Andorra – Andorra-a-Velha e Pirineus

Andorra!!! Quando que eu cogitei conhecer Andorra, gente?

Sexta menor nação europeia, livre de impostos e paraíso dos esquis (ou seja, dos ricos), eu não sei o que deu na nossa cabeça quando incluímos Andorra no nosso roteiro…mas que é muito maneiro poder dizer que já estivemos até em Andorra-a-Velha (e com a nossa mochileirinha à tiracolo), isso é! Só vem!

Ficha Técnica de Andorra:
Quando fomos pra lá: Novembro
Temperatura média na época: 3 a 7 graus durante o dia e de -5 a -1 graus à noite
Quantos dias passamos lá: 0,5 dia

O que você vai encontrar nesse post (se preferir, pode clicar nos assuntos pra ir mais rapidinho…rs):
Visto para Andorra e moeda local
Como chegar em Andorra
Carro em Andorra
Santa Coloma
Andorra-a-Velha: a capital de Andorra
Outros lugares pra visitar em Andorra
Saindo de Andorra: os Pirineus!

Visto para Andorra e moeda local

Apesar de Andorra não ser membro da União Europeia (mesmo estando no coração da Europa), esse país se comporta como um perfeito “europeu” no que tange o comércio e demais relações internacionais…e também NÃO exige visto de brasileiro!

CURIOSIDADE: Vc pode pedir um carimbo souvenir na fronteira (se quiser)!

Como eu disse, como Andorra se comporta como um perfeito país europeu, eles também adotam o EURO como moeda oficial aqui!

Como chegar em Andorra

Não é todo mundo que pode dizer que já ouviu falar sobre Andorra, tenho que admitir…então, pra você que nem tem idéia de onde fica esse pequeno país, dá uma olhada nesse mapa da Europa… Estão vendo aquele pin vermelho bem entre a Espanha e a França? Prazer: Andorra! kkkkk

Nós estávamos partindo pra uma roadtrip de Barcelona rumo a Mônaco (sim, passaríamos por Andorra e todo o litoral francês), a alugamos um carro no aeroporto de Barcelona mesmo (vc pode ler sobre isso e muitas outras dicas de lá nesse post aqui). O trajeto de Barcelona pra Andorra de carro tem cerca de 215 km, o que leva algo em torno de 2 horas e 45 minutos. Basicamente, vc pode fazer um desses dois caminhos:

Como Andorra é um país pitico de tudo, vcs vão notar que, na maior parte do tempo, vc vai dirigir em estradas espanholas…hehe…então é bom entender como elas funcionam! As autopistas que começam com a sigla “AP” cobram pedágio (e bem caro, por sinal), enquanto as autovias começando por “A” não tem pedágio! Existem outras autovias que podem começar com outras letras e também não cobrar pedágio, como as “N”….e existem outras que, por vezes, cobram e em outros trechos não cobram, como as “C”. Via de regra: tenta mirar nas estradas “A” e “N”.

DICA: Eu uso o Google Maps em qualquer lugar desse mundo (que dirá na Europa), e ele nunca me deixou na mão no quesito “mostrar onde tem pedágio e onde não tem”. Basta você traçar sua rota nele e adicionar a opção “Evitar pedágios”. Pronto!

Eu uso bastante esse mapa aqui quando vamos dirigir na Espanha (vc pode clicar aqui também):

Pra fugir do pedágio, usamos a A-2 e a C-14 (evitando a C-16, já que essa tinha pedágio) pra ir de Barcelona pra Andorra e foi super tranquilo! Caso a gente optasse por ir por estradas com pedágios, teria dado apenas 8 km a menos (e mudaria apenas 2 minutos no tempo)!

DICA 2: Eu também consulto bastante o site Tolls.eu pra verificar estradas, túneis e pontes com cobrança na Europa!

Muitas (MUITAS) montanhas e neblina na ida pra Andorra: lembrem-se que estamos falando de um país encravado na cordilheira dos Pirineus a mais 1000 metros de altitude!

Sabe quem não se importa com isso? Minha mochileirinha bruta!

Momento em que passamos pela fronteira entre Espanha e Andorra.

Bem vindos a Andorra!!!

Carro em Andorra

Durante o inverno ou temporada de neve de Andorra (de 1º de novembro a 15 de maio) é obrigatório ter pneus de inverno montados (indicados com um ícone de floco de neve) ou usar correntes de neve (no caso das estradas estarem cobertas de neve). Se você for pego sem eles, pode ser multado em € 180 no local.

Existem postos alfandegários nas fronteiras francesa e espanhola. Do lado francês eu tinha lido que vc deve desacelerar e parar se assim for indicado (o que não aconteceu conosco quando fomos pra lá…mas vou falar melhor no post de Béziers). Também li que vc deve desacelerar na entrada e na saída de Andorra, o que fizemos…mas não solicitaram que parássemos.

PS: Eu li que, no regresso à Espanha, é obrigatório parar e abrir a mala, mas isso não aconteceu com a gente (porque voltamos um trechinho no território espanhol antes de seguir pra França). Em todo caso, fica aqui o aviso.

J´á na capital de Andorra, que se chama Andorra-la-Vella, estacionamos nosso carro no Aparcament Comunal Prat de la Creu que ficava super bem localizado pra voltinha que queríamos dar no centro. Era um edifício garagem com máquinas automáticas pra pagar (em cartão ou dinheiro) na saída. Super prático.

Santa Coloma

Mas aaaaaaaaaaaantes de chegarmos ao centro da capital de Andorra (2,3 km antes pra ser mais precisa), fizemos um pit-stop ligeiro na Igreja de Santa Coloma. Essa catedral é reconhecida como uma das mais antigas igrejas de todo o principado, já sendo mencionada nos atos de consagracão da catedral de La Seu d’Urgell em Lleida em 1040!

Andorra-a-Velha: a capital de Andorra

Andorra, também conhecida como Principado de Andorra é a sexta menor nação da Europa situado no coração das montanhas dos Pireneus. O país, que pode ter sido criado por Carlos Magno, é conhecido por suas estações de esqui e pelo status de paraíso fiscal que incentiva compras sem impostos! Nós estávamos desembarcando na capital, que se chama, Andorra la Vella, e é famosa pelas butiques e joalherias na Avenida Meritxell, além de vários centros comerciais!

Fomos recebidos com uma chuva fina, fria e constante…mas isso não nos impediu de bater um pouquinho de perna por lá (afinal, estávamos morando na Irlanda, terra da chuva constante…hehehe)!

Passadinha pela prefeitura de Andorra-a-Velha (como é conhecida em português):

Catarina não estava nada feliz em ficar parada tirando fotos na chuva…kkkk

Próxima parada: Plaça del Poble. Essa é a praça central de onde se tem um panorama da cidade (e era em cima do estacionamento que paramos…hehehe):

Catarina, a nossa mochileirinha número 1 (porque a nossa segunda mochileirinha ainda não tinha sido feita…mas um dia voltaremos com ela) em Andorra! Uau!

As barraquinhas de Natal ainda estavam fechadas nesse dia (que pena), faltava alguns dias pra inaugurarem…mas já dava pra ver que isso aqui viraria um fervo!

Fomos bater um pouquinho de perna na Avenida Meritxell (e ver as famosas lojas e joalheirias):

Garantindo alguns souvenirs de Andorra…rs

Nosso almocinho foi na hamburgueria Chester, bem perto da prefeitura (aqui):

Nina bela e comportada aguardando o moço esquentar seu almocinho (que a mamãe trouxe numa marmitinha de Barcelona)!

Cada um com sua bebidinha: papai na Coca (motorista), mamãe na sua cervejinha merecida…e Ninoca no pic-me! kkkkk

Daqui, vc também pode passar pela Casa de la Vall, uma casa histórica que funciona como sede do Conselho Geral de Andorra (o parlamento mais antigo da Europa) e é um património cultural de Andorra. Foi construída em 1580 como mansão e torre de defesa pela família Busquets.

A catedral da cidade, a igreja de São Estevão, também fica ali pertinho:

E assim encerrávamos nosso breve, ainda que proveitoso, passeio por Andorra-a-Velha, a capital de Andorra! Quem diria…conhecemos Andorra!

Outros lugares pra visitar em Andorra

Tinha outros dois lugares que gostaríamos de ter ido enquanto estávamos em Andorra, mas, por motivos de força maior, não pudemos… O primeiro deles é a cidade de Les Escaldes. Nós até passamos por lá, mas o objetivo era ter ido ao Centre Termolúdic Caldea (aqui). Esse spa maraaaa é o maior da Europa e fica aberto o ano todo, mas infelizmente a nossa Nina não poderia  na época por conta da idade (só é permitido pra maiores de 3 aninhos)!

Outra cidade que vale a pena dar uma passadinha por aqui é Ordino, uma cidade com aquele estilo medieval que é impossível desagradar qualquer viajante. Nós só não paramos porque, por conta da chuva constante, não queríamos correr o risco de atravessar os Pirineus (porque iríamos pra Béziers, na França) à noite e com chuva (fora o risco de neve)!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Saindo de Andorra: os Pirineus!

Se tem outra coisa que a gente queria muito conhecer nesse trajeto, essa coisa era a Cordilheira dos Pirineus! Essa cadeia de enormes montanhas separa a Península Ibérica (Espanha e Portugal) do restante da Europa, estendendo-se por mais de 430 quilômetros entre a Espanha e a França e passando de 3.400 metros de altitude! É possível fazer trilhas que atravessam toda a extensão da cordilheira, e ainda tem parques nacionais com trilhas mais curtas. Existem dezenas de resorts de esqui por aqui, nos dois lados dos Pireneus!

ATENÇÃO: Desde que comecei a pesquisar essa rota, o que eu mais lia era que era pra gente evitar a QUALQUER CUSTO sair muito tarde de Andorra pra NÃO PEGAR OS PIRINEUS À NOITE! O risco de transitar por aqui, ainda mais nessa época de neve e chuva, é muito alto…então EVITE!

Olha esse pôr do sol nos Pirineus que testemunhamos:

Resolvemos dar uma paradinha no acostamento pra eu filmar pelo lado de fora…e eu surtei! Inclusive, surtei de medo desses bichos virem pra cima de mim! hehehehe

Morzão também pisou pra fora do carro só pra uma foto (a filhota estava quase dormindo quentinha na sua cadeirinha):

Nosso caminho pelos Pirineus:

Olha….tem curva nesse lugar, viu? Pqp…e o tanto que vc enjoa? 🙁

Era vilarejo atrás de vilarejo….atrás de muita curva….muuuuuitas curvas….e até acordou nossa pituquinha! O que não sabíamos é que ela (e eu) vomitaria minutos depois desse vídeo de tanto enjoo…tadinhos de nós (sim, porque até o Tiago ficou nauseado)!

O jeito foi fazer uma parada estratégica pra pisar em solo firme por uma horinha…a escolhida foi a cidade de Prades, já na França, onde encontramos um café aberto (bem meia boca), mas que foi um alívio…

Faltava ainda 1 hora e meia até nosso hotel em Béziers, mas era hora de respirar fundo (literalmente) e encarar a estrada! Nos vemos em Béziers, se Deus quiser com menos enjoos no restante do trajeto…desejem-nos sorte! 😉