Romênia – Bran – Castelo do Drácula

Como estar na Transilvânia e não visitar o Castelo do Drácula, né?!

Vc pode até não curtir vampiros e suas infindáveis histórias, obras literárias e adaptações para o cinema, mas é inegável que todo mundo conhece ou já ouviu (muito) falar sobre o famoso Conde Vlad Teles… Não?! Não te soa familiar? Nem um pouquinho? Que tal Conde Drácula? Ficou mais fácil? Fato é que estávamos a pouquíssimos quilômetros não só na cidade natal do conde que inspirou a criação dessa lenda (a linda Sighisoara), como tb o Castelo onde o temido príncipe passava seus verões…. Bora conhecer o Castelo de Bran, na linda Transilvânia?! Vai encarar?

Ficha Técnica de Bran:
Quando fomos pra lá: Dezembro
Temperatura média na época: -15 a -20 graus durante o dia (socorrooooo)
Quantos dias passamos lá: 0,5 dia

O que você vai encontrar nesse post (se preferir, pode clicar nos assuntos pra ir mais rapidinho…rs):
Moeda romena
Ponto de partida pra Bran: Brasov
Castelo do Drácula
Outras atividades em Bran
Rasnov: mais uma linda cidade medieval nas redondezas

Moeda romena
Caso vcs não saibam, na Romênia eles não usam o EURO, e sim o “leu” (ou “lei”, no plural), mas o código oficial da moeda (e a abreviatura mais comum que vc vai encontrar) é RON! A cotação gira em torno de 1 pra 4,50, ou seja, com 1 euro vc geralmente compra 4,50 RON (claro que isso pode mudar, então cheque durante o planejamento da sua viagem)!

ATENÇÃO: Não se esqueçam de liberar o uso do seu cartão no exterior ANTES de viajar, tá?! Claro, se seu cartão for de uma conta européia, vc não precisa se preocupar (como era qdo morávamos na Irlanda e tínhamos nossas contas em bancos irlandeses), mas se for cartão brazuca, preste atenção nisso!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Ponto de partida pra Bran: Brasov
O famoso Castelo de Bran fica na pequena cidade de Bran, que na verdade é uma comuna de Brasov, com pouco mais de 5 mil habitantes! O castelo fica a cerca de 30 km de Brasov, super pertinho e fácil de acessar, o que faz de Brasov o melhor ponto de partida pra explorar o castelo, sem dúvidas!
Claro que vc pode ir de carro pra lá, é vapt-vupt, mas nós preferimos poupar uma diária de carro, já que a ida de busão pra lá parecia algo bem trivial, barato e prático! Ônibus partem a cada 30 min da rodoviária Autogara 2, mas não se assuste se vc chegar lá e se sentir meio perdido…a rodoviária é bem feinha mesmo, mas o busão pra Bran é fácil de identificar (e sempre tem muita gente indo nele)!
ATENÇÃO MASTER: Essa autogara NÃO fica na estação central de Brasov, como vc poderia imaginar (a gente tb imaginava isso, nosso amigo Jorge que nos alertou, leia sobre o Jorge AQUI)! A Autogara 2 fica pro outro lado, o funcionário da Autonom (que alugamos o carro, leia detalhes AQUI) levou a gente até lá! Não é muito fofo???
DICA: Pra voltar a gente até ía pegar um busão circular, mas quem disse que encontrávamos algum lugar que vendesse ticket? Os motoristas dos busões alegavam que não tinham troco (de novo, veja o que falei AQUI)…então fomos de táxi mesmo, o que nos custou míseros 7 LEI, algo como 7 reais!

Guarde o lugar que o busão vai ter te deixado em Bran (sério, a cidade é praticamente uma avenida) e é só voltar pra lá na hr que quiser voltar pra Brasov! No ponto, inclusive, tem os horários dos ônibus pra lá:

[Ir para a Lista de Tópicos]

Castelo do Drácula
A cidade gira, praticamente, em torno do Castelo… Eu disse “praticamente” pq tem estações de esqui bastante procuradas lá tb…depois de quase morrer de hipotermia nos -20 graus de Bran, eu entendi pq ela era famosa pelas estações de esqui…kkkkkk
Olha, que visão ficar de frente com esse castelo, viu?! Que coisa linda, minha gente….tá certo que o desespero do frio lá na hora amorteceu a gente pra beleza do lugar, mas mesmo assim a gente se dava conta de que esse era um lugar ÚNICO no mundo! Imperdível!

A bilheteria está logo de cara para o centrinho turístico de Bran, vcs vão achar fácil fácil e daí é só correr pro abraço!

Vc tb terá a opções de alugar um Audio Guide se quiser pra usar através do seu smartphone (wifi liberado):

Tem até as instruções de como vc deverá ler o QR code nas atrações pra ouvir as informações!

Bora?

CURIOSIDADE: Então, não sei se vcs estão se perguntando desse lado aí, mas eu fiquei curiosa pra entender melhor qualé que é dessa lenda do Drácula….já ouvi tantas histórias diferentes… O que há de certo, no entanto, é que Bram Stroker, autor irlandês que escreveu Drácula, foi inspirado pela história de vida de Vlad III, o príncipe da Valáquia, o firme e decidido governante cristão que impediu a expansão (ainda maior) do islamismo na Europa, barrando os avanços turcos! Muito mistério cerca sua vida, mitos e lendas brotam por todos os lados, muito devido ao seu sádico costume de impalar os seus inimigos (que simpatia de pessoa, não?), o que lhe rendeu o apelido de Vlad, o Impalador! Mesmo sendo visto por seus cidadãos como uma pessoa correta e justa, ele sustentava com orgulho a fama de implacável com quem quer que ousasse pisar fora da linha! Como disse no post de Sighisoara, foi lá que ele nasceu, mas foi a parte da sua vida que ele passou aqui em Bran que serviu de inspiração para tantas histórias….

Apesar de parecer “pequeno” quando vc adentra o interior do castelo, os cômodos, mobílias e artefatos históricos são intermináveis, realmente vale muito a pena fazer essa visita! O castelo é de uma arquitetura fantástica!

DICA: O castelo tem MUITAS subidas íngremes por escadas um pouco estreitas e com altos degraus, então fica o aviso pra quem tiver algum problema ou limitação de mobilidade, infelizmente… Lembre-se que se trata de um castelo medieval, mto fiel às suas origens, e sabemos que o povo naquela época não se preocupava com quem tivesse qualquer dificuldade de locomoção…

E a vista de qualquer cômodo do castelo? Bem meia boca, né não?!

O que dizer desse pátioooooo????? Caí de amores por ele de uma forma….que coisa mais linda! Mto Winterfell, não é, amiguinhos fãs de Game of Thrones?! hehehe

Tudo branquinho, branquinho nos jardins do castelo…

Com direito a lago congelado…que frio é esse, meu povo?!
MOMENTO PÂNICO: Lá DENTRO do castelo eu tive que tirar a minha bota pq eu não estava sentindo um dos meus pés e estava entrando em choque….uma funcionária que orientou o Tiago a ficar esfregando as mãos em torno dos meus dedinhos pra eles deixarem de ficar azuis….tava uma visão do inferno, pensamos que eu ía perder o pé, juro! E olha que já passamos até inverno na Rússia, temos roupas próprias da época que vivemos na Europa… Mas, minha gente….o frio da Romênia não é pra qq um não!

Adoramos! Sensacional! Espetacular! Agora vamos pra algum lugar quente, pelo amor do bom Deus! kkkkkkkk

Outras atividades em Bran
Quando constatamos que ainda faltava meia hora pro próximo busão pra Brasov, nosso corpo pediu socorro e nos enfiamos no primeiro lugar que parecia quentinho por lá: uma galeria com cara de shopping de cidade pequena cheio de cafés….o jeito foi encher a cara de chocolate quente e saborear alguns quitutes pra juntar gordura no corpo….rs

O forte mesmo daqui, como disse antes, são as atividades ligadas ao esqui, sendo o Zanoaga uma montanha bastante procurada para iniciantes e esquiadores intermediários….mas tb há um segundo “slope” para a galera mais avanaçada! Tem pra todos os gostos!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Rasnov: mais uma linda cidade medieval nas redondezas

E quando vc acha que as atrações por aqui já acabaram, eis que no meio do caminho entre Bran e Brasov vc pode dar sinal pro motorista e descer pra explorar a linda Rasnov!
OBS: Depois vc vai ter que voltar pra cá pra pegar o busão vindo de Bran de novo, é a mesma linha!

É uma cidade com menos de 20 mil habitantes e sua principal (única) atração é o lindo forte no alto da colina que proporciona vistas incríveis da região! Trata-se de um cidadela construída por cavaleiros teutônicos (alemães) no século XV:

E aí? Gostaram de conhecer um pouco mais sobre a história da Transilvânia? Esse lugar é lindo de viver, né?! Bom….hora de partir pra exploração da capital romena….vejo vcs em Bucareste! 😉

[Ir para a Lista de Tópicos]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *