Era chegada a hora de partir da linda Poznan, nosso primeiro contato com a Polônia, pra finalmente conhecermos a capital moderna do país, a imponente Varsóvia! Cidade tantas vezes assolada por guerras e disputas de poder, sua beleza mostra o lado perseverante e determinado do povo polonês, que não se curva diante das adversidades…. Quem aí vem comigo?!
Ficha Técnica de Varsóvia:
Quando fomos pra lá: Dezembro
Temperatura média na época: 0-3 graus durante o dia e -5 a-2 graus à noite
Quantos dias passamos lá: 2 noites e 2 dias
O que você vai encontrar nesse post (se preferir, pode clicar nos assuntos pra ir mais rapidinho…rs):
Moeda Polonesa
Ida de Poznan a Varsóvia
Transporte Público em Varsóvia
Acomodação em Varsóvia
As margens do Rio Vistula
Caminho Real de Varsóvia!
A casa de Frederic Chopin
Castelo Real e o bairro antigo de Varsóvia
A “Cidade Nova” dentro do bairro antigo de Varsóvia
Monumentos de Varsóvia: uma lembrança doída de todas as guerras
Área central de Varsóvia e o icônico Palácio da Cultura e da Ciência
Nosso Natal em Varsóvia
Parque Lazienki e a avenida dos consulados
Túmulo do Soldado Desconhecido e o Parque Ogród Saski
Ida de Varsóvia pra Cracóvia
Moeda Polonesa
Caso vc não saiba, na Polônia eles não usam o EURO, e sim o zloty: abreviação zl. A cotação gira sempre em torno de 1 pra 4, ou seja, com 1 euro vc compra 4 zl, geralmente (claro que isso pode mudar, então cheque durante o planejamento da sua viagem)!
ATENÇÃO: Não se esqueçam de liberar o uso do seu cartão no exterior ANTES de viajar, tá?! Claro, se seu cartão for de uma conta européia, vc não precisa se preocupar (como era qdo morávamos na Irlanda e tínhamos nossas contas em bancos irlandeses), mas se for cartão brazuca, preste atenção nisso!
Ida de Poznan a Varsóvia
Como já comentei no post de Poznan, usamos os serviços da Polskibus (leia e se prepare pra cotoveladas e faca no dente….rs): o serviço é de confiança, há linhas regulares (vc consegue ver tudo e até comprar os tickets pelo site) e os ônibus são mto bons, apesar dos funcionários não serem tão (ou nada) acolhedores…mas vale a pena! O busão partiu da Poznan Glowny, lá em Poznan, e chegou na rodoviária de Varsóvia, a Dworzec Autobusowy Metro Młociny peron 1, que é colada à estação de metrô Mlociny, super fácil de se deslocar!
Transporte Público em Varsóvia
Aqui em Varsóvia o transporte público também é gerenciado pela empresa ZTM e os tickets nos permitem usar ônibus, bondes (tram), metrô e o urban rapid rail deles. Os tipos de tickets que existem são:
– Single fare transfer ticket 20 min (3,40 zl): permite quantas trocas de transporte quiser na ZONA 1 dentro de 20 minutos
– Single fare transfer ticket 75 min (4,40 zl): permite quantas trocas de transporte quiser na ZONA 1 dentro de 75 minutos
– One day ticket (15 zl): quantas viagens quiser dentro de 24 horas
Obs: claro que esses preços são de quando estivemos lá, olhe AQUI pra valores atualizados!
Nós pegamos metrô e ônibus na chegada a Varsóvia pra ir até nosso hotel e usamos a baldeação sem maiores problemas (compramos o ticket de 75 minutos por ser tarde da noite e não sermos familiarizados com o local)!
DICA: O que posso afirmar com toda certeza é que o transporte público polonês é de primeira, tudo mto bem sinalizado, pontualíssimo, limpo e organizado (tem até telas informando a parada que vc está e as próximas da linha, nos metrôs e nos busões)!
Acomodação em Varsóvia
Por uma grata surpresa pro casal (a gente adora qdo isso acontece), a melhor opção custo-benefício de acomodação na capital polonesa foi o Ibis (Budget, claro)! Isso é certeza de um excelente lugar pra descansar da “bateção” de perna durante os dias e noites dos andarilhos aqui, garantia de um bom banho, wifi bom e liberado, TV no quarto…enfim, quase um hotel de luxo! hehehehe
O funcionário da recepção falava relativamente bem inglês, não tivemos problema algum (isso com o rapaz mais novo, já o funcionário “mais senhor” tinha bastante bloqueio, mas eles se viram bem).. Aliás, qdo comentamos que estávamos com fome e queríamos buscar algo pra comer, ele até se propôs a pedir pizza pra gente de um lugar que ele sabia que tinha promoção de “pede 1, ganha a segunda”! hehehehe
A propósito: a pizza era enorme e acabamos comendo em parcelas…rs
O hotel não era tão próximo ao centro turístico de Varsóvia, tb não era longe, mas como a gente não se importa em bater perna pela cidade (aliás, é nossa atividade predileta nas viagens) achamos um ótimo negócio! Ele fica às margens do Rio Vistula (bem AQUI), então dá pra ter ideia da nossa vista pela manhã, né?! Espia só…
As margens do Rio Vistula
Como toda e boa capital européia, Varsóvia também é cortada por um rio enorme, lindo e limpo que proporciona uma constante fonte de lazer para os locais (e pros turista dispostos tb, claro)! O Rio Vistula, como já disse, ficava bem em frente ao nosso hotel, então lá fomos nós pra uma caminhadinha ao longo dos seus parques até o centro antigo da cidade!
A vista do nosso quarto era essa aí:
Caminhadinha pelo Park Marszalka e seus monumentos que, mesmo no inverno (e debaixo de um frio filho da mãe), tem sua beleza e encanto!
Do outro lado da margem, o grande PGE Narodowy: o Estádio Nacional da Varsóvia!
Um pouquinho mais pra dentro, já indo na direção do centro velho, o Park Kazimierzowski: quintal da Universidade de Varsóvia!
Caminho Real de Varsóvia
O antigo Caminho Real de Varsóvia, que no século XV era a principal rota comercial da cidade, costumava ligar o Castelo Real ao Palácio Wilanów do Rei Jan III Sobieski. Hoje é uma bela demonstração da cultura e história não só da cidade, como do país, pois ao longo dela vc pode admirar as mais notáveis instituições polonesas, como o Palácio Presidencial, a Universidade, a Academia Polonesa de Ciências, entre muuuuuuitas outras!
A parte mais famosa (e charmosa) do Caminho é seu trecho norte, começando ainda na Nowy Swiat (Novo Mundo), na interseção com a Aleje Jerozolimskie, e atingiu seu apogeu na Krakowskie Przedmieście… Depois de nos perdermos um tiquinho pra achar o acesso ao Caminho Real vindo lá das margens do rio, finalmente nos encontramos:
DICA: Um bom lugar pra vc sentar e tomar um cafezinho (ou cafezão), tem várias opções!
DICA 2: Muitas opções de lojas tb, mulherada!
Bem onde vc se deparar com um monumento homenageando Copérnico (responsável pela teoria de que os planetas giravam em torno do Sol….era polonês, caso vcs não saibam), será onde a Krakowskie Przedmieści começa!
A frente da Universidade de Varsóvia:
Igreja e Seminário Carmelita:
Lindo e charmoso Hotel Bristol:
Palácio Presidencial e a estátua do Príncipe Jozef Poniatowski:
Monumento a Adam Mickiewicz:
É ou não é puro charme nesse avenida?!
A casa de Frederic Chopin
Aqui na Krakowskie Przedmieście tb foi o endereço de residência de ninguém menos, ninguém mais que Frederic Chopin (sim, mais um polonês)! O apartamento onde ele viveu com os pais e as irmãs tem apenas um pequeno cômodo exibindo alguns móveis, objetos de decoração e instrumentos musicais do gênio!
DETALHE: Vc nem precisa entrar pra se divertir, bem na frente da casa tem esse “banco interativo” que te permite desfrutar da maravilhosa música clássica de Chopin! 😉
ATENÇÃO: Ali pertinho vc tb pode visitar o MUSEU mesmo de Chopin, retratando sua vida e obra! Clique AQUI!
Castelo Real e o bairro antigo de Varsóvia
Chegando na liiiiiiiinda Plac Zamkowy é impossível não deixar seu queixo cair com a visão de tirar o fôlego do Palácio Real e a Coluna de Sigismundo (em homenagem a um dos antigos reis)! Que praça linda!
O Palácio serviu de residência a todos os monarcas que governaram a Polônia desde o século XVI, assim como diversos outros governantes/tiranos que já dominaram esse povo… Já foi praticamente todo destruído diversas vezes (a última delas, obviamente, graças aos Nazistas durante a Segunda Guerra Mundial), e é por isso que hj ele é todo feio assim, sabe?! #ironia
Dps de babar (muito) e tirar (muitas) fotos na praça, o lance é sair de embrenhando pelas ruelas da Old Town de Varsóvia…. Isso mesmo, dentro do bairro antigo vc ainda encontra a Old Town, ou seja, a parte mais antiga do bairro antigo….isso é Europa! Essa parte do bairro antigo foi estabelecida no século XIII…tá?!
O coração da Old Town é a Rynek Starego Miasta: a praça central recheada de bares, cafés, restaurantes e outros comércios! Um colírio pros olhos!
Acha que acabou?! E o que dizer das antigas muralhas que cercavam a Old Town?! Com direito a um barbacã (torre de proteção/observação) quase todo preservado (dps de restaurado após as destruições todas, claro)!
PS: Que frio, minha gente….mas que frio! Sério…não acreditem que esse céu azul aí quer dizer algo, tá?! No momento dessa foto aí eu tinha certeza que eu não conseguiria sair dessa posição dps do flash! kkkkkkk
A gente ainda pôde aproveitar a Christmas Market daqui (afinal, estamos na terra do Papai Noel, né gente?!)! Magiiiiiiiina que o maridão não gostou, né?! Tinha até ferramentas de CHOCOLATE!!!
DICA: Aqui vc pode ver (e parar pra pensar na vida enqto admira) a estátua do Pequeno Insurgente: representando todas as CRIANÇAS que tiveram que se juntar à luta polonesa pela libertação do seu país…. Vc tava reclamando de que mesmo?!
A “Cidade Nova” dentro do bairro antigo de Varsóvia
Se temos uma “parte velha” DENTRO do bairro antigo, claro que temos uma “parte nova”, né?! A chamada New Town começa mais ou menos ao sair das muralhas (dps de passar pelo barbacã), seguindo pela Ulica Freta e, basicamente, se concentrando nos arredores da Rynek Nowego Miasta, a praça central da cidade nova!
Rynek Nowego Miasta e a Igreja Kazimierz:
Igreja da Virgem Maria….e um pouquinho mais adiante dela, num lindo mirante contemplando o Multimedialny Park Fontann, um de meus maiores ídolos: Madame Maria Curie!
PARA TUDO: O queeeeeeee? Não sabe quem é? Vc pode até falar que não é da sua área de trabalho/estudo, mas o mundo todo precisa conhecer e respeitar a história de uma das cientistas mais fodas de todos os tempos!
Ela, simplesmente, ela descobriu o elemento químico “rádio” e estabeleceu as teorias da radioatividade (termo que ela mesma inventou)! Só ganhou DUAS vezes o Prêmio Nobel, sendo a ÚNICA MULHER a fz isso até hj! Ahn…tb foi a primeira professora MULHER da Universidade de Paris e, consequentemente, foi a primeira mulher a ser enterrada no Panteão de Paris por mérito próprio (sem ter sido “mulher de alguém” pra conseguir isso)…
Comentei que ela estudou praticamente a vida toda POR CONTA PRÓPRIA (em casa)?!
É pra ser fã SIM ou COM CERTEZA?!
Monumentos de Varsóvia: uma lembrança dolorosa de todas as guerras
Andando pela cidade vc vai se deparar com váaaaarios monumentos, vou citar só alguns dos mais importantes… Aí está o Monumento aos Insurgentes (Pomnik Bohaterów Powstania Warszawskiego), uma lembrança da grande Revolta de 1944, um dos eventos mais catastróficos e importantes na história polonesa!
Como referência, ele fica em frente à Catedral de Nossa Senhora Rainha dos Poloneses, mais conhecida como Catedral do Exército Polonês!
Lindo e moderno prédio do Tribunal de Justiça na avenida Midowa:
Ainda na Midowa, o lindo Palac Krasinskich que, dps de totalmente destruído na WWII, hj serve como Biblioteca Nacional!
Monumento aos Heróis do Gueto (Pomnik Bohaterów Getta) fica em frente ao Museu da História dos Judeus Poloneses (Muzeum Historii Żydów Polskich POLIN): mais um lembrete do que eles sofreram por aqui…
Outro memorial de guerra…Umschlagplatz!
E, pra mim, o mais tocante e forte de todos…o Monumento aos Caídos e Assassinados no Leste (Pomnik Poległym i Pomordowanym na Wschodzie): representando todos os pobres poloneses carregados à força para o leste (União Soviética)….e a morte certa que isso significava….triste….
Área central de Varsóvia e o icônico Palácio da Cultura e da Ciência
No entorno da estação central de trem de Varsóvia vc vai encontrar enormes avenidas, um centro comercial pra ninguém botar defeito e mtas outras coisas comuns a grandes capitais…mas um prédio vai, certamente, chamar sua atenção: o Palácio da Cultura e da Ciência (Palac Kultury i Nauki)!
Atualmente abrigando um centro cultural, esse prédio divide opiniões dos locais por relembrar muito a estrutura/arquitetura característica da antiga União Soviética!
Nosso Natal em Varsóvia
Não teve família por perto, não teve o calor característico do verão brasileiro, não teve nenhum glamour, mas com certeza teve desejos de muito amor e muita paz pra todos que amamos! Só queria registrar que, não importa onde e com quem vc esteja (ou não esteja) durante a noite de Natal, o que vale é parar um pouquinho que seja pra agradecer, agradecer e agradecer….sempre! Nossa ceia foi simples e sem frescura, mas não poderíamos pedir por mais felicidades do que ter todos esses momentos alegres na vida e as pessoas que amamos com saúde e muita paz!
Parque Lazienki e a avenida dos consulados
Dia 25 de dezembro!!!! Dia mundial de que?! Bater perna no parque mais famoso de Varsóviaaaaaa! kkkkkkkkk! E chegando à uma das entradas do Parque Lazienki, uma visão mais que gratificante do Museu de Arte Contemporânea!
Adentrando os portões do Parque Lazienki (e já tinha um mapinha supimpa pra gte se orientar):
Ponte pra observar a atração principal daqui, o Palácio sobre as águas (Palac na Wyspie), mas tb dá pra admirar a estátua em homenagem ao Rei Jana III Sobieskiego!
Palácio sobre as águas….pq nunca é demais….
O parque é cheio de ilustres visitantes….
O Anfiteatro do Parque:
E o Parque vaaaaaai embora!
Mais um monumento (merecido) ao glorioso polonês Frederic Chopin!
E emoldurando o Parque Lazienki, mas se estendendo bem mais, está a Aleje Ujazdowskie: a avenida dos consulados do mundo todo! Linda!!! Vale uma caminhadinha por aqui!
Túmulo do Soldado Desconhecido e o Parque Ogród Saski
Indo para o monumento do Soldado Desconhecido, contemplamos o pôr do sol na Praça Pilsudski…
Com certeza, um dos mais bonitos Túmulos do Soldado Desconhecido (viaje bastante pela Europa e vc vai entender que toda grande cidade que se preze tem um)!
E logo atrás do Túmulo, o lindo Parque Ogród Saski: se é lindo assim no frio do cão do inverno, imagine no verão?!
Ótimo jeito de nos despedirmos de Varsóvia!
Ida de Varsóvia pra Cracóvia
Novamente, contamos com os serviços preciosos da Polskibus pra nos deslocarmos de Varsóvia pro nosso próximo destino: Cracóvia, a antiga capital polonesa!
ATENÇÃO: Acontece que, ao contrário do busão que veio de Poznan pra cá, nós não sairíamos da mesma rodoviária (em Mlociny), mas sim da Dworzec Autobusowy Metro Wilanowska s. 14, na estação Wilanowska! Então atenção ao seu ticket qdo comprar passagem com eles!
Mas isso faz diferença, Magu?! Opaaaaaaa! A estação era basicamente dois pontos de ônibus e uma ou duas vendinhas beeeem meia boca! Um lugar bem mal encarado, e vc não tinha mto com quem reclamar de nada….então, atenção redobrada!
DETALHE: Não aconteceu nada com a gente, nem nada que pudéssemos achar que passamos perigo, só estou alertando pq o lugar era bem caidinho….pra vcs não irem esperando mta estrutura!
Esperando pelo nosso busão num frio que nunca vi!!! Jesus!!! Só amando MTO viajar mesmo! hehehe
ATENÇÃO: Pra compensar o lugar feio, olha o estilo do nosso busão de 2 andares! E, acreditem se quiser, FOMOS SOZINHOS!!! Mais de 4 horas de viagem e só nós dois!!! Tinha até serviço de bordo, com sanduiche, refri, chá, café….e SORVETEEEEE! E a gente comprando batatinha e coca achando que íamos passar perrengue! kkkkkkkkk
Bom, valeu mto por conhecer a capital polonesa!!! Nos vemos na Cracóvia! #partiu