos ônibus), mas tb alguns bondes que circulam por essas região (não são aqueeeeeles bondinhos que já falei, são outros)! Ela vai desde o Embarcadero (mais precisamente desde o Ferry Building, o mercadão de SF), até o bairro de Twin Peaks!

DICA: O trânsito é beeeem bagunçado por aqui, então a dica da vez é ficar zanzando por essa região a pé…é tudo de bom!
DICA 2: Mulheradaaaaaaaaaaa! É loja que não acaba mais por aqui! Dá vontade de entrar em todas! Fora as farmácias dos EUA que são um tudooooo, né?!
DICA 3: Tem wifi liberado aqui na região da Market Street, genteeee! Se joga! rs
ATENÇÃO: Infelizmente, como já falei que acontece em toda San Francisco, aqui é LOTAAAAADO de moradores de rua/pedintes/drogados! Chega a dar medo (apesar de nada acontecer)!

Como a Market Street é bem comprida, ela passa por alguns outros pontos interessante da cidade… Já falei da Union Square, mas tb tem outro local que vc deve conhecer: a Civic Center Plaza e a United Nations Plaza! Aqui vc pode ver alguns dos edifícios culturais e governamentais mais bonitos da cidade, como o Asian Art Museum, a Public Library e, claro, o City Hall (a prefeitura)!

Que visão no final do dia, né?! (sim…a Maguzinha aqui que tirou essa foto….tá? rs)

[Ir para a Lista de Tópicos]

Outras dicas de San Francisco
Eu não tenho a pretensão de conhecer as cidades inteiras por onde passo, se nem a minha cidade natal eu conheço inteira….o que dizer de um lugar como San Francisco?! Claro que tem muitas outras coisas pra se fazer aqui, de dia, de noite, de madrugada….com fome, sem fome…sóbrio e bêbado…e por aí vai! Então vou sugerir algumas outras coisinhas pra vcs darem uma sondada por lá…

MISSION DISTRICT:
Bairro que abraça as influências latinas na cidade….explorar suas ruas cheias de grafitis e bons lugares pra comer os melhores burritos da cidade (como La Taqueria, El Farolito, Pancho Villa e Taqueria Cancun)!

FILBERT STREET STEPS:
Uma região cheia de escadarias “secretas”…a cada virada de pescoço vc se depara com lindas mansões e jardins (começa mais ou menos na Sansome Street e vai até a Coit Tower)!

NORTH BEACH:
Apesar do nome, não é uma praia, e sim um bairro italiano super simpático (na verdade, ele abrange até a parte dos píeres que já falamos)! A linda igreja Church of Saint Peter and Paul fica aqui!

AT&T PARK:
Alguém aí fã de basebol em busca de um jogo do San Francisco Giants?!

PALO ALTO:
Nada mal fechar a visita com um passeio pelo complexo do Google (Googleplex), né?! Afinal…quem é que não sonha em trabalhar nesse lugar?!

Bom gente…espero que vcs tenham curtido as dicas de San Francisco!!! Vejo vcs no próximo post sobre a incríiiiivel Alcatraz!!! Beijuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu da Maguuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *