Espanha – Barcelona

Bem vindos a Catalunha!

Sempre tive uma vaga noção de que a Espanha era “informalmente” dividida em vários pequenos países dentro do seu território, um conflito que se arrastava por anos, séculos a fio, sem nunca ter uma previsão de solução. No entanto, desde que comecei a fazer cursos de especialização enquanto morava em Galway e fiquei amiga de alguns espanhóis, essa “vaga noção” evoluiu pra um “conhecimento adquirido” depois de ouvir os motivos das partes envolvidas…rs! Em resumo: a Espanha nada mais é que a junção de vários países dentro de um mesmo pedaço de terra, e isso se reflete diretamente na riqueza de cultura daquele local! Diferentes povos e línguas fazem da Espanha um lugar incrivelmente único, e nossa primeira parada nos permitiu conhecer um pouco mais de Barcelona, a capital de uma das suas mais famosas regiões, a Catalunha! Popular entre os fanáticos por futebol, por conta do glorioso “Barça”, a cidade encanta também os amantes de arte, música, comida e muito mais! Sejam bem vindos à Catalunha!

Ficha Técnica de Barcelona:
Quando fomos pra lá: Novembro e Dezembro (duas vezes)
Temperatura média na época: 6-7 graus durante o dia e 2-3 graus à noite
Quantos dias passamos lá: 5 noites e 4 dias no total

O que você vai encontrar nesse post (se preferir, pode clicar nos assuntos pra ir mais rapidinho…rs):
Aeroporto de Barcelona
Acomodação em Barcelona
Passeio do Colón e informações turísticas de Barcelona
Transporte Público em Barcelona
Parque Güell
A Sagrada Familia
Casa Batlló: incrível!
Passeig de Gracia e o melhor almoço de todos: CHURRASCO!
Arco do Triunfo e Parque da Citadela
Orla de Barcelona: legado das Olimpíadas de 1992
Ramblas, Bairro Gótico e Catedral de Barcelona
Mercado de La Boqueria nas Ramblas
Chocolate com porras, Praça Espanha e a frustração na Fonte Mágica
Camp Nou Experience: passeio pelo Estádio do Barça
Montjuic e seu teleférico
Complexo Olímpico de Barcelona: boquiabertos!
Museu Nacional de Arte da Catalunha e Poble Espanyol
Despedida de Barcelona: a famosa sangria!

Aeroporto de Barcelona

Até hoje, depois de viajar pelos quatro cantos do mundo, ainda considero o aeroporto de Barcelona um dos mais legais que já estive. E olha que já passei por eles algumas vezes, mesmo que só para escalas rumo a outros cantinhos do planeta….hehehe!

No entanto, aqui vou falar mais a fundo de como chegamos e saímos dele nas duas vezes em que realmente ficamos pra curtir a cidade de Barcelona!

SHUTTLE:

Tanto pra chegar, quanto pra partir, vc pode usar o shuttle (ônibus) da empresa Discover Aerobus pra transitar entre o aeroporto de Barcelona e o centro da cidade. Os ônibus partem a cada 5 minutos do lado de fora do desembarque (perguntamos no quiosque de informações, porque não tínhamos visto as placas indicando a direção) e levam cerca de 35 minutos até a Plaça de Catalunya (pra vcs terem uma referência). O “return ticket” (que te dá direito a usar o ticket também no outro sentido) pode ser comprado em dinheiro com o funcionário que fica no ponto de partida do shuttle e com o próprio motorista, ou com cartão de crédito nas máquinas automáticas que existem nos pontos. Vc pode conferir as tarifas aqui.

Na hora de voltar pro aeroporto, quando vc estiver esperando num dos pontos do centro da cidade, preste atenção no DESTINO do ônibus: T1 ou T2. Você tem que saber qual o terminal de onde seu voo partirá, Terminal 1 (T1) ou Terminal 2 (T2), pra evitar ter que andar MUITO lá dentro do aeroporto. Veja aqui os pontos de parada de cada uma das linhas.

CARRO ALUGADO:

Na segunda vez que curtimos Barcelona, como iríamos passar 10 dias viajando de carro pela região entre Barcelona e Mônaco com nossa bebê de 1 aninho, a melhor opção foi alugar um carro no próprio aeroporto e já sair de lá motorizados. Nós geralmente usamos o rentalcars.com pra sondar preços e empresas da região (de qualquer lugar do mundo), e foi assim que contratamos nosso carro aqui. Marcamos de pegar e devolver o carro aqui no aeroporto…e boa! Achamos uma tarifa excelente pra um carro econômico (que, na época, ainda comportava nós 3….o que agora mudaria, já que já somos 4….rs)!

DICA: A cadeirinha de bebê era nossa mesmo, nós carregávamos pra todo lugar que íamos porque temos direito de despachar nas companhias aéreas sem custo adicional.

Acomodação em Barcelona

Nossas acomodações nas duas estadias em Barcelona foram completamente distintas, tanto em estilo, quanto em preço…hehehe! Pra primeira viagem, ainda como casal mochileiro sem filhos, nós usamos fechamos um hostel em Barcelona pelo Hotels.com. É bom ressaltar que não gostamos nada do hotel, chamado Click & Click Las Ramblas, apesar de ele aparecer bem rankeado em vários sites de pesquisa. Não foi nem tanto pela estrutura dele (que não era das piores) ou pela localização (era muuuuuito bem localizado), mas sim pela “pegadinha do malandro” que caímos… Sabe aquele bando de letrinhas minúsculas que ficam no rodapé da página e só servem pra pegar turista bobo? Pois então…eles foram além! Tiveram algumas coisas que estavam no meio das letrinhas sim, mas tiveram outras que não estavam em lugar algum e tivemos que pagar…ou seja: FURADA! A diária do hotel estava saindo por 36 euros por casal no site, e foi esse preço que contratamos quando fechamos o negócio… Cinco dias antes de viajarmos (isso mesmo, menos de uma semana) recebemos um email deles dizendo que teríamos que pagar uma porrada de taxas quando chegássemos ao hotel, coisas absurdas…só sei que o total pularia de EUR 108 pra EUR 204!!! Isso mesmo, quase dobrou! Era taxa pra todo gosto: taxa de turismo, taxa pra usar roupa de cama, taxa pra arrumadeira arrumar nosso quarto todos os dias (o que não aconteceu em NENHUM dia)…uma roubada!
Enfim, gente, não recomendo NEM UM POUQUINHO! rs… Além disso, o aquecedor parecia não dar conta de esquentar o quarto direito e, como já disse, ficamos 3 noites lá e a faxineira não passou nem perto da porta do nosso quarto…

Já na segunda vez não demos essa bobeira! Como íamos chegar num voo mais tarde e, na volta, sair num voo mais cedo (e já éramos uma mini família mochileira com uma bebê de 1 ano, sendo que a nossa segunda filhota ainda era só um projeto…rs), pegamos um hotel Ibis bem próximo ao aeroporto (aqui). Eu sei que, a princípio, a distância pode parece um empecilho pra ir conhecer o centro da cidade, mas como estávamos de carro isso não atrapalhou em nada! Nadica mesmo!

Era muito tarde, nossa Catarina estava super cansadinha, e os funcionários foram extremamente fofos com ela, dando, inclusive, um kit de desenho pra ela brincar enquanto fazíamos check-in!

Tinha até bercinho arrumado (que solicitamos na reserva) no quarto!

E esse foi um dos melhores cafés da manhã que já tomamos em hotéis Ibis, parecia que estávamos em casa (no Brasil) de tanto que a comida era familiar…que tudo!

Passeio do Colón e informações turísticas de Barcelona

Na nossa primeira vez em Barcelona, o dia amanheceu GELADO (não estávamos esperando um frio desses por aqui….cidade praiana), e lá fomos nós até o Passeio do Colón (a 200 metros do hotel) buscar mapinhas e informações turísticas pra desbravarmos a cidade. Debaixo do monumento do Colón (ou Colombo….Cristóvão Colombo, sabe?) fica um escritório de apoio ao turista. Todos os mapinhas são grátis e a mocinha é super atenciosa (abre às 08 horas….o sol ainda estava se firmando na época que fomos)!

Transporte público em Barcelona

Enquanto eu pesquisava sobre o metrô de Barcelona descobri que, pra melhor atender os turistas que chegariam pras Olimpíadas de 1992, a malha foi ampliada pra caramba e se espalhavam pela cidade todinha. Obviamente, todas as áreas turísticas são atendidas por (pelo menos) uma estação, então compensa bastante comprar aqueles tickets turísticos que liberam o transporte por um dia inteiro… Compramos nossos cartões de 2 dias por EUR 13,40 cada um nas próprias máquinas dentro da estação de metrô. Você pode pegar informações mais atualizadas no site oficial do cartão Hola Barcelona, onde vc encontrará tickets para 2, 3, 4 ou 5 dias. Aproveite!

Paruqe Guell

Com o mapa turístico e o cartão de transporte em mãos, partimos pro nosso primeiro destino da temporada espanhola: Parque Güell! Existem duas estações de metrô que dão acesso ao parque: Lesseps e Vallcarca. Nós descemos em Lesseps e fomos caminhando até lá….pelo lado que chegamos teríamos que subir um bom tanto pra chegar ao coração do parque….mas nada que os catalães não tenham previsto e dado um jeitinho pra facilitar nossas vidas…

Se não for a principal atração da cidade, está com certeza no top 3 das mais visitadas e vc não pode considerar uma viagem a Barcelona sem ter ido ao parque… O parque foi totalmente projetado por Antoni Gaudí, famoso arquiteto catalão e expoente máximo do modernismo daquela região. O estilo único do artista se reflete em todo e qualquer cantinho do parque, vc não precisa entender nada de arte (como a gente) pra ficar boquiaberto com tanta criatividade e inovação. Nós entramos pelo lado que tem um mirante bem legal e aproveitamos pra dar uma conferida na cidade amanhecendo lá embaixo antes de seguir pelo parque.

A maior parte do parque é liberada pra vc andar, não precisa pagar nada! Segundo o Tiago, quando ele veio aqui na primeira vez tudo era FREE, até a parte que hoje é paga (Monumento Parque Güell)…

Infelizmente, agora vc precisa comprar um ticket de EUR 8 pra poder entrar na “zona do Monumento” como eles chamam a parte ali ao redor das 100 colunas (e incluindo aquele espaço). Caso vc compre pela internet antecipadamente o preço será 1 euro mais baratinhos: EUR 7! Pra maiores detalhes sobre os preços (pra crianças, idosos, etc) vc pode conferir aqui.

Depois de comprar o ticket vc tem acesso a parte principal (entrada principal) do parque e pode começar a pirar nos detalhes desse lugar…

Além de acessar o espaço das 100 colunas, vc pode subir naquele terraço que tínhamos visto só por fora quando estávamos andando pelo parque:

A Sagrada Família

Para chegar à Catedral da Sagrada Família entramos novamente no metrô e desembarcamos na estação Sagrada Família. Com certeza, estávamos diante de um dos símbolos de Barcelona, isso pra não dizer da Espanha como um todo. A obra inacabada de Gaudí atrai milhares de pessoas do mundo todo e caso vc queira fugir das filas pra entrar na catedral e/ou subir nas torres pode comprar seus tickets online no site oficial, mas terá que marcar o horário da sua visita.

Casa Batlló: incrível!

Já que estávamos na capital da Catalunha, uma overdose de Gaudí não faz mal a ninguém, né?! Então lá fomos nós conhecer a Casa Batlló que pertencia a uma familia abastada de Barcelona. Não…não é por isso que a casa número 43 em Passeig de Gracia é famosa não! O fato é que o proprietário contratou Gaudí pra reformar o edifício todinho…e o resultado é uma das coisas mais espetaculares que já vimos na vida!!! Isso sim faz valer cada centavo que vc pagou no ticket de entrada! Não percam!

Cada cômodo fazia nossas cabeças “explodirem” de tanta inovação e criatividade…um show de cores e formas pra ninguém botar defeito!

[Ir para a Lista de Tópicos]

Passeig de Gracia e o melhor almoço de todos: CHURRASCO!

Depois da incrível visita à Casa Batlló, aproveitamos pra conhecer a avenida mais badalada de Barcelona: Passeig de Gracia! Pense numa loja de grife, num restaurante chiquérrimo, em carros exuberantes….vc está no lugar certo! Tudo do bom e do melhor está nessa linda avenida e vc não vai se cansar de andar pra cima e pra baixo nela, pode acreditar!

Sabe mais um motivo por termos amado tanto nosso primeiro passeio em Passeig de Gracia? O restaurante La Vaca Paca (que agora vi que não existe mais…pena pra vcs)!!! Pense num casal que é fissurado em carne vermelha (vermelha mesmo…..crua….sabe?) e não comia uma há quase 6 meses (porque estávamos morando na Irlanda)! Nós dois! E o que encontramos nesse restaurante? Churrascooooo! E pra colocar a cereja no bolo: vc comia à vontade, com direito à bebida e à sobremesa e só pagava EUR 10,45 por pessoa!!! Milagres acontecem, gente!!! 🙂

Descemos até a Plaça de Catalunya e pudemos ve-la durante o dia (só tínhamos passado por ali na noite da chegada):

Arco do Triunfo e Parque da Citadela

Desembarcamos na estação Arc de Triomf pra conhecer o Arco do Triunfo de Barcelona e passear pelo Parque da Citadela que fica bem ao lado.

Vc só precisa atravessar essa “rua” depois do Arco do Triunfo e vai se deparar com o portão do Parque da Citadela:

Agora, quer saber a parte mais legal de viajar o mundo? É viajar o mundo com filhos! No nosso caso, com filhas (já que temos duas nesse exato momento)! Nós não só voltamos até esse parque INCRÍVEL, como trouxemos nossa primeira pimpolha (na época, só tínhamos ela):
E até o dia ficou mais bonito pra receber a nossa Catarina:
A série “fazendo amiguinhos pelo mundo” estava só começando…
Esse lugar conseguiu ficar ainda mais lindo com ela…
Bolhas de sabão: agradando crianças de todas as idades em qualquer lugar no mundo (acredite em mim…do Brasil, passando por Barcelona, até a Jordânia, onde já estivemos com elas….rs)
E pombinhos! Sempre!
Bichinhos em geral…rs
E a chance de poder refazer essa cena?
Definitivamente, o Parc de la Ciutadella é nosso cantinho favorito em Barcelona…

Orla de Barcelona: legado das Olimpíadas de 1992

Do Parque da Citadela até a orla da cidade foi uma caminhada cruel….andamos muuuuito, vcs não tem noção! Sem contar que já estávamos cansadíssimos das andanças o dia todo…enfim, se puderem pegar algum transporte até lá: não hesitem! rs

PS: Quando estávamos com a pequena, fizemos esse trajeto de carro…bem melhor! rs

Passamos por um bairro que parece ter sido todo revitalizado pra época das Olimpíadas e hoje ele tem quadras e escolas pra todos os lados…igualzinho o que está aconteceu no Brasil pros Jogos de 2016, né?! rs
A orla de Barcelona é enorme e aproveitamos pra tomar o que seria o último banho de sol da nossa temporada Europeia bem ao estilo Cidade dos Anjos, sabe?! hehehehehe! Era um monte de banquinhos super estilosos e direcionados pro mar….mto legal!

E todo o resto da orla tinha alguma menção aos jogos olímpicos…e tudo tão amplo, limpo, bonito! Ahn….e um DETALHE: a cidade todinha tem rede wifi liberada… Tá bom pra vc?!

Ramblas, Bairro Gótico e Catedral de Barcelona

A noite já estava caindo quando voltamos pra região das Ramblas e pudemos explorar melhor o bairro gótico de Barcelona.

No bairro gótico vc pode dobrar uma ruazinha e se deparar com uma praça imensa e vários cafés ao redor…

Pode ver tantos prédios medievais quanto clássicos, como a prefeitura da cidade:

Ou vc pode dar de topo com a Catedral de Barcelona…linda!!!

Mais um pouquinho dessa região das Ramblas, só que da segunda vez que aqui estivemos, como uma família de mochileiros…
A criança estava COMENDO UMA FOLHA SECA QUE ELA PEGOU DO CHÃO e a gente só viu depois…quando analisamos as fotos! Hehehehe…é raro, mas acontece muito! kkkkk
E as Ramblas adquiriram um charme ainda mais especial sob os olhos dela…
Almoço nas Ramblas = Paella! Sim, até a bebê mochileira come!
Sangria pra mamãe e pro papai, água pra neném! 😉
Mais caminhadinhas pelas Ramblas e pelo bairro gótico pra fazer digestão nesse final de tarde…

Será que ela dorme nesse passeio pelo lindo bairro gótico?

PS: Ela dormiu 3 segundo depois dessa foto (ela é muito bruta…dorme em qualquer lugar desse planeta)! 😉

Que final de dia incrível!

Na nossa segunda visita à Catderal de Barcelona, tivemos a grata surpresa de encontrar uma feirinha de Natal deliciosa (já era dezembro):

Finge que vc não destroçou um enfeite de uma barraquinha de Natal, Catarina! A cara da pessoa:

Mercado La Boqueria nas Ramblas

Na nossa primeira vinda a Barcelona, nós não tínhamos encontrado essa joia chamada La Boqueria, bem no coração das Ramblas!

Se liguem na sequência de fotos (e no vídeo no final) da Catarina usando todo seu charme com o moço do mercado….fofuraaaaa!

E não deixe de aproveitar pra almoçar lá dentro também….pode parecer “pega turista” (a gente, geralmente, tenta evitar isso), mas foi muito bom!

DETALHE: Nós dois queríamos a paella de frutos do mar….mas a MAMÃE aqui pediu um de vegetais pra garantir que não fosse tão forte pra Catarina poder comer. Adivinhem qual ela quis? A de frutos do mar do papai, claro.

Recomendamos MUITO conhecer esse mercado!

Chocolate com porras, Praça Espanha e a frustração na Fonte Mágica

Seguindo a sugestão do meu amigo Igor, saímos em busca do tradicional Chocolate com Porras ainda no bairro gótico e, felizmente, encontramos um DELICIOSO!!! Não deixem de provar! A propósito: porras são CHURROS, tá?! 🙂

Decidimos que a última parada da noite (apesar de estarmos do lado do hostel) seria a região da Praça Espanha…lá fomos nós até o metrô Pl. Espanya!

A praça é realmente linda (aquele prédio redondo incrível é um shopping enoooorme, adorei….rs) e de lá pudemos ir caminhando até a Praça de Carles Buïgas pra descobrir o que era a tal Fonte Mágica…Uma pena que em época de baixa temporada as apresentações da fonte (que segundo o cartaz lá perto dizia que tem música e show de luzes…e as águas dançam….rs) se reduzem ao período de sexta a domingo só! Sniff sniff sniff….era quinta! Ainda teríamos uma chance de ver amanhã….mas pela programação estaríamos beeeeem cansados, então deixamos de lado… Se vc tiver uma chance não deixem de ir! Aqui está o site oficial deles.

Camp Nou Experiente: passeio pelo Estádio do Barça

Mais um dia amanhecia na Catalunha e o casal “sangue no zóio” se preparava pra ir conhecer o estádio do time de futebol da vez no mundo: Barcelona, claro! Para chegar ao Camp Nou a melhor estação é a Les Corts, e de lá todas as indicações estão bem destacadas pros turistas acharem o estádio!

Pagamos EUR 21 cada um no ingresso de estudante (o preço normal é EUR 24) e passamos a manhã toda lá dentro. A visita não é guiada e caso vc queira um audio guide tem que desembolsar mais 5 euros… Comparado ao tour que fizemos no Allianz Arena em Munique, esse tour aqui foi beeeem fajuto, viu?! Não fosse a sala de troféus no final do tour, nós teríamos saído de lá bem revoltados….rs

A propósito: o Neymar estava em alta com o clube quando estivemos lá, viu?!

Montjuic e seu teleférico

Nosso próximo destino seria o Parque Montjuic, mais especificamente, pegar o teleférico pra conhecer o Castelo de Montjuic. Poderíamos andar atéeeeeee lá em cima, mas como vcs perceberam, nós tínhamos andado bem “pouco” esses dias aqui, né?! E eu já tinha pesquisado sobre o Furnicular de Montjuic que liga a estação de metrô Paral lel até a estação onde poderíamos pegar o Teleférico Montjuic. Esse furnicular está incluído no cartão Hola Barcelona, tá?! Ótimo, né?! Já o teleférico tem que ser pago a parte e custou EUR 10,30 pra cada um (ida e volta: return ticket). Vc compra o ticket em maquininhas automáticas na estação do teleférico mesmo… Novamente: se vc quiser subir a pé depois de pegar o furnicular não tem problema algum, muita gente faz isso e vai aproveitando o trajeto em meio ao parque!

Lá em cima vc pode entrar no Castelo de Montjuic e apreciar a vista de Barcelona inteirinha! Tirando o vento cruel que estava naquele dia, o lugar é bem legal.

[Ir para a Lista de Tópicos]

Complexo Olímpico de Barcelona: boquiabertos!

Saindo do Teleférico de Montjuic, ao invés de voltarmos pra estação do furnicular, começamos a descer a pé mesmo, pelas ruas do próprio parque. Todo esse lugar foi planejado e construído para os Jogos Olímpidos de 1992, pra abrigar muitos dos estádios/arenas e incentivar a convivência e integração das pessoas… A estrutura é impressionante, vc não pode deixar de conhecer o Estádio Olímpico onde a cerimônia de abertura aconteceu…de graça!

Também PRECISA conhecer a praça principal do complexo…nós estamos em choque até hoje com a beleza e a energia daquele lugar!

A pergunta que fica depois de conhecermos esse lugar incrível é: e no Brasil?

Museu Nacional de Arte da Catalunha e Poble Espanyol

Continuando a caminhada por dentro do parque, podemos avistar ao longe o Museu Nacional de Arte da Catalunha…até chegarmos até ele e avistarmos o lugar que viemos em busca da Fonte Mágica ontem à noite…rs! O Museu era aquele prédio toooooodo iluminado de dourado! Mais bonito ainda de dia, né?!

Cansados? A gente não!!! Caminhadinha até o Poble Espanyol onde vc pode conferir vários tipos de construções já usados ao longo da história da Espanha (custa EUR 11 pra adulto e tem desconto pra estudante). Sendo sincera com vcs: nós não entramos não… Só dei uma sondadinha na porta….hehehehe… O cansaço era muuuuito grande, minha gente…precisávamos ir pro hotel descansar porque nossa saga pela Península Ibérica estava só começando…

[Ir para a Lista de Tópicos]

Despedida de Barcelona: a famosa sangria!

Aproveitamos nossa última noite em Barcelona (quando éramos apenas Magu e Tiago…hehehe) pra dar mais uma voltinha pelas redondezas do hotel e fomos surpreendidos com as luzes de Natal se acendendo pela primeira vez nas Ramblas (nessa ocasião, era dia 20 de novembro, quando as luzes de Natal se acendem)!!!

Não podíamos ir embora daqui sem experimentar uma típica Sangria, né?! Então pedimos umas indicações pra menina que nos atendeu no hostel e fomos até um barzinho aqui mesmo na região das Ramblas, chamado Margarita Blue. A sangria estava DIVINA, foi o melhor jeito que podíamos ter nos despedido da incrível capital da Catalunya…

Espero que vcs tenham gostado tanto quanto a gente e não deixem de aproveitar tudo que Barcelona puder te oferecer! Até a próxima parada: Madrid!