França – Tours

Nossa linda e encantadora base de exploração do Vale do Loire!

Que a região do Vale do Loire é linda, embasbacante e encantadora, todo mundo já tá careca de saber…o que eu não sabia é que uma singela cidadezinha no coração dessa região ía me conquistar da forma que foi… Tours é acolhedora, cheia de atrações históricas e um centro antigo preservadíssimo, mas ao mesmo tempo é toda moderninha e super preparada pra receber seus visitantes da melhor forma possível! Na boa, larga o que vc tá fazendo e vem se apaixonar por Tours tb…aproveite as dicas!

Ficha Técnica de Tours:
Quando fomos pra lá: Janeiro
Temperatura média na época: 16 a 19 graus durante o dia e 9 a 10 graus à noite
Quantos dias passamos lá: 2 dias e 2 noites

O que você vai encontrar nesse post (se preferir, pode clicar nos assuntos pra ir mais rapidinho…rs):
Estação de trem e terminal rodoviário de Tours
Acomodação em Tours
Hôtel de Ville e a Rue Nationale
Place Plumereau e redondezas: é disso que a gente gosta!
Chateau de Tours
Catedral de Tours
Museu de Belas Artes e o lindo Cedro do Líbano
Le Lys D’Or: que crepes maravilhosos!
Day tours pelo Vale do Loire
Aluguel de carro em Tours
Trem para Paris

Estação de trem e terminal rodoviário de Tours
Nós saímos de Bordeaux de busão rumo à cidadezinha de Tours, no coração do Vale de Loire, numa viagem de durou cerca de 4 hrs….4 hrs e meia!  A viagem foi super agradável e confortável, total recomendo!
Acho essencial que vcs saibam o motivo de termos escolhido ir de ônibus ao invés de trem de Bordeaux pra cá, então leia mais detalhes AQUI (ou vcs podem ler o post de Toulouse todo, claro)!

A chegada dos ônibus é na própria Gare de Tours, como geralmente acontece na maioria dos casos aqui na Europa, só que na rua paralela (descemos mais ou menos AQUI), o que significa que tivemos que andar um tiquinho por dentro da estação (depende da direção do seu hotel, claro)!
ATENÇÃO: Tem uma segunda estação na cidade de Tours, chamada Gare de Saint-Pierre-des-Corps, que pode te confundir no momento de comprar passagens de trens pra lá (tanto de ida, qto pra sair de lá)! Ela fica a 2 km da estação central, Gare de Tours (veja o trajeto AQUI), então não é nenhum problema mto grave caso vc se confunda…msm pq, tem trens saindo a cada 5 min pra lá…mas não custa dar essa dica pra vcs né?! Vcs vão entender melhor isso no final desse post, na nossa saída pra Paris!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Acomodação em Tours
Nosso hotel em Tours, ou melhor, nosso B&B, entrou para o hall das melhores acomodações que já ficamos! É uma casa tipicamente francesa, administrada pela própria família que vive aqui, toda arrumadinha, decorada, parecendo um conto de fadas…. O wifi deixou a gente na mão dentro do quarto (nosso quarto era um dos mais isolados, graças a Deus…silêncio puro), mas no resto da casa ele funcionava super bem! O café da manhã é pago à parte e precisa ser combinado com a proprietária (uma senhora que manda super bem no inglês), só não pudemos aproveitar pq saímos mto cedo todos os dias pra bater perna pela regiao (tínhamos pouco tempo lá)! Bem vindos a essa joia francesa: o Hôtel Vendome (fica AQUI e desculpem pelas fotos….elas não conseguem captar a beleza e primor do quarto)!

Nosso chazinho noturno no quarto….apesar da proprietária ter dito que preferia qu enão consumíssemos vinho no quarto por medo de manchar as coisas… (nós tomamos cuidado, juro)! 😉

[Ir para a Lista de Tópicos]

Hôtel de Ville e a Rue Nationale
A uma curta e prazerosa caminhada do hotel (3 quadras) já chegávamos à Place Jean Jaurès, onde o coração da cidade começava a bater! Esse trajeto do hotel até aqui já foi suficiente pra encher nossos olhos com seus cafés, restaurantes, padarias sem fim…adivinha onde tomamos café todo dia?

A linda e charmosa prefeitura de Tours, Hôtel de Ville, de um lado:

O Palácio de Justiça do outro:

E é exatamente entre esses dois prédios lindíssimos que começa a charmosa Rue Nationale, um antro comercial e turístico daqui! Visita (frequente) obrigatória!

Ao final dela vc vai chegar a Pont Wilson e já vai poder ter sua primeira visão do poderoso e famoso rio Loire!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Place Plumereau e redondezas: é disso que a gente gosta!
Agora, se vc só tiver tempo de ir a UM LUGAR em Tours, vc vai escolher a Place Plumereau e suas redondezas….é disso que a gente gosta, meu povo! É isso que a gte busca qdo viaja pra Europa, essas gratas surpresas pelo caminho!

Meu povo, a praça é o puro creme do CHARME! É a definição da graciosidade! Vcs vão babar cada vez que olharem pra um cantinho desse lugar…
OBS: Isso aqui estava vazio pq era dia de semana em pleno inverno, mas vcs não tem a menor ideia da loucura que é esse lugar na alta temporada! Agitadíssimo, cheio de vida!

As ruelas que chegam/partem dela são passagem obrigatória tb…

Tem bares, pubs e cafés pra todos os gostos!

À noite, mesmo com o frio danado que fazia, as ruas ainda ficavam movimentadas por aqui… No verão, isso fica LOTADO!!!

Detalhes das construções…

Encantados!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Chateau de Tours
Atualmente, o charmoso Chateau de Tours (fica AQUI) abriga exibições de de pinturas e fotografias, mas ele já foi um aquário e, nos tempos da sua construção, sediou eventos importantíssimos como casamentos da nobreza e serviu como local de recepção de personalidades importantíssimas, como Joana D’Arc!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Catedral de Tours
A linda Cathédrale de Saint-Gatien, catedral da cidade dedicada a esse santo local, já passou por inúmeras reformas ao longo dos séculos, desde sua primeira fundação em 337! A estrutura original foi construída a partir de 1170….tudo tão novinho, né?!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Museu de Belas Artes e o lindo Cedro do Líbano
Ali pertinho da Catedral fica o Musée des Beaux-Arts de Tours (AQUI), onde os amantes da arte vão poder se deleitar com um acervo incrível de pinturas de vários mestres renomados no mundo todo!

Caso vc, assim como nós dois, não seja tãaaaao amante assim de arte (pelo menos não ao ponto de passar uma tarde dentro de um museu só sobre isso), vc pode e DEVE passar por lá pelo menos pra babar no indescritivelmente belo e imponente cedro do Líbano que eles mantêm nos jardins do museu…. Uaaaaaaau! É de parar o trânsito, gente!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Le Lys D’Or: que crepes maravilhosos!
Pera lá, né?! Tamo na França, pessoal….bora dar uma dica de comida imperdível por aqui? Essa creperia no coração da Place Plumereau, chamada Le Lys d’Or, foi nossa refeição fixa por aqui! Gente do céeeeeeeeeeuuuuuu!!! Eu sei, por experiência própria em outros lugares da França (da Europa, do Mundo), que os crepes franceses, qdo devidamente feitos, são IMBATÍVEIS! Tenho certeza que Tours deve ter trocentos outros locais tãos bons qto, até melhores….mas em time que tá ganhando não se mexe, né? Repetimos sim, quantas vezes foram possíveis….e não nos arrependemos!

Marido foi de combo sugerido pelo chef, que incluía uma crepe divino (esse ovo estava de mataaaaaar de tão bom) e uma salada por EUR 11 (quase o preço de qq outro crepe, sem salada)!

Eu variei meus pedidos a cada dia, mas posso garantir que me dei bem em todas as escolhas….essa massa é ÚNICA! To escrevendo e babando aqui…pqp!

E, claro….não poderiam faltar os crepes doces, né?! PER-FEI-TOS!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Day tours pelo Vale do Loire
Há muitos day tours que partem da cidade de Tours para explorar as riquezas das redondezas, afinal, estamos no Vale do Loire! Vc pode se informar no escritório de turismo de lá ou até mesmo no seu hotel (geralmente, o saguão é abarrotado de panfletos com várias ofertas)!
Há tb muitas opções que vc já pode ir sondando na internet, como, só pra dar um exemplo, o Acco-Dispo Excursions! Acho legal dar uma sondada nesses sites até pra vc ir selecionando o que te interessaria ver ou não….pelo menos foi isso que fizemos, já que tem MUITA (mas MUITA) coisa pra se ver por aqui!
No fim, acabamos optando por alugar um carro por 1 dia pra dar uma rodada (era o tempo que tínhamos disponível), daí poderíamos escolher o lugar que quiséssemos parar e ver com mais calma, e aqueles que queríamos só olhar por fora (dado o tempo curto disponível)!

Eu vou falar em detalhes dessa nossa saga de 1 dia pela parte leste do Vale no próximo post, mostrando os castelos que babamos pelo caminho, os que entramos, os que deixamos pra uma próxima, etc etc etc…mas vc já pode ir sonhando e planejando dentre as diversas lindas opções:

[Ir para a Lista de Tópicos]

Aluguel de carro em Tours
Como disse anteriormente, acabamos optando por alugar um carro pra podermos ter mais liberdade de escolha na aventura pelo Vale do Loire….e, também, pq o preço dos tours pra 2 pessoas sairia muito mais caro do que o preço de 1 diária de carro, incluindo a gasolina (já considerando a quilometragem que rodaríamos por lá)!
A melhor opção, no nosso caso (pra data que queríamos, nas condições de retirada e devolução que nos interessavam), foi a Hertz, que ficava AQUI! A diária do carro mais econômico (Opel Corsa), na época, saiu por EUR 39,60, naquele esquema de pegar com tanque cheio e devolver assim tb! Não tivemos nenhum problema, foi tudo tranquilo.
DICA: Não perca o próximo post com todos os detalhes das nossas aventuras no Vale do Loire!
DETALHE: Nós nunca alugamos GPS qdo alugamos carro pq, como já planejamos tudo antecipadamente, já tratamos de baixar os mapas locais e fz upload no nosso GPS… Caso vc não tenha essa facilidade, recomendo que considere alugar por lá (a menos que vc use bem seu GoogleMaps, baixando mapas offline, por exemplo…é o que fazemos bastante tb)!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Trem para Paris
Nosso próximo destino nessa aventura de 2 meses pela Europa (Londres, Berlim, 4 cidades na Polônia, 5 cidades na Romênia, Sofia, Istambul, várias cidades na Bósnia, Belgrado, Atenas, Marrakech, todo o litoral sul da Espanha e váaaarias cidades francesas….ufaaaa) seria Bolonha, na Itália! A melhor forma até lá, obviamente, foi através de Paris, um voo danado de bom e barato saindo de lá no início da noite….então por que não um passeio pra reviver Paris, né?! Já postei 3 posts sobre Paris, dê uma olhadinha no “menu” do blog…kkkkk!
Por isso, ficamos de olha em passagens de trem na promoção (sim, isso acontece…e MUITO) de Tours pra Paris….e achamos! Saiu por EUR 16,40 por pessoa pra 1h10min de viagem, partindo cedinho (às 08:03, eu AMO esses horários na Europa) da Gare de Tours!
DICA: Isso só pq compramos com uns 6 meses (acho que até mais) de antecedência, tá? No dia estava mto mais caro, como o que aconteceu em Toulouse (ou leia o post de Toulouse todo)!
ATENÇÃO: O trem pra Paris propriamente dito partia daquela outra estação que comentei no início desse post, da Gare de Saint-Pierre-des-Corps, portanto, era importantíssimo prestar atenção no nosso ticket que incluía uma perna da estação central de Tours até essa outra maior… Se perdessemos a hora, perderíamos o outro trem pra Paris! Então sempre tenham atenção redobrada e cheguem com ANTECEDÊNCIA!

Hora de dar até logo pra Tours, não sem antes reafirmar que voltaríamos aqui na primeira oportunidade…. Au revoir, Tours!!! 🙂

[Ir para a Lista de Tópicos]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *