Mais uma daquelas gratas surpresas que só as viagens nos trazem: quando que eu pensei que fosse afirmar (com toda convicção) que um dos países que mais me encantam no mundo é a Bósnia?! E que uma das cidades/capitais mais fofas desse mundão de meu Deus é SARAJEVO??? Sarajevo que, tristemente, remete a um período de guerras e destruições pra aqueles que viveram conscientemente os anos 1990… É, meu povo…é por essas e outras que o nosso lema é seguir desbravando o mundo, pra que mais “Sarajevos” surjam em nossos caminhos! Quem se interessou? Bora?
Ficha Técnica de Sarajevo:
Quando fomos pra lá: Janeiro
Temperatura média na época: 2 a 5 graus durante o dia e -5 a 0 graus durante a noite
Quantos dias passamos lá: 2 dias e 2 noites
O que você vai encontrar nesse post (se preferir, pode clicar nos assuntos pra ir mais rapidinho…rs):
Moeda bósnia
Ida do aeroporto pro centro de Sarajevo
Acomodação em Sarajevo
Transporte público em Sarajevo
O que comer na Bósnia
Rakija: a bebida dos balcãs!
Old Town de Sarajevo
A ponte-estopim da Primeira Guerra Mundial e o Museu de Sarajevo
A prefeitura de Sarajevo e a casa de um bósnio teimoso
Mercado Markale e o basta na Guerra Bósnia em 1995
Cervejaria Sarajevska
Tunnel of Hope: a única esperança do povo bósnio!
Fortaleza Amarela
Beco dos Snipers
A praça das crianças e seus eventos
Aluguel de carro em Sarajevo
Ida de Sarajevo pra Belgrado
Moeda bósnia
É bom ter em mente que, apesar de estar na Europa, a Bósnia não tem o EURO como sua moeda oficial! Claro que, em determinadas situações, vc poderá até encontrar quem aceite e até mesmo troque seu dinheirinho em EURO pela moeda local, mas não pode contar com isso… A nomenclatura da moeda oficial é BAM (Marco Conversível Bósnio ou Convertible Marka), mas o seu símbolo (o que vc vai ver direto por lá) é KM!
Ida do aeroporto pro centro de Sarajevo
No nosso caso, como vou falar logo mais na parte da Acomodação, acabamos acertando um shuttle com o proprietário do apartamento que ficaríamos, o que sairia por EUR 10! Foi um preço bem bom, como pudemos constatar depois, pq o aeroporto fica bem afastado do centro de Sarajevo, não tem outras opções de shuttle e o transporte público deixa um pouquinho a desejar nos arredores do aeroporto! O senhor com quem combinamos tudo estava nos esperando direitinho com uma plaquinha com nossos nomes: super educado, um amor, foi nos dando dicas de tudo pelo caminho!
Agora…uma pausa pra eu mostrar pra vcs o momento que eu fiz bullying com meu maridinho lindo pq ele estava FINALMENTE pisando na Bósnia…kkkkkkk!
OBS: Qdo viajamos de Split, na Croácia, pra Dubrovnik, o busão fez uma parada dps da travessia pelo território bósnio e ele decidiu ficar dentro do busão, enquanto eu desci, fui no comércio local, tirei umas fotinhos….e, portanto, comecei a encher o saco dele eternamente que EU JÁ TINHA IDO À BÓSNIA…e ele não! hahahahaha!
SHUTTLE:
Anyway… caso seu hotel/acomodação não tenha essa possibilidade, dê uma olhadinha na empresa Airport-Transfer Sarajevo, pq eles agendam pra te pegar no e/ou levar pro aeroporto!
TÁXI:
Ou então vc pode sempre contar com os táxis que dominam a paisagem bósnia, principalmente no aeroporto. A empresa Red Taxi é uma das mais confiáveis, geralmente vai custar entre 20-30 KM, algo como 10-15 euros, o trajeto do aero ao centro histórico…
ATENÇÃO: Combine o preço antes, pra não tomar sustos! A gte teve uma dorzinha de cabeça no dia que devolvemos o carro alugado no aeroporto e queríamos voltar pro hotel…digam bem CLARAMENTE que querem ir pro CENTRO HISTÓRICO, caso vcs estejam hospedados por lá…. Pq o fdp do taxista (grosso, mal educado e mal humorado) nos deixou a 1 km do centro histórico pelos 10 euros que demos pra ele, insistindo que dissemos CENTRO de Sarajevo, e isso não é o mesmo que centro histórico por lá…. Ódio dele! Oferecemos dar mais 1 ou 2 euros pra ele ir até o final daquela mesma avenida, mas ele abriu as portas e mandou a gente descer! Um estúpido!
TRANSPORTE PÚBLICO:
Até tem busão que faz o trajeto entre o centro de Sarajevo (histórico ou não histórico) e o aeroporto…quer dizer, mais ou menos, pq ele não tem parada, nem sai de algum ponto dentro do aeroporto! Vc teria q andar uns 2 km pra pega-lo! Não é muito, se estiver de dia e vc estiver carregando poucas malas (é só se informar no guichê de informações turísticas que eles te dão as direções), então fica a dica para os mochileiros! Mas não tente fazer isso se for à noite, pq é super deserto por lá, o que te deixa perdidinho e sem referências pra se guiar até o ponto do busão!
Acomodação em Sarajevo
Um dos pontos mais altos da nossa passagem pela Bósnia (e olha que foram váaaarios pontos altos) foi, com certeza, a nossa acomodação!!! Além de ter sido super em conta e ser extremamente bem localizado, o apartamento era MARAVILHOSOOOOOO! Era um flat, mas super lindo, moderno, funcional…nossa gente, eu moraria ali! É o “Apartments ABC Central Sarajevo“!
Se não bastasse isso, o dono (que foi nos buscar no aeroporto) era uma simpatia!!! Ele ainda buscou uma moça no caminho que é responsável pela limpeza, só pra ela subir conosco pro apartamento e nos apresentar como mexer em todos os equipamentos lá dentro! Um amor de pessoa! Eles ainda nos deram trocentas dicas de atrações, restaurantes, bares…etc!
Gente, tinha todos os canais a cabo que vcs podem imaginarm, até os combos mais VIP!!!! Ai…posso voltar pra lá agora???
Nossa rua era de frente pra Catedral de Sarajevo, só pra destacar o quão bem localizado estávamos!
Transporte público em Sarajevo
A Empresa GRAS é a responsável pelo transporte público em Sarajevo (boa sorte buscando informações pelo site, é bem ruim). Os tickets devem ser comprados antes de embarcar, basta encontrar um quiosque de venda (chamado de tisak) e validar seu bilhete assim que vc embarcar!
DICA: Tem tickets diários, ou seja, que valem por um dia todo…então, se vc for usar o transporte público 3 vezes ou mais no mesmo dia, já vale a pena!
O que comer na Bósnia
Teria várias sugestões de coisas pra comer por aqui, mas o destaque, sem dúvida, fica com o ćevap (se lê ”tchevapi”), um prato super típico e amado pelos locais! Foi a primeira coisa que o dono do apto e a moça que trabalha com ele nos sugeriram pra comer aqui! É um tipo de um bolinho de carne moída (parece um mini quibe), bem temperado, acompanhado de bastante cebola (vem à parte, vc come se quiser, caso vc não curta cebola crua) e pão sírio! É forte, é delicioso! Vcs vão notar que, por toda a Bósnia, a carne é mto valorizada e vem em fartura nos pratos locais (além de ser muito barato)!!!
DICA: Foi consenso entre todos que perguntamos (do dono do apê, até o escritório turístico no centro histórico de Sarajevo) que o melhor lugar pra provar o verdadeiro ćevap seria no “Petica“, um restaurante no coração turístico da cidade!
Ai gente, que saudade! 🙁
Os doces típicos estão por todos os lados aqui no centro turístico tb….tendo um marido formigão, fico por dentro de tudo que há de sobremesas no mundo! hehehehe
Escolha o que te chamar mais atenção, afinal, uma das melhores coisas a se fazer enquanto viajamos é experimentar a cultura local (entenda: comer comidas novas)!
OUTRAS DICAS: O Burek (um enrolado/bolinho/salgado recheado com carne, vegetais e queijo) tb é bem típico, assim como as maravilhosas Baklavas (isso mesmo, aqueles doces maravilhosos da culinária turca)!
Não se esqueçam do café (mais uma herança do domínio mouro), tão famoso e popular por aqui entre os locais, qto o chá é para os ingleses!
Rakija: a bebida dos balcãs!
Sem dúvida, a bebida mais popular em toda a região dos Balcãs (veja nossa primeira vez com ela em Split), a rakija (se fala “ráquia”) não poderia faltar aqui pela Bósnia tb!
Esse licor de frutas (geralmente ameixas, damascos e uvas) apresenta em média um teor alcóolico de 40%, mas os licores produzidos caseiramente podem chegar a ter entre 50-80%…às vezes até 90%! Eles acreditam que a Rakija é a cura pra todos os males….e quando eles dizem TODOS OS MALES, eles realmente querer dizer TUDO: de doenças triviais como gripe, a doenças mais sérias…de dores de cotovelo a depressões crônicas! Vc não pode perder DE JEITO NENHUM!
Old Town de Sarajevo
Uma mistura de arquitetura neoclássica e Otomana, o centro histórico de Sarajevo foi totalmente devastado durante a Guerra Bósnia (1992-95), o que toma um novo significado qdo vc vê o quão lindo e preservado esse local é…. Como já mencionei, nossa acomodação ficava bem de frente com a Catedral de Sarajevo, a maior do país todo!
Genteeeee! Teve guerra pesada, feia, horrenda por aqui há pouco mais de 20 anos…e olha como esse lugar é lindo! Cheio de lojinhas interessantes, restaurantes, bares e cafés super simpáticos, vc vai encontrar de tudo por aqui! A dica é andar sem preocupações pela rua Sarači!
E aquele minarete (aquela torre pontiaguda) que estamos avistando de todos os lugares?
Trata-se da mesquita Gazi Husrev-begova, diga-se de passagem a primeira mesquita a ter eletricidade no mundo, que tb está bem aqui no seu caminho principal pelo centro histórico!
O Complexo da Mesquita é maior do que apenas o local de preces e por isso vc encontra um escritório de informações turísticas lá dentro:
A Morića Han, essa hospedaria (han) fundada em 1551, que fica a poucos metros da mesquita, é preservada quase que exatamente como era durante o império Otomano! Quando estava funcionando a pleno vapor, podia acomodar cerca de 300 hóspedes e 70 cavalos! Hoje o local está aberto para ser contratado para eventos, contanto que estejam em concordância com os propósitos medievais que sempre guiaram os negócios nessa lugar: comércio de artefatos antigos (como tapetes persas), restaurante e reuniões/conveções religiosas!
Em tudo que é lojinha de souvenir por aqui vc verá esse simpático bichinho/lobinho sendo vendido…trata-se do Vučko (pronúncia certa é “Vútco”), o mascote dos Jogos Olímpicos de Inverno de 1984, realizado aqui em Sarajevo!
A vontade era de ficar andando sem rumo por aqui….
Essa área histórica toda tb é conhecida como Baščaršija e foi fundada em 1442, e seu coração é a grande e movimentada praça (mesmo com todo o frio que fazia na época) com a linda Fonte Sebilj!
Essa fonte em estilo Otomano foi construída aqui em 1753 e possui réplicas em várias outras cidades pelo país! Me apaixonei por ela!
A ponte-estopim da Primeira Guerra Mundial e o Museu de Sarajevo
A Ponte Latina (Latinska ćuprija), que passa sobre o rio Miljacka (by the way, um ótimo lugar pra fotos!) é conhecida mundialmente como o local do estopim da Primeira Guerra Mundial! O lado norte da ponte (mais especificamente, na parede do Museu de Sarajevo) é o local onde o Príncipe Franz Ferdinand, do antigo império Austro-Húngaro, e sua esposa Sofia foram assassinados por Gavrilo Princip, um sérvio que estudava na Bósnia (considerado um herói pelos locais)!
Na foto aí embaixo vc pode ver o museu no canto superior direito, ou seja, basta atravessar a Ponte Latina!
Maridinho registrando exatamente o local de onde o príncipe e sua princesa foram assassinados (ele tá ali no meio das duas janelas iluminadas, de costas pra foto…hehehe), quer dizer, o local de onde Gavrilo Princip atirou (dps que as outras 4 ou 5 tentativas planejadas para o atentado falharam no caminho da comitiva até aqui):
O Museu de Sarajevo (fica AQUI) tem exibições permanentes sobre a história de Sarajevo de 1878 até 1918, abrangendo a resistência à ocupação, as novas administrações, o estilo de vida dos bósnios, bem como sua cultura e religião, e, claro, um foco no assassinato do Arqueduque Franz Ferdinand e a Primeira Guerra Mundial!
A prefeitura de Sarajevo e a casa de um bósnio teimoso
A linda prefeitura de Sarajevo (Vijecnica) construída em 1891, sofreu críticas qto ao custo das obras por parte do ministro, o que fez com q essas obras parassem por um bom tempo…só podemos dizer que estão de parabéns: ficou linda!
Bem em frente à prefeitura está mais uma das lindas pontes sobre o Rio Miljacka, a ponte Šeher-Ćehajina que, não só é uma linda ponte, mas tb nos leva a uma outra icônica e polêmica atração de Sarajevo, principalmente quando se trata da contrução da prefeitura: a Inat kuća (ou casa do despeito)!
CURIOSIDADE: Atualmente, a Inat kuća funciona como restaurante especializado em culinária local, mas o mais curioso não é a sua atual operação, e sim como foi construída aqui! Originalmente, ela ficava do outro lado do rio, bem onde é a prefeitura, e foi justamente por isso que ela ficou famosa… O dono, chamado Benderija, teimou que não venderia sua casa para o governo da cidade, que queria o terreno para a construção da enorme prefeitura (segundo eles, era a posição mais que perfeita)… Dps de muito (muuuuuito) insistirem que ele colocasse um preço, ele pediu um saco de moedas de ouro e pediu que sua casa fosse transferida pro outro lado da margem TIJOLO POR TIJOLO! E assim foi feito! Por isso ela ficou conhecida como Inat kuća (casa do despeito), pra representar a teimosia e determinação características do povo bósnio! kkkkkk
Mercado Markale e o basta na Guerra Bósnia em 1995
O lindo, imponente e histórico Grande Mercado Central (Gradska tržnica Markale) é uma visita obrigatória pra quem se interessar pelos acontecimentos e desfechos da triste Guerra Bósnia (de 1992 a 1995)… Foi após um segundo bombardeio a esse lugar, que servia como abrigo apenas de CIVIS naquela época, que a NATO resolveu dar um BASTA à guerra, intervindo pra acabar com a guerra!
O Mercado fica localizado na rua Ferhadija, rua que ficou famosa pelo massacre de 26 pessoas mortas e 108 gravemente feridas… Tem até marca de sangue no chão em vários pontos (de mentirinha), uma forma simbólica de representar os horrores vividos nesse local…
Cervejaria Sarajevska
Ficamos apaixonados pela Cervejaria Sarajevska (Sarajevska Pivara), que fica AQUI, não só pelas cervejas propriamente ditas, mas pelo ambiente maravilhoso e pelo serviço excelente que experimentamos naquele lugar! Depois de ir duas noites seguidas comer e beber lá, podemos afirmar que vale muito a pena, é uma atração imperdível de Sarajevo!
DICA: Há a possibilidade de fazer visitas à cervejaria pra acompanhar o processo de produção das cervejas, assim como um museu dedicado à história da cervejaria! Veja mais detalhes de horários e preços AQUI!
DICA MAIOR: A comida é divinamente boa e barata! Tô salivando aqui só de lembrar! 😉
Tunnel of Hope: a única esperança do povo bósnio!
Há quem diga que esse é o passeio mais simbólico de Sarajevo, pois esse túnel (Tunel Spasa), construído debaixo da pista de pouso do aeroporto, representou a única esperança do povo bósnio durante a guerra! Durante os 4 anos de cerco que os sérvios impuseram à Bósnia, essa era a ÚNICA passagem pra chegar comida e outras coisas necessárias à sobrevivência! Claro que a passagem era ultra secreta, somente a ONU sabia dessa passagem e ajudou os bósnios a mantê-la em sigilo para salvar o povo desse país!
ATENÇÃO: O túnel, como eu disse, ficava sob a pista de pouso do aeroporto, então o seu acesso, como esperado, fica ali coladinho ao terminal! Coladinho é um modo de dizer, pq rola uma caminhadinha até lá (o túnel fica AQUI)! Veja horários e preços AQUI!
ATENÇÃO 2: Não estranhe se vc ver algumas (várias) linhas pontilhadas no Google Maps indicando a fronteira entre Bósnia e Sérvia…essa linha mostra exatamente onde costumava ser a divisão pré guerra desses dois vizinhos problemáticos!
Fortaleza Amarela
A Fortaleza Amarela (Žuta tabija) era um dos principais postos de defesa da cidade contra o Império Austro-Húngaro (1878) e hoje é um ponto excelente pra vc ter uma vista privilegiada de Sarajevo!
Beco dos Snipers
Durante a guerra, era muito difícil (praticamente impossível) atravessar essa rua sem tomar um tiro dos snipers sérvios escondidos por toda parte…foi por isso que a rua Zmaja od Bosne (significa Dragão da Bósnia) ficou conhecida como Snajperska aleja, o Beco dos Snipers… Eu vi uns videos mostrando os ataques horrendos que aconteciam aqui em plena luz do dia, em frente às câmeras de todas as TVs que cobriam os horrores da guerra… A rua conectava as áreas industriais de Sarajevo ao centro da cidade, ou seja, era passagem constante de civis em busca de uma forma de sobreviver durante a guerra…a maioria aguardava os tanques e caminhões das Nações Unidas para poderem usa-los como escudos e atravessarem sem serem atingidos…
Muitos deles não sobreviveram à travessia da rua, e uma estimativa aponte que cercsa de 1030 pessoas foram feridas e outras 225 foram mortas pelos snipers…das quais 60 eram apenas CRIANÇAS…acreditem, eu vi fotos com crianças mortas….vcs não iriam gostar de ver essa cena… 🙁
OBS: Era mto comum encontrar placas e pichações indicando um alerta sobre o perigo dos snipers: “Pazi Snajper”!
A praça das crianças e seus eventos
Tentando esquecer um pouco dos horrores da guerra (se é que isso é possível), outra sugestão de passeio por Sarajevo é conhecer a Praça das Crianças (Trg djece Sarajeva), onde não só grandes eventos acontecem, como vc ainda vai encontra um enorme shopping center (o BBI Centar) e alguns parques pra divertir a criançada, como o Veliki Park e o Mali Park!
Aluguel de carro em Sarajevo
Nós chegamos a sondar alguns day-tours pra fazer durante nossa passagem pela Bósnia, mas todos que avaliávamos tinham alguma coisinha que não nos agradava totalmente…então resolvi procurar por aluguel de carro aqui em Sarajevo e tive a grata surpresa de encontrar tarifas suuuuuper em conta, valendo muuuuuuuito a pena pro nosso caso!
Pra gente, a melhor opção foi a empresa City Car Rental, que ficava a uns 15 minutinhos de caminhada de onde estávamos hospedados! Por ser um sábado pela manhã (de inverno), as ruas estavam bem desertas qdo fomos buscar o carro (marcamos pra pegar às 08 hrs), então acabamos nos perdendo um tiquinho na hora de encontrar o escritório deles, mas nada demais! É que ficava num centrinho comercial, mas chegando lá já identificamos o logo da empresa e BOA!
Vcs vão ver a lindeza que foi nosso passeio por cidadezinhas encantadoras no interior da Bósnia nos próximos posts aqui no blog!!! Já pode pedir pra voltar, produção?! hehehe
ATENÇÃO: A atendente foi super atenciosa, o serviço foi ótimo! O único ponto de atenção é mais um alerta pra quem for inexperiente em alguel de carror no exterior…atenção aos horários de atendimento pra saber até q hrs vc tem pra devolver o carro…e ONDE!!! Como era sábado, já sabíamos que o escritório estaria fechado no final do dia e não abriria no domingo, então confirmamos onde seria a devolução: no aeroporto! Não custava dar essa dica pra vcs, né?!
ALERTA: Único ponto negativo foi que, pra entregar o carro no aeroporto, tivemos que acessar o seu estacionamento, parar o carro onde tínhamos sido orientados qdo pegamos o carro, e descer pra ir acertar tudo no guichê deles… Acontece que a moça estava no meio de um atendimento problemático com outro cliente e nos pediu pra aguardar até q ela solucionasse aquele problema… levamos uns 20 min esperando…adivinha o que aconteceu? Quando passa de 15 min, o estacionamento é cobrado, certo? Adivinha quem teve que pagar o estacionamento???? Palhaçada!!! O problema foi deles que estavam só com uma menina pra atendar uma fila de clientes…. Nossa, ficamos tão putos, tão irritados….a mocinha não tinha onde enfiar a cara…mas não adiantou, tivemos que pagar o estacionamento! Então, se forem alugar com eles (ou com qq outro que precise devolver no aeroporto), fiquem espertos com isso! Ridículo!
Ida de Sarajevo pra Belgrado
Eu já tinha confirmado que existem linhas regulares de ônibus entre Sarajevo e Belgrado, a capital da Sérvia, então estávamos certos que pegaríamos uma dessas linhas pra seguir a nossa viagem… Por curiosidade, as empresas Lasta e Bas fazem essas linhas!
No entanto, o dono do apto que ficamos nos sugeriu que sondássemos as vans compartilhadas (microônibus) que também fazem o mesmo trajeto, só que muito mais em conta e mais rápido… Como eu já tinha lido bastante sobre isso (um exemplo é o Grupo GEA Tours) e sabia que, realmente, isso é muito comum, acabamos concordando, pq poderíamos escolher um horário melhor do que a oferta fixa de busão (teríamos que sair às 06 da matina se fôssemos de busão e levaríamos mais de 7 horas)! As vans sairiam conforme demanda (eles agrupam todos que querem ir no mesmo horário) e levava umas 5 horas! Maravilha né?!?! NÃO!
FURADA: O esquema não é de todo mal, pelo menos não se vc não tiver nada programado lá no seu destino pra algum horário por volta do horário previsto pra chegada… A gente marcou de nos pegarem no hotel às 09 hrs da manhã, o que permitiria que chegássemos em Belgrado às 14 hrs! Pré reservamos um tour pela parte subterrânea de Belgrado que começava às 15:30, já contanto com até 1h30min de atraso! Adivinha? A van só apareceu ao meio dia pra nos pegar!!!! Ao MEIO DIAAAAAAAAAA!!!!! Sem nenhum pedido de desculpas, nenhuma tentativa de contato….nada! E ainda ouvimos um discurso grosso do motorista dizendo que não era culpa dele, q ele nem sabia que tinham marcado pras 9 hrs conosco…e ponto final! Acha que parou por aí? Eu e Tiago fomos os últimos a entrar na van, então acabamos espremidos ao lado do motorista, no banco do carona, durante mais de 5 horas de viagem! Um horror! Caso optem por essa forma de viagem, confirmem exaustivamente o horário de partida e enfatizem que vcs têm hora marcada pra alguma coisa lá no destino (eles tiveram a cara de pau de dizer que não destacamos que queríamos que eles fossem pontuais…..kkkkkkkkkkkkkk….só rindo)!
Anyway….de qq forma, adoramos conhecer a Bósnia (vcs vão entender nosso amor por esse país nos próximos posts sobre as cidadezinhas que visitamos de carro), e não vemos a hora de podermos voltar pra cá num lindo verão! Até mais, Sarajevo!