Apesar de já termos explorado bastante da Romênia até esse ponto, não podíamos deixar o país sem conhecer a sua famosa capital, não é mesmo?! Era chegada a hora de explorar o que Bucareste tem a oferecer e, pra nossa sorte, além de todo lado histórico-cultural, eles tinham um cinema IMAX foderástico pra nos oferecer pra vermos o Episódio VII de Star Wars! hehehehehe! Bora?
Ficha Técnica de Bucareste:
Quando fomos pra lá: Janeiro
Temperatura média na época: -5 a -2 graus durante o dia e -10 a -8 graus durante a noite
Quantos dias passamos lá: 2 dias e 1 noite
O que você vai encontrar nesse post (se preferir, pode clicar nos assuntos pra ir mais rapidinho…rs):
Ida de Brasov a Bucareste
Moeda romena
Transporte público em Bucareste
Acomodação em Bucareste
Old Town de Bucareste
Cervejaria Carul cu Bere
Piata Unirii
Praça Patriarcal
Palácio do Parlamento Ceaucescu
Parque Cismigiu e o lago congelado
Praça da Revolução
Praça e Avenida Victoriei
Praça da Universidade
Star Wars Episódio VII em Bucareste!!!
Parque Herastrau
Ida de Bucareste pra Sofia-Bulgária
Ida de Brasov a Bucareste
A Romênia é um país muito bem servido por ferrovias, então fique tranquilo que vc vai encontrar várias opções pra se deslocar de trem por aqui, não só vindo de outros países (leia mais detalhes AQUI), mas tb entre cidades romenas (detalhes AQUI)! A CFR Calatori é a principal empresa de transportes ferroviários aqui, pelo menos no âmbito local! Pra ler um pouco mais sobre os trens na Romênia, clique AQUI pra ler o que falei no post de Brasov!
Dps de poder conhecer algumas das principais cidadezinhas e atrações da Transilvânia, era chegada a hora de conhecer a capital da Romênia, Bucareste! Mais uma vez, lá fomos nós pelas infindáveis ferrovias romenas e não nos decepcionamos, o trem era muito bom e super pontual! A viagem pode levar de 1h40min até 2h30min, depende do trem que vc pegar (vc vai saber qto tempo vai levar qdo for escolher o seu ticket)!
Já quase chegando em Bucareste a paisagem mudou levemente….ao invés dos campos sem fim, começamos a avistar indústrias enormes….estamos chegando na capital!
Nós desembarcamos na estação Bucuresti Nord, a principal estação de trens da capital! De lá é super fácil sair pra qualquer canto da cidade (tem metrô passando por lá), vou explicar isso na seção de transporte público!
Moeda romena
Caso vcs não saibam, na Romênia eles não usam o EURO, e sim o “leu” (ou “lei”, no plural), mas o código oficial da moeda (e a abreviatura mais comum que vc vai encontrar) é RON! A cotação gira em torno de 1 pra 4,50, ou seja, com 1 euro vc compra 4,50 RON, geralmente (claro que isso pode mudar, então cheque durante o planejamento da sua viagem)!
ATENÇÃO: Não se esqueçam de liberar o uso do seu cartão no exterior ANTES de viajar, tá?! Claro, se seu cartão for de uma conta européia, vc não precisa se preocupar (como era qdo morávamos na Irlanda e tínhamos nossas contas em bancos irlandeses), mas se for cartão brazuca, preste atenção nisso!
Transporte público em Bucareste
Bucareste é uma cidade super bem servida por metrôs, o que facilita imensamente a vida dos turistas! É super fácil se deslocar por aqui, tudo bem explicado e sinalizado nas estações! A empresa responsável pela rede de metrôs é a MetroRex, e vc pode conferir os tickets existentes e as tarifas atualizadas AQUI!
ATENÇÃO: Nós chegamos a Bucareste no dia 01 de janeiro, bem cedo, então o ritmo da cidade estava de acordo com o feriado mundial…tudo mais vazio, com cara de domingo, sabe? O que não quer dizer que as coisas não estavam funcionando normalmente….eu já tinha lido bastante sobre os horários de operação do transporte público no feriado e sabia que estaria tudo normal! Sorte nossa, pq assim que começamos a olhar as placas pra achar a estação de metrô, um taxista veio todo “solícito” nos avisando (em inglês, parecendo super bonzinho) que a gente não teria outra forma de ir pro hotel a não ser táxi…que o metrô não estava funcionando aquele dia….hahahahahahaha! Balela! Agradecemos educadamente e dissemos que, se o metrô realmente não estivesse rodando, a gente voltaria e pegaria táxi com ele….kkkkkkkk
Compramos nosso ticket naquela cabine à esquerda na foto abaixo, estão vendo? Super simples e rápido!
As estações são antigas, mas super funcionais! Avisam exatamente quanto tempo vc vai esperar pelo próximo trem, um luxo digno de uma capital europeia mesmo! Adoramos!
Acomodação em Bucareste
OK….tava tudo indo muito bem, tudo muito bom, até a página 7….rs! Quando a gente procurou acomodação por aqui, ficamos boquiabertos com um flat suuuuuper lindinho e bem localizado, na principal avenida da cidade! E mega barato, pra colocar a cereja no bolo! Não tivemos dúvida, né…fechamos! Isso significa que nos arrependemos? Não, de jeito nenhum! Só que tomamos um puta susto quando vimos o “naipe” do edifício que ficava o apartamento….se liga no elevador….parecia que mal ía caber nós dois, que dirá nossa mala…. Além de parecer que não daria conta de subir de jeito nenhum…hehehehe!
ATENÇÃO: O nome dele era Coltea Residence (na frente do Coltea Hospital, super bem localizado), e ele operava naquele esquema de self check-in que a gente já conhecia de outros locais…eles nos mandaram um PIN com um código pra acessarmos o prédio e destravarmos o próprio apartamento: acontece que não funcionou! E não tinha ninguém pra gente contatar! Como chegamos cerca de 1 hora antes do horário que tínhamos colocado como ESTIMATIVA pra nossa chegada, ficaríamos mofando lá na rua (num frio chatinho) se não fosse por uma moradora que se ofereceu pra nos deixar entrar e ficar esperando no hall do prédio! Ela até nos deu a senha do wifi dela (não falei que os romenos são tudo de bom???) pra gente ligar via skype pro dono do apê! Deu tudo certo no final, chegou uma moça responsável pelo apê pra não só abrir pra gente, mas pra dar uma última faxinada na casa…deixamos nossas malas no apê com ela e fomos bater perna! Qdo voltamos, estava tudo um brinco!!!
O apartamento em si, em compensação, fez tudo valer a pena! Era lindinho, super limpinho, com tudo que a gente precisava, wifi bombando, TV a cabo com tudo que é canal internacional, cozinha, e até cerveja como cortesiaaaaaa!!! Como não recomendar, minha gente? Sim, o dono deixou uma garrafa de água com gás e uma latona de cerveja local como cortesia! Fofo!!!
Old Town de Bucareste
Bora começar a explorar o centro velho de Bucareste? A região é conhecida como Lipscani, principalmente entre a Strada Lipscani e Strada Blanari, cheia de cafés, lojinhas, etc!
Primeiro grande destaque: Igreja (Biserica) Stavropoleos! A igreja foi construída por um grego (não me admira esse nome) em 1724 pra ser um monastério para freiras da igreja ortodoxa do leste e foi dedicada aos arcanjos Miguel e Gabriel!
Taí o Museu Nacional de História Romena (Muzeul Național de Istorie a României), que fica AQUI, que exibe um acervo enorme de todos os principais objetos e relíquias da história do país, desde o período pré-histórico!
Descer pela Strada Franceză é garantia de testemunhar história a céu aberto!
Palatul Voievodal Curtea Veche: era aqui nesse palácio (que hj só tem as ruínas) que Vlad (sim, Conde Vladimir, vulgo Drácula) prendia seus inimigos nas masmorras… E era nessa igreja (ruínas também) que os príncipes da Romênia eram coroados!
Cervejaria Carul cu Bere
Aberta em 1879, essa cervejaria era ponto de encontro da nata intectual romena e hoje é um lugar super recomendado pra experimentar a culinária romena e tomar uma bela cerveja!
Piata Unirii
Com certeza, o centro comercial de Bucareste fica ao redor da Piata Unirii, bem pertinho do centro histórico que acabamos de conhecer!
Fontes desligadas….pq será? Será que é por causa do friozinho de -10 graus?
Bulevardul Unirii pra um lado (nada demais, só mais uma enorme e movimentada avenida por aqui)…
…agora, pro outro lado, em compensação, mostra uma visão um pouco mais atraente… Palatul Parlamentului (o Palácio do Parlamento), símbolo de Bucareste!!!
Praça Patriarcal
Antes de irmos direto pro Palácio do Parlamento, demos uma pequena desviada na rota e passamos pela área da Catedral Metropolitana de Bucareste, ou Catedrala Patriarhală Sfinții Împărați Constantin și Elena (Catedral Patriarcal Ortodoxa da Romênia)!
Palácio do Parlamento Ceaucescu
Conhecido como The People’s House e famoso por parecer um bolo de casamento gigante, é o segundo maior complexo do mundo (perdendo apenas para o Pentágono) e tb sedia o Museu de Arte Contemporanea! Foi idealizado e contruído pelo doido do Nicolae Ceaușescu pra ser seu quartel general, mas dps da sua morte virou parlamento!
E bem do ladinho do Palácio está o Parcul Izvor, que vc imaginaria que estaria às moscas num frio desses, né? Ou por ser primeiro de janeiro….nadaaaaaa! Povo correndo, crianças brincando….é a vida que se tem num lugar onde o inverno é rigoroso!
Rio Dâmbovita nessa linda tarde de primeiro de janeiro!
Parque Cismigiu e o lago congelado
Por falar em parque, fomos conferir o Parc Cismigiu pq sim, gente: mesmo sendo inverno, mesmo estando com essa cara de terra abandonada com todas as árvores peladas no frio rigoroso daqui, a gente ama conhecer os parques públicos de todas as cidades, não importa a época! É o melhor termômetro e a melhor amostra do estilo de vida da população local! Vai por mim! 😉
Aí ó: olha o que eu tô falando! Demos de cara com uma feirinha à todo vapor e muuuuuuuuita gente curtindo adoidado o primeiro dia do ano! Viu só?!
É gente, eles estavam patinando SOBRE um lago congelado! Mesmo! Muito show!
Praça da Revolução
Saindo do Parc Cismigiu, rumamos para a Piața Revoluției, onde Nicolae Ceausescu (aquele mesmo ex-líder comunista) ficou puto da vida ao ver seu povo o “trair” e tentou fugir de helicóptero…mas foi pego hrs dps e condenado à morte! Nos seus arredores vc pode encontrar o Muzeul Național de Artă al României (Museu Nacional de Arte Romena), o antigo Palácio Real de onde o Ceausescu fugiu:
A Biserica Crețulescu, mais uma (linda) igreja ortodoxa do Leste:
E a Piața Revoluției propriamente dita:
Destaque para o Memorialul Renașterii, ou memorial do renascimento, prestando homenagem a todas as vítimas da Revolução de 1989 contra o comunismo! Bem forte!
Aqui do ladinho tb está a linda Biblioteca Centrală Universitară Carol I, fácil de entender né?! Trata-se da Biblioteca Central Universitária Carol I!
E, por último, mas nem de longe menos bonito e imponente, aqui tb está o Ateneul Român, a casa de concertos toda financiada por doações do próprio povo daqui, centavo por centavo!!!
Praça e Avenida Victoriei
A praça Vitória, ou Piaţa Victoriei, é a interseção de várias grandes avenidas da capital da Romênia, e é onde se encontram a maioria dos prédios governamentais e o centro econômico da cidade!
Subindo à norte da praça pela Calea Victoriei, vc vai beirar o Parcul Kiseleff (enqto vai poder babar nas diversas embaixadas e consulados do mundo todo que se concentram nessa avenida):
Já bem próximo à praça propriamente dita, está o Muzeul Antipa, o Museu Nacional de História Natural (tava bombando de crianças, todas super empolgadas, parecia um programa e tanto com os pequenos!!!):
E tb o Muzeul Țăranului Român, esse ficou difícil de entender, né?! Hehehehe…é o Museu dos Camponeses Romanos, mostrando um pouco do estilo de vida do povo do interior do país:
Vc tb vai encontrar o Muzeul Național de Geologie, e muitas outras coisas por aqui:
Ja no sentido sul da Calea Victoriei, vc vai poder ver a parte mais consumista da avenida, muitas lojas de grifes e edficíos charmosos (estava tudo mega vazio e fechado qdo fomos, não dava pra exigir muito né, era final do primeiro dia do ano)!
E é aqui que fica o charmoso o Teatro Odeon:
Praça da Universidade
Nosso hotel ficava exatamente na Piața Universității, mais uma das grandiosas e charmosas praças principais de Bucareste, seja dia, ou seja noite! Os edifícios circundando a praça (já deu pra perceber que essas “praças” não são bem praças, né?! São mais super encontros/cruzamentos de enormes avenidas romenas) são geralmente ligados à universidade nacional…pode babar!
Star Wars Episódio VII em Bucareste!!!
Sim, estávamos viajando desde o início de dezembro, sim, era o ano da volta de Star Wars aos cinemas…e sim, estávamos desesperados pra assistir o Episódio VII….mas como fazer se, por todos os países que passamos, as exibições eram apenas em versão dublada (desculpe por não ser fluente em alemão, nem polonês….hehehehe)! Mas nossos problemas acabaram em Bucareste, pq aqui eles SIM exibiam a versão original (com legenda em romeno, mas isso é totalmente ignorável)! Aleluiaaaaaaaaaa! De quebra, ainda pudemos conhecer um dos shoppings mais badalados daqui, e assistir o filme numa sala IMAX muito foderásticaaaaaa! Aaaaaaaaaaaaaaaaaa!!! Valeu muito esperar pra ver aqui, se liga na nossa sala lá no T IMAX AFI Palace Cotroceni:
E foi aqui que encontramos o povo todo de Bucareste….eheheheh! Por isso que as ruas estavam tãaaao vazias, gente! Olha a ferveção desse lugar!
Pra quem se interessar, clique AQUI pra ver a programação deles:
Só tenho uma coisa a dizer pra vcs: que experiência!!!! Que lugar incrível, que infra, que qualidade….e que filme, meu povo! Que filme! Que época pra ser nerd! 🙂
Parque Herastrau
Deixamos o dia seguinte para o um passeio super relaxante pelo Parcul Herăstrău, o maior parque da cidade! O dia audou muito, apesar do frio persistente, agradáveis e ensolarados -9 graus (isso era super agradável pra gente SIM, principalmente dps dos -20 do Castelo de Bran)!
Gente, o parque é enorme, sério mesmo, haja disposição pra andar por ele todo….e ainda estava rolando nossas amadas feirinhas de comilança! Magiiiiiina que não tomamos nosso café da manhã por aqui, né?!
O lago gigantesco (Lacul Floreasca, gigante meeeeesmo, dá a impressão de ser até um RIO…sinistro!) estava praticamente todo congelado! Coisa linda de se ver….ele lembrava (remotamente) a Lagoa do meu querido Rio de Janeiro, com sua pista de corrida em volta!
Essa é a vida….enquanto uns correm, se exercitam e levam uma vida saudável….viva a coca-cola!
O parque é cheio de áreas com exposições e outros eventos, vale a pena escolher o que quer ver e conhecer!
DICA: Aqui fica o Muzeul Satului, o enoooorme museu a céu aberto que exibe o estilo de vida romeno ao longo dos séculos (bem ao estilo Skansen, que visitamos em Estocolmo)!!!
Ainda encontramos um calçadão da fama romeno aqui no parque prestando homenagem ao Rei do Pop, a Aleea Michael Jackson!
No final dessa avenida, pudemos acertar nossos ponteiros e admirar o lindo Arco do Triunfo Romeno, o Arcul de Triumf!
Ida de Bucareste pra Sofia-Bulgária
Chegava a hora de sairmos da Romênia e partirmos para mais um país que sempre quisemos conhecer: a Bulgária! Pesquisei várias opções pra irmos de Bucareste pra Sofia, a capital búlgara, trem noturno, trem diúrno e busão….acabamos optando por essa última forma de transporte pela conveniência de horário (encaixava com o que queríamos) e preço! Usamos os serviços do ETAP Group e pudemos reservar tudo pelo site deles mesmo, mas não sem apanhar muuuuuito e traduzir búlgaro pra lá e pra cá (sim, o site tem versão em inglês, mas não dura até o final da compra das passagens…hehehehehe)…
ATENÇÃO: Os ônibus da ETAP saem da Autogara Filaret, uma micro rodoviária que não é ligada por metrô, mas isso não significa que é difícil chegar até lá! Vc pode ir de táxi, obviamente, mas tb pode pegar um metrô até a Piata Unirii, descer na sua saída Piata Unirii 1 e lá pegar o Tram (bonde) 7 sentido CFR Progresul, que vai passar na porta da Autogara Filaret (vc vai descer AQUI)!
DETALHE: O ticket do tram pode ser comprado lá pertinho do ponto de parada dele, é só perguntar por lá….vc não compra com o motorista nem cobrador dentro dele, tb não consegue comprar na estação de metrô….é só lá mesmo perto do que parece ser uma banca de jornal!
A rodoviária é bem precária, mal tem opções pra comer algo (só besteiras), então acabamos comprando uma sacola de bolachas e líquidos pra viagem…a melhor coisa que fizemos!
Aquele é o guichê da empresa lá na rodoviárias, tudo bem simples e sem muita informação extra…rs! Já é pra ir entrando no clima búlgaro….afinal, eles se parecem com os russos não por coincidência! hehehehe
Se vc for depender das opções da rodoviária pra passar seu tempo enquanto não embarca, é bom saber falar (ou pelo menos ler) búlgaro fluentemente….hehehehe
Olha….rolaram fortes emoções no busão pra Sofia, me dá calafrios só de lembrar….mas vou guardar as fofocas pro próximo post! heheheheh! Valeu, Bucareste, valeu Romênia! Espero vcs no próximo post! 😉