Espanha – Sevilha

Sevilha: o meu amor espanhol!

Pelo que eu já conhecia da Espanha (e gostava bastante), esse seria um lugar que sempre voltaríamos nas nossas viagens pelo mundo, sem sombra de dúvidas…mas, depois de conhecer Sevilha, eu realmente caí de amores por esse recanto de cultura, história e tradições, e já fiz planos mentais de um dia passar um tempo morando aqui… É isso mesmo: Sevilha é uma cidade apaixonante, seja essa a sua primeira, segunda ou milésima vez em território espanhol, ou mesmo europeu! Vem entender um pouquinho mais dessa minha paixão!

Ficha Técnica de Sevilha:
Quando fomos pra lá: Janeiro
Temperatura média na época: 12 a 17 graus durante o dia e 8 a 11 graus durante a noite
Quantos dias passamos lá: 3 dias e 3 noites

O que você vai encontrar nesse post (se preferir, pode clicar nos assuntos pra ir mais rapidinho…rs):
Shuttle do aeroporto para o hotel
Acomodação em Sevilha
Horno San Buenaventura e sua palmeira de ovo e chocolate: o melhor café da manhã!
Outras dicas do que comer em Sevilha
Wifi free
Real Alcazar de Sevilha: Game of Thrones!!!
Plaza España: a praça mais linda do mundo!
Catedral de Sevilha
Avenida de la Constitución
Puerta de Jerez e a Universidade de Sevilha
Churros da Ponte de Triana: os melhores churros da Espanha!
Bairro de Triana e o Castillo de San Jorge
As margens do Guadalquivir
Parque Maria Luísa
Plaza de Toros de la Real Maestranza
Espacio Metropol Parasol
Plaza Nueva e a Iglesia del Salvador
Alameda de Hércules e as antigas muralhas de defesa da cidade
Jardines del Prado de San Sebastian e o Paseo de Catalina de Ribera
Plaza de Armas e Mercado Gourmet Lonja del Barranco
Bairro Santa Cruz
Casa do pintor Velazquez
Centro Andaluz de Arte Contemporânea e Fundacion Tres Culturas del Mediterraneo
A noite de Sevilha
Aluguel de carro na Espanha

Shuttle do aeroporto para o hotel
Vc pode se deslocar do aeroporto para o centro de Sevilha de táxi, obviamente, mas tb há um shuttle oficial do aeroporto que faz esse trajeto, veja detalhes AQUI! É só seguir as placas dentro do aeroporto indicando o shuttle pra Plaza de Armas!
O ticket é comprado direto no busão (às vezes aparece um funcionário com uma maquininha portátil vendendo na fila pra acelerar o processo)! Na direção aeroporto-centro, o serviço funciona das 05:20 até 01:15, e no sentido oposto funciona das 04:30 às 00:30… O trajeto leva cerca de 30 min em ambas direções!

OBS: Nosso destino seria o ponto final do shuttle, na Plaza de Armas (pegamos um hotel coladinho à praça), mas ele faz várias paradas ao longo do caminho, confira aí embaixo!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Acomodação em Sevilha
Já dei uma dica de qual foi nosso principal critério pra escolher o hotel em Sevilha: a localização! Como chegaríamos pelo aeroporto, ou seja, pegaríamos o shuttle pra Plaza de Armas (o mais perto do centro histórico), e partiríamos de carro alugado (que buscaríamos também no aeroporto), a melhor localização ficou sendo os arredores da Plaza de Armas! Sevilha, como toda a Espanha, não deixa nada a desejar no quesito acomodação, tem opções pra todos os gostos e bolsos…
A gente ficou no Pensión Giradilla por uma quantia lindaaaaaa! Super barato, super lindinho, arrumadinho, num quarto privado de casal, com banheiro privativo (apesar do banheiro ficar fora do quarto, ele era só nosso), wifi de primeira e o melhor: colado em tudo que queríamos conhecer (fica AQUI)!
Total recomendo! 😉

[Ir para a Lista de Tópicos]

Horno San Buenaventura e sua palmeira de ovo e chocolate: o melhor café da manhã!
Quer começar o dia do melhor jeito POSSÍVEL??? Então, meu amigo e minha amiga, o seu lugar é no Horno San Buenaventura (mais especificamente, na primeira filial, na Carlos Cañal, pq tem pelo menos outras 3 filiais em Sevilha), onde vc vai experimentar um primor de café da manhã local!

Tudo aqui é maravilhosamente bom, vc não vai se dar mal de jeito nenhum, mas nada como pegar dica de algo imperdível, né?
DICA: As tradicionais “palmeras” são algo que vc vai chorar o resto da sua vida por não poder comer todo dia…hehehehe! Aí na foto vc vê (da esquerda pra direita) as palmeras de “huevo” (ovo), chocolate e bicolor (metade ovo, metade chocolate)… Jesuizzzzzz, sério…por que??? Por que inventar algo assim, meu Deus???

A gente repetiu todos os dias (sem arrependimento) uma palmera bicolor, um chocolate quente (era calda de chocolate…das boas, das grossas, com consistência, manja? Afffff) e uma tostada com jamón (presunto cru espanhol, sabe?) e queso….dos deuseeeeeeessssss!!!

DE NADA, gente! Me agradeçam depois…rs

[Ir para a Lista de Tópicos]

Outras dicas do que comer em Sevilha
Antes da gente começar a explorar as maravilhas de Sevilha, aqui vão algumas dicas de outras maravilhas da culinária local que vcs podem procurar conhecer:
Água de Sevilha: uma mistura de licor, champagne, suco de abacaxi e creme!!!

Dulces de Convento: além de serem super tradicionais, o método de compra é a coisa que mais atrai nessa iguaria… Ao invés de comprar numa padaria/confeitaria, saia em busca de um mosteiro ou convento (é isso mesmo, vc precisa caçar algum pelo caminho) e procure alguma entrada “social” ou “comercial”, mais especificamente, que tenha alguma plaquinha de “Venta de Dulces” (venda de doces)! Reze pra não encontrar nada escrito “No hay dulces” (não temos doces)! rs

Vc toca a campainha e torce pra ouvir a voz de uma freira perguntando o q vai comprar…. Dps de fz seu pedido, fique de olho na engenhoca de madeira (um torno) que vai girar pra te entregar o produto, girar pra receber seu pagamento (geralmente, vai ter uma lista de preços afixada ali mesmo) e, se for o caso, girar pra te devolver o troco…
ATENÇÃO: Na maioria das vezes, a freira vai te atender falando “Ave Maria puríssima”…e ela espera que vc responda (antes de sair fazendo o pedido) “Sin pecado concebida”! 😉

[Ir para a Lista de Tópicos]

Wifi free
Nas principais praças de Sevilha tem wifi liberado pros ávidos turistas!!! Ebaaaa! Assim que a gente gosta, né?! Viajando e compartilhando! 😉
Como a Maguzinha aqui gosta de ajudar seus leitores prediletos, dá uma olhadinha AQUI pra ver um mapinha com alguns dos principais locais de wifi liberado (seja em praças públicas, ou cafés que oferecem nossa tão amada internet)!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Real Alcazar de Sevilha: Game of Thrones!!!
O “Real Alcázar de Sevilla“, como é chamado em espanhol, começou a tomar o seu aspecto actual depois da conquista de Sevilha (em 713) pelos árabes, e eles utilizaram os alcáceres como residência dos seus líderes a partir do ano 720. O complexo é composto por vários edifícios de diferentes épocas, com a fortificação original tendo sido construída sobre um antigo assentamento romano… Essa fortaleza contribuiu para evitar a invasão da cidade pelos vikings em 884! O palácio ainda é usado pela família real e visitantes importantes (fica AQUI)!

CURIOSIDADE: Não é nem curiosidade, é mais um “principal motivo por eu querer conhecer esse lugar de cabo a rabo”…rs! A região de Dorne, na série Game of Thrones, tem Sevilha como sua personificação no mundo da televisão, e todas as cenas (apesar de tristemente horríveis, em termos de roteiro e desenvolvimento de arcos de personagens, se me permitem uma opinião…rs) são filmadas aqui, nesse lugar estonteante!

Existem alguns tipos de tickets para visitar o Real Alcázar: Ticket para a planta baja, ticket para o quarto real e tickets pra visita noturna (veja detalhes e preços AQUI)! Nós compramos o mais simples, planta baja, e já achamos mais do que maravilhoso!
ATENÇÃO: Preciso destacar que tem limite de entrada por horário, ainda mais se vc for na alta temporada deles (de junho a agosto, férias escolares de verão na Europa), pq vc tem q definir horário certinho da visita na hora de comprar seu ticket!

OBS: Essa próxima foto foi tirada de uma janela nos limites de onde nosso ticket nos deixava explorar do andar superior, onde ficam os quartos reais (só pra vcs terem ideia do que nosso ticket permitia…)!

Uma ajudinha do Google pra quem quiser se decidir:

De qualquer forma, para ver o melhor e mais encantador do lugar (na nossa opinião, claro), nosso ticket era perfeito: vimos tanto as mais lindas instalações internas, como os maravilhosoooooosssss jardins!!!

Aaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!! Dorneeeeeeee!!! Game of Thrones!!!

Aqui tambéeeeeem! Alguém me segura!

Aqui tambéeeeem! E cada vez que revejo a cena pra mostrar pra alguém, mais tenho piripaque! rs

Partindo pra parte externa do Alcázar:

Para o planeta Terra: quero descer! Esse lugar não existe…sério…além dos piripaques contínuos por conta de Game of Thrones, claaaaro! kkkkkk

Pode trazer as malas e morar aqui? Aqui mesmo, no jardim…não me importo….

A revolta com a cena segue firme e forte, mas foi bem aqui que rolou aquela luta (patética) das serpentes de areia com o Bronn e o Jaime Lannister… (contando até 100…)

Oi? Alguém chamou?

Brincando nos labirintos…

Fala sério…isso é o jardim da sua casa, como vc pode ser uma pessoa equilibrada desse jeito?

Buscando uma perspectiva diferente dos jardins…a caminhada nessa muralha foi a parte mais linda do palácio, na minha opinião…

Entendeu o motivo?

DICA: Ahnnnnn, em todas as salas e atrações mais importantes, tinha a possibilidade de vc checar as informações pelo QR code que estava nessas placas! 😉

A liiiiiiiiiinda e intrigante antiga casa de banhos do palácio….adivinha??? Também tem cena aquiiiiiiiiiiiiiiii!!! A chata (na série, pq no livro ela é ótema) da Elaria Sand armando o golpe com a serpentes!!!

Fim do passeio pelo Alcázar, hora de seguir explorando Sevilha!
OBS: Nesse ponto, mesmo sendo início de estadia, já estávamos completamente apaixonados pela cidade, tá?! #sóQueriaDeixarIssoRegistrado

[Ir para a Lista de Tópicos]

Plaza España: a praça mais linda do mundo!
Olha, gente….deixa eu falar uma coisa… Eu já ouvi muita gente afirmando que tal praça é a mais linda de um país, outros (mais ousados) afirmando que outra praça é a mais linda da Europa…aquela outra é a mais linda do mundo…etc etc etc… Eu quero que vcs parem, respirem, e se lembrem que existem váaaaarios estilos e formas de beleza, é impossível julgar com unanimidade!
Maaaaaaas, que a Plaza España estaria em PRIMEIRO LUGAR na minha (nossa) lista, isso estaria! Nosso primeiro contato com ela foi à noite, a gente não se aguentou e deu uma esticadinha até ela (estava totalmente fora do nosso roteiro pra aquele momento), e mesmo estando esbudegados de canseira e não conseguindo captar nem 1% da beleza dela à noite, a gente não queria ir embora de lá NUNCA MAIS!

Tentando uma imagem do tio Google pra ver se ajuda…

Mas não adianta, só indo lá pra entender…

A nossa volta à luz do dia não foi menos embasbacante…tudo aqui é mais que lindo, é mais que maravilhoso, é mais que DIVINOOOOO!

CHO-CA-DOS!

A praça ocupa uma parte do parque María Luisa e foi construído em 1928 para a Exposição Ibero-Americana de 1929… O complexo da praça é um grande semi-círculo com edifícios ao redor da borda! Esse edificíos, a maior parte do governo, são acessíveis por inúmeras pontes que passam por cima de um fosso que se estende por todo o semi círculo da praça… As pontes representam os quatro antigos reinos da Espanha! No centro da praça fica a fonte Vicente Traver…

DETALHE: A nossa “guerreira” (ou “gladiadora”, como chamamos essa minha bolsa que nos acompanha em simplesmente TODAS as aventuras pelo mundo) também marcou presença aqui na Plaza España…lindinha essa nossa filhota, né?!!! hehehehehe

Pelas paredes da Plaza vcs verão muitos painéis em azulejos, um mais lindo que o outro, cada um representando uma diferente província de Espanha:

Homenagem à nossa amiga queria Inés, de Ávila!

Babando…

Não há foto que baste, minha gente…rs

Cada detalhe…que riqueza…

É…a vida é difícil em Sevilha…só por Deus… Beijinho no ombro!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Catedral de Sevilha
É a terceira maior catedral do mundo, atrás da Basílica de São Pedro, no Vaticano, e da Basílica de Aparecida (coladinhaaaaa aqui comigo)! Sendo que ela se torna a maior de todas quando vc considera apenas catedrais góticas!
É aqui que está a tumba de Cristóvão Colombo!
DICA: A visita é GRÁTIS às segundas-feiras contanto que apresente sua reserva feita antecipadamente pelo site!!!

A giralda, ou sua torre do relógio, é a evidência mais clara da antiga influência moura nessa região da Espanha, já que se trata de um antigo minarete (torre presente nas mesquitas) convertido em um campanário!

Psiu: ela é linda de dia e de noite…não deixe de conferir! 😉

[Ir para a Lista de Tópicos]

Avenida de la Constitución
Não requer prática, tampouco habilidade para, em pouquíssimo tempo por aqui, reconhecer que essa é a artéria central da parte histórica de Sevilha… Portanto, vc, meu amigo e minha amiga turista, vai passar muitas e muitas vezes pela Avenida de la Constitución durante sua estadia! Aproveite sem moderação!

A avenida tem de tudo, desde prédios de uma arquitetura incrivelmente linda, até uma das linhas de bondes passando por aqui a todo tempo….de bares e cafés, até uma das entradas da Universidade de Sevilha!

A dica que dei anteriormente para a Catedral de Sevilha, serve como uma luva pra avenida que a abriga: um passeio noturno por aqui é simplesmente OBRIGATÓRIO!

Não tenha dúvida de se sentar por aqui pra uma cerveja maravilhosamente gelada e porções suculentas de jamón ibéricos (presunto espanhol) e queijos, especialmente se vc escolher a Taberna El Papelon pra esse momento (fica AQUI)!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Puerta de Jerez e a Universidade de Sevilha
Seguindo pela Avenida de la Constitución vc vai, inevitavelmente, acabar na área chamada Puerta Jerez, um largo super simpático e cheio de vida! Imperdível (mas não se preocupe, vc vai passar por aqui várias vezes tb, é uma área toda voltada para os pedestres)! Ela recebe esse nome pois era exatamente aqui que ficava um dos portões que davam acesso à cidade murada de Sevilha, o portão Jerez! Destaque para a Fuente de Sevilha:

O lindíssimo (e glamuroso) Hotel Alfonso XIII:

Um pouquinho mais à frente, na verdade, já na Calle San Fernando (continuação natural dos pedestres), vc vai poder babar no prédio da Universidade de Sevilha!

CURIOSIDADE: essa fachada da Calle San Fernando dá acesso à Fabrica Real de Tabacos, um edifício do século 18 que, dps de deixar de ser fábrica de tabaco (a primeira de toda a Europa), foi agregada à Universidade de Sevilha!

DICA: Bem aqui na frente da “fábrica real de tabaco” vc vai encontrar um bar/restaurante que pertence a uma famosa rede local: a 100 montaditos vende aperitivos tipicamente espanhóis e cervejas (e cidras) geladíssimas…não são bobos, né?! Bem na frente da universidade…mas vc acha que a dica para por aí??? Nãaaaao! Às quartas e aos domingos todas (com poucas exceções) as porções saem por apenas 1 EUROOOO (tenha em mente que são porções bem pequenas, mas já é alguma coisa, né? Dá pra experimentar de tudo um pouco)!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Churros da Ponte de Triana: os melhores churros da Espanha!
Um dos melhores locais pra se provar os tradicionais churros locais é, sem dúvida, na churreria que fica bem na cabeça da Ponte de Triana (ou melhor, Puente Isabel II, que liga esse lado ao bairro de Triana), a Chocolateria e Churreria Los Especiales!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Bairro de Triana e o Castillo de San Jorge
Mas por que eu estou mencionando esse bairro de Triana? Simplesmente pq ele é lindinho e super tradicional, um colírio para os olhos do viajante ávido por novos ares! Só a travessia pra lá já vale a pena, pq durante sua passagem pela linda Puente de Isabel II vc vai poder babar na vista do rio Guadalquivir e suas duas margens!

O Castillo de San Jorge, que tb já foi conhecido como Castelo de Triana, era um forte medieval que servia como quartel general e prisão durante as Inquisições espanholas…foi demolido no século 19 e hj dá lugar a um incrível mercado de comida, o Mercado de Triana!

Lá dentro ainda é possível vislumbrar as antigas ruínas do castelo (GRÁTIS):

DICA: Dizem (não fomos) que a CasaLa Teatro, dentro do Mercado de Triana mesmo (fica AQUI) é ótima pra quem quiser assistir a espetáculos de flamenco! Veja a programação deles AQUI, tb rola shows de mágica e até espetáculos infantis! #ficaadica

Ali do ladinho do Mercado de Triana está o Callejón de la Inquisición, ou Beco da Inquisição, que tb fazia parte da fortificação!

Dali, a dica é sair explorando o lindo e simpático bairro de Triana:

Que tal a vista de Sevilha que se tem daqui de Triana, mais especificamente, daqui da Calle Betis?

[Ir para a Lista de Tópicos]

As margens do Guadalquivir
O Gualquivir corta a cidade toda de Sevilha (mas não só Sevilha, várias outras cidade da região tb…), entao uma outra dica de passeio, pra quem está na vibe de fz uma caminhadinha durante sua estadia, é aproveitar as lindas margens do rio! Nós tínhamos andado até a parte mais ao norte da cidade histórica, então fomos voltando desde a Puente de la Barqueta:

Arte nas margens!

Nossa caminhada se estendeu até a Torre del Oro, que foi construída como torre de vigilância contra possíveis invasões pelo rio Guadalquivir (eles deixavam uma corrente no fundo das águas e a erguiam para impedir a passagem de barcos), já foi uma prisão e hj abriga um museu naval (grátis às segundas)!

Tudo isso e mais um pouco aqui…às margens do Guadalquivir!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Parque Maria Luísa
O maior e mais importante parque da cidade, vc não vai ter nenhuma surpresa por aqui: o Parque Maria Luísa é tão lindo e maravilhosamente convidativo como qualquer outro parque maravilhosoooo dessa Europa maravilhosaaaaaa! Não deixe de passear por aqui!
DICA: Caso vc não queira ou não possa/consiga caminhar pelo parque por conta do seu tamanho (ele é bem grande), existem aquelas bicicletas/quadriciclos que podem ser alugados por lá!

Nós acabamos nos concentrando na área da Plaza America:

E lá pudemos ver o Museo de Artes y Costumbres Populares: onde se encontram trajes, objetos, artefatos, instrumentos musicais, dentre outras váaaarias coisas que foram amplamente usadas ao longo da história regional!

Bem na sua frente está o Museo Arqueologico de Sevilla: tem exposições de objetos desde a era paleolítica, passando pela influência das culturas gregas, romanas, entre mtas outras coisas!

DICA: Na parte do parque ainda bem pertinho da Plaza de España (nós começamos o passeio por lá) pudemos aproveitar pra dar uma bisbilhotadinha numa feira/brechó que rola aos domingos! 😉

[Ir para a Lista de Tópicos]

Plaza de Toros de la Real Maestranza
A Plaza de Toros de la Real Maestranza (que fica AQUI) é a mais antiga e de maior tradição de toda a Espanha, sendo frequentemente denominada como Catedral do Toureio! Apesar de parecer ter o formato redondo, ela é levemente ovalada, sendo umas das últimas arenas a ainda apresentar essa formação… Rolam free tours em determinados horários durante o dia, dá uma olhadinha lá na portaria!
OBS: Então, sei que vcs não têm nada a ver com a minha opinião, mas como o blog é meu e eu falo o que eu quiser por aqui (hehehehe), faço questão de enfatizar o quanto sou CONTRA esse tipo de tradição…totalmente contra! Inclusive, eu e Tiago nos recusamos a pagar pra entrar em qq lugar desse tipo, pra tentar não financiar/fomentar a prática…

[Ir para a Lista de Tópicos]

Espacio Metropol Parasol
O Metropol Parasol, ou as Setas de Sevilha (cogumelos de Sevilha), como é comumente conhecido, é uma construção de madeira projetada por um alemão e concluída em 2011 aqui na região de Encarnación (fica AQUI)! A estrutura (a maior estrutura de madeira do mundo) é constituída de 6 guarda-sóis (daí o nome cogumelo) e 4 andares, onde o foco é COMIDA (trocentos restaurantes por aqui)!
DICA: Há um mirante (miradouro) por aqui tb, mas sua entrada é cobrada, veja detalhes AQUI!
DICA 2: Há tb um antiquarium, onde vc pode ver restos de ruínas encontradas aqui…veja detalhes de preço e horários AQUI!

Aquele help do tio Google:

À noite o lugar fica ainda mais mágico!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Plaza Nueva e a Iglesia del Salvador
É aqui nessa praça, a Plaza Nueva, coladinha com uma das pontas da Avenida de la Constitución, que está o Ayuntamiento de Sevilha (sua prefeitura):

E não é que, coladinha à parede da prefeitura, a gte teve o prazer de fica uns bons minutos curtindo música da melhor qualidade num domingo de manhã? Os meninos arrebentam, dá uma olhada nesses videos que fizemos:

Como tudo por aqui, à noite a praça fica ainda mais encantadora…

É aqui na região que está a maior igreja de Sevilha (desconderando a Catedral, obviamente): a Iglesia del Salvador (fica AQUI)! Foi construída sobre as ruínas da antiga Mezquita Mayor de Sevilha (no século IX)!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Alameda de Hércules e as antigas muralhas de defesa da cidade
Esse parque público (que fica AQUI), como é definida a Alameda de Hércules, é considerado o mais antigo da Espanha (e um dos mais, se não O mais antigo da Europa, segundo algumas fontes)! Em lugar de destaque: as estátuas de Hércules (representando o rei Carlos I) e Julio César (simbolizando seu filho Felipe II)! A área bomba de bares, cafés e restaurantes!

O bairro aqui atrás da Alameda é simplesmente uma fofura! Imperdível sair explorando as ruelas daqui!

DICA: A ideia é ir se embranhando pelas ruas na direção das antigas muralhas de Sevilha que têm um trecho preservado por aqui!

Nós desembocamos na Igreja de San Hermenegildo, de onde já pudemos começar a babar nas antigas muralhas de defesa da cidade…

A meta era chegarmos bem AQUI! Outra referência de onde estávamos: basta procurar a bonita Basílica de la Macarena e seu Arco!

Só um adendo: outro ponto de referência é o Parlamento da Andaluzia, que fica ali do outro lado da avenida!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Jardines del Prado de San Sebastian e Paseo de Catalina de Ribera
Se o Parque Maria Luísa está coladinho à Plaza de España de um lado, do outro encontramos os Jardines del Prado de San Sebastian, funcionando quase como um portão de entrada pra quem vem do centro histórico e quer visitar a Plaza España! Ou seja, vc vai passar aqui facilmente!

Outro passeio super recomendado pela Maguzinha aqui é o Paseo de Catalina de Ribera, no quintal do Real Alcazar!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Plaza de Armas e Mercado Gourmet Lonja del Barranco
A gente desembarcou do shuttle na Plaza de Armas pensando que seria “apenas” uma rodoviária importante na parte histórica de Sevilha, mas não é que nos surpreendemos com um mega centro comercial (um shopping center mesmo) todo estiloso (olha o site)?!?! Sensacional! Adoramos todos seus bares e restaurantes mega estilosos, e ainda mais seu McDonald’s que salvou nossa vida de forma rápida no momento do desespero da fome…rs!

Ahn, claro: do outro lado estava a estação rodoviária como pensávamos (AQUI)…rs!

Outra super dica de centro gastronômico é, sem sombra de dúvidas, o estiloso Mercado Lonja del Barranco, na boca da ponte de Triana (bem AQUI)! Ele é um colírio pros olhos de quem está ávido por comida tipicamente sevilhana…é de babar!!!

Era cada paella, cada salada….cada pescado…pqp! Pode voltar já, produção?!

Fora as lindas e frescas saladas de frutas! Um delírio dps de uma longa caminhada!



Bairro Santa Cruz
O bairro Santa Cruz é o mais antigo de Sevilha, onde, antigamente, se localizou o quarteirão judeu da cidade (o segundo maior de toda a Espanha, atrás apenas da comunidade judia de Toledo)! É limitado à oeste pela Catedral, ao sul pelos jardins do Alcázar, à leste pelos Jardines de Murillo e ao norte pela calle Santa María la Blanca! É o típico bairro da Andaluzia, com suas ruas estreitas ostentando lindas casinhas brancas com flores e barras de ferro!

Em 1492, o Decreto de Alhambra expulsou os judeus daqui, o que acabou culminando com a deterioração do bairro todo…e foi só no século 18 que um processo de revitalização foi colocado em prática pra restaurar suas antiga glória! É uma delícia andar por aqui, seja dia ou seja noite! 😉

[Ir para a Lista de Tópicos]

Casa do pintor Velazquez
Ainda pelas ruas do centro histórico de Sevilha, é possível passar pra dar uma espiada na antiga casa do pintor Velazquez, onde ele nasceu (fica AQUI)! Qdo os Velazquez viviam aqui, essa era a região mais nobre da cidade, cercada de igrejas, conventos e praças (que deviam ser, certamente, fonte de lazer e, por que não, inspiração para o pintor)! Nos anos 1970 a casa foi salva de uma futura demolição e convertida em centro de artes (Centro de Artes M-11), onde rolavam várias exposições de outros artistas locais!

Taí um autoretrato do pintor e uma de suas obras mais conhecidas (pelo menos por mim): Las meninas!

Atualmente, é o atelier dos famosos estilistas de Sevilha, Victorio y Lucchino!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Centro Andaluz de Arte Contemporânea e Fundacion Tres Culturas del Mediterraneo
É aqui no Centro Andaluz de Arte Contemporanea que os amantes desse estilo de arte vão encontrar o seu lugar, sem dúvida! Situado às margens do rio Guadalquivir (fica AQUI), o museu, fundado em 1998, abriga obras desde os anos 1950 até o período atual! Não é mto a nossa praia, como vcs que me acompanham mais frequentemente sabem, mas deixo a dica pra quem se interessar! 😉

Seguindo as margens do Guadalquivir, vc vai encontrar a Fundación Tres Culturas del Mediterraneo (fica AQUI, tomando uma enorme parte da área à beira do rio), um centro que tem como objetivo ser uma referência de progresso e tolerância entre as diferentes culturas e povos do Mediterrâneo… O que começou com uma aliância entre a região da Andaluzia e o Marrocos, conquistou os olhos e corações da nação Palestina e, nos anos seguintes, de mtas outras culturas! O complexo é bem grande, com vários pavilhões com diferentes propósitos!

Além de eventos culturais, exposições, concertos, salas de cinema e muitas outras coisas, o complexo tb tem visitas guiadas (veja AQUI) e possibilita o aluguel do espaço para eventos (como convenções, congressos, cerimônias, etc…ver AQUI)!

[Ir para a Lista de Tópicos]

A noite de Sevilha
Como não poderia ser diferente quando se trata da Espanha, a noite em Sevilha é super animada e diversificada! É difícil até sugerir algum lugar específico pra vc sair, sendo que, em cada canto, vc vai encontrar um pouco de tudo!!! Claro que, se vc estiver em busca de um lugar pra tomar uma cerveja ao mesmo tempo que contempla gente e paisagens bonitas, o centro histórico é o seu lugar (foi o que preferimos)! Tem centenas de bares espalhados por todo lado, pra todos os gostos e bolsos, dos mais estilosos e com gente (aparentemente) mais abonada, até aqueles fatídicos “pé sujos” que todo mundo ama!
ATENÇÃO: Aos domingos, pelo menos no período que fomos (final de janeiro), os mesmos bares estavam completamente vazios, mtas vezes até fechados! Uma mudança radical da super lotação de sexta e sábado, msm com mto frio do lado de fora! 😉

ALGUMAS SUGESTÕES EXTRAS:
La Carboneria: ótimo lugar (fica AQUI) pra comer tapas e beber vendo show de flamenco de raiz e não paga pra entrar! Dica de bebida: Agua de Sevilla (veja o que já falei dela lá no início do post, na parte de dicas do que comer por aqui)!

El Riconcillo: é simplesmente o bar mais antigo de Sevilha (de 1670, fica AQUI), e o prato tradicional por aqui são as “ortiguillas fritas”, ou anêmonas fritas! Mas, caso essas iguarias não sejam a sua especialidade, eles tb tem são conhecidos por terem as maiores azeitonas da região! 😉

– Cerveceria Internacional: o nome já diz mto sobre esse lugar, né? Aqui não é só uma questão de ter cervejas de todos os cantos do mundo (fica AQUI), na verdade, é o maior arsenal de cervejas em Sevilha! O menu tem 15 paginas…tá bom pra vc?

[Ir para a Lista de Tópicos]

Aluguel de carro na Espanha
Bom…tudo que é bom dura o suficiente para tornar-se inesquecível, não é mesmo?! Então, chegava a hora de partir de Sevilha para seguir explorando a Andaluzia e, posteriormente, a Catalunha (fomos de Sevilha até a fronteira com a França…e seguimos em frente)! Pra fz esse trajeto, claro que poderíamos ter recorrido aos vários meios de transporte disponíveis, como ônibus e trens, mas preferimos alugar carro pra termos mais liberdade de pararmos e recomeçarmos qdo quiséssemos!
Usei o site do rentalcars pra fz minhas buscas, e acabamos fechando com a empresas Keddy (a operadora local da Europcar)! Não nos arrependemos!
ATENÇÃO: A retirada do carro foi feita no guichê da Europcar dentro da estação central de Sevilha (mais especificamente AQUI), enquanto a devolução será feita no guichê da empresa do Aeroporto de Girona (AQUI)! Isso significa que tivemos que pagar a taxa “one-way” (sentido único), pq não traríamos o carro de volta pra Sevilha! A taxa é uma bela facadinha (na época foi EUR 72), mas essa foi, sem dúvida, a melhor alternativa e arranjo pro nosso caso (veja se compensa pra vc)!

IMPORTANTE: Dicas mais que preciosas sobre as estradas e os pedágios na Espanha vão estar no post de Córdoba, com link e todos os seguintes… Vc não pode deixar de ler (se não quiser fazer papel de trouxa e pegar 10 vezes mais caro do que precisa)!

Espero que vcs tenham se divertido comigo nessa primeira parada na Andaluzia! Vem muuuuita coisa por aí…nos vemos no próximo post! Até a volta, Sevilha! Porque eu volto coooom certeza, até pra morar aí, quem sabe! 😉

[Ir para a Lista de Tópicos]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *