Itália – Bologna

Pq vc nunca terá “cidades italianas demais” no currículo…

Acho que qualquer explicação é desnecessária em se tratando de cidades italianas, não é mesmo? Bolonha é mais um deslumbrante exemplo disso, com sua arquitetura icônica, sua gastronomia, sua atmosfera histórica e cultural… Ai, gente! Parem de perder tempo aí nessa poltrona e venham se deliciar com as super dicas de mais essa magnífica cidade italiana!

Ficha Técnica de Bologna:
Quando fomos pra lá: Janeiro
Temperatura média na época: 13 a 16 graus durante o dia e 7 a 9 graus à noite
Quantos dias passamos lá: 2 noites e 1,5 dias

O que você vai encontrar nesse post (se preferir, pode clicar nos assuntos pra ir mais rapidinho…rs):
Shuttle do aeroporto para o centro
Acomodação em Bologna
Transporte público em Bologna
O que comer em Bologna
Os canais escondidos de Bologna
Os arcos de Bologna
Via dell’Indipendenza
Piazza Maggiore e arredores
Pallazzo dell’Archiginnasio
Basílica Santuário Santo Stefano: 7 igrejas em UMA!
As duas torres tortas de Bologna
Via dell’Inferno
Universidade de Bologna e sua atmosfera única
Basílica di San Luca
Estação de trem de Bologna

Shuttle do aeroporto para o centro
O Aeroporto de Bologna disponibiliza a linha BLQ Aeroporto – Stazione Centrale que fz o trajeto de lá até a estação central (coração da cidade) em 20 min! No site tem os horários certinhos que ele parte nas duas direções: veja AQUI!
DICA: Os tickets são comprados no busão mesmo e ficam válidos por 75 min pra usar no transporte local tb!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Acomodação em Bologna
Não esperávamos que fosse ser tão chatinho encontrar hospedagem boa em Bolonha a um preço razoável…as coisas estavam bem caras (pelo menos na época que fomos)… Então acabamos optando por ficar um tiquinho afastados do centro (AQUI), mas num lugar bom por um preço aceitável (nem era pechincha não)!
O escolhido foi o B&B Bissi Rooms que, inclusive, era todo modernoso e enviada o PIN de segurança pra abrirmos a porta do apto (tinha vários quartos) e do nosso quarto especificamente (enviaram uns dias antes)!
DETALHE: As redondezas do hotel não eram as melhores não, preciso confessar, mas não era nada absurdo… A caminhadinha até a estação central levava uns 10 minutinhos, nada absurdo tb…mas fica por sua conta e risco! Não foi o hotel que mais amamos na vida, deixou a desejar pq não deixava claro que não tinha banheiro dentro do quarto, essas coisas…mas tb não foi ruim! Dados os preços que vimos pela cidade, acabou sendo jogo…

[Ir para a Lista de Tópicos]

Transporte público em Bologna
Bolonha dá pra ser explorada muito facilmente a pé, mas caso vc queira ir de um ponto a outro mais distante, ou mesmo se decidir ir visitar algum ponto mais afastado do centro, vou deixar o SITE OFICIAL do transporte deles pra vcs fuçarem! Lá tem TUDO sobre tipos de bilhetes, horários, trajetos, etc….td mastigadinho!

[Ir para a Lista de Tópicos]

O que comer em Bologna
Estamos na Itália, né minha gente amada???? O que vcs esperavam? Comilançaaaa! hehehe
Na verdade, essa seção aqui é só pra esclarecer a dúvida de quem vai pra Bolonha atrás do famoso macarrão à bolonhesa….é ou não é?! Acontece que esse prato não existe por lá (podem se chocar)!
Se vc estiver atrás do que é conhecido no Brasil por esse nome, é melhor pedir um “Tagliatelle al ragù”….olha ele aí na foto abaixo! O nosso bom e amado macarrão “à bolonhesa”! 😉

Claro, essa foi só uma sugestão pq é mais que natural querer provar esse prato tradicional na fonte….mas vc está na Itália, vai se dar bem com qq massa que pedir (no caso da foto abaixo, o tb tradicional “tortellini in brodo”)! hehehe

Mortadelaaaaaa!!! Siiiim! Mas não QUALQUER mortadela, a ORIGINAL! É isso mesmo…a primeira menção à mortadela no mundo foi feita aqui em Bolonha e data do século 14! Tanto é, que ela tb é mto conhecida como BOLOGNA no resto do mundo!!! Aproveite sem moderação!

E sorvetes, claro! Os benditos GELATOS (mesmo fazendo um frio fdp….diga-se de passagem…kkk)!

Precisa de legenda mesmo????? Vinhooooossssss!!! Mtos vinhos!!!

PARA TUDO: Eu prometi pra ele que iria incluir isso no blog, mesmo que deixasse ele p da vida comigo…mas não podia deixar passar (vai ficar registrado pros nossos filhos rirem)! Frio da zorra, decidimos comer bem de noitinha no próprio hotel (dps de um dia de maratona desde cedo nas ruas) e lá vai o marido na rua nas redondezas atrás de uma pizza…. Estamos na Itália, né?! Pizza = Itália, certo? Não precisa nem falar italiano pra se comunicar, certo? ERRADO! Meu marido é filho de italiano, passaporte italiano, estava na Itália, só ía comprar uma PIZZA (mais fáicl impossível) e não entendi até hj como ele voltou com isso pro hotel…jurando que a velha do restaurante disse que era pizza! Mas gente….pizza não seria uma caixa achatadinha, redonda (ou quadrada que fosse)?!
Alguém me explicaaaaaaaaaaa!!! Morri de rir/ódio! hahahahahahahahahahah

[Ir para a Lista de Tópicos]

Os canais escondidos de Bologna
Bolonha tem mais ou menos 60 km de canais (aquedutos) cobertos/subterrâneos… Por volta do século 12 a cidade fundou uma rede ampla para distribuir água, recurso importantíssimo como fonte de energia e no comércio! Atualmente é possível fazer a rota dessa rede, eu achei esse material AQUI super bacana pra orientar quem se interessar…
No nosso caso, acabamos nos deparando com a primeira surpresa mto por acaso, ao adentrarmos a pequena Via Piella

…já tinha uma parte do canal de um lado da rua…a céu aberto…

….mas aí resolvemos espiar pela Finestra sui Canali (a janela sobre o canal)….

Boas explorações pelas ruas de Bolonha! É tão divertido! 😉

[Ir para a Lista de Tópicos]

Os arcos de Bologna
Outro marco incontestável da cidade de Bolonha são seus emblemáticos arcos….eles estão por todo lado! De um mero ponto de ônibus, a um edifício histórico, a uma loja de grife: tudo se traduz em arcos! É lindo!

Uma das vantagens, além da evidente beleza arquitetônica, é que vc está protegido durante as suas andanças….faça chuva ou faça (mto) sol! hehehe

[Ir para a Lista de Tópicos]

Via dell’Indipendenza
Principal via da cidade, a Via dell’Indipendenza desfila sua beleza desde a estação central até a Piazza Maggiore…linda, linda, linda! Como se não bastasse a própria via, a “porta de entrada” a ela é um marco e tanto na história daqui: a Porta Galliera, um dos antigos portões de acesso à cidade medieval e que, atualmente, é o que se mantém mais bem conservado!

Na sequência, seguindo pela via para o centro, vc vai poder admirar o lindo Parco della Montagnola, do século XVII!

O lindo Teatro Arena del Sole:

E o esplendor da Via dell’Indipendenza vaaaaai longe….

Não se deixe enganar por esses arcos “velhos”, viu gente? É cada loja chiquérrima de grife que se “esconde” ali….confira! kkkkkk

[Ir para a Lista de Tópicos]

Piazza Maggiore e arredores
Na boa…a principal praça da cidade, a Piazza Maggiore, é LINDÍSSIMA, rodeada por edifícios emblemáticos da cidade, como o Palazzo d’Accursio (ou Comunal), o Palazzo dei Bianchi, o Palazzo dei Notai, o Palazzo del Podestà (é muito palácio nesse mundo, meu povo) e a Basilica de San Petronio!

E, claro, uma boa praça que se preze precisa da sua fonte emblemática, né? Aí está a Fontana del Nettuno!

Não se acanhe não, não precisa de prender somente a Piazza Maggiore: saia explorando os seus arredores que é certeza de mto clique nessa câmera!

Piazza Galileo:

E muitas outras jóias…aprecie sem moderação!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Pallazzo dell’Archiginnasio
O Palazzo dell’ Archiginnasio foi o principal prédio da respeitadíssima Universidade de Bolonha (ou Studium, como a universidade era chamada) por mto tempo, mas hj abriga a biblioteca municipal! Eu tinha lido que visitas eram super restritas por lá, mas talvez seja deeeentro da biblioteca mesmo, pertinho dos livros (daí cobra ticket e só entra se não estiver sendo usada ou lotada)…pq a visita ao edifício em si é grátis, os portões ficam abertos e vc se deleita só de estar nesse ambiente….fala sério!

O destaque do lugar fica por conta do Teatro Anatomico e da Sala dello Stabat Mater, com o ticket custando EUR 3 na época!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Basílica Santuário Santo Stefano: 7 igrejas em UMA!
Taí um lugar focado em otimizar o tempo do ilustre visitante…heheheh! A Basílica Santuário de Santo Stefano tb é conhecida como Sette Chiese ou Santa Gerusalemme não à toa: 7 igrejas em 1!!!
Construídas sobre o templo de Isis, da piazza já se podem avistar 3 (da direita pra esquerda): entre pela Chiesa del Crocifisso, a maior delas, que é cheia de afrescos em homenagem a São Estevão e recebe esse nome pelo seu crucifixo do século XIV… A Chiesa del Santo Sepolcro é a mais antiga (século V), onde ficam os restos mortais de São Petrônio, o padroeiro de Bolonha (que foram transferidos, no ano 2000, pra Basílica de São Petrônio)! A Igreja de Santi Vitale e Agricola é onde estão os sarcófagos de São Vital e São Agrícola com decorações em relevo retratando vários animais…se não tivesse sido reformada, seria a mais antiga (acredita-se que a cruz na parede tenha sido carregada pelo próprio São Agrícola quando ele foi martirizado)!

No Pátio de Pilatos o destaque é a cuba de mármore em seu centro, que deu origem ao nome do pátio, já que acredita-se que ela é a tal bacia usada por Pôncio Pilatos para lavar suas mãos antes de condenar Jesus para ser crucificado….tenso!
Sinceramente, há mta pouca informação exata sobre as outras 3 igrejas aqui, talvez um guia seria um excelente opção para aqueles mais apegados aos detalhes da visita… De qq forma, só de estar nesse lugar e andar por essas criptas, altares e clautros já é uma experiência INESQUECÍVEL!

[Ir para a Lista de Tópicos]

As duas torres tortas de Bologna
Enquanto Pisa se gaba por ter UMA torre torta, Bologna tinha mais de 200, minha gente….hehehe!

Hoje restam apenas umas 20, com o destaque ficando para LE DUE TORRI, ou as duas torres: Torre Asinelli (a mais alta, com 498 degraus) e sua vizinha Torre Garisenda! É até difícil (pakas) de achar um ângulo pra enquadrar as duas….especialmente pra demonstrar o quão torta elas são (muitoooo)!
DETALHE: Vc precisa pode comprar ticket pra subir nelas, na época era EUR 3! 😉

[Ir para a Lista de Tópicos]

Via dell’Inferno
A via dell’ Inferno era como ficou conhecida a área composta por várias ruas e vielas onde viviam, predominantemente, a comunidade judaica de Bolonha! Aqui, até o final do século XV, eles prosperaram e viveram em paz….prova disso foi a criação de um curso de História dos Hebreus na Universidade de Bolonha em 1488…
No entanto, infelizmente tudo mudou em 1588 com a publicação de uma bula papal….e lá foram os judeus serem segregados no que passou a ser chamado de “zoológico de judeus”… Eles foram confinados a essa área, não tinham acesso facilmente liberado, tinham que entrar e sair por cancelas controladas até o por do sol… Atualmente, apenas um desses portões ainda é claramente reconhecível na intersecção da Via del Carro com a via Zamboni!
Também resta apenas uma placa indicando a história negra desse lugar, a “16 di via dell’Inferno”, em memória da sinagoga de Bolonha que controlava os judeus do gueto…a sinagoga foi quase completamente destruída durante um bombardeio em 1943!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Universidade de Bologna e sua atmosfera única
Chamada oficialmente Alma mater studiorum, a Universidade de Bolonha é considerada a universidade mais antiga da Europa (e uma das mais antigas do mundo, perdendo só pra Universidade de Fez e a Universidade do Cairo), tendo sido fundada em 1088!!! Basta andar por toda a extensão da Via Zamboni que vc vai apreciar sem nenhuma pressa os váaaaarios prédios da Universidade, por todos os lados!

O ambiente aqui é de outro mundo, é uma vibe sem explicações… Só pra vcs terem ideia, algumas das personalidades mais foderásticas do mundo já passaram por aqui, tipo Dante Alighieri, Nicolau Copérnico, Benjamin Franklin e Henry Cavendish (pra citar só alguns poucos)!

Na Idade Média, ganhou nome em toda a Europa por conta de suas escolas de Humanidades e Direito Civil, mas ao longo do tempo foi agregando novos cursos, atraindo cada vez mais talentos do mundo todo….e hj oferece cursos de Artes, Direito, Medicina, Farmácia, Matemática, Engenharia, Agronomia, Medicina Veterinária, Arquitetura e Pedagogia!

Entreeeeeei na Universidade de Bolonhaaaaaa! hehehehe

Alegria de criança poder realizar o sonho de andar por aqui…

O marido até chegou a sentir o cheirinho da ala dos professores pra ver se buscava inspiração….vai que abre uns contatos por lá, né?!

Incrível! Emocionante! Ponto alto da passagem por Bolonha!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Basílica di San Luca
O Santuario Madonna di San Luca fica no alto de uma montanha (AQUI), a uns 10 km da estação central de Bolonha! Não se preocupe, vc está na Europa: tem transporte até lá em cima (até AQUI), busão 58! Apesar de tb ter uma excelente estrada até lá no topo, tb é possível chegar até lá por uma passarela coberta de 3,8 km (Portico di San Luca) formada por 666 arcos, construídos entre 1674 e 1793!

E a vista de lá do alto que se tem de Bolonha? Compensa o esforço sim ou com certeza?

[Ir para a Lista de Tópicos]

Estação de trem de Bologna
Ma che!!! Era chegada a hora de partir de Bolonha (com direito a um capricho de voltar a visitar Veneza, decisão de última hora…hehehe)! Nosso voo de volta para o Brasil sairia de Milão (depois de 2 meses viajando é fácil esquecer por onde chegamos…hehehe, veja o post de Milão, da nossa primeira vez lá), por isso resolvemos dar uma esticadinha pra rever Veneza antes (veja o post de Veneza)!
Aqui na Itália vc não precisa nem pesquisar mto, nem ter mta dor de cabeça pensando em opções: os trens são sempre uma boa pedida! Bons, baratos e eficientes (deixe uma margem pra atrasos….afinal, vc não está na Suíça, ou Alemanha, ou Inglaterra….enfim, vc tá no coração latino…rs)!
No nosso caso, fomos pra Veneza pra passar (mais) 1 dia e 1 noite lá antes de rumarmos (de trem novamente) pra Milão, mas vc pode ir pra onde bem entender! Consulte o site oficial dos trens italianos: Trenitalia! A estação de Bolonha está aí pra ser usada…hehehe!

Valeu, meus queridos! Encerramos aqui nossa passagem europeia de 2 meses de duração…hehehe! Os próximos planos prometem….vem aí: ÁSIA! 😉
Arrivederci!!!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *