Confesso que a ideia de conhecer Belgrado, ou a Sérvia pra falar a verdade, nunca me atraiu, e é por isso que faço questão de desmistificar esse lugar pra vcs! O povo sérvio é super receptivo, super festeiro e mto ligados às suas raízes culturais… E mais: são doidos pra compartilhar tudo isso com os visitantes, ou seja, é um cenário perfeito pros mochileiros de plantão mundo afora! E aí, tá esperando o que pra vir ganhar mais esse carimbo super especial no seu passaporte? Já garanti o meu! 😉
Ficha Técnica de Belgrado:
Quando fomos pra lá: Janeiro
Temperatura média na época: 0 a 2 graus durante o dia e -9 a -2 graus durante a noite
Quantos dias passamos lá: 2 dias e 2 noites
O que você vai encontrar nesse post (se preferir, pode clicar nos assuntos pra ir mais rapidinho…rs):
Moeda sérvia
Ida de Sarajevo pra Belgrado
Transporte público em Belgrado
Acomodação em Belgrado
Praça da República e o Teatro Nacional
Free Walking Tours em Belgrado
Skadarlija: a região boêmia de Belgrado!
Forte Kalemedgan
Comida sérvia
Knez Mihailova: a glamurosa rua de pedestres de Belgrado!
Estátua do Vencedor: símbolo controverso do país
Belgrade Underground Tour
Grafites de Belgrado
Zemun
Ida para o aeroporto de Belgrado
Moeda sérvia
Apesar da Sérvia estar ali pelas redondezas do coração da Europa, eles não usam o EURO como moeda, e sim o “serbian dinar”, cujo código oficial é RSD e o símbolo da moeda é РСД (complicou um pouquinho, né? hehehehehe)! A cotação em relação ao euro gira em torno de 1 euro pra 120 РСД, a grosso modo, claro (confira direitinho qdo vc for pra lá)!
Ida de Sarajevo pra Belgrado
Veja o que eu expliquei sobre as linhas regulares de ônibus entre Sarajevo (capital da Bósnia) e Belgrado AQUI! Por favor, se atente para os detalhes do que aconteceu com a gente, principalmente com os detalhes da FURADA! hehehehe!
Enfim…enquanto estávamos apertados ao lado do motorista da van, a gente não tinha mta noção de onde estávamos (e não queríamos papo com o babaca do motorista), então eu fui tirando print da tela do meu aplicativo de GPS pra dps poder ter idéia da nossa rota…hehehehe! Se estiver curioso de onde é esse lugar aí embaixo, sinta-se à vontade pra descobrir….rs! 😉
Transporte público em Belgrado
O transporte público em Belgrado funciona muito bem, mas preste atenção no momento de entrar no veículo (ônibus) pq, dependendo do tamanho dele, a entrada/saída pode ser pela frente ou por trás! Alguns estão indicando em VERDE a porta de entrada (em sérvio “ULAZ“) e a saída em VERMELHO (“IZLAZ“)! Tem muito bonde tb circulando por lá, super úteis e funcionais!!!
Existem vários tipos de tickets que podem interessar aos turistas:
– Single ticket: 150 dinars = EUR 1,25 (zona 1 e 2)
– Time ticket: 89 dinars pras zonas 1 e 2
– 1-day ticket: 280 dinars
Com exceção do day ticket, os outros podem ser comprados direto com o motorista, enqto que, pra usar o day ticket, é preciso comprar um cartão e carregar dindin nele! Veja mais detalhes disso tudo que falei e outras tantas informações úteis AQUI!
Acomodação em Belgrado
Como sempre fazemos quando estamos procurando hotéis, nosso critério primoridal é a localização, seguido pelo preço, claro! Aqui em Belgrado conseguimos encontrar um preço excelente, num hotel super bem avaliado e que, pra colocar a cereja no bolo, ficava na principal praça do centro histórico, próxima à estação de trem e de onde o shuttle pro aeroporto partia (o fator determinante pra gente, visto que sairíamos pro aeroporto num dia bem cedinho)! O escolhido foi o Slavija Hotel, que tinha duas partes distintas dentro do mesmo complexo: uma mais voltada para mochileiros, com um ar bem mais simples, chamada só Slavija, e outra mais executiva, a Slavija Garni.
PORÉM: Nosso quarto era até que espaçoso, a internet funcionava direitinho e talz…mas era bem esquisitinho…heheheh! Não que a gente tenha se arrependido de ficar lá, acho que ficaríamos lá de novo sem problemas, mas só estou deixando esse PORÉM pra vcs não irem esperando nenhuma maravilha…hehehehe!
By the way, o banho/chuveiro/mangueirinha era simplesmente péssimo de se manusear na hora do banho…hehehehe! Foi engraçado!
Praça da República e o Teatro Nacional
O ponto de encontro aqui em Belgrado é, sem dúvida, a Praça da República (Трг републике), onde vc poderá admirar diversos prédios incônicos da cidade, incluindo a estátua do príncipe Mihailo, um verdadeiro herói sérvio idolatrado por todo mundo desse país!
Qdo fomos, estava rolando (ainda!!!) lá na praça as feirinhas típicas de Natal na Europa (que a gente amaaaaa):
Aproveite para babar e (por que não) visitar o lindo Teatro Nacional de Belgrado (Народно позориште): uma cópia em miniatura da Ópera de Viena (mais um exemplo, entre tantos outros, da influência do Império Áustro-Húngaro aqui)!
CURIOSIDADE: O símbolo desse teatro para os sérvios vai mto além do seu valor cultural, já que, durante o triste período de guerra entre os países balcãs, o povo de Belgrado se recusou a deixar de vir prestigiar uma famosa peça que estava em exibição nesse local apesar de todos os alertas de bombas para aquela determinada noite… Os ingressos não foram cobrados e os assentos da casa ficaram simplesmente lotados, mostrando que o povo estava firme no propósito de não deixar que a guerra lhes tirasse ainda mais do que aquilo que já estavam sendo privados… Cultura é vida!
Free Walking Tours em Belgrado
É justamente daqui dos pés da estátua do Príncipe Mihailo que parte a maioria dos free walking tours de Belgrado…e eu recomendo ALTAMENTE que vcs busquem esse recurso por aqui! Eles não só oferecem uma gama de opções de tours super interessante, atendendo os mais diversos gostos, como te permitem pagar/contribuir com a quantia que vc achar justa pelo que vc aproveitou, até mesmo NADA! Isso nunca acontece, já que, como são os próprios locais que te guiam nesses passeios, é certeza de muita informação curiosa, muitos fatos legais e muitos lugares que vc nunca visitaria sozinho! Nós usamos e abusamos dos tours oferecidos pela grupo Belgrade Walking Tours! De manhã, nos juntamos ao tour pelo centro histórico de Belgrado (Free Downtown Walking Tour) com a Jovana, uma garota suuuuper simpática e que manja muuuuito da história do seu país! O esquema de pagamento foi justamente o que descrevi, pagamos o qto achamos justo: e foi MUITO JUSTO! Foi sensacional!
À tarde fizemos um tour do mesmo grupo, o interessantíssimo Underground Secrets of Belgrade, só que esse era pago, pq teríamos acesso a alguns museus e atrações turísticas pagas…mas foi super baratinhos, acho que EUR 10! Valeu muuuito a pena, vou falar dele em outra seção mais pra frente! Veja um pouquinho de como foi o tour grátis que fizemos:
Passamos por outras construções tradicionais que foram fundadas durante a dominação otomana da região, que até hoje respeitam e carregam a tradição e costumes de seus fundadores, com destaque para o museu Vukov i Dositejev (que fica AQUI)!
Outro exemplo da influência otomana na Sérvia é a última mesquita ainda em funcionamento na cidade de Belgrado, a Mesquita Bajrakli, e a nossa guia ainda pode nos fazer entender (e enxergar) visivelmente as diversas camadas de restaurações (cores diferentes dos tijolos) pelas quais esse lugar passou…e o motivo dessas mudanças!
Já no Parque Kalemegdan, nossa simpática guia deu um show de cultura e tradições, explicando tim-tim por tim-tim cada construção, cada resto de muralha, torre, etc… E mais uma vez ela nos surpreendeu sacando um molho tipicamente caseiro aqui na Sérvia que sua avó (a heroína da neta…rs) fez pra ela e nos deu para experimentar como verdadeiros sérvios fazem: molhando nossas torradinhas no molho!
DETALHE: Atenção para a cachorrinha que nos seguiu por quase todo o tour e, segundo a Jovana nos contou, ela sempre faz isso, pq até sabe que ela vai trazer essas guloseimas pros participantes do tour!!! Coisinha mais lindaaaaa!
A Jovana tb nos mostrou outra evidência de um período importantíssima pra história do país: o dia em que toda a população se tornou milionária…bilionária!!! Da noite pro dia!!! Olha a nota de 500 bilhões de dinheirinhos aí! Calma…eu explico: a economia ficou tão mal das pernas, a inflação era tão grande, que trocentos zeros íam sendo constantemente adicionados à moeda para ir contornando a situação…até o ponto que o dinheiro deles não valia quase nada, apesar do tanto de zeros que as lindas notas apresentavam…eles estavam totalmente quebrados! Foi um período que nenhum deles quer se lembrar!
Bom, tentei dar uma ideia pra vcs do quão legal é esse tipo de tour, espero que vcs se interessem (vou dar detalhes do Underground Tour mais pra frente, numa seção só dele)! 😉
Skadarlija: a região boêmia de Belgrado!
O mapinha da região:
ATENÇÃO: Direções para todos os pontos interessantes para os visitantes…o curioso é a seta apontando para o céu (se é que vc tinha notado): essa é pra orientar aqueles que, dps de mtas doses de rakija, se estatelaram no chão e não sabem nem onde é o céu, nem onde é a terra! kkkkkkk
Lugar extremamente simpático, super recomendo!
É isso aí, pessoas: JIBELI (leia: jibelí, acento no final)! É o jeito de brindar deles! 😉
Forte Kalemedgan
O maior parque de Belgrado (fica AQUI), esse lugar recebe esse nome pq circunda a antiga fortaleza de defesa da cidade, e aqui é possível ver várias construções que ocuparam esse lugar nos últimos 12 séculos!
Dá uma olhadinha no mapa daqui pra vc ver o tanto de atrações que ele oferece:
O destaque, sem sombra de dúvidas, fica por conta das primeiras muralhas construídas pelos romanos no século I, o forte erguido no período de Estêvão III Lazarević (quando Belgrado tornou-se capital do Império da Sérvia pela primeira vez) e as sucessivas reformas conduzidas durante as ocupações otomanas e austríacas!
A atmosfera desse lugar é simplesmente incrível!
Vcs se lembram daquela CÃOpanheirinha que nos seguiu durante o nosso tour? E não é que ela ficou com a gente até o final do passeio? Inclusive enquanto a gente admirava a confluência de dois dos mais importantes rios da Europa: Danúbio e Sava!
Aqui no parque também é possível visitar o Museu Militar, e logo na porta do museu, antes mesmo de entrar, vc já vai se deparar com uma linda coleção de tanques que foram REALMENTE usados durante as guerras! Mto legal!
Aí está a entrada propriamente dira para o Museu Militar de Belgrado!
Explore o parque sem moderação, aqui vc vai encontrar de museus a playgrounds, de portões medievais a igrejas! Divirta-se!
PS: Aqui tb tem várias atrações que vc só consegue visitar com guias turísticos, como o bunker recém descoberto aqui por baixo e o Roman Well, um fosso milenar! Vou dar mais detalhes qdo eu falar sobre o Underground Tour que fizemos! 😉
Vista dos rios nesse maravilhoso por do sol!
O parque/forte fica movimentado de dia e de noite, os locais adoram passear por aqui, não importa o horário! Sinta-se convidado!
E que vista da cidade vc pode ter daqui: destaque para a Brankov Most (ponte Brankov) à esquerda, toda iluminada, e para a Ušće tower (edifício mais alto no horizonte, com uma torre iluminada em azul)!
Comida sérvia
Durante nossa viagem nós pudemos provar e nos deliciar com várias comidinhas típicas dos sérvios, o que foi um prazer! Então nada mais justo do que dividir essas dicas com vcs…rs!
Karadjordjeva: um espeto/cilindro de carne/frango à milanesa recheado com presunto, queijo e um creme! Parece nossos frangos recheados mesmo (no Rio eles chamam de “frango surprise”), uma delícia!
Pljeskavica: um hamburguer recheado com queijos e acompanhado de um creminho…ai que diliça!!!
Cervejinhas, claaaaaaro! Pq o povo sérvio ama uma boa cerveja! Essas duas aí eram as populares por lá, o equivalente às nossas Skol, Brahma, Antártica, etc!
E o café sérvio!!! O que dizer sobre ele? Pra quem não teve a oportunidade de provar o impecável café turco (leia mais AQUI na nossa passagem por Istambul), aí está uma alternativa à altura!
Knez Mihailova: a glamurosa rua de pedestres de Belgrado!
Essa é a principal rua de pedestres daqui (fica AQUI), onde todo o agito de Belgrado acontece (ou no entorno dela), então já deu pra entender que é visita obrigatória pra vcs, né?!
É lá que vc vai encontrar a fonte Delijska cesma:
Já disse, né?! Eita povo pra gostar de festar….de dia ou de noite, no calor ou no frio, o povo tá sempre na rua atrás de distração!
A continuação da Mihailova é a Terazije, e nela vc encontra mtas outras atrações de encher os olhos e o currículo cultural, como o Old Palace e os demais prédios em volta!
Estátua do Vencedor: símbolo controverso do país
A estátua do Vencedor, Pobednik ou Победник (hehehehehe), é um monumento construído às margens dos rios Danúbio e Sava para celebrar as vitórias sérvias, tanto contra os impérios otomanos e austro-húngaros, quanto nas guerras balcãs e na primeira guerra mundial!
A controvérsia fica por conta da nudez do meliante…hehehehe! Ele foi projetado pra ser colocado numa das principais praças de Belgrado, mas, uma vez que ficou pronto, o povo começou a constestar que seria chocante demais se deparar a todo momento com a nudez frontal dele…ainda mais tão de perto como seria na praça! Foi por isso que ele foi colocado de costas para o Forte Kalemegdan e de frente para o Rio, de onde só conseguiriam vislumbrar sua nudez de longe….rs!
Que tal o lindo por do sol que presenciamos por lá? Nada mal, hein?
Belgrade Underground Tour
Como eu já disse na seção de Free Walking Tours em Belgrado, usamos os serviços da empresa Belgrade Walking Tours por duas vezes, sendo a primeira para o free tour pelo centro histórico da cidade, e a segunda num tour pago (EUR 10) intitulado Underground Secrets of Belgrade! O tour nos leva por uma viagem no subsolo de Belgrado e mostra alguns dos segredos escondidos a céu aberto (literalmente)! É super interessante e a guia, Milica, foi uma simpatia, tanto qto nossa guia anterior!
Ela começou o passeio nos mostrando o alfabeto usado pelos sérvios, o alfabeto cirílico, aquele mesmo usado pelos russos, ucranianos e búlgaros, por exemplo! Apesar de ser uma forma oficial da escrita sérvia, o alfabeto latino (o que a gente usa) também é oficial, por isso, essa sopa de figurinhas vem caindo cada vez mais em desuso, pq os jovens cada vez mais vêm preferindo usar o alfabeto mais mundialmente aceito…o latino!
Nossa primeira parada foi o chamado Roman Well (poço romano), que, como a Milica nos explicou de cara, não tem nada de romano, nem de poço…rs! Apesar de existirem outros poços romanos em Belgrado, esse não passa de uma construção dos Austríacos na tentativa de serem comparados aos grandes feitos dos romanos…o que os autríacos não imaginavam era que não conseguiriam encontrar água nesse poço, e o local acabou sendo usado como uma prisão bem sombria, um local de torturas inimagináveis, que deram frutos a diversas histórias terríveis do período…
Atualmente, o poço tem essa grade protetora pq já aconteceram alguns acidentes bem terríveis aqui, o último sendo um namorado que empurrou a namorada no poço pra BRINCAR com ela, pra ela ir ver qual a profundidade….desnecessário dizer que ela morreu, né?!
DESNECESSÁRIO: Claro que algum brasileiro sem educação e sem noção passou por aqui antes da gente….a prova está no lixo que ele deixou pra trás… Por que (eu me pergunto)? Por que envergonhar a gente na frente do resto do mundo, né? Guardem seu lixo em casa, coleguinhas! #ficaadica
De lá fomos para o mais recente bunker militar encontrado em Belgrado (recente meeeeesmo: 2014), e o mais impressionante: debaixo do nariz de todo mundo sem que ninguém percebesse! O bunker fica no coração do parque Kalemegdan, bem de frente à estátua do Vencedor!
OBS: Veja mais informações sobre o horário de funcionamento AQUI! Preste atenção que, como fomos fora do período em que o bunker fica aberto ao público, só conseguimos acessá-lo graças ao tour que pegamos!
De lá, partimos para um antigo galpão/depósito de pólvora construído pelos austríacos, que hoje exibe sarcófagos romanos, altares para sacrifícios e lápides seculares…
CURIOSIDADE: Quando fomos, estava rolando uma exposição de desenhos que as crianças das escolas de Belgrado fizeram para retratar os seus mais temidos bichos papões….fofo!
O lugar é simplesmente fantástico! A Milica nos disse que foi usado por muitos anos como balada (isso explica as marcas de chiclete pisado no chão), mas pararam pq estava danificando a estrutura original e perigando desabar a qq momento!
A última parada do tour foi num antigo celeiro de armazenamento de comida e vinho, onde pudemos degustar uma garrafa de um típico vinho local (já incluído no preço do tour)! Delícia!!!
Saindo de lá, estávamos aos pés da Brankov most, a ponte mais famosa de Belgrado, construída em 1957 para substituir a ponte anterior que foi destruída num bombardeio durante a Segunda Guerra! Hoje, os sérvios dão até festa em cima da ponte (sim, ela fica interditada pra festas) e qq manifestação popular passa obrigatoriamente por ela! Nas suas redondezas está o bairro de Savamala, que é RECHEADO de bares e baladas procuradíssimos pelos baladeiros de plantão!
Grafites de Belgrado
Acontece que o bairro de Savamala não é só conhecido por ser (bastaaaante) boêmio, mas também pela linda arte representada em seus famosos grafites! Foi uma iniciativa para tentar transformar os paredões cinzas e/ou sujos em algo que trouxesse mais vida para a população, e foi aí que os grafiteiros e outros artistas constribuíram fortemente… A rua Karađorđeva é uma mina inesgotável desses grafites, como o “Waiting for the sun” (esperando o sol):
E o grafite mais famoso, “La Santa de Beograd” é do artista Giom Olbi Remed, que, após estudar mto a história da cidade, descobriu que ela tinha sido destruída e reconstruída 38 vezes ao longo da sua história…então essa “santa” teve como inspiração uma imagem tradicional local, só que diversas mãos foram adicionadas e uma face negra escondida… Entre suas pernas está um ovo de onde surge a vida e a civilização… Um mão está protegendo esse ovo, enquanto a outra está destruindo a cidade ao lançar raios nela, mas na sua manga existe uma bandeira branca de paz… Outra mão está segurando seu seio, como se fosse um mãe amamentando, só que, escondida sob sua manga, está uma arma enorme de guerra…. Finalmente, a mão mais no alto também está destruindo a cidade com seus raios, enquanto de sua manga um pássaro está voando e espalhando paz…
As ruas Braće Krsmanovića, Travnička e Mostarska tb são repletas de grafites, veja alguns exemplos e se divirta!
Inclusive uma linda homenagem ao queridíssimo Robin Williams, pintada logo após a sua morte!
Zemun
O município de Zemun, apesar de ser parte da cidade de Belgrado, tem uma população que se autointitula independente daqueles que são “naturais” de Belgrado… Veja no mapinha que, o tempo todo, estávamos em downtown Belgrado, vendo a Nova Belgrado do outro lado do Rio (pro onde a estátua do Vencedor está olhando), e Zemun fica logo depois!
Acontece que, desde os tempos mais remotos, eles sempre foram independentes, começando a integrar Belgrado a partir de 1934, o que é relativamente recente… Sua herança, seus costumes e hábitos são bem distintos, muito devido à grande influência austríaca que esse local teve ao longo da história, em contraposição às influências otomanas e soviéticas vistas em Belgrado!
É um lugar super procurado pelos turistas, mto lindinho! Então vale a pena se jogar em algum busão que venha pra cá (como a linha 704 saindo do centro histórico de Belgrado), ou alugar uma bike e vir admirando as margens do rio Sava e do Danúbio…super recomendado e prazeroso!
Ida para o aeroporto de Belgrado
Era chegada a hora de partirmos para uma nova aventura, mas a certeza que ficava era que levaríamos lindas memórias e aprendizados dessa linda capital chamada Belgrado! Vcs se lembram que escolhemos nosso hotel pq ele ficava justamente na frente do ponto de onde o shuttle pro aeroporto partia? Pois bem, foi só o caso de conferirmos os horários de partida para o aeroporto no horário bem cedinho que sairíamos, confirmar com um motorista no ponto se podíamos comprar passagens direto com o motorista (SIM) e pronto! Custava 300 dinheirinhos na época, mas no cartaz do horário sempre tem o preço certinho!
Como nosso voo era às 09:50 e levaríamos uns 40 min até lá, queíramos pegar o shuttle das 06:40 ou no máximo das 07 hrs (lembrando da antecedência de 2 hrs pra voos internacionais)! O casal aqui é prevenido! rs
Aeroporto à vista, era hora de partir pra próxima viagem inesquecível…
…não sem antes dar umas boas risadas com os caros colegas mochileiros tirando uma soneca das boas no aeroporto…kkkkkkkkkkkkk!!! Eu não julgo, só me divirto, pq já estive no lugar deles (ok, talvez não exatamente no lugar desse aí, minha coluna agradece…rs)!
Tchau, Belgrado, nos vemos no futuro! Partiu Marrocos, rumo à segunda metade da nossa aventura de 52 dias! 😉