Um país tão cultura e paisagisticamente rico como a Tailândia tem muito mais a oferecer do que suas belas praias: a região serrana ao norte é um ponto de parada obrigatória pra quem queira conhecer outros ares desse povo! Sua base de exploração por aqui? A linda, misteriosa e acolhedora Chiang Mai! Então vms parar de bla bla bla e partiu explorar essa “Campos do Jordão” tailandesa!
Ficha Técnica de Chiang Mai:
Quando fomos pra lá: Janeiro
Temperatura média na época: 20 a 23 graus durante o dia e 17 a 20 graus à noite
Quantos dias passamos lá: 2,5 dias e 2 noites
O que você vai encontrar nesse post (se preferir, pode clicar nos assuntos pra ir mais rapidinho…rs):
Visto para a Tailândia e moeda tailandesa
Transporte do aeroporto para o centro da cidade
Acomodação em Chiang Mai
A cidade murada de Chiang Mai e seus templos
Tha Phae Road: templo e mais templos no caminho pro rio
Warorot Market: o mercadão deles!
Rio Ping: pontes e atrações às suas margens
Nimmanheimin Road: a área boêmia fora da Old City!
Santuário dos Elefantes: onde vc se diverte COM eles, e não às suas custas!
Day Tours de Chiang Mai
Ida para Chiang Khong: nossa porta de saída para o Laos
Visto para a Tailândia e moeda tailandesa
Eu já falei sobre esses dois temas em detalhes no post de Bangkok, então, pra não ficar repetitivo, dá uma olhadinha AQUI caso vc tenha dúvidas sobre a necessidade de visto pra viajar pra Tailândia….e AQUI caso vc queira se inteirar sobre o dindin usado por eles lá! 😉
OBS: Não deixe de prestar atenção do que eu falo lá sobre a VACINA obrigatória pra ir pra Ásia, tá?
Transporte do aeroporto para o centro da cidade
Uma das primeiras coisas que descobri sobre Chiang Mai é que não há nenhum transporte público do aeroporto para a cidade: mas vc pode sempre checar se há alguma novidade AQUI!
As opções se resumem a táxi comum, táxi do próprio aeroporto (aqueles que vc acerta lá no balcão já), van que vc acerta tb direto lá no balcão, Uber e shuttle combinado direto com seu hotel! Claro, há tb a possibilidade de alugar carro, caso esse seja seu objetivo por lá (ver AQUI)!
Nós optamos por fechar um táxi lá do aeroporto pq eu já tinha sondado o preço em vários blogs e achei super baratinho: saiu por 150 bahts, algo em torno de 15 reais! Super recomendo essa opção que, além de barata, garante a tranquilidade e segurança de nós, pobres turistas, na hora de irmos pras nossas acomodações!
ATENÇÃO: Tinha mais de uma empresa fazendo esse serviço, como vcs vão ver na foto abaixo, então sempre sonde com todas elas pra ver o melhor preço (no nosso caso, foram todos iguais)!
DICA: Fazendo isso (reservando o táxi no guichê), vc já é levado direto pra um táxi, sem ter que esperar em fila nenhuma (sempre tem fila lá fora)!
DICA 2: Ali no desembarque vc tb encontra um painel com mapas diversos (excelentes) e flyers de passeios pela região: não deixe de pegar os seus exemplares (grátis)!
Acomodação em Chiang Mai
Chiang Mai recebe milhares de turistas o ano todo, então o que não falta é opção de estadia por lá…mas isso significa que vc precisa ter claro o qto está disposto a pagar pela sua acomodação, pq os preços não são nenhuma pechincha, já que existem mtos hotéis de alto nível por lá…mas vc encontra algo pro seu bolso se souber buscar… O hotel que ficamos é o Nine Resident, suuuuuper bem localizado pra quem quer ficar no coração da cidade antiga (e poupar grana com deslocamentos pra bater perna na parte turística), mas NADA glamuroso…nadinha! A gte não curtiu tanto não, mas to colocando aqui pra vcs pq não foi de todo mal… Como disse, a localização era excelente, à primeira vista as instalações eram boas (principalmente as áreas comuns), e o quarto era decente (tirando o banheiro q era simples até demais…mas nada crítico)! O problema é que, como vcs podem notar pela foto, as portas e janelas do quartos davam pra área comum, o que faz com que seja um pouco barulhento pra dormir…
Tinha até um mimo na cama qdo chegamos, afinal, Chiang Mai é a terra dos elefantes!
A cozinha era parte comum, vc pode trazer suas próprias coisas e guardar aqui (com etiquetas pra colocar o nome e tudo mais)… De café da manhã eles fornecem pão de forma à vontade, geléia e leite condensado!!! Whaaaat??? Isso mesmo! kkkkk
A cidade murada de Chiang Mai e seus templos
Uma das cidades mais procuradas por visitantes na Tailândia, Chiang Mai encanta por seus templos e sua paz, msm em meio a tantos turistas…e o principal destino desses turistas é, sem dúvida, a Old City (cidade velha) dentro das antigas muralhas…além dos templos a cada esquina, claro!
DICA: Tomar um sorvete de fruta ou comer a própria fruta em pedaços (ambos vendendo por todo lado) enquanto caminha por aqui é sempre uma boa pedida!
Tava rolando uma exposição de arte em elefantes super fofa qdo fomos!
O fosso que cerca a antiga cidade murada de Chiang Mai:
E os muros não ficam menos encantadores à noite, mto pelo contrário:
Uma fotinho do mapa turístico que usamos lá pra vcs terem uma noção da quantidade de templos e atrações dentro da cidade murada (vcs nem imaginam a quantidade do lado de fora….rs):
As andanças por lá são assim: uma surpresa a cada esquina! Um templo aqui, um monumento acolá…assim é a linda Chiang Mai!
Talvez a principal atração da Old City, localizado bem no seu coração: o templo Chedi Luang! Aqui vc encontra mtos longes sedentos por papear com os gringos e treinar seu inglês! Aproveite!
ATENÇÃO: Caso vc não esteja usando calça ou saia que cubra as pernas, vc será orientado a vestir esse saião por cima da roupa (eles emprestam lá na hora, de graça)!
Esse templo ao lado do templo principal é permitido somente para os homens….então lá foi o maridinho enqto eu esperava do lado de fora:
Agora sim, hora de adentrar o templo principal!
ATENÇÃO: Não se esqueça de tirar os calçados e deixar nessas prateleiras na entrada do templo, tá?
Uau! Simplesmente UAU!
Milhares e milhares de folhas de ouro coladas….de ouro MEEEESMO!
Primeiro templo de Chiang Mai: CHECK!
Nossa próxima parada foi no vizinho Phan Tao: apesar da estrutura arquitetônica bem diferente, com esse ar mais rústico, era igualmente encantador! Ainda mais com essa área externa acolhedora!
DICA: Lembra que falei das frutas vendendo por todo lado? Taí um exemplo: essa “tangerina” gigante azedinha e super refrescante! Só 2 reais!
Não dá pra falar de todos os templos daqui, mas pode ter certeza que nem só de templos vive Chiang Mai: esse aí é o Centro de Arquitetura Lanna, onde vc pode conhecer melhor esse estilo e sua evolução através dos séculos!
Eu já mencionei que vale a pena andar por aqui de dia e de noite? Então: vale mto! 😉
Tha Phae Road: templo e mais templos no caminho pro rio
Uma das avenidas levando à cidade murada, a Tha Phae Road, tb concentra uma grande quantidade de templos e comércio por aqui! Vale mto a pena uma tranquila caminhada pra apreciar esse lado de Chiang Mai!
Exemplo: Wat Mahawan!
Outro exemplo: Wat Buppharam! A propósito: tem até estátuas de madeira de personagens Disney aqui…junto com os tradicionais Budas! kkkkkk
DICA: Uma lojinha super interessante com pinturas e estampas autorais de artistas locais!
A foto abaixo é uma prova de que o capitalismo realmente domina o mundo (e corrompe as melhores almas)….hehehehe!
Warorot Market: o mercadão deles!
Essa parte da cidade explode com comércio e produtos que vc nem sonha que possam existir… Enquanto o mais famoso é o Warorot Market, aqui ao lado vc encontra outros mais, como o mercado de flores, o Ton Lam Yai….todos mto interessantes pra vcs conhecerem!
Gente, é cada coisa q vc encontra aqui….meu Deeeeeus! hehehehe….tudo existe na sua versão seca! kkkkkkk
Essa banana chips é tudo de bom na vida do mochileiro! Levamo o pacote enorme e ele nos acompanhou por quase toda a saga (51 dias)! Delícia!
Então…essa “iguaria” aí é só pra quem quiser mesmo….eu passei….quem precisa comer larvas qdo se tem tantas coisas mais suculentas como opção, né? kkkkk
Rio Ping: pontes e atrações às suas margens
O rio que corta a cidade de Chiang Mai é o Ping e, mesmo ele não sendo nada espetacular de se admirar, ainda é super agradável pra frequentar os bares nas suas margens! Essa aí é a ponte Nawarat, que vc encontra ao final da Tha Phae Road!
E basta a noite começar a cair pra vc ver os barzinhos e restaurantes se acenderem do outro lado!
Se vc estiver nas redondezar do Warorot Market, vc pode usar essa passarela pra ir lá pra outra margem do rio Ping!
Seja qual for o barzinho que vc escolher por lá, tenho certeza que vai se divertir (pq constatamos que o povo tailandês sabe mesmo festar)….mas o bar/restaurante/balada The Good View é, sem dúvida, nossa sugestão pra vc! A começar por esse simpático e brincalhão guardinha de trânsito deles!
O lugar não só tem um clima delicioso e super animado, mas tb tem uma vista linda e refrescante do rio!
Isso aqui se transforma numa balada pesada conforme o tempo vai passando….super animado (não tirei foto da pista de dança….era baladona mesmo, gente)!!! Tem ambientes pra todos os gostos: casais românticos, grupos de amigos, pegadores…rs
DICA: A comida é uma delícia tb, e os preços super justos! Provamos de tudo um pouco!
Não deixem de vir!!! #ficaadica
Nimmanheimin Road: a área boêmia fora da Old City!
Essa região é cheia de bons restaurantes e bares, trata-se da área boêmia de Chiang Mai! Dentre as várias opções, aqui vc pode conhecer a famosa casa noturna Monkey Club, a Warm-up, tem a Fabrique e o The Hipster Bar!
ATENÇÃO: Por mais que no mapa turístico essa área pareça ser coladinha à cidade murada, é longe pra CACETEEEEE! Mas mtoooo longe mesmo! Fomos andando e quase MORREMOS de tanto caminhar….os pés chegaram lá rachados! Voltamos de tuktuk pro hotel, claro! Então não marque essa bobeira!
Santuário dos Elefantes: onde vc se diverte COM eles, e não às suas custas!
Vir para a Tailândia é (ou acaba sendo) sinônimo de ver elefantes, tamanha a expressão desses seres magníficos pra esse país! Infelizmente, uma atração ainda mto procurada pela grande maioria dos turistas é o passeio nas costas deles, algo q me revolta e embrulha o estômago só de pensar! Mas é por isso que a Maguzinha está aqui: pra orientar os bem intencionados (já que não há nada que se possa fazer com quem estiver mesmo mal intencionado)!!! Eu lhes apresento o Elephant Jungle Sanctuary: uma organização focada em resgatar elefantes que foram usados e abusados nesse mercado sem escrúpulos dos turismo tailandês e reabilitá-los no seu habitat natural! Eles têm, além da filial em Chiang Mai, santuários tb em Phuket e Pattaya!
Toda a reserva do passeio é feita no site deles mesmo, onde vc escolhe entre as opções de half-day (metade de um dia, que pode ser na parte da manhã ou da tarde), full day (dia inteiroi) e até overnight visit (visita à noite)! Qualquer que seja a sua opção de visita, eles vão te buscar no hotel bem cedinho (geralmente entre 06:30 e 07:30, vão enviar email combinando tudo certinho) e te deixam lá dps do passeio (contanto que seu hotel seja em Chiang Mai mesmo)! Tudo super organizado!
Chegando lá vcs serão recepcionados pelos guias super atenciosos e simpáticos (e animadíssimos), que orientarão o grupo todo sobre a programação da visita! Todos receberão uma bata tradicional pra usar durante a visita (dps vc vai devolvê-la, tá?)!
DETALHE: Seja qual for sua opção, tb está incluída no preço uma refeição tradicional deliciosa (e super saudável) ao final da visita!
A primeira parte do passeio é uma ambientação, onde os lindões ainda ficam atrás dessas cercas pra gente aprender a alimentá-los corretamente! Haja banana pra saciar essa turma, gente!!! É uma diversão só!!! Que vontade de voltar lá!!!
DICA: Eles levantam a tromba e abrem a boca se vc falar “bon bon”! kkkkkkk
ATENÇÃO: Não marque bobeira com celulares, câmeras e afins enquanto estiver próximos deles, tá? Eles podem não ser ágeis como os macacos, mas tb pegam as coisas…e com uma força danada!!! kkkkkk
DICA 2: Ao invés de ficar igual uma retardada indo e voltando da cesta gigante de bananas pra pegar “munição” pra alimentá-los (tipo o que a tapadinha aqui fez….kkkkkk), encha os bolsos de bananas pra poder aproveitar mais tempo de interação com eles! 😉
ATENÇÃO: Só não marque bobeira enquanto fica posando pras fotos (como o meu digníssimo quaaaase fez), pq eles têm um faro bom pra cachorro…..hehehehe! Olha esse filhotinho “tateando” o Tiago até chegar ao pote de ouro!!! kkkkkk
A próxima atividade da visita acontece numa outra área da reserva, do outro lado do rio que passa por essas matas….ou seja: tínhamos que atravessar uma bendita ponte! Ok, ok….a ponte não tem nada demais, não é nada apavorante ou coisa parecida….isso pra quem não tem pavor de pontes que balançam, como euzinha aqui!!! Tenho simplesmente PÂNICO! kkkkkk….e não faço questão de disfarçar! kkkkkkk
Dessa vez, a interação rola com eles soltos e nós dentro de um “camarote”, ou seja: eles que vem até a gente atrás do que??? Mais bananas!!! Muuuuuito mais!
Olha a selfie das nossas vidas! hehehehe
Próxima parada: spa de lama, o lugar preferido deles! Sim, sim, meus amigos….é pra se sujar com vontade! Vc pode entrar de roupa e tudo ou de roupa de banho, como preferir! É por isso que é tão importante trazer uma muda de roupas pra “sujar”, pra vc não ter q voltar pra Chiang Mai feito um mulambo enlameado….kkkkkkk!
A regra aqui é se divertir junto com eles: eles AMAM ser esfregados com lama! Quanto mais, melhor! Os guias só chamam a atenção pro fato que eles não enxergam ATRÁS deles, então vc que tem que prestar atenção pra eles não pisarem no seu pé com o “pezinho” deles…..faz um estrago, né?!
Conheçam o Mário: nosso guia super hiper mega blaster legal!
E, pra finalizar, nada como um banho de rio pra tirar essa lama toda, né?! Lá fomos nós….que sensação maravilhosa, gente!!! Voltamos a ser crianças! Era sorriso de orelha a orelhas, gargalhadas, guerra de baldes d´água….uma diversão sem igual! Melhor e mais gratificante aventura das nossas vidas de mochileiros!
Ok: os elefantes têm uma vantagem competitiva na hora de jogar água na gente, né?! Daí não vale, poxa vida…hehehehe!
Foto final do grupo que teve a honra, privilégio e alegria de passar uma manhã inesquecível nesse lugar incrível!
Dps de tudo isso eles te mostram os chuveiros (na frente de todo mundo) pra vc tirar o que ainda sobrar de lama ou qq outra sujeira, e daí vc pode ir nos banheiros se secar e trocar pra se preparar pra refeição e partir de volta pro seu hotel!
Eu esqueci de tirar foto do liiiiindo e suculento buffet de almoço às margens do rio, mas acreditem em mim qdo eu falo que é bem farto e vcs não vão passar sufoco! Delícia!
DETALHE: As bebidas que não forem água são pagas a parte, tá? Caso vcs queiram….
Vcs ainda tem dúvida se valeu a pena essa visita? Não só valeu cada centavo, como pagaríamos mto mais pra viver isso de novo (e vamos pagar um dia, qdo trouxermos nossos filhos)! Experiência incrível, única, inesquecível e inigualável! Vai ficar guardada nos nossos corações!
DETALHE: Como nós iríamos parte de Chiang Mai pra Chiang Khong, onde atravessaríamos a fronteira com o Laos, nós acertamos previamente por email que o nosso guia nos deixaria na rodoviária de Chiang Mai na volta….e assim foi! Sem crise, sem sustos, sem problemas: chegamos sem correria alguma com mais de 1 hora faltando pro nosso busão!
Day Tours de Chiang Mai
Chiang Mai fica no norte da Tailândia e, por ser uma grande cidade e foco dos turistas, acaba concentrando mtas opções de passeios interessantes nessa parte do país! Além do passeio pros santuários de elefantes (gente, procurem realmente uma organização que AJUDA esses bichanos, não aquelas que USAM os pobres coitados), vc tb encontra passeio pros templos ao redor de Chiang Rai, como o White Temple, pras fontes termais, assim como para a tríplice fronteira entre Tailândia, Myanmar e Laos, ou até as visitas aos vilarejos das mulheres “pescoçudas”! Vms ter um post só sobre nosso passeio pra lá e pras outras atrações próximas, pode deixar!
A dica é sondar o que tem ao redor, escolher o que te interessa, e se jogar! Meu próximo post vai mostrar várias dessas atrações pra vcs terem uma noção! Não percam!
Ida para Chiang Khong: nossa porta de saída para o Laos
Uma das etapas mais críticas (e ousadas) da nossa aventura pela Ásia, quiçá das nossas vidas como mochileiros, seria a travessia da Tailândia para o Laos pela sua fronteira nordeste…mas isso não é tão simples qto pode soar: atravessaríamos o rio Mekong e, não satisfeitos, desceríamos por eles durante 2 dias até umas das cidades mais visitadas do Laos!
Ok, Magu….ainda não vemos o grande problema nisso…
Então, gente…não estamos falando de Europa ou EUA: lá não tem uma oferta grande de sites de empresas que fazem esse passeio, ou, qdo tem, os preços são mais voltados pra aquela nata de turistas nutella….ou então os sites estão na língua local! Só perrengue! O lance foi pesquisa num blog aqui, noutro acolá…entrar em contato com hotéis e contar com a boa vontade (e como) de um simpático funcionário francês de um desses hotéis pra nos dar todas as dicas!
Fora isso tudo: foco, força e fé! Mta fé! hehehehe
ATENÇÃO: Existem empresas que fazem o pacote completo saindo de Chiang Mai até o Laos….mas isso leva o dia todo, incluem algumas coisas que não nos interessava….enfim, pode ser que isso funcione pra vcs! Vai de cada um! Aqui estão alguns que vcs podem consultar:
AyaService (tentamos contato com eles de várias formas pra tentar acertar a partida em outro horário, mas não conseguimos)
Travel Hub Chiang Mai
Nagi of Mekong
Pra quem tb não se encaixa nessas opções, a primeira etapa seria ir até a rodoviária de Chiang Mai pra garantir a passagem de busão pra Chiang Khong!
DICA: A rodoviária é beeeem afastada da zona turística da cidade, então nada de sair andando até lá na esperança de poupar um dindin do tuktuk! Sério! Combine um preço bacana com algum motorista pra ele te levar, esperar um tiquinho enquanto vc compra as passagens e já te trazer de volta!
DICA 2: Não há extrema necessidade do motorista ficar te esperando, pq lá na porta da rodoviária tem uma oferta tremenda de tuktuks tb! Fiquem tranquilos!
A empresa que teria busão no horário que nos interessava era a Greenbus, como vcs podem ver pelo guichê na foto abaixo!
ATENÇÃO: Aqui pela Ásia vc tem sempre que ficar de olho nos assentos e locais reservados pra monges! 😉
Como vcs podem ver, apesar de simples, a rodoviária de Chiang Mai tem opções pra comer antes da sua viagem!
Claro que compramos a Lays versão tailandesa, né?! kkkkkk
Olha aí nosso busão já pronto pra partir! O ônibus era ótimo, o serviço da empresa tb foi mto bom (com direito a nos darem Oreo e água geladinha no busão) e a viagem foi super tranquila!
Bom, gente….acho que é isso que vcs precisam saber sobre nossa estadia em Chiang Mai! Vou dar mais detalhes sobre nossa passagem por Chiang Khong (no caminho pro Laos) no próximo post, fiquem de olho!!! Próxima parada: aventura pelo rio Mekong!!! Uhuuuuuu!
Beijokas!