É por cidades como Sibiu que o casal aqui ama tanto explorar esse mundão de meu Deus…é por gratas surpresas como essas que agradecemos todos os dias a sorte de poder conhecer lugares! Venham comigo explorar a maior cidade do sul da Transilvânia, a lindinha Sibiu!
Ficha Técnica de Sibiu:
Quando fomos pra lá: Dezembro
Temperatura média na época: -8 a -3 graus durante o dia e -15 a -12 graus à noite
Quantos dias passamos lá: 0,5 dia
O que você vai encontrar nesse post (se preferir, pode clicar nos assuntos pra ir mais rapidinho…rs):
Dirigindo nas estradas da Transilvânia
Moeda Romena
Trens na Romênia
Estacionamento em Sibiu
Piata Mare e Piata Mica
Piata Albert Huet
As ruazinhas e passagens de Sibiu
As antigas muralhas medievais de Sibiu
Dirigindo nas estradas da Transilvânia
Mal tínhamos chegado em Brasov, nossa primeira parada na Romênia, e já metemos o pé na estrada pra explorar o que desse da região da Transilvânia! Alívio quando soubemos que não seria preciso alugarmos correntes para os pneus (algo comum e obrigatório durante o inverno em estradas cobertas de neve), o que significava que as estradas estariam em excelentes condições para o brasileiros inexperientes no quesito nevascas….hehehehe! O que posso dizer das estradas da Transilvânia? São ótimas, em bom estado, bem sinalizadas e super recomendo o passeio!
Colírio para os olhos….
Era cada cidadezinha fofa que a gente passava pelo caminho….
Moeda Romena
Caso vcs não saibam, na Romênia eles não usam o EURO, e sim o “leu” (ou “lei”, no plural), mas o código oficial da moeda (e a abreviatura mais comum que vc vai encontrar) é RON! A cotação gira em torno de 1 pra 4,50, ou seja, com 1 euro vc compra 4,50 RON, geralmente (claro que isso pode mudar, então cheque durante o planejamento da sua viagem)!
ATENÇÃO: Não se esqueçam de liberar o uso do seu cartão no exterior ANTES de viajar, tá?! Claro, se seu cartão for de uma conta européia, vc não precisa se preocupar (como era qdo morávamos na Irlanda e tínhamos nossas contas em bancos irlandeses), mas se for cartão brazuca, preste atenção nisso!
Trens na Romênia
A Romênia é um país muito bem servido por ferrovias, então fique tranquilo que vc vai encontrar várias opções pra se deslocar de trem por aqui, não só vindo de outros países (leia mais detalhes AQUI), mas tb entre cidades romenas (detalhes AQUI)! A CFR Calatori é a principal empresa de transportes ferroviários aqui, pelo menos no âmbito local!
Claro que é preciso ter em mente que não estamos num país super desenvolvido (como é costume se esperar de um país europeu), a frequência dos trens não é tão grande, mas há 3 tipos diferentes (níveis) de serviço:
1- Regional (R): os mais baratos e mais lentos, geralmente locais
2- InterRegional (IR): um pouco mais caros e rápidos, estes exigem reserva de assento com antecedência
3- Inter-City (IC): muito mais rápidos e muito mais caros
OBS: Os tipos 2 e 3 tem vagões restaurante/bar e cabines com camas pras viagens de longa distância ou acima de 10 hrs.
É possível pular a parte do aluguel de carro e andar só de trem pra conhecer a Transilvânia, nós chegamos a considerar fortemente essa opção… O único porém foi que, dado o tempo que queríamos deixar pra Romênia, ficaríamos bem prejudicados e teríamos que abrir mão de alguns lugares…só por isso que optamos por alugar um carro! Os preços dos trens eram excelentes, os horários que são um pouquinho engessados mesmo, prejudicando quem esteja numa programação justa, como nós! 😉
Estacionamento em Sibiu
A cidade de Sibiu fica a 100km de Brasov, um pulinho, e é a maior cidade do sul da região da Transilvánia, com pouco mais de 400 mil habitantes! Mas não foi isso que chamou nossa atenção pra ir conhecer essa belezura, e sim a sua atmosfera encantadora e o seu centrinho histórico super preservado! Fofo demais!
Chegando o mais próximo que conseguimos do centro histórico (carros não circulam lá dentro, a não ser carros autorizados), paramos no primeiro estacionamento que encontramos (mais especificamente AQUI)! Fácil, prático e rápido, só precisamos pagar na hora de tirar o carro! Não lembro o valor (sorry), mas lembro que foi super baratinho!
Piata Mare e Piata Mica
Sem sombra de dúvidas que a atração principal de Sibiu é a sua liiiiiinda Piata Mare, a praça grande, mas o caminho até ela (pela Strada Nicolae Bălcescu, uma simpática rua de pedestres) já foi um colírio e tanto para os nossos olhos….feirinhas de Natal bombando nesse dia lindo de inverno!
A ao desembocarmos nagrande praça, qual não foi a nossa surpresa ao constatar que as barraquinhas de guloseimas eram infinitas por aqui! Uhuuuuuuuuuuuu! Olha que lugar maravilhosoooo!
Cada cantinho aqui na praça tem o seu próprio charme…
Mas podemos afirmar que o destaque aqui é a Turnul Sfatului, antiga porta de entrada para a cidade fortificada de Sibiu, que hoje serve de divisa entre a Piata Mare e a Piata Mica, praça pequena! Linda!
Falando em Piata Mica, cá estamos! Não é tão pequena quando vc poderia pensar (pelo seu nome), mas é aconchegantemente linda!
Piata Albert Huet
Atravessando mais uma das lindas passagens de Sibiu, vc vai sair na Piata Albert Huet, mas, antes de chegarmos a ela, que tal essa passagem de uma praça pra outra, hein?
A praça em si é tão linda e charmosa quanto as anteriores, mas aqui ainda há a Catedrala Evanghelică C.A. Sfânta Maria, a Catedral Luterana de Santa Maria!
Não parece cidade de conto de fadas?
As ruazinhas e passagens de Sibiu
A cada rua, a cada praça, a cada escadaria, Sibiu se supera com suas passagens encantadoras, com um quê de segredo, um quê de mistério no ar….simplesmente mágico! O lance é sair explorando sem medo de ser feliz….é certeza de muitas surpresas agradabilíssimas!
Amei esse quadro na porta de um bar: de dia, café, de noite, cachaça! rs
A Igreja Ortodoxa Metropolitana de Sibiu! Diferente de todas as outras! Linda!
As antigas muralhas medievais de Sibiu
O centro antigo de Sibiu é encantador, mas, mais lindo do que suas ruazinhas e construções medivevais, é o resquício das antigas muralhas protetoras da cidade! Que coisa linda! Imponente, majestosa, incrível! Pra vc se localizar, tome como referência o Museu de História Natural, Muzeul de Istorie Naturală!
Olha esse muro, genteeeee???? Não é muita vibe “Game of Thrones”??? Demais!!!
Essa é uma das torres de vigília mais famosas daqui, a Turnul Dulgherilor!
E vc pode (e deve) caminhar pelo lado de fora da antiga muralha, pelo encantador Parcul Cetății:
E aí? Vcs acham que valeu a pena ter vindo até Sibiu: sim ou com certeza? Partiu Sighisoara, terra natal do Conde Drácula….quem vai encarar? Vejo vcs no próximo post! Até uma próxima, Sibiu!