A antiga capital polonesa não é honrada e reconhecida apenas com esse título, mas também, infelizmente, por seu passado trágico… A beleza do centro histórico super bem preservado da cidade tem seu destaque, sem sombra de dúvidas, só que as tristes e revoltantes histórias que se passaram nos seus guetos, estações de trem e cidades vizinhas acabam roubando os holofotes discretamente… Prepare-se para conhecer e vivenciar a parte negra da história da humanidade de uma forma que vc JAMAIS imaginou possível: em meio a uma cultura extremamente rica e um povo orgulhoso por seu espírito guerreiro! Bora explorar a Cracóvia?
Ficha Técnica da Cracóvia:
Quando fomos pra lá: Dezembro
Temperatura média na época: 0-3 graus durante o dia e -5 a-2 graus à noite
Quantos dias passamos lá: 3 noites e 3 dias
O que você vai encontrar nesse post (se preferir, pode clicar nos assuntos pra ir mais rapidinho…rs):
Moeda polonesa
Ida de Varsóvia a Cracóvia
Acomodação na Cracóvia
Old Town da Cracóvia
Collegium Maius, Jardins da Universidade e a “janela do Papa”!
Igrejas e o Museu do Papa João Paulo II
Wawel Hill e o Castelo da Cracóvia
O Covil do Dragão da Cracóvia
Comida polonesa
O bairro judeu e toda sua (sofrida) história
A fábrica de Schindler
A noite na cidade antiga
Day Tours saindo da Cracóvia: Auschwitz
Ida da Cracóvia pra Romênia: que saga!!!
Moeda polonesa
Caso vc não saiba, na Polônia eles não usam o EURO, e sim o zloty: abreviação zl. A cotação gira em torno de 1 pra 4, ou seja, com 1 euro vc compra 4 zl, geralmente (claro que isso pode mudar, então cheque durante o planejamento da sua viagem)!
ATENÇÃO: Não se esqueçam de liberar o uso do seu cartão no exterior ANTES de viajar, tá?! Claro, se seu cartão for de uma conta européia, vc não precisa se preocupar (como era qdo morávamos na Irlanda e tínhamos nossas contas em bancos irlandeses), mas se for cartão brazuca, preste atenção nisso!
Ida de Varsóvia a Cracóvia
Novamente (já expliquei nos posts de Poznan e da Varsóvia), contamos com os serviços preciosos da Polskibus pra nos deslocarmos de Varsóvia pro nosso próximo destino: Cracóvia, a antiga capital polonesa!
ATENÇÃO: Acontece que, ao contrário do busão que foi de Poznan pra Varsóvia, desembarcando na estação Mlociny, nós sairíamos de uma outra estação rodoviária, chamada Dworzec Autobusowy Metro Wilanowska s. 14 (estação Wilanowska)! Então atenção ao seu ticket qdo comprar passagem com eles pra saber de onde vc vai sair!
Mas isso faz diferença, Magu?! Opaaaaaaa! A estação era basicamente dois pontos de ônibus e uma ou duas vendinhas beeeem meia boca! Um lugar bem mal encarado e vc não tinha mto com quem reclamar de nada….então, atenção redobrada!
DETALHE: Não aconteceu NADA com a gente, nem nada que pudéssemos achar que passamos perigo, só estou alertando pq o lugar era bem caidinho….pra vcs não irem esperando mta estrutura!
Olha aí a gte esperando pelo nosso busão na Varsóvia, num frio que nunca vi igual!!! Jesus!!! Só amando mto viajar mesmo! hehehe
ATENÇÃO: Pra compensar o lugar feio, olha o estilo do nosso busão de 2 andares! E, acreditem se quiser, FOMOS SOZINHOS o trajeto todo!!! Mais de 4 horas de viagem e só nós dois!!! Tinha até serviço de bordo, com sanduiche, refri, chá, café….e SORVETEEEEE! E a gente comprando batatinha e coca achando que íamos passar perrengue! kkkkkkkkk
Chegamos na Cracóvia na rodoviária deles (Malopolski Dworzec Autobusowy) localizada bem na estação central de trem (Kraków Glowny), mais central, impossível!!! E adivinhem?! Nosso hotel era COLADO na estação! Vejam no próximo tópico! 😉
Acomodação na Cracóvia
Como eu acabei de mencionar, mais bem localizado que nosso hotel, impossível! Nós ficamos no Ibis Budget Krakow Stare Miasto que ficava DE FRENTE pra estação de trem central (bem AQUI)! Gente, não só víamos a estação da janela do nosso quarto, como a estação tinha uma saída DIRETA das plataformas pra porta do hotel! Além disso, ficava a 5 minutinhos de caminhada do centro histórico! Sensacional!!!
DICA: Total recomendo, sem sombra de dúvidas!!!
Old Town da Cracóvia
Curiosamente, apesar da Polônia ter sofrido extremamente durante a Segunda Guerra Mundial e ter visto seu território quase que totalmente destruído por nazistas e aliados, a Cracóvia foi uma das poucas (se não a única das) cidades a serem poupadas!!! Graças a isso, a cidade antiga ou medieval (Stare Miasto em polonês) se manteve lindamente preservada, sendo uma das maiores praças medievais da Europa!!!
Vindo do nosso hotel pra cá, passamos pela praça (plac) Jana Matejki, desembocando na rua que cerca a Old Town, a simpática rua Basztowa!
Um bom ponto pra começar a explorar a Old Town é pelo seu lindo e preservado barbacã (torre de vigia da antiga muralha que protegia a cidade antiga), o Barbakan Krakowski!
É mto legal pq dá pra ver um esquema de como as muralhas eram (e uma boa parte delas ainda está lá pra vc babar, junto com o parque super bem cuidado que a circunda)! A estrada real começava oficialmente aqui! 😉
Passando pelo Portão Florian (Brama Florianska), vc vai se deparar com a linda rua Florianska, a antiga Estrada Real, parada obrigatória pra quem quer vivenciar um pouco dessa atmosfera medieval!
O ponto central da cidade velha é, sem dúvida, a praça central (Rynek Glówny) e suas construções históricas! Dentre os vários ícones históricos daqui, o destaque fica pra Basílica de Santa Maria e o grande Mercado Sukiennice, além das tradicionais carruagens esperando pra serem contratadas pra te levar pra uma voltinha!
A Basílica (Kosciol Mariacki) é linda por dentro e por fora (grátis pra entrar), mas o destaque fica pra Torre do Relógio que toca clarim de hora em hora (e ao meio dia suas portas centrais se abrem pra revelar uma imagem da Virgem Maria)!
A Igreja de Santa Bárbara fica logo ali do ladinho!
O Mercado Sukiennice é lindíssimo e atrai não só pela sua arquitetura, mas no interior dele vc pode encontrar vários cafés e restaurantes e lojinhas dos mais variados produtos (bom pra souvenir)!
DICA: o Noworolski Cafe é considerado o melhor do país!
Pra nossa alegria, as feirinhas de Natal estavam a todo vapor aqui na praça, a gente deitou e rolou! hehehe
Uma das atrações mais procuradas aqui na Old Town é a escultura do artista Igor Mitoraj ao lado da antiga torre da prefeitura (Wieza Ratuszowa), chamada Eros Bendato! Essa obra de arte, apesar de ser a queridinha dos turistas (as possibilidades de fotos engraçadas são infinitas), é bem controversa entre os locais…um dos motivos é que ela destoaria do contexto medieval e antigo das construções ao redor…o outro motivo é que, durante o inverno, ela acaba sendo um local mto procurado por moradores de ruas, bêbados e casais sem um quarto disponível para “namorarem”…hehehe!
ATENÇÃO: É daqui que saem a maioria dos (se não TODOS) FREE TOURS pela parte histórica da Cracóvia! Vale super a pena, ver esse site AQUI!
DICA: Nós usamos e abusamos dos tours de graça, onde vc pode contribuir ou não no final do tour com a quantia que achar justa pelo passeio! Total recomendo, pq além de passarem por todos os locais interessantes na cidade, vc estará sendo guiada por LOCAIS, que conhecem a história daqui como ninguém!!! Geralmente, sempre tem tour em inglês e em espanhol, além da língua local (onde quer q vc esteja), e eles usam uma bandeirinhas pra vc não se perder enquanto estiver seguindo o comboio!
Collegium Maius, Jardins da Universidade e a “janela do Papa”!
No entorno da praça central vc vai poder visitar o prédio mais antigo da Universidade da Cracóvia, o Colleguim Maius!
Olha a nossa guia no passeio pela cidade medieval! Eles sempre usam essas bandeirinhas pra vc não se perder e conseguir segui-la!
DETALHE: O destaque daqui fica por conta da linda biblioteca e do Grande Salão… Ahn, Magu, mas o que esse lugar tem de diferente de qq outra universidade super antiga na Europa?! Bem….aqui foi onde ninguém mais, ninguém menos que Copérnico estudou! Ahn….e um tal Papa conhecido como João Paulo II, já ouviu falar?!
Nos arredores dos prédios da Universidade vc vai poder apreciar os jardins (aquele mesmo jardim que comentei na entrada da Old Town, ele circunda a cidade velha toda) e os rastros da antiga muralha de proteção da cidade (vejam a “marca” do antigo muro de pedra no chão)!
PARA TUDO QUE VC ESTIVER FAZENDO E FOCA AQUI: Não deixe de passar na frente do Palácio do Bispo (Palac Biskupi), que fica AQUI, e observar a imagem do fofo Papa João Paulo II na janela que ele costumava ficar pra conversar e, principalmente, ouvir as mazelas do seu povo! Foi dessa janela que ele, por muitas vezes, usou da sua influência para tentar amenizar os problemas políticos da Polônia (e conseguiu resolver em caráter definitivo um dos mais graves deles, a dominação comunista)!!!
Igrejas e o Museu do Papa João Paulo II
Desnecessário pontuar que a Polônia é dominantemente católica, né?! Então saiba de antemão que vc poderá conhecer uma variedade (de estilos e períodos de construção) de igrejas por aqui! Alguns exemplos:
Igreja e Monastério Franciscano (Klasztor i Bazylika Franciszkanów):
Igreja de São Pedro e São Paulo (Kościół pw. św. Apostołów Piotra i Pawła) na rua Grodzka:
E bem do ladinho dela, a Igreja de Santo André (Kościół św. Andrzeja), construída APENAS entre 1079 e 1098!!!
A enorme Igreja Paroquial Católica Romana de Santa Catarina…
E a diferente Igreja sobre a Rocha:
Quase encostadinho nos muros do Castelo da Cracóvia (AQUI) vc poderá visitar o Centro João Paulo II, um museu dedicado à vida e legado de uma dos mais queridos papas que a humanidade já teve!
Wawel Hill e o Castelo da Cracóvia
Talvez o local mais importante de todo o país, o Monte Wawel (Wawel Hill) se destaca no horizonte da cidade e é onde o Castelo da Cracóvia (e todo seu complexo) foi construído!
DICA: A entrada no complexo do Castelo é gratuita, é só ir chegando! Vc só não poderá entrar nos aposentos reais, em algumas salas, em exibições de arte e no sino e tumbas da Catedral (no restante dela vc pode)!
ATENÇÃO: Observe os “detalhes” nos muros do complexo, onde vc verá trocentos nomes de pessoas ao redor do mundo que doaram dindin pra reconstrução do que foi destruído pelos nazistas durante a guerra! E não é que o Brasil estava representado lá?! Adorei!
Preparem-se pro vento cortante aqui do alto, as fotos são “divertidas” (pra quem tem cabelo comprido, óbvio)…hehehehe!
Momento sátira do marido…rs:
A Catedral da Cracóvia (Katedra Wawelska), tb conhecida como Arquidiocese de Santo Stanislaus e Wenceslaus, tem mais de 900 anos e sempre foi o palco das grandes coroações dos reis poloneses! O querido Papa João Paulo II também viveu todos seus grandes momentos religiosos aqui, como sua ordenação como padre, sua primeira missa e sua nomeação como Bispo da Cracóvia!
A construção atual é a terceira reedificação, pois as outras duas foram destruídas em momentos distintos da história… Lá dentro vc tb vai perceber que mtos monarcas foram enterrados aqui com grande pompa e circunstância, seus túmulos e suas capelas são verdadeiras obras de arte!
DICA: Dá pra vc ver tudo de mais importante sem pagar nada, só andando pelas áreas liberadas ao público…mas, se vc for um amante do assunto ou quiser se aprofundar nos detalhes, vc tem que comprar tickets pra ver a torre do sino (Sigismund Bell), as tumbas reais e o Museu da Catedral!
PS: Estão vendo um pedaço enorme de osso do lado esquerdo da porta (foto abaixo)?! A lenda de origem da cidade pregava que essa era exatamente a prova de que o Monte Wawel era morada de um enorme dragão, e esses ossos, achados durante as escavações pra construir a Catedral, seriam a prova viva! Então…..dps de mto tempo foi comprovado que se tratam de ossos de baleia, provavelmente pq esse lugar todo já foi submerso há milhares de anos….mas, convenhamos, a lenda é bem mais legal, né?! 😉
Adentrando o palácio, propriamente dito (tb GRÁTIS)!
Alguns pavilhões do palácio foram totalmente demolidos, atendendo a pedidos das famílias dos sobreviventes do horror nazista… Calma, eu explico!
Os malditos nazistas fizeram do palácio o seu quartel general na cidade durante a Segunda Guerra, ocupando grande parte dos aposentos e alterando significativamente sua aparência original… Logo, qdo a guerra acabou, grande parte da população polonesa queria botar abaixo toda e qualquer construção que remetesse aos nojentos… Outras partes foram mantidas/restauradas como eram originalmente!
Bom, deu pra notar que vale muito a pena visitar o Complexo, né?! Se liga no visual…
Cartãozinho da Cracow Free Tours (como eu cheguei a comentar, nos juntamos a um dos inúmeros day tours por aqui) com o nome da nossa guia do passeio pela Old Town: Ela (isso mesmo, o nome dela é Ela)!
Um exemplo dos horários dos passeios na época que fomos!
O Covil do Dragão da Cracóvia
Reza a lenda que, muito antes da fundação da cidade da Cracóvia nessas redondezas, havia um dragão que vivia no coração do Monte Wawel, mais especificamente, na caverna Smocza Jama…O Smok Wawelski (nome dele) era, supostamente, responsável por dezenas, centenas, milhares de tragédias que acometiam a população local, dentre elas: sumiço de ovelhas e outros animais….e de pobres moças VIRGENS!!! Sim….dragão nada bobo, né?! hehehehe
A lenda diz que foi só qdo o príncipe Krakus derrotou o dragão que a cidade teve paz…e, por isso, o príncipe escolheu o Monte Wawel (sobre a antiga caverna do bichão) pra construir seu castelo!
Atualmente, existe uma estátua de metal (que solta fogo!!!) na frente da caverna do dragão (olha a aglomeração de gente que vc enxerga lá de cima do castelo):
ATENÇÃO: A entrada na caverna é PAGA e o lugar fica geralmente fechado durante o inverno, quando tem mta neve bloqueando a movimentação segura dos visitantes…
Nada mal a vista do dragão do rio Vistula, né?!
Já era de se imaginar que veríamos dragões em todo canto por aqui, certo?! É o símbolo da Cracóvia!!!
Comida polonesa
Saiba que nem só de história vive a Polônia: aqui vc tb pode se deliciar com a culinária local! Já tinha feito minha listinha de preferências pra provar qdo passasse por lá e, dps de experimenta-las, posso confirmar pra vcs que vale muito a pena!
Senhoras e senhores, eu tenho o prazer de lhes apresentar o delicioso Pierogi (um tipo de ravioli sem molho, com recheios variados de carne, legumes e queijo) e o suculento Zurek (bom de comer no inverno, pq é uma sopa tão grossa que até parece carne, vem com salsichas, batatas, vegetais e até ovo dentro de um pão delicioso)!
Ahn é….esqueci de comentar que eles tb tem cervejas excelentes?! Hehehehehe! Vcs acharam que eu ía só ficar na comida, né?! Sabe de nada, inocente….rs
O bairro judeu e toda sua (sofrida) história
O bairro de Kazimierz sempre foi uma cidade polonesa independente, mas a partir do início do século 19 começou a fazer parte da grande Cracóvia. Aqui, católicos e judeus conviviam em grande harmonia, até que a Segunda Guerra trouxe o horror nazista pra esse lugar antes tão pacífico…
Em 1941, as forças nazistas resolveram realocar os judeus que aqui viviam para o outro lado do Rio Vistula, na região chamada Podgórze, ou como era mais comumente conhecida: o gueto judeu!
Andar por Podgórze é uma atividade obrigatória pra aqueles que quiserem ver evidências da mancha na história mundial que foi a dominação nazista….um exemplo vivo do que o extremismo pode causar… Aqui, casas marcadas a balas e obras de arte modernas convivem harmoniosamente, jamais deixando de prestar a devida homenagem ao povo sofrido que um dia chorou nessas ruas… Veja o exemplo da rua Piwna:
O exemplo mais marcante desse período é, sem sombra de dúvida, a praça Bohaterów Getta e suas cadeiras representando os inúmeros pertences que as famílias eram obrigadas a trazer para praça pública enquanto aguardavam que os soldados alemães decidiam para onde seriam “encaminhados”…
O mais triste não é imaginar famílias e mais famílias arrastando seus pertences pra esse lugar (seja no calor do verão, ou no meio da neve do inverno), e sim constatar que eles vinham agarrados a uma esperança sem fundamento de que conseguiriam ir pra algum outro lugar onde não “incomodariam” tanto os alemães….que encontrariam finalmente a paz…
Não….eles seriam, na maioria das vezes, levados até a estação de trem (que está logo ali do outro lado da rua) para partirem em trens diretos para campos de concentração….
OBS: Palmas e mais palmas pra mais essa guia que nos explicou tanta coisa de uma forma mais que perfeita…mais um passeio do Cracow Free Tours!!!
DESTAQUE: Ainda aqui na praça, numa das esquinas, é possível ver essa antiga farmácia (Apteka) que hoje abriga um museu em homenagem a um cidadão comum que arriscou a própria vida (e dos seus familiares) pra salvar quantos judeus ele conseguisse… Não, não, não…não estou falando do famoso Oscar Schindler (viva Hollywood), estou falando que um desconhecido do resto do mundo que é o verdadeiro herói aos olhos dos poloneses: Tadeusza Pankiewicza! Ele não apenas “abrigava” clandestinamente quantas pessoas sua casa comportava (sem que os guardas notassem), como fornecia remédios e outros suprimentos necessários DE GRAÇA pra quem ele conseguisse…. Sua antiga farmácia hj funciona como um museu! Recomendo!
A fábrica de Schindler
Ainda aqui em Podgórze, bem próximo à praça Bohaterów Getta, do outro lado da fatídica linha do trem que levou tantas famílias aos campos de concentração, fica a famosíssima Fábrica de Schindler! Vc certamente já ouviu falar (muito) dela, com certeza é uma das instalações mais conhecidas da época trágica do nazismo…
Quem sou eu pra dizer quem foi (ou fingiu ser) Oscar Schindler….sempre tive uma imagem imaculada dele, talvez até por falta de conhecimento mais profundo…sei lá… Mas fiquei bem chocada ao ouvir nossa guia (uma polonesa nascida e criada) trazer informações bem controversas dos reais motivos que levaram Schindler a agir tão “heroicamente”,,, Enfim, não é meu papel formar opiniões aqui no blog, só espero que vcs se interessem mais pelo assunto e possam conhecer essa mancha negra na história da humanidade pra que isso nunca mais se repita!
OBS: Atualmente, as antigas instalações da fábrica deram lugar ao Museu Histórico da Cidade e ao Museu de Arte Contemporânea!
ATENÇÃO: Às segundas o museu oferece entradas GRÁTIS pra quem agendar previamente!!! Super dica, hein?! Basta clicar AQUI, selecionar “Schindler´s Factory – permanent exhibition – individual visitors”, selecionar o dia (uma segunda-feira) e escolher o horário!!!
A noite na cidade antiga
Na volta de Podgórze, quando estávamos novamente cruzando o Rio Vistula, pudemos testemunhar um por do sol digno de contos de fadas….era ou não era um presente do papai do céu?!
Mesmo debaixo de bastante frio, a Cracóvia bomba de dia e de noite, principalmente aqui nas vias principais da Old Town!
Como estávamos na época do Natal, claaaaaro que iríamos deitar e rolar na feirinha lotada de guloseimas típicas, né?! Sou boba?!
O mercado Sukiennice estava aberto à noite tb: lindo!
Escorre até uma lágrima ao lembrar desse pão MARAVILHOSO coberto com essa linguiça MARAVILHOSA lotada dessas cebolas caramelizadas DIVINAS!
E o que dizer dessa barraca só de QUEIJOS!!! Em todas as formas e tamanhos!!! Se chama oscypek e é um tipo de queijo de cabra super curado…uma delíciaaaa! O que tinha de gente comprando de sacolada pra levar pra casa, não tava escrito! A gente pegou uma porção aperitivo pra provar com a geléia caseira deles….sensacional!!!
Muuuuita barraquinha de doces árabes tb! Aproveitem!
Com a nossa (segunda) porção de queijos diversos e copinhos de vinho quente sentados nos degraus do mercado Sukiennice! hehehehe
Antes de encerrar a noite, uma passadinha na cervejaria local pra provar outro tipo de delícia polonesa: Browaru Lubicz!
O menu é um jornal (de verdade, atualizado periodicamente com as notícias e eventos sociais da cidade)!!!
Que tal a noite da Cracóvia?! A gente adorou!
Day Tours saindo da Cracóvia: Auschwitz
Existem váaaarios passeios partindo da Cracóvia (a região ao redor é bem atrativa), como as Montanhas Tatra e a cidade de Zakopane, o Parque Nacional Ojcow, o conglomerado de castelos Eagle-nest, diversos santuários para os católicos….etc! Opções não faltam! Dê uma olhadinha AQUI pra ver as opções!
No entanto, a principal atração de quem vem até a Cracóvia é, com certeza, a possibilidade de conhecer um dos lugares mais horrendos do mundo…o antigo campo de concentração de Auschwitz! Por mais horroroso que esse lugar seja, acredito que seja parada obrigatória pra todo mundo, pra que possamos aprender com os erros da humanidade e tentar acertar lá na frente…
Não vou dar mais detalhes sobre o passeio aqui, tem muita coisa pra ser dita, mas vou soltar um post só sobre Auschwitz logo em seguida….aguardem e confiem!
Ida da Cracóvia pra Romênia: que saga!!!
Estava chegando a hora de seguir em frente com a nossa aventura e, depois de muuuuuuuito pesquisar (sério, vcs não imaginam quanto tempo perdi nisso), a única opção financeiramente (e em questão de tempo) mais viável pra gente seria pegar um busão da Cracóvia pra Romênia, com direito à conexão em Budapeste (que já conhecemos bem, veja AQUI)! Encontrei algumas empresas que faziam essa rota, mas a mais baratinha que achei foi a Orangeways… Chequei as informações sobre a empresa, conferir horários e rotas…enfim, tudo certo, né?!
Então….NÃO! Desde que compramos nossas passagens online eu fiquei com algo na cabeça me dizendo que ía dar merda…resumo: deu merda! Nosso busão sairia da estação central da Cracóvia (no msm lugar que descemos na vinda de Varsóvia) às 14:30….chegaríamos às 21:45 em Budapeste….sairíamos de lá já às 23 hrs pra passar a noite viajando e chegar às 07:45 em Cluj Napoca, capital do estado da Transilvânia!
ATENÇÃO: Nosso busão simplesmente NÃO APARECEU, deixando nós dois e mais uns 7 brasileiros (coincidência?!) na mão…sem nenhum aviso, não tem escritório no local…NADA! Qdo finalmente desistimos de esperar (umas 3 hrs dps), já tínhamos perdido todas as outras alternativas de irmos pra Budapeste pra TENTAR pegar a segunda parte da viagem de lá… A solução foi gastar mais de R$ 1400 (isso mesmooooo, mil e quatrocentos reais!!!!) em duas passagens de trem da Cracóvia pra Budapeste (com direito a uma cama num compartimento com 4 camas) e de lá (15 minutos de conexão) pra Brasov (que já seria nosso destino final mesmo na Romênia)!
DETALHE: Apesar do trauma, do horror e da raiva que passamos, preciso admitir que a estação de trem da Cracóvia é mto boa, super bem estruturada e até com WIFI liberado! Foi o que nos salvou, pq permitiu que a gente pesquisasse nossas alternativas pra ir pra Romênia (uma pessoa planejada vale por mil…eu já tinha levantado opções pra esse cenário…)!
Romênia: lá vamos nós!!! No post de Brasov eu conto os detalhes (sórdidos) da nossa viagem pra lá….hehehehehe….seria cômico se não fosse trágico! 😉
Tchau, tchau, Polônia!!! Dziękuję (leia “diencuia”, muito obrigada)!