Turquia – Istambul

Um banho de cultura no Oriente!

Vc pode até não gostar muito de história, ou nunca ter gostado de estudar aquele bando de coisas velhas (Jura? Sério…não me conformo…definitivamente, não é o meu caso), mas é inegável que Istambul é o destino certo pra qq pessoa que ama conhecer o mundo… Afinal, como não seria assim, se foi aqui nessa cidade, já conhecida como Constantinopla, que os maiores impérios do mundo fizeram a sua sede: Império Romano, Bizantino, Latino, Otomano… Meu sonho era poder respirar o ar daqui, andar pelas ruas que testemunharam tanta história, pisar onde tanta coisa aconteceu… Sonho mais que realizado, então é hora de eu (tentar) compartilhar um pouquinho da minha experiência com vcs… Animados?!

Ficha Técnica de Istambul:
Quando fomos pra lá: Janeiro
Temperatura média na época: 11 a 15 graus durante o dia e 5 a 10 graus durante a noite
Quantos dias passamos lá: 3 dias e 3 noites

O que você vai encontrar nesse post (se preferir, pode clicar nos assuntos pra ir mais rapidinho…rs):
Ida de Sofia pra Istambul: que aventura!
Moeda turca
Transporte público em Istambul
Acomodação em Istambul
Horário das preces: atenção!
Muzekart: o cartão passe pros museus
Guloseimas turcas
Alerta sobre o golpe dos engraxates
Mesquita Azul: coisa mais linda
Hagia Sophia: a antiga mesquita que virou museu
Sultanahmet District: o centro velho de Istambul
Grand Bazaar: o maior e mais antigo mercado coberto DO MUNDO!
Palácio Dolmabahçe: o palácio mais lindo do mundooooo!
Bairro de Ortakoy: que lugar agradável!
Praça de Taksim e a atmosfera de Beyoğlu: simplesmente imperdível!!!
Palácio Topkapi
Yerebatan Sarnıcı: a incrível cisterna construída por Justiniano
Caferaga Medresesi
Mercado de Especiarias de Istambul
Universidade de Istambul
Aqueduto de Valente
Complexo Fatih
Gatos de Istambul
O café e o chá turcos: um capítulo à parte na vida!
Sucos naturais: uma barraquinha por metro quadrado!
Torre Galata e o bairro Galatassaray
Estação de Sirkeci: o expresso do Oriente
Estação Eminonu: bora passear na Ásia?!
Kadikoy e Uskudar: o lado asiático de Istambul
Muralhas de Teodósio
Outras atrações em Istambul
Ida de Istambul pra Sarajevo, na Bósnia!

Ida de Sofia pra Istambul: que aventura!
Uma das partes mais extravagantes da nossa viagem tinha finalmente chegado: a ida de Sofia para Istambul através do Expresso do Oriente! Ok, talvez não exatamente o Expresso do Oriente original, mas exatamente o trajeto dele!
DICA: O trem parte TODOS OS DIAS de Sofia para Istambul às 19:15 hrs, mas vc precisa comprar os tickets em CASH lá no guichê, grana viva, pq eles não aceitam cartões pra essa passagem! Sem problemas, eu falei AQUI que tem várias casas de câmbio na estação de trem de Sofia, então nós fomos até uma delas, compramos o tanto de LEV que precisávamos pras passagens e voltamos pro guichê!

ATENÇÃO: A compra foi molezinha, a mulher falava inglês razoavalmente bem, passou todas as informações que precisávamos, nos orientou sobre o trajeto, sussa! A mulher que estava no guichê na hora do nosso embarque, em compensação, era o ser MAIS ESCROTO E SEM EDUCAÇÃO na face da Terra…é essa aí que tirei a foto (aí embaixo)! Ela não queria dizer pra gente qual a plataforma que o nosso trem saía, nem confirmar o novo horário dele…ela só apontava pro monitor e mandava a gte checar por conta própria (sério, olhem pra foto do monitor na sequência e me digam se vcs conseguem entender algo)!

IMPORTANTE: Galera, a viagem foi hardcore…o primeiro trecho foi feito de trem, nada anormal (desconsiderando o fato de que o trem era bem antigão, e que ninguém mostrava ao certo qual plataforma era a dele, qual o nosso assento, etc…quase ninguém fala inglês), mas por volta das 2 hrs da madruga vc chega à fronteira dos dois países na cidade de Kapikule (tríplice fronteira: Bulgária, Grécia e Turquia! Doido!) e daí vai precisar descer pra passar pela imigração antes de ser direcionada para o busão que vai fazer o resto do trajeto (parece que é por conta de obras nos trilhos…)!

ATENÇÃO: Primeiro, um agente da Bulgária mesmo passa no trem pegando os passaportes de todo mundo (não fala bosta nenhuma de inglês, Tiago estabeleceu comunicação por falar que éramos brasileiros, o cara então falou “Romário” e o Tiago respondeu “Stoichkov”…hehehe), e leva tudo pra ser checado pela imigração… Daí o trem anda pro lado turco (vc continuou sentadinho no trem esse tempo todo, uns 15-20 min), e só aí todos descem pra passar pela salinha da imigração! Vc vai receber seu passaporte carimbado com a saída da Bulgária e vai apresentá-lo pros turcos numa salinha (vai formar uma fila indiana mesmo e as pessoas vão sendo chamadas)! Acabou? Não! Vc vai levar suas malas pra passar pelo raio X (vai abri-las, caso seja solicitado) e só dps de liberado vai poder se encaminhar pro busão que vai pra Istambul (não perca de vista aquele cara do seu trem que pegou seu passaporte no início). Isso já será por volta das 3 hrs da madruga, o processo todo leva cerca de 1 hr! Ahn claro, ninguém nos ajudou a arrastar nossas malas pelos montes de neve de quase 1 metro de altura….hehehehe!

Bom, tudo isso valeu a pena quando, numa das minhas viradas de um lado pro outro no banco do busão, na tentativa de pegar no sono, abri os olhos e vi, pela janela, uma cidade iluminada com mesquitas pra todos os lados….a visão mais lindaaaaaa! Chegamos em Istambul um pouco antes das 6 da matina, ainda bem escuro!

O terminal Sirkeci (a principal estação daqui, famosa também pelo Expresso do Oriente) estava bem vazia a essa hora…mas não se preocupem que voltaremos aqui de dia!

DICA: Como a Maguzinha aqui não dorme no ponto, tratei de sondar pros meus leitores que tem bastante oferta de lockers por aqui, o preço era 8 TL (lira turca) por 12 hrs, e dava pra pagar em cartão ou dindin:

[Ir para a Lista de Tópicos]

Moeda turca
A Turquia tem a lira turca como moeda oficial, seu código internacional é TRY, mas vc verá TL por todos os lados, o que significava türk lirasi (lira turca)! Geralmente, pra cada 1 euro vc compra quase 3 liras turcas, mas claro que vc deve verificar isso qdo estiver planejando sua viagem!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Transporte público em Istambul
Istambul é uma cidade IMENSA, super desenvolvida e com foco total no turismo, então não me espantei nada quando descobri que tinha uma infra enorme de transporte público, especialmente para os turistas perdidos! Esse mapa aí embaixo foi o que fotografei na estação de Sirkeci assim que chegamos (tava toda vazia, sem guichês de informações abertos pra pegar um mapinha), mas vc pode conferir os mapas atuais AQUI!

DICA: A empresa que cuida do transporte na cidade é a Metro Istanbul, mas confesso que achei as informações no site um pouco complicadas no início, pra uma primeira pesquisada… No entanto, quando li esse site AQUI sobre o transporte público na Turquia, tudo ficou mais fácil pra mim… então #ficaadica

De maneira geral, existem dois tipos de tarifas de tickets que vc pode adquirir, o Token (ticket avulso), que na época custava 4 TL = EUR 1,45 e o ticket Full fare (através do Istanbulkart), que custava 2,15 TL = EUR 0,78 qdo fomos!

INFORMAÇÃO: Istanbulkart é o cartão usado pro transporte público em Istambul. Pode ser encontrado nas máquinas Biletmatik distrubuídas por toda cidade, perto das estações e pontos principais de transporte (tem menu todo em inglês). A compra do cartão na máquina custa 10 TL (3,63 euros), pq o cartão custa 6 TL e vc já sai com 4 TL de crédito. Pra ter mais crédito é só acrescentar dindin. O ticket simples (pra bus, metro, tram, funicular, tunel e ferry) custa 4 TL se comprado avulso (token), saindo por 2,15 TL no Istanbulkart, por exemplo. Pra transferir de um meio de transporte pro outro o custo é de 1,45 TL. Pra recarregar seu Istanbulkart basta encontrar as mesmas máquinas, posicionar o cartão no leitor (só encostar, segurando) pra ele identifica-lo, inserir o dindin no compartimento e esperar a confirmação do crédito!

DETALHE: É possível comprar Tokens ao invés do cartão, mas sai mais caro por viagem e, caso vc vá usar bastante (como era o nosso caso), acho que compensa muito mais o cartão!

Essa foto abaixo era das máquina bem na porta da estação Sirkeci, que encontramos às 6 da matina qdo chegamos em Istambul… São diferentes pq numa vc consegue comprar o Istanbulkart e fz todas as operações com ele, na outra vc só faz as operações caso já tenha um cartão, não emite cartões… Acontece que, por ser muito cedo, a máquina não tinha cartões disponíveis para emitir…então tivemos que recorrer a uma banca de jornal que estava aberta e vendia os cartões…custou os mesmos 10 TL, só que não vinha com nada de crédito…o que significa que sai mais caro, mas era a única alternativa no nosso caso!

Pra vcs terem uma ideia da infra das estações de tram (bonde) pela cidade: td muito moderno e bem estruturado!

Pra acessar o ponto vc precisa passar seu cartão (ou token) nas catracas:

Essa foto aí é pra mostrar que o esquema de acesso ao furnicular ligando a praça Taksim à Kabatas tb segue essa estrutura: catracas onde vc insere seu token ou encosta seu Istanbulkart! Vou explicar melhor quando estiver falando do bairro de Taksim (imperdível)!

E táxis, claro! Estão por toda parte por aqui! Nós acabamos usando só uma vez, qdo chegamos no endereço errado do nosso hotel (na verdade, no endereço antigo, eles não tinham comunicado a mudança…) e fomos orientados a entrar num táxi que nos levaria pro endereço certo, com a promessa de que nos pagariam essa corrida…. Bem, não pagaram, a corrida saiu por uns 15 euros (eles aceitam euro, geralmente), mas acabamos deixando quieto pq eles deixaram a gente fazer check-in super cedo (às 06:30 da matina)!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Acomodação em Istambul
Se vc leu a seção anterior, vc deve ter se perguntado: Como assim, Magu? Como seu hotel muda de endereço e não avisa seus hóspedes? Então, gente…tb não sei! Verifiquei e revalidei o endereço de todos os hotéis antes da nossa viagem (eu imprimo todos os mapas de como chegar aos hotéis a partir de onde vms chegar na cidade, salve o GoogleMaps).. Só que, qdo chegamos na porta do hotel às 06:15 da matina, nos deparamos com uma vitrine de loja e o interior todo escuro… Qdo colamos a cara no vidro pra enxergar melhor, tinha uns móveis abandonasdos e um homen de rua dormindo no sofá com seu cachorro!!!! Hahahahahahaha! Juro, seria cômico se não fosse trágico! Estávamos cansados de uma noite sem dormir vindo de Sofia, e ainda isso?!?! Jesuizzzzz! Nossa sorte (e por sermos calejados em viagens) foi que batemos no hotel ao lado (super bonito, elegante e bem estruturado) e contamos nossa história…o funcionário prontamente se propôs a ligar pro telefone que eu tinha na reserva e pronto: tudo resolvido! Nosso hotel enviou um taxista pra nos buscar e nos levar pro local correto…não nos explicaram direito o que houve, mas a gente tava tão cansado que relevou…
DESTAQUE: O funcionário do hotel que pedimos socorro (Hotel Santa Sophia, caso se interessem, fica AQUI) não só nos ajudou telefonando, como disponibilizou seu banheiro, nos fez sentar pra relaxar e até ofereceu cafézinho…super gentis!

O nosso hotel era o Hotel Kupeli…Palace! Mas esse “palace” não aparecia em nada nas nossas reservas, por isso fomos parar no Hotel Kupeli que fechou (que costumava ficar ao lado do hotel Santa Sophia), mas a locaização certa era AQUI! Anyway….o hotel era ÓTIMO, o casal aqui não é nem acostumado com hotéis nesse glamour….hehehehehe…e foi super barato! Isso que empolgou mais! Se liga no nosso quarto:

O café da manhã era incluído na diária, tinha wifi, TV a cabo, era relativamente perto das atrações centrais a pé…curtimos! E, dps de toda aquela confusão no check-in, eles nos deixaram entrar no quarto às 06:30 da matina e ainda aproveitar o café da manhã (que não teríamos direito naquele dia…)! Valeu!

[Ir para a Lista de Tópicos]


Horário das preces: atenção!
A religião muçulmana reserva  6 horários diários às preces, horários esses que vc pode encontrar alguns estabelecimentos fechados ou simplesmente “abandonados” sem seus proprietários, já que os mesmos se dirigem à mesquita mais próxima ou se isolam da correria pra fz suas orações! Fiz questão de anotar os 6 horários (no horário local de Istambul) pra não nos surpreendermos e nos preparamos pras visitas em certas atrações (não me perguntem o significado desses nomes pros horários):

1) Fajr: 05:12
2) Tulu: 06:59
3) Zuhr: 12:03
4) Asr: 14:30
5) Maghrib: 16:47
6) Isha: 18:21

Outra dica super válida é quanto ao seu vestuário….em se tratando de uma cultura super influenciada pela religião, nunca é demais pedir que vc preste atenção aos seus costumes e os RESPEITE! Veja o quadro abaixo sobre a recomendação de vestimentas para homens e mulheres:

ATENÇÃO: Qdo estiver visitando uma mesquita, pegue um saco plástico desses repositórios para vc colocar seus sapatos dentro e entrar DESCALÇO na mesquita (tem tapete pra todo lado, mais limpo que sua casa, vc não vai se sujar)! Lá dentro há vários armários (tipo estantes) de madeira por todos os lados onde vc poderá deixar seus calçados e apreciar relaxadamente a mesquita (todo respeito é bom e todo mundo gosta, tá?! Moderação é a palavra de ordem em qq cultura diferente da sua)!

ATENÇÃO 2: Na saída, vc pode retirar seus sapatos dos saquinhos e jogá-los nesses lixos específicos (fica bem na porta), pra daí recolocar seus calçados!

DICA: Mulherada, nem pensar em entrar nas mesquitas ou outros locais sagrados para eles com o cabelo à mostra, tá?! Vcs podem fazer como eu e levar um lenço (que eu usei como cachecol o restante do dia…já que era inverno) e colocá-lo na cabeça sempre que precisar (fica lindo demais, não fica?! Eu me apaixonei!!!). Ou, caso vc esqueça, vc pode emprestar um na entrada das próprias mesquitas, inclusive uns lenços pra cobrir os braços e as pernas, caso suas roupas não estejam adequadas! Fala sério, com essa napa e esses olhos de turquinha eu passaria despercebida por lá! 🙂

[Ir para a Lista de Tópicos]

Muzekart: o cartão passe pros museus
A gente acabou não comprando pq achamos que não compensaria PRO NOSSO CASO (sempre analise caso a caso, gente), mas fica aqui a dica do Muzekart, um cartão feito para os turistas aproveitarem melhor as atrações de Istambul!  Esse passe te dá direito a entrar em vários museus e outras atrações históricas durante 5 dias, veja as vantagens AQUI e os pontos de venda AQUI!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Guloseimas turcas
Acho que não tem muito mistério com relação à culinária turca, ne?! Brasileiros têm, de maneira geral, bastante contato com essas comidinhas divinas ao longo da vida…mas criei essa seção pra destacar algumas das coisas que comi lá e acho válido compartilhar com vcs….e algumas coisas que pesquisei e vou deixar como dicas!

Castanhas assadas:
Sabe as nossas conhecidas castanhas portuguesas (figuras cativas nas mesas de Natal)?! Aqui vc vai encontrar trocentas barraquinhas a cada esquina! O cheiro é maravilhoso e elas são mais gostosas ainda! Um aperitivo mata-fome providencial, rápido e prático!

Baklavas:
De todos os tipos, cores, tamanhos e gostos, esses doces árabes são um MUST em qq lugar do mundo, que dirá aqui! A gente comprava de todos os jeitos…por kg nos mercados, de caixa fechada…até vimos a produção neles nuns tachões em exibição nos restaurantes!

Aí embaixo está uma das nossas jantas no hotel…seguimos as recomendações dos funcionários e pedimos uma comidinha num restaurante local: kaftas (td de bom) acompanhadas de arroz basmati e salada, pão árabe e ainda fomos gulosos a ponto de pedir uma “pide”, essa pizza deles em formado de barca que é uma delícia!!!! Está em todos os lugares pela cidade, de todos os sabores! Delícia!

Outras sugestões são a Kurufasulye, uma espécie feijoada de feijão branco com carne, e a Mediye Dolmasi, mexilhão recheado com arroz!

Outro MUST daqui é o sorvete turco: Dondurma! Os vendedores (naquele estilo Aladdin…rs) dão um show de estica e puxa, ficam brincando com os clientes o tempo todo até vc conseguir “pegar” seu sorvete!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Alerta sobre o golpe dos engraxates
Como qualquer grande cidade no mundo, claro que Istambul tem seus pontos negativos…mesmo que a gente não tenha profundo conhecimento sobre a cidade pra destrinchar todos os esquemas sujos daqui, um ficou bem claro pra gente de cara: o golpe dos engraxates, conhecido como “shoe-shine scam” em Istambul!
Enquanto vc está distraído andando pela cidade, geralmente em locais com bastante movimentação de pessoas (a Ponte Gálata foi um ponto que passamos por isso duas vezes em um dia), o golpe acontece de duas formas:
1- Vc tromba em uma pessoa, mais especificamente um “engraxate” (pelo menos era isso que eles pareciam, carregando aquela caixa com apoio pros pés), e derruba todo o material de trabalho dele! Vc fica todo sem graça, pede desculpas e tal…
2- Eles deixam cair uma parte da ferramenta de trabalho deles na sua frente, parecendo que não perceberam…e vc sai todo solícito pra devolver e ajudar…

O que acontece é que vc não está percebendo duas coisas:

A- Ele vai acabar te persuadindo a ajudar ele de alguma forma ou vai te dizer que vai limpar seus sapatos pra agradecer, mas dps de fz o serviço vai te dizer q vc deve $20 pra ele, de uma forma até agressiva…
B- Muitas vezes ele não está sozinho, outro cara (ou criança) está por perto pra tentar se aproveitar da sua distração e te furtar algo…

A gente não caiu nessa pq o Tiago conseguiu perceber logo de cara o que tava acontecendo, pq ele tinha certeza que não esbarrou em ninguém, foi o cara que mirou na direção dele de propósito! Eu fiquei perdidinha na primeira vez e comecei a pedir desculpas pelo Tiago, mas ele me cortou na hr e ainda mandou o espertinho à merda (e o coleguinha dele que tentava chegar por trás da gente)!
É pessoal, não é só no Brasil que essas coisas acontecem…longe disso! Fiquem de olho!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Mesquita Azul: coisa mais linda
Com certeza a atração mais procurada de Istambul, a Mesquita Azul (Sultanahmet Camii) é uma mesquita otomana contruída entre 1609e 1616 toda em detalhes azuis, sendo a única da cidade a possuir 6 minaretes! Turistas devem entrar pela lateral, por respeito aos fieis que estão entrando para orações!

Sério, pessoas…que lugar lindo! E pacífico!

Vai entrar pra lista daqueles lugares que nunca vms nos esquecer…

[Ir para a Lista de Tópicos]

Hagia Sophia: a antiga mesquita que virou museu
A antiga Basílica de Santa Sofia, atualmente o Museu de Santa Sofia (Ayasofya Müzesi), foi a sede religiosa de Constantinopla de 360 a 1453, sendo sua última versão católica construída a mando de Justiniano em 532! A exceção a essa período figurando como sede de Constantinopla ocorreu durante o período de 1204 a 1261, quando ela foi temporariamente convertida em Catedral Católica Romana pela Quarta Cruzada! Em 1453, Constantinopla foi conquistada pelos Turcos Otomanos e uma de suas primeiras ações foi converter a Basílica em Mesquita, permanecendo assim até 1931! Ela ficou fechada por 4 anos, até que em 1935 foi reaberta para o público já como o museu que é hoje…ela foi, até a construção da Mesquita Azul do outro lado da praça (em 1616) a principal mesquita de Istambul…e permacere sendo umas das (se não A mais) procuradas atrações de toda a Turquia!

Compramos nossos tickets lá na hora mesmo, super rápido e fácil!

Suas construções foram afetadas por diferentes causas ao longos dos séculos, de tremores de terra, a chuvas, enchentes e guerras… Restaurações em cima de restaurações, ela se mantém super imponente!

Aí embaixo está o local das antigas coroações dos imperadores romanos do oriente que aqui reinaram!

Não…eu não esqueci de colocar o lenço na cabeleira, não! Aqui não é mais uma mesquita, lembra? É só um museu! 😉

Dá pra ir lá pra parte superior da antiga basílica/mesquita!

Vista da linda (e chuvosa) Istambul!

Sim, neve pra todos os lados! Tava um frio considerável por aqui!

Fonte contruída perto da mesquita para a lavagem dos pés e das mãos (costume islâmico)…no caso dessa de Santa Sofia, foi construída em 1740!

Escola primária, ainda dentro das propriedades da Basílica/Mesquita construída em 1740 para educar as crianças durante o Império Otomano:

[Ir para a Lista de Tópicos]

Sultanahmet District: o centro velho de Istambul
O bairro Sultanahmet é o coração da Old Town de Istambul, aqui está a maioria das atrações que vc vai querer visitar, a boa é dar uma andadinha (ou váaaaarias andadas, como foi o caso) pelo bairro!

Hj usada como mesquita, a antiga Igreja de São Sérgio e São Baco (tb conhecida como Pequena Santa Sofia, ou Küçük Ayasofya) foi uma igreja ortodoxa bizantina da cidade de Constantinopla (hj Istambul)! Foi a primeira mesquita que entramos por aqui, era bem pertinho do nosso hotel:

Outro lugar super interessante daqui do bairro é o Arasta Bazaar, um banho de consumismo oriental!

Aqui atrás tb tem uma loja e galeria de artes tradicional, mto conhecida por seus tapetes de tirar o folêgo, a Heritage Nomadic Art Gallery (site oficial AQUI)!

Aqui nesse cantinho do bairro vc vai encontrar a pedra das milhas: daqui partiam as grandiosas estradas romanas para as principais cidades européias!!!

São Paulo é logo ali: 10583 km!!!

O Hipódromo de Constantinopla foi o centro esportivo e social de Constantinopla, a capital do Império Bizantino que no século V chegou a ser a maior cidade do mundo… Atualmente, é essa praça da foto abaixo no coração do bairro Sultanahmet, mas a vista da antiga pista de corridas foi soterrada, com a pista original a 2 metros abaixo da vista atual! A spina, os dois obeliscos e a coluna serpentina (as obras de arte trazidas por Constantino e seus sucessores, sobretudo Teodósio, o Grande, de todos os cantos do império para adornar o hipódromo) estão colocados em buracos paisagísticos, mantendo os edifícios sobre a superfície original do hipódromo!

E bem na frente do Hipódromo está o Museu de Arte Turca e Islâmica (Türk ve İslam Eserleri Müzesi):

O que mais gostamos do bairro de Sultanahmet é que, fosse dia ou fosse noite, as ruas estavam sempre pulsando de gente, comércio, arte, música…uma atmosfera única!

À noite, uma das nossas atividades prediletas enquanto estávamos em Istambul era sentar na praça entre a Mesquita Azul e a Santa Sofia, a praça Sultan Ahmet Parki, e ficar babando na imponência e majestade dessas construções…

Foi nesse dia que, enquanto babávamos nelas, pudemos gravar o vídeo abaixo durante um dos chamados para orações sagradas…que coisa mais emocionante! Ficamos muito abalados qdo, 3 dias depois, qdo já estávamos em Atenas, vimos na TV as notícias de que EXATAMENTE nesse ponto que gravamos o vídeo um homem bomba tirou a vida de 11 turistas inocentes…11 vidas…podia ter sido as nossas…por que, meu Deus?! Por que?! Prefiro ficar com a memória da emoção que a religião islâmica nos transmitiu durante o breve contato que tivemos com ela…

Quem quiser ver o vídeo com as explicações do marido sobre os arredores do bairro (belezinha, ele fica me ajudando a coletar info pro blog, gente), olha aqui:

[Ir para a Lista de Tópicos]

Grand Bazaar: o maior e mais antigo mercado coberto DO MUNDO!
O maior e mais antigo mercado coberto do mundo, o Grand Bazaar é formado por pelo menos 60 ruas, centenas de lojas (1200 segundo uns, mais de 4000 segundo outros) e é frequentado por 250.000 a 400.000 pessoas diariamente! O bazar situa-se na parte mais alta de uma grande área comercial, na encosta sul do Corno de Ouro, onde, no passado, atracavam os navios que abasteciam Istambul! Há quatro grande entradas, uma em cada um dos extremos das ruas principais: a Yağlıkçılar (dos fabricantes de lamparinas) e a Kalpakçılar (dos chapeleiros de pele). Em cada uma das entradas exteriores há um grande portão de ferro, como o da foto abaixo:

Embora se saiba que a antiga Constantinopla tinha um grande mercado com uma estrutura semelhante ao Grande Bazar otomano, isto é, um espaço misto de comércio e pequena indústria, não se sabe ao certo onde ele se situava e tb não se sabe o que existia no lugar antes da reconstrução otomana… Ainda é possível encontrar ruínas do império bizantino no interior do bazar!
DICA: Praticar a paciência lá com tantos turcos querendo te vender tudo…sério, chega a ser estressante em alguns momentos! Teve vezes que a gente quis sair correndo….rs! A maiorias das coisas tem um preço bem mais alto aqui, ou seja, não compensa comprar tudo por aqui a menos que seja um produto único desse lugar!

As guloseimas são mais caras que fora daqui, mas já não é um assalto à mão armada como acontece com o resto dos produtos….quem resiste?!

Adoramos!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Palácio Dolmabahçe: o palácio mais lindo do mundooooo!
Primeiro palácio de estilo europeu em Istambul, o Palácio Dolmabahçe, localizado no lado europeu do Estreito de Bósforo, foi o principal centro administrativo do Império Otomano. Foi construído entre 1842 e 1853 com um custo de cinco milhões de libras de ouro otomanas, equivalentes a 35 toneladas de ouro… Catorze toneladas de ouro foram usadas para ornamentar os tetos do palácio…14 toneladas!!! Se isso já não fosse suficiente pra separar esse lugar de qualquer outro que já visitamos (e olha que já visitamos foi lugar nesse mundo, hein?!), o maior lustre de cristal da Boêmia tá aqui, presente da rainha Vitória do Reino Unido!!!
OBS: Como fomos pra lá bem cedinho, a neblina ainda cobria fortemente o estreito de bósforo…o que não diminuía em nada a beleza do lugar!

A gente já começou a babar de cara com o portão de entrada…que riqueza de detalhes!

A linda Torre do Relógio logo na entrada, ainda do lado de fora doa portões de entrada…

Também compramos nosso ticket lá na hora na cabine…tinha uma filinha bem pequena e ágil…

DICA: Genteeeeee! O palácio tem wifi (e dos bons) liberado! 😉

Nada mal um portão desse em casa, né?! A-PAI-XO-NA-DA por esse lugar!

Tem várias atrações pra ver aqui dentro, mas fomos direto e reto pra principal delas, o palácio principal (Selamlik)!

DETALHE: Vc só pode visitar o palacio através de visitas guiadas! Elas acontecem com muita frequência, principalmente em inglês! A gente esperou menos de 10 min pra já entrar…

ATENÇÃO: Não é permitido tirar fotos lá dentro, nem sonhando! Eu tirei essa aí de baixo e já fui escurraçada pelo nosso guia (uma das pessoas mais grossas que já conheci na vida)!

ATENÇÃO 2: Como eu acabei de mencionar, o guia era tão profissional (seco, grosso e estúpido) que ele ameaçou chamar a polícia pra um menininho de 5 anos de idade pq ele TOCOU na parede….o guia arregaçou com o menino, falou que ele devia ficar de mão dada com a mãe dele, que era função dela garantir que o menino se comportasse (a mulher era coberta de véu dos pés à cabeça, naquele esquema….bem submissa, manja?!), que se ele fizesse isso de novo, a GUARDA NACIONAL ía tomar providências, pq aquele palácio era propriedade privada e o sultão não admitia mal comportamento… Ish Alá! Cuidado gente! Não toquem EM NADA! Fotos abaixo foram retiradas do Google (viu, seu moço?! Não precisa me prender….hehehehe):

Essa escadaria é a coisa mais maravilhosa que já vi…juro! Na foto é tosca perto da versão “in loco”!

Ao final da visita pudemos admirar o palácio pelo lado de fora…gigante! Que lugar maravilhoso…sem dúvida nenhuma o palácio mais sinistro que conhecemos!!!

Partimos pra outra parte do palácio, o harém, que tb tem visitas quiadas no mesmo esquema (aqui demos sorte e pegamos uma moça beeeem mais simpática)!

CURIOSIDADE: Pra quem, como eu, ouve a palavra “harém” e já visualiza um antro de mulheres seminuas à espera do seu sultão, com cachos de uvas e taças de vinho preparadas…. NÃAAAAAAOOOOOOO!!! Um harém não é nada disso! Pelo menos não foi isso que os turcos nos explicaram…harém em turco significa o conjunto de aposentos independentes na casa de um sultão destinados para sua família, pra sua vida privada! Ou seja, enquanto o palácio principal era onde o sultão ou o imperador recebiam outros chefes de estados, faziam reuniões e encontros de negócios, planejavam seu governo…o Harém é onde ele mora, onde ele vem tomar banho, dormir, etc! Onde sua família mora!

Por esse motivo, o harém tem uma decoração muito mais “simples” que o palácio (se é que algo assim pode ser definido como simples), muito mais funcional…habitável! Again: sem fotos…recorri ao Google!

Vc tb pode visitar (com o seu ticket msm) o Museu do Relógio aqui dentro:

O Pavilhão de Cristal tb está incluído no seu ticket, é daqui que a nobreza assiste os desfiles nacionais que rolam na enorme avenida que passa aos fundos do palácio:

Por último, mas não menos importante (nem de longe), está o Portão Imperial…uma coisa indescritível…só estando lá pra entender!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Bairro de Ortakoy: que lugar agradável!
Dali do Palácio Dolmabahçe a gente fez uma (bela) caminhada (de uns 3km, veja AQUI) até o lindo e simpático bairro de Ortakoy!

DICA: Caso vc NÃO tenha disposição (ou condições) de fz essa caminhada toda, vc pode ir de táxi, obviamente, de busão linha 22, caso vc esteja em Kabatas, ou linha DT2 de Taksim (o DT1 faz o caminho contrário, vai de Ortakoy pra Taksim)!

O lindo bairro fica às margens do Bósforo, tem uma atmosfera diferente de tudo que vc vai ter visto em Istambul (mto mais calmo e bucólico), além de ter uma mesquita linda! Sem dúvida, o melhor lugar pra admirar a Ponte do Bósforo!

A Ponte do Bósforo liga nada mais, nada menos que DOIS CONTINENTES: Europa e Ásia separadas apenas por 1,5 km de asfalto! Icônica!

Como não poderia deixar de ser, o coméricio por aqui tb bomba, mas de um jeito muuuuito menos agressivo do que no resto da cidade…mto mais calmo!

Pra tudo que é lado que a gente olhava víamos todo mundo comendo essas batatas enooormes recheadas…não pudemos evitar, né gente?! Eles te dão um papel com todas as opções possíveis pra vc selecionar (vc pode colocar tudo se quiser…seus gulosos…rs)!

A única parte mais “turcamente agressiva” por aqui (hehehe) é essa área das comilanças… Jesussssss….será que eles acham que vc vai acabar comprando o produto deles de tanto eles gritarem pra chamar sua atenção?! Deve funcionar, não é possível, pq eles não sossegam! rs

Amamos a atmosfera de Ortakoy!

Só uma curiosidade: as águas aqui na beira eram INFESTADAS de água-viva! Uuuuiiiiiii!

Nossos pezinhos não aguentariam a caminhada de volta daqui até Taksim (mesmo pq, Taksim fica beeeem no alto de uma colina), então encostamos no ponto de ônibus mais próximo e esperamos por 6 minutos pelo próximo busão… Não falei que a infra daqui é de primeiríssima qualidade?!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Praça de Taksim e a atmosfera de Beyoğlu: simplesmente imperdível!!!
No coração do bairro de Beyoğlu, a praça Taksim é destino MAIS QUE OBRIGATÓRIO em Istambul, seja essa a sua primeira, segunda, ou centésima vinda à cidade! O nome “taksim” significa distribuição, pq era aqui que se fazia a distribuição da água pra cidade! Claro que vc sempre pode vir andando (como a gente fez, tanto pra subir, qto pra descer), mas se quiser poupar esforço é só pegar o furnicular ou o metrô pra Taksim!

A principal rua daqui, forrada de comércio, bares e restaurantes, é a İstiklal caddesi!

Pausa pra dar uma dica pra vcs: esse estabelecimento, Hakki Zade, tem um dos melhores cafés turcos que tomamos por lá! Além de ter as melhores guloseimas típicas…um must!

Um minuto de silêncio pra contemplar isso…baklavas sendo banhadas em mel…

Não tenha medo de sair de enfiando pelas vielas que saem da rua principal, viu?! É um colírio pros olhos!

Esse urso de manteiga era referência pra gente…hehehehe…de tanto que passávamos por ele!

Não só os comércios a céu aberto, mas as diversas galerias da região merecem ser visitadas…fiz compra de lenços por aqui (paguei bem mais em conta do que no Grand Bazaar!!!)!

Tive que registrar a única igreja católica que achamos por aqui…escondidinha no meio dos prédios…prova de que se pode encontrar de tudo por aqui!

Presépio de Natal ainda montado, com homenagem às milhares de vítimas dos naufrágios no mediterrânio nas tentativas de fugir da guerra…

Nem nessa noite chuvosa a rua não ficava vazia…e lá estávamos nós! rs

ATENÇÃO: Em todas as zonas consideradas sagradas pela religião islâmica (parece ser um critério de posição com relação à cidade antiga e proximidade de alguma mesquita) o consumo ou venda de álcool é proibido, e, considerando que andamos basicamente por todos os lugares cercados de mesquitas, é muito difícil achar algum estabelecimento que tenha alguma cervejinha! Mas achamos na rua de pedestres İstiklal caddesi!!!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Palácio Topkapi
Quando vc estiver planejando sua ida ao palácio, preste atenção e cheque se ele estará aberto pq, graças ao aviso dos funcionários do nosso hotel, descobrimos que ele estaria fechado o dia anterior inteirinho! O palácio tem 3 portas: Porta Imperial, Porta da Saudação e Porta da Felicidade! Esse aí da foto é o Portão Imperial que fica bem atrás/ao lado da Hagia Sofia:

Olha aí um dos portões dos fundos da Hagia Sofia:

Bem aqui na frente do portão vc poderá ver essa fonte do sultão Ahmed III que foi construída em 1728 em estilo rococó turco, um primor! Era um centro de encontro e confraternização durante o período otomano em Constantinopla!

Bora adentrar o Portão Imperial?

No caminho para o palácio vc vai passar por essas máquinas automáticas onde vc pode, facilmente, comprar seus tickets pra visita!

Vejam que tem menu em inglês e aceita cartão!

Tem a bilheteria tb, mas como fomos bem cedo (dica do nosso amigo do hotel, pra evitar a super lotação bem comum daqui), estava vazia!

DETALHE: O aluguel do audio guide é opcional (não, não vem com a compra da entrada), mas vc se ferra de verde e amarelo se não alugar….tudo é feito pra quem está com o audio guide, e SOMENTE pra quem está com ele! Uma palhaçada! Nunca vi um negócio desses! Nada tem informação ao lado pra quem está sem…só tem o número pra vc ouvir pelo audio….RIDÍCULO! Nem mapa tem pra quem não aluga…pelo menos não tinha nesse dia! Então, pense bem, pq se vc não alugar (como a gente fez), vc vai passar raiva sem entender mta coisa que está vendo!

Um resuminho sobre o Palácio Topkapi: construído por Mehmet II após a conquista da Constantinopla em 1453, esse palácio abrigou sultões por 3 séculos! O nome dele significa Porta do Canhão e, além de poder conhecer a estrutura desses antigos palácios, as diversas salas de exposição abrigam artefatos sagrados para os muçulmanos! Além de objetos de ouro (tronos, xícaras, talheres, berços, jóias diversas cravejadas em pedras preciosas), prata, cerâmica, miniaturas, roupas e outras relíquias, o palácio abriga os pêlos da barba e a marca do pé do profeta Maomé!!!

A gente tinha que se basear nesses mapas espalhados pelo palácio pra se locomover…ridículo…

Tinha neve acumulada em várias partes…o que achei legal pq, não sei qual o motivo, mas nunca pensei em Istambul como um lugar que fizesse frio….rs

Pelas fotos que vi, esse lugar fica mil vezes mais bonito na primavera/verão!

Os detalhes são lindíssimos…

Vista privilegiada do Estreito de Bósforo:

Ali embaixo, às margens do Estreito, da pra ver as antigas muralhas protetoras da cidade:

MINHA OPINIÃO (e somente minha): é legal sim conhecer esse palácio e talz….mas, numa boa, se vc tiver que cortar algo da sua lista por falta de tempo, corte ele! A menos que vc seja da religião islâmica, pq aí sim vc vai se arrepiar do início ao fim! É totalmente voltado pra religião, conta a história dela do início ao fim (o que é bem interessante), mas o apelo é bem maior pros seguidores, sem sombra de dúvidas!

PONTO ALTO: Em uma das salas vc pode ver uma leitura tradicional de passagens do Alcorão, fica rolando sem parar… o moço lá (desculpa gente, não sei o nome ou designação dele, não é falta de respeito não…é falta de conhecimento mesmo, quem souber, por favor, me mande!) lê cantando, coisa mais linda!

[Ir para a Lista de Tópicos]


Yerebatan Sarnıcı: a incrível cisterna construída por Justiniano
A Cisterna da Basílica, ou Yerebatan Sarnıcı, foi construída por Justiniano em 532 pra evitar a vulnerabilidade caso o Aqueduto de Valente fosse destruído durante alguma invasão! É a maior das dezenas ou centenas de cisternas construídas em Istambul durante a época bizantina (fica AQUI), utilizando 336 colunas romanas procedentes de templos pagãos da Anatólia, e ocupa uma área de 10000 m², tem 8 metros de altura e capacidade para 30 milhões de litros!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Caferaga Medresesi
Uma antiga madrassa fundada em 1559 por um eunuco, hj é aberta a visitação e disponibiliza diversos cursos e salas de exibições, além de ser a sede da Turkish Cultural Service Foundation! CURIOSIDADE: Madrassa era como eram chamadas as escolas focadas em estudos religiosos (teoricamente de qualquer religião), mas aqui no Ocidente geralmente era traduzida para escolas de ensino da religião islâmica!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Mercado de Especiarias de Istambul
O Mercado de Especiarias de Istambul (Mısır Çarşısı) é um dos maiores e mais antigos mercados daqui, perdendo somente para o Grande Bazar, e está situado no bairro de Eminönü junto à Mesquita Yeni (a primeira foto aí embaixo), na desembocadura do Corno de Ouro, de frente para a Ponte de Gálata e próximo à Estação de Sirkeci!

Diversos documentos sugerem que o nome original do mercado era “Novo Bazar”, no entanto, devido ao fato das especiarias estarem entre as mercadorias mais tradicionalmente comercializadas no bazar e a maior parte delas serem importadas do Egito, o termo “Bazar Egípcio” acabou ganhando popularidade!

Desculpa, eu sei que o bazar é de temperos, mas eu não aguento ver essas baklavas…eu como isso toda hora, gente…hehehe…

…isso e muitas tâmaras…hehehe…

[Ir para a Lista de Tópicos]

Universidade de Istambul
Uma das mais antigas universidades do mundo (se não a mais antiga, de acordo com alguns documentos), pudemos passar pela Universidade de Istambul e babar nesse ícone da educação mundial (fica AQUI)!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Aqueduto de Valente
A construção do Aqueduto de Valente (Bozdoğan Kemeri) se finalizou sob o reinado do imperador bizantino Valente no ano 368, mas as obras provavelmente começaram sob o comando de Constantino I ou Constâncio II! Construído entre a terceira e a quarta colina da cidade antiga, era usado pra trazer água pra cidade desde o bosque de Belgrado… Ele tem 64 m de altura considerando o nível do mar e 20 m se considerarmos a sua base. Originalmente tinha 1 km, mas atualmente encontram-se conservados apenas 600 m no bairro de Unkapani e 200 m em Beyazıt!

Gente do céu, ficamos encantados com esse aqueduto, extremamente bem preservado! Ua coisa linda de se ver…imperdível!

Claro que o lugar estaria tomado de gatos, né?! Vms ter uma seção só pra eu falar pra vcs dos gatos de Istambul…rs

Pra vcs terem uma ideia da dimensão dele:

Adoramos!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Complexo Fatih
A caminho do complexo Fatih, um dos maiores de Istambul, passamos pela praça Fatih İtfaye Parkı:

CURIOSIDADE: Asim como acontece com a maioria das mesquitas de Istambul, a Mesquita de Fatih foi projetada como um “kulliye”, quer dizer, um complexo com estruturas adjacentes para suprir tanto as necessidades religiosas como as culturais! Madrassas (aquelas escolas focadas no ensino religioso que falei anteriormente), hospital, cemitério e bibliotecas são alguns dos exemplos do que foi construído em volta da mesquita…

Como sempre, encontramos uma estrutura própria para que os seguidores se limpem apropriadamente antes de suas orações…o rito de purificação:

Entrei e saí de várias mesquitas por aqui, mas acho que nunca vou me acostumar com a beleza desses tapetes de fora a fora…

ATENÇÃO: Estão vendo aquele biombo ali atrás de mim (foto abaixo)?! O lugar das mulheres rezarem é ali atrás, elas não se juntam aos homens no tapete…

[Ir para a Lista de Tópicos]

Gatos de Istambul
Gente, eu não sei o que acontece nessas cidades ultra-mega-master antigas, mas elas têm algo que atrai os gatos de todas as partes do mundo, não é possível!!! Não por coincidência, a gente notou isso em Atenas, Roma e agora em Istambul! Precisamos ir ao Egito logo, pq eu quero checar se os gatinhos tb dominam a área por lá! É gato pra todo lado, de todos os tamanhos, cores e temperamentos (mas todos adooooram aparecer nas fotos….rs):

A gente tem um arsenal de fotos com gatos nos bastidores (ou, muitas vezes, protagonizando as fotos mesmo….rs), mas eu tinha que compartilhar com vcs essa interação mais que fofa enquanto sentávamos na nossa praça favorita pra ver a vida passar aqui em Istambul: Sultan Ahmet Parki, entre a Mesquita Azul e Hagia Sofia! Enquanto nos programávamos pra caminhada do dia seguinte (já era de noitinha) analisando o mapa, não é que um felino pulou no colo do Tiago e de lá não descia DE JEITO NENHUM?!?! Hehehehe!

O bichano gostou mais dele do que de mim…hehehe….não vou postar um video que tentei fazer dele, pq na hora que ele pula em mim eu dou um grito….vai que tem alguém aí que pode sentir que eu ofendi o pobre gato por apenas gritar e dizer que estava com medo dele me arranhar (ele estava me arranhando já, tá bom?!)….kkkkkk!
DETALHE: Dps entendemos todo esse “amor” dele pelo Tiago…por toda cidade vc vê nitidamente o domínio felino, mas existem alguns terrenos onde só vemos cachorros (infinitamente em menor quantidade), mas nesse dia fizemos amizade com uns adolescentes turcos e eles nos explicaram que os cachorros são confinados a esses espaços pra não atacarem os gatos… Acontece que tinha um cachorro lindo rondando essa praça nesse momento…entenderam o “amor” do gatinho por um homem forte e alto?! Ele subiu na cabeça do Tiago na hr que o dog se aproximou, unhando feio! E o cachorro começou a rosnar pro Tiago…hahahahaha! Gente, na hora foi tenso, mas agora a gente ri mto da cena!
MINHA OPINIÃO: Coitados dos cachorros, gente! Eles são minoria e, pela amostra que tive enqto estava lá, os gatinhos são “barra pesada”…hehehehe…os pobres dos cachorrors que têm que se cuidar! kkkkkkk

[Ir para a Lista de Tópicos]

O café e o chá turcos: um capítulo à parte na vida!
Pessoas amadas do meu coração: façam um favor a vcs msm e não deixem de provar tanto o café, quanto o chá turcos! O café é extremamente forte, diferente de tudo que já provei relacionado a café! Na verdade, dps pesquisamos melhor e vimos que esse tipo de café é tradicional nos locais anteriormente dominados pelo império otomano, como a Grécia, o Oriente Médio, parte do Norte de África (sim, confirmamos isso em Marrakesh) e os Balcãs (sim, confirmamos isso em Sarajevo e em Belgrado)! O café deixa uma quantidade grande de borra no fundo (a gente, inocentemente, tentou tomar e quase morreu engasgado…hehehe), mto usada pra ler a sorte… O chá, por sua vez, não fica pra trás no quesito aroma e sabor…geralmente remete à maçã! Fiquei apaixonada!!!

Não foi à toa que eu comprei uma dessas caixinhas de chá turco tradicional pra trazer pra casa (e estou tomando em doses homeopáticas pra durar o máximo que der…rs)! Coisa mais deliciosa!

Então já sabem: na dúvida do que tomar cada vez que vc se sentar num lugar por lá, faça como eu: peça os dois! hehehehe

[Ir para a Lista de Tópicos]

Sucos naturais: uma barraquinha por metro quadrado!
Outra coisa super tradicional por aqui (e dps fomos constatar que no Marrocos tb) são essas barracas com frutas maravilhosamente expostas e prontas pra serem transformadas em sucos! A gente recorria a elas quase que o tempo todo, mto saborosas!

Claro que a gente quase sempre ía de frutas mais exóticas, locais: pomegranate juice, ou suco de romã, era nosso alvo predileto!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Torre Galata e o bairro Galatassaray
Antes de chegarmos à torre propriamente dita, vale mencionar a ponte Galata Köprüsü que liga as duas partes europeias de Istambul, atravessando o estuário do Corno de Ouro no local onde se situava o principal porto da antiga Constantinopla! Gálata era o antigo nome do subúrbio de Constantinopla a norte do Corno de Ouro, mesmo pq era frequente pensar em Constantinopla como apenas a península a sul do estuário… Atualmente a ponte bomba de comércio e muitos cafés, bares e restaurantes super simpáticos! Imperdível (desconsiderem as fotos que tirei nesse dia chuvoso, infelizmente não tirei nos dias ensolarados que passamos por aqui)!

Seja por baixo ou por cima, a ponte bomba de dia ou de noite!

A linda Torre de Gálata (Galata Kulesi), que domina o horizonte do bairro de Gálata, foi construída em 1348 como parte da expansão da colônia genovesa de Constantinopla e era chamada inicialmente de Christea Turris! O bairro é super boêmio, cheio de vida de dia e de noite…imperdível perambular por aqui!
CURIOSIDADE: Eu sempre conheci o time de futebol Galatasaray, mas nunca tinha parado pra pensar (quem pararia, né?!) que ele tinha esse nome por ser de um bairro chamado Gálata!

ATENÇÃO: Vc pode subir na torre pra admirar a vista de lá do alto! Veja detalhes de horários e preços de tickets AQUI!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Estação de Sirkeci: o expresso do Oriente
Vcs se lembram que nós chegamos aqui de madrugada dps daquela viagem super emocionante de Sofia pra Istambul, né?! Pois bem, não ía deixar de vir aqui conhece-la durante o dia, com calma e atenção… A estação de Sirkeci é o terminal da principal conexão da rede ferroviária da Turquia com o resto da Europa, ou seja, todos os trens internacionais, domésticos e regionais que circulam para o oeste partem desta estação, que foi inaugurada como estação terminal do Expresso do Oriente!

CURIOSIDADE: Expresso do Oriente é o nome do serviço de trem de longa distância que, no seu ápice, ligava Paris à Constantinopla (hoje Istambul). Desde a inauguração, em 1883, até hoje, sua rota foi alterada muitas vezes, por razões logística ou por questões políticas… Foi considerado um dos trens mais luxuosos do mundo, com passageiros que incluíam desde burgueses milionários até membros da aristocracia europeia, o que inspirou muitas obras literárias, como o famoso livro de Agatha Christie, Assassinato no Expresso do Oriente!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Estação Eminonu: bora passear na Ásia?!
É da estação Emınönü que partem os barcos com destino à parte asiática de Istambul…vcs acham que a gente ía deixar de pisar num novo continente estando tão pertinhos assim?! Jamais!

Nosso destino foi a estação de Kadıköy (mas poderia ter sido também Üsküdar, só que decidimos ir por uma e voltar pela outra):

Uma pena foi que estava chovendo e ventando muito qdo fomos, mas isso não deixa a travessia menos empolgante, ainda mais pros amantes de história como euzinha aqui! 🙂

[Ir para a Lista de Tópicos]

Kadikoy e Uskudar: o lado asiático de Istambul
É o Magu pelo Mundo pisando pela primeira vez (de muitas, assim espero) na Ásiaaaaa! Emoção define a pessoa!

Logo ao sair da embarcação aqui na estação de Kadıköy vc vai ver um centro de informações turísticas, importante pra pegar um mapinha e se informar do que pode ver por aqui!

Bora explorar o continente asiático (ahn gente…eu tava empolgada vai, não diminuiu a alegria da pessoa….rs)?!

O tempo não ajudou muito, mas pudemos bater bastante perna na parte comercial de Kadıköy, pelo menos a parte mais próxima de onde desembarcamos:

Folha de uva! Que coisa linda! Fresquinhas, mantidas constantemente molhadas!

Almocinho na Ásia…heheheh!

A princípio, a gente queria andar até onde nossas pernas aguentassem por aqui…mas a chuva estava atrapalhando bastante, então nós aproveitamos pra conhecer o Marmaray, um projeto ferroviário que liga as partes europeia e asiática de Istambul por um túnel submarino debaixo do Bósforo! O nome provém de “Mármara”, o nome do mar onde o Bósforo se liga…eu queria mto conhecer! Então pegamos o trajeto de Ayrılıkçeşme até Üsküdar (ainda não era debaixo do mar, foi só pra gente poupar perna e tempo expostos à chuva)!

Nossa ideia de bater perna por aqui antes de pegarmos o barco na estação de Uskudar pra parte europeia de Istambul foi (literalmente) por água abaixo qdo saímos da estação do Marmaray e vimos o tempo…

O jeito foi (finalmente) conhecer o trajeto por baixo do mar do Marmaray e voltar pra Europa! Desejo que vcs tenham mais sorte na Ásia de Istambul…hehehe!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Muralhas de Teodósio
As Muralhas de Constantinopla são uma série de muralhas de pedra que rodeavam e protegiam a cidade de Constantinopla desde sua fundação como capital do Império Romano do Oriente por Constantino… Com diversas adições e modificações ao longo de sua história, constituíram o último grande sistema de fortificação da Antiguidade, e um dos mais complexos e elaborados sistemas já construídos! As muralhas cercavam a nova cidade por todos seus lados, protegendo-a contra ataques marítimos e terrestres e, à medida que a cidade cresceu, a famosa linha dupla das Muralhas de Teodósio foi construída no século V! Embora outras seções das muralhas fossem menos elaboradas, quando se encontravam bem equipadas (com armamento e soldados), eram quase inexpugnáveis para qualquer sitiante medieval, o que salvou a cidade e o Império Bizantino durante ataques feitos pelos bávaros, árabes, búlgaros, entre outros… até que Mehmet, o Conquistador, a transpôs em 1453!

Atualmente, vc pode encontrar os trechos dessas lendárias muralhas AQUI!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Outras atrações em Istambul
Uma super dica pra quem for visitar Istambul no verão é, sem dúvida, fazer um passio nas Prince islands (ou Princes Islands, com “prince” no plural mesmo, ou Adalar, como o arquipélogo é oficialmente conhecido), as ilhas do Príncipe, um conjunto de ilhas (basicamente 4 grandes ilhas) no Mar de Mármara a pouco mais de 4 km de Istambul! As ilhas oferecem várias atrações pra quem estiver em busca de entretenimento refrescante no quente verão turco!
Os passeios saem dessa estação aí embaixo, de Kabatas, tem várias opções! É só chegar lá e escolher a que melhor se encaixa no seu perfil e disponibilidade de tempo!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Ida de Istambul pra Sarajevo, na Bósnia!
Claro que vc pode sempre recorrer a táxis pra ir pros aeroportos mundo afora, mas como eu tinha lido muitas reclamações sobre trânsito pesado em Istambul, já tratei de procurar serviços alternativos (e mais baratos) que me passassem uma estimativa melhor do horário que chegaríamos ao aeroporto! A empresa Havatas tem um serviço de shuttle pros dois aeroportos de Istambul (sim, são dois, o Atatürk, bem central, e o Sabiha Gokcen, mais afastado) saindo tanto de Taksim, qto de outras localidades (dependendo de onde vc estiver hospedado)!

O que acabamos usando, no entanto, foi um serviço muito mais cômodo pra gente…vc vai notar, enquanto estiver batendo perna por Istambul, que há oferta de serviços de shuttle nas grandes áreas turísticas, principalmente na região de concentração de hotéis! Foi isso que contratamos! Estão vendo essa loja aí embaixo? Ficava pertinho do nosso hotel, nós entramos, combinamos o horário (eles pegam a gente no hotel) e pronto! Saiu mais barato do que sairia se fôssemos pegar o shuttle lá em Taksim (teríamos que ir de táxi ou metrô até lá, fora carregar a mala, né?!)!

SUPER ATENÇÃO: As filas nos aeroportos turcos são simplesmente GIGANTES, tá?! Por uma questão de segurança, vc passa por raio-x e revistas antes mesmo de entrar no aeroporto, ou seja, se do lado de fora já tem fila enorme, imagine lá dentro! Por isso, antecedência nunca é demais por aqui! Se programe pra chegar lá beeeem antes!

Bom, acho que tudo que eu podia passar pra vcs pra ajudar na preparação pra visita a Istambul está nesse post…que canseira! heheheh!

Espero que vcs tenham curtido conhecer um pouco mais dessa jóia exótica no mundo…a gente amou! Vejo vcs no próximo destino… Beijinhos, beijinhos, e até lá!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *