Espanha – Monastério de Montserrat

Não existem palavras que possam descrever esse lugar….sério!

Vc pode até já ter feito algumas peregrinações religiosas na vida, ter visitado locais sagrados para suas crenças (ou dos outros), mesmo que só como turista…mas aqui no Monastério de Montserrat fé e natureza andam abraçados e a combinação é exuberantemente pacífica! Nem nos meus melhores sonhos eu visualizaria um lugar assim…então, trate de arrumar as malas e incluir Montserrat no seu roteiro! Quem vamos???

Ficha Técnica de Montserrat:
Quando fomos pra lá: Janeiro
Temperatura média na época: 14 a 18 graus durante o dia
Quantos dias passamos lá: 4 horas

O que você vai encontrar nesse post (se preferir, pode clicar nos assuntos pra ir mais rapidinho…rs):
Estradas e pedágios na Espanha
Estacionamento e acesso ao Monastério de Montserrat
Basílica e Madona Negra de Montserrat
Coral dos Monges
Trilhas e outras atividades em Montserrat

Estradas e pedágios na Espanha
Basicamente, você, como turista que é, deve se preocupar com três tipos de estradas enquanto estiver dirigindo na Espanha: AP (autopistas), A (autovias) e locais (N, M, R, entre outras). Não deixe de conferir o mapa das principais rotas espanholas AQUI (e clicar na versão PDF pra imprimir e levar com vc na viagem)!

DICA: Sempre que vc puder (e quiser, claro) evitar essas APs, faça! As autovias (A) são excelentes (tão boas e rápidas quanto as AP) e são FREE! Nós fizemos o trecho saindo de Sevilha, passando por Córdoba, Málaga, Granada, Almeria, Múrcia, Cartagena, Alicante, Valência (e redondezas), Tarragona, Barcelona e Girona… Como vcs podem ver na imagem acima, esse trecho inclui muitas APs…mas conseguimos escapar de absolutamente TODAS através das estradas A e das N (menores e mais locais, mas, não por isso, menos boas)!

– AP (Autopistas): essas cobram pedágio e mto caro (mas mto caro meeeeeeesmo)!
OBS: Pra ter uma idéia dos valores dos pedágios, esse site AQUI é mto bom!

– A (Autovias): sem pedágio!
OBS: As rodovias com nome E tb são free, na verdade,  algumas vezes são continuações das autovias A , ou mesmo SÃO as próprias A…mas, na dúvida, siga a placa pra A e esqueça a E, como no caso da foto abaixo (a não ser que elas apontem pro mesmo lugar, daí é só relaxar)!

– N: algumas autovias podem começar com outras letras, mesmo sendo autovias sem pedágio, como N, M e R! A gente usou e abusou das rodovias N (estão, geralmente, em vermelho nas placas), são excelentes, só são menores e mais lentas, por passarem por dentro das cidades (o que é uma maravilha pra quem não tá com pressa e quer passear, né?)!

DETALHE: Se usássemos as APs sem preocupação, gastaríamos algo como EUR 45 pra fz o trajeto….e não gastamos sequer um centavo, justamente por rodarmos apenas por estradas paralelas! A dica é configurar o seu GPS (importantíssimo carregar um pra ficar mais seguro) pra não pegar estradas com pedágios…e pronto! Ele faz tudo certinho! 😉

[Ir para a Lista de Tópicos]

Estacionamento e acesso ao Monastério de Montserrat
A maravilhoooooosa Abadia de Montserrat fica bem no coração das montanhas, bem AQUI, a alguns kms de Barcelona, então é super acessível tanto de carro (como foi o nosso caso), como pra aqueles que estiverem a pé, dependendo de transporte público! Vou dar as dicas todas as opções:

1) CARRO até a PORTA do MONASTÉRIO
Basta configurar seu GPS pro Monestir de Montserrat que ele vai te guiar lindamente pelas estonteantes estradas espanholas até a porta de entrada do Mosteiro… Sim, vc consegue chegar de carro até lá em cima, até a porta da abadia meeeeesmo (vc só não entra até os pés da Santa pq teria que quebrar a porta da igreja pra passar com um carro, né?! hehehe)! E se liga na “feiura” do trajeto:

DICA: Não se esqueça que, se vc quiser evitar pedágios (como eu falei na primeira seção desse post), basta configurar seu GPS pra evita-los (todos vêm com essa função, até um GoogleMaps básico no seu celular)!

Eu tava empolgada com a paisagem: SIM ou COM CERTEZA?!

Enfim, vc vai desembocar na entrada do Mosteiro sem nenhum problema…a questão será só arrumar uma vaga pra estacionar (são 400 vagas no total)… Vc pode dar sorte (como nós demos, pq fomos no final do dia) e arrumar vaga bem perto da entrada, ou vai ter que fazer meia volta e ir voltando pra parar um pouco mais afastado (e depois vir andando/subindo de volta a pé)!
IMPORTANTE: O Monastério fica aberto 24 horas, assim como o seu estacionamento aqui em cima!
ATENÇÃO: Isso não é mto recomendável se vc tiver pessoas mais velhas ou com dificuldade de locomoção no carro, principalmente se for durante horas e dias de pico… Leiam a próxima opção de estacionar o carro na estação de trem!

DETALHE: Vc só paga na hora de ir embora, nessa máquina aí perto da entrada/saída de carros! Veja a tabelinha de preços que estavam valendo na época (nós pagamos EUR 6,50)!

2) CARRO até a ESTAÇÃO DE TREM ou BONDINHO
Caso vc tenha que optar por estacionar com mais tranquilidade e garantir o conforto no trajeto até a porta do Monastério (leiam a opção anterior), o melhor a fazer é configurar seu GPS pra dirigir até o pé da enorme montanha, na Cremallera de Monistrol Vila, pertinho da estação Monistrol-Vila!
Lá vc vai encontrar estacionamento FREE pra parar seu carro (esse tem 1000 vagas), no entanto, terá que pagar a tarifa pra subir e descer de trem (Montserrat Rack Rail) até o Monastério! Veja essas infos e mais direto no site oficial do trem/cremallera AQUI!

ATENÇÃO: Diferentemente do estacionamento lá em cima (do próprio Monastério), esse aqui fica aberto somente enquanto a linha do trem estiver em funcionamento….então mta atenção pra planejar a hora de voltar pra pegar o carro! Vc pode conferir os horários de funcionamento e os preços atuais AQUI!

Ali por perto da estação de trem (cremallera) está o “Aeri de Montserrat“, ou o bondinho (cable car) que tb te leva para o Monastério, só que de um jeito com maiores doses de adrenalina….rs! Vc pode checar horários de funcionamento de preços atuais AQUI, e tb pode verificar que a parada certa pra vc pegar o bondinho é na estação Montserrat-Aeri!

Lá dentro vc ainda pode usar dois serviços de funiculares para visitar capelas, mirantes e reservas naturais: Santa Joan ou Santa Cova Furnicular! Veja mais informações AQUI!

3) TRANSPORTE PÚBLICO (trem de Barcelona para Montserrat)
Vc não precisa estar de carro, como a gente estava, pra visitar Montserrat! É super simples ir de trem de Barcelona pra lá, leva apenas 1 horinha! Os trens partem da estação Pl. Espanya, uma das principais da cidade (facilmente alcançada de metrô, busão, táxi, a pé…rs)! Uma vez lá, vc só precisa buscar pela Linha R5 rumo à Manresa!
ATENÇÃO: A estação é enorme, cheia de entradas e saídas, mas basta vc procurar com calma que vai encontrar sinalizações pra R5! Por isso mesmo, chegue com antecedência pra não perder o trem que deseja pegar…

Vc pode ver mais detalhes de horários de funcionamento e preços AQUI, tanto pra ida, quanto pra volta! Ahn claro, na volta vc não vai ter tanto trabalho pra encontrar de onde partem os trens pra Barcelona, mas não custa dizer que basta buscar placas….hehehehe!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Basílica e Madona Negra de Montserrat
O indescritível Monestir de Montserrat é um mosteiro beneditino fundado na Idade Média no local onde encontraram a imagem da Nossa Senhora de Montserrat, nos anos 880 (siiiiiiim, 880!!!). A santinha é a padroeira da Catalunha (como se chama essa região da Espanha) e sua imagem, segundo historiadores, foi esculpida em Jerusalém!

O mosteiro foi destruído em 1811 pelas tropas francesas durante as Guerras Peninsulares e reconstruído em 1844… Durante a ditadura de Francisco Franco, que reprimiu fortemente o desejo de independência da Catalunha (que perdura até hoje, diga-se de passagem), o mosteiro acabou virando referência e reduto da cultura catalã!
DETALHE: Já falei que a entrada é grátis, né?!

DICA: Pra ir até os pés da imagem da santinha vc precisa pegar uma entradinha lateral quando estiver no pátio da foto acima…vai ter sinalização indicando onde vc deve entrar! Lá dentro: silêncio e SEM FOTOS, mostre respeito! A tradição é beijar a sua mão, única parte da imagem que está fora do vidro protetor, enquanto ergue suas mãos para Jesus! 😉
ATENÇÃO: Na alta temporada (ou em horários de pico) a espera pra chegar perto dela pode ser de até 40 min…nós não levamos nem 10 segundos pq estava vazio no final do dia!

Recorrendo ao Google pra mostrar nosso respeito à santinha durante nossa visita (nem tocamos no cel lá perto dela):

Ao sair da Basílica vc vai se deparar com algo de tirar o fôlego, seja vc um devoto da santa ou não (como era nosso caso)… Fileiras atrás de fileiras de velas coloridas acesas no coração da montanha, na rocha mesmo…. Vc pode comprar uma vela ali mesmo, elas ficam dispostas ao longo das fileiras e vc só precisa deixar o dindin na caixinha ao lado… Imperdível e emocionante!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Coral dos Monges
Com certeza umas das principais atrações do Mosteiro, o Coral dos Monges (Escolania) acontece quase que diariamente (menos aos sábados) e atrai centenas de pessoas (sendo considerado o principal horário de pico das visitas, diga-se de passagem)! Vc pode checar melhor os horários AQUI, mas geralmente durante a semana acontece às 13 hrs (de segunda a quinta tb tem às 18:45), e domingos rolam ao meio dia e às 18:45! 😉

[Ir para a Lista de Tópicos]

Trilhas e outras atividades em Montserrat
Assim que chegamos ao Mosteiro já notamos que não se tratava apenas de um local de peregrinação (tava rolando até feirinha de produtos artesanais….cada geléia de lamber os beiços!), mas também um lugar de contemplação da natureza abundantemente linda ao redor! Por isso, program-se pra ir de tênis e com bastante disposição pra fazer algumas trilhas em meio à natureza…é deslumbrante!

Na parte do transporte até aqui eu já comentei sobre os passeios de furnicular que partem daqui…então volta lá e pega os links que passei! 😉

Nada mal dar uma espiadinha láaaaa em cima, né? Infelizmente estava fechado para manutenção quando fomos…

Basta ir de enfiando mosteiro adentro pra vc ir descobrindo sugestões de trilhas e caminhadas (que podem chegar a levar de 2 ou 3 hrs, até o dia todinho!!!):

Além das trilhas sugeridas nos mapas do complexo, vc tb pode contratar “passeios”guiados, ou melhor dizendo, escaladas guiadas…hehehehe! Veja mais detalhes AQUI!

Independentemente da forma como vc escolher para apreciar esse paraíso, tenha uma certeza: será um colírio para a alma e para os olhos! De aquecer o coração, gente!!!

Não esperávamos encontrar tantas atrações num lugar que parecia “ser somente” um local de fé e peregrinação…. Com certeza mal podemos esperar para voltar em breve! Hasta la vista, Montserrat!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *